Projetando Suas Classes de Depósito
Uma classe de depósito contém as regras de negócios que controlam:
- Como e quando os juros de depósito são calculados.
- Como o valor do depósito recomendado é calculado.
- Quando um depósito será reembolsado a um cliente.
- Quando o sistema recomendará um depósito novo ou adicional.
Você precisará de várias classes de depósito se qualquer uma das regras/condições acima for diferente para tipos diferentes de clientes. Por exemplo, se os clientes residenciais usarem um algoritmo de depósito recomendado diferente, quando comparado aos clientes comerciais, você precisará de uma classe de depósito residencial e outra comercial.
Você precisará de classes de depósito adicionais se os clientes puderem ter vários depósitos, onde cada depósito é restrito a um tipo de débito específico. Por exemplo, se forem aceitos depósitos separados para débito controlado e não controlado (e um cliente puder ter uma combinação de débito controlado e não controlado), você precisará de uma classe de depósito para débito controlado e outra para débito não controlado.
Criaremos classes de depósito para atender às necessidades de uma empresa teórica para ajudar você a entender como criar classes de depósito. Os pontos a seguir descrevem os requisitos de depósito de nossa empresa teórica:
- O valor do depósito recomendado é 2 vezes a média da fatura (medida durante os últimos 12 meses). Isso ocorre independentemente do tipo de cliente ou débito.
- O sistema deve reembolsar automaticamente um depósito a um cliente após:
- O depósito ter sido suspenso por pelo menos 6 meses; e
- A taxa de risco da conta é superior ao limite da taxa de risco definido no registro de instalação ou na Divisão de Serviço de Informações do Cliente da conta (ou seja, a taxa de risco não é mais considerada incorreta)
- Isso ocorre independentemente do tipo de cliente ou débito.
- Os juros são calculados a cada 6 meses. A tarifa de juros é definida usando-se um fator de faturamento (para obter mais informações, consulte Configurando Fatores de Faturamento ). Isso ocorre independentemente do tipo de cliente ou débito.
- Quando for hora de reembolsar um depósito, todo débito pendente será liquidado primeiro. Se sobrar dinheiro, um cheque deverá ser enviado ao cliente com o valor restante. Isso ocorre independentemente do tipo de cliente ou débito.
- Um cliente pode ter débito controlado e não controlado em uma única conta. Quando isso ocorre, depósitos separados serão mantidos para cada tipo de débito (onde o depósito controlado pode ser usado somente para atender ao débito controlado, e o depósito não controlado pode ser usado somente para atender ao débito não controlado).
Você precisará das seguintes classes de depósito para atender aos requisitos acima:
Classe de Depósito |
Regra de Valor Recomendado |
Condição de Reembolso Automático |
Regras de Juros |
Método de Reembolso de Depósito |
Controlado |
2 Vezes a Média da Fatura |
Suspenso durante 6 meses e a taxa de risco é satisfatória |
Juros simples a cada 6 meses |
Aplicar primeiro ao débito pendente, reembolsar o restante com um cheque |
Não Controlado |
2 Vezes a Média da Fatura |
Suspenso durante 6 meses e a taxa de risco é satisfatória |
Juros simples a cada 6 meses |
Aplicar primeiro ao débito pendente, reembolsar o restante com um cheque |
Talvez você esteja se perguntando por que duas classes de depósito são necessárias quando as regras são as mesmas para ambas? Bem, além de definir as regras de negócios aplicáveis para um acordo de serviço de depósito, uma classe de depósito é definida nos tipos de acordo de serviço cujo débito é coberto pelo depósito da classe de depósito. Desse modo, se você tiver dois tipos diferentes de débito, onde cada tipo pode ter seu próprio depósito, você precisará de duas classes de depósito. Cada classe de depósito será associada aos acordos de serviço que estão sendo protegidos pelo depósito.
Para obter uma descrição dos vários algoritmos definidos em relação a uma classe de depósito, consulte Configurando Classes de Depósito .