Trabalhando com o Enterprise Manager
O Oracle Enterprise Manager (OEM) é útil para solucionar problemas e diagnosticar problemas de comunicação com o sistema Head-End. Especificamente, problemas de segurança e outros problemas de comunicação podem ser discernidos.
Para localizar a instância de um serviço que está mostrando um problema, abra a visualização do Dashboard do serviço. Cada instância executada é indexada ao tempo. A coluna Estado na primeira tabela contém as informações mais importantes para cada instância. As mensagens concluídas aparecem com um ícone de marca de verificação verde. As instâncias encerradas são indicadas com um ícone de parar cinza. As instâncias que ainda estão sendo executadas são marcadas assim. As exceções de tempo de execução estão na janela inferior.
Quando você clica no ID da instância, uma nova janela é aberta, mostrando todo o fluxo do processo. Essa visualização é particularmente útil na depuração.
Observe a coluna Estado que mostra o status de cada instância dentro do fluxo. Os processos SOA são compostos de várias chamadas para componentes SOA e serviços da Web. A coluna Instância mostra uma ordenação aproximada das operações. Uma abordagem típica à solução de problemas encontraria a instância "mais inferior" de um erro ou a terminação. Esse seria o erro que está mais dentro do processo e é normalmente a origem do problema. No caso acima, o erro mais dentro do processo é o primeiro composto do processo. Mais informações podem ser encontradas clicando no link na coluna Instância.
O nível de detalhe depende do nível de auditoria definido no servidor. Nesse caso, o erro está na resposta do sistema Head-End.
O OEM também contém um local centralizado para controlar a segurança. Em uma tela do Dashboard para um composto, a guia Políticas mostra as políticas OWSM anexadas ao composto. Geralmente, uma política de registro é colocada em qualquer comunicação de entrada ou saída. Além disso, todos os serviços ou referências são entregues com políticas de segurança http básicas anexadas.