Para um melhor desempenho, as zonas da interface do usuário devem ser recolhidas inicialmente quando não forem necessárias para 90% ou mais dos processos de negócios. O estado inicial das zonas (recolhido ou não) pode ser controlado através da guia "Preferências do Portal" no portal Usuário.
O número de registros retornados à interface do usuário para uma zona deve ser limitado a 50 linhas ao criar zonas personalizadas em grandes tabelas transacionais.
Os esquemas do mapa da interface do usuário devem ser específicos para os dados exibidos. Isso garantirá que o aplicativo não visite todos os elementos que não são necessários para exibição.
Uma boa maneira de solucionar problemas de uma tela na interface do usuário é acessar as Preferências no canto superior direito do aplicativo e escolher a guia Preferências do Portal. Escolha o portal apropriado e defina todas as zonas como "Inicialmente Recolhido". Em seguida, volte para a tela que apresenta problemas de desempenho, expanda as zonas uma a uma e meça o tempo de execução de cada zona. Essa deve ser uma representação passo a passo precisa da execução em tela cheia. Este teste é especialmente importante para interfaces de usuário personalizadas.
Para um desempenho ideal da interface do usuário, os usuários do Oracle Utilities Meter Data Management devem garantir que o computador esteja definido como modo de alto desempenho para que todos os recursos da CPU sejam usados. Além disso, verifique se a alocação de memória adicional através das configurações padrão do navegador ajuda a melhorar o desempenho.