Verificação da Integridade do Serviço
O sistema fornece um spot de plug-in em Instalação, chamado Verificação de Integridade. Os algoritmos conectados aqui são usados para verificar várias condições do sistema e retornar detalhes para ajudar a avaliar a integridade do sistema.
Quais Informações são Verificadas?
Cada algoritmo é responsável por verificar um tipo de condição de verificação de integridade. A condição deve ser definida como um tipo de componente de integridade válido (conforme definido na consulta HEALTH_COMP_FLG). O algoritmo pode verificar condições em muitos registros (conhecidos como Componentes de Saúde) e retornar um status e detalhes para cada componente de integridade. Por exemplo, se o algoritmo estiver verificando o nível de serviço para programas em batch no sistema, o controle batch será o componente de integridade nesse caso. O algoritmo deve reunir o nível de resultados do serviço para cada programa em batch e retornar a coleta de informações para o programa de chamada.
Os algoritmos do spot de plug-in devem retornar as seguintes informações para cada componente de integridade.
-
Os Detalhes do Componente de Saúde devem ser preenchidos com informações específicas do objeto que foi verificado. Por exemplo, se o algoritmo estiver verificando o nível de serviço do controle de batch, ele terá o código de Controle de Batch. Além disso, para ativar a exibição de detalhes de cada tipo de componente de integridade, o algoritmo deve preencher o código do objeto de manutenção e o campo de chave primária e os detalhes do valor, juntamente com a opção de navegação.
-
O Indicador de Status do Componente de Saúde e a Descrição do Status do Componente de Saúde devem ser preenchidos com um código de status e uma descrição válidos apropriados para a condição que está sendo verificada. Essas informações podem ser diferentes com base no tipo de componente de integridade, pois cada tipo de componente de integridade pode ter seus próprios valores de status exclusivos.
-
O Motivo do Status do Componente de Saúde deve fornecer informações de suporte sobre o valor do status do componente de integridade. Por exemplo, se o componente fornecer um tipo de erro de status, ele poderá ter o motivo do status.
-
A Resposta do Componente de Saúde é usada para mapear o valor de status do componente de integridade para um valor padrão definido na consulta HEALTH_RESPONSE_FLG. Os valores são um subconjunto de códigos de resposta HTTP. Os valores suportados são Todas as Verificações Bem-sucedidas (200); Função Não Crítica Degradada (203), Nenhum Conteúdo (204) e Uma ou Mais Funções Críticas Degradadas (500).
-
A lista Detalhes da Resposta é fornecida para componentes de integridade que verificam várias condições como parte da verificação de integridade. Cada condição pode retornar seu próprio status. Nessa situação, o algoritmo deve usar a lista de detalhes da resposta para registrar as respostas individuais e preencher o Indicador de Status do Componente de Saúde, a Descrição e o Motivo com informações resumidas. A sugestão é realizar o seguinte:
-
Defina o indicador de status e a resposta com base nos detalhes das respostas individuais. Consulte o nível de batch das informações de serviço a seguir para obter um exemplo dessa lógica.
-
Quando a lista de respostas for preenchida, a interface do usuário de verificação de integridade mostrará o texto geral do Motivo do Status junto com um ícone para expandir os detalhes. A sugestão é preencher este campo com texto como "Ver resultados para detalhes".
-
O sistema fornece um algoritmo que verifica o tipo de componente de integridade Nível de Serviço do Batch. Esse tipo de componente de integridade localiza todos os controles do batch configurados com pelo menos um algoritmo de nível de serviço e chama os algoritmos para cada controle do batch. O serviço de negócios preenche a saída desse serviço de integridade para cada controle do batch da seguinte forma:
-
O Detalhe do Componente de Integridade é preenchido com o código e a descrição do Controle do Batch. Além disso, as informações de navegação para que o detalhamento seja possível no controle do batch são fornecidos e usados para criar a coluna como hipertexto.
-
O Status é preenchido dependendo se o controle de batch tem um algoritmo ou vários. Se houver um algoritmo, o Nível de Serviço retornado pelo algoritmo será retornado. Se houver vários, o sistema determinará um status geral com base nos valores de status detalhados de cada algoritmo. Caso algum algoritmo retorne Erro, este valor será retornado. Caso contrário, se qualquer um retornar Aviso, esse valor será retornado. Caso contrário, Normal será retornado.
-
O Motivo do Status é preenchido dependendo se o controle de batch tem um algoritmo ou vários. Se houver um algoritmo, o texto expandido do motivo do status retornado pelo algoritmo será retornado. Se houver vários, o texto da categoria da mensagem / número da mensagem 11002 / 22001 será retornado (Consulte Resultados para Obter Detalhes)
-
A Resposta é preenchida com base no valor do status geral do Nível de Serviço. Ela é definida como Todas as Verificações com Êxito (200) quando o Nível de Serviço é Normal ou Desativado; Função Não Crítica Degradada (203) quando o Nível de Serviço é Aviso e Uma ou Mais Funções Críticas Degradadas (500) quando o Nível de Serviço é Erro.
Como são chamados os algoritmos?
Esses algoritmos são chamados por um serviço de negócios fornecido pelo produto F1-HealthCheck.
Esse serviço calcula um valor geral de Resposta de Integridade com base em todos os detalhes retornados por todos os algoritmos. Os valores descritos acima para HEALTH_RESPONSE_FLG são os usados.
Note também que o sistema fornece um Serviço Web de Entrada para esse serviço de negócios, tanto para o serviço SOAP como para o REST, o que permite aos sistemas externos usarem um serviço Web para recuperar essas informações.