Sobre o Processamento de Liquidação do Mercado

A liquidação do mercado é o processo de derivação de determinantes de faturamento a serem usados no faturamento de fornecedores com base nos resultados de um processo de agregação de dados.

O processo da liquidação de carga também envolve o cálculo de desequilíbrios. Um desequilíbrio é a diferença entre duas formas de carga que representam estimativas diferentes do mesmo período, geralmente uma forma de carga programada e uma forma de carga real. Os desequilíbrios geralmente são usados quando o dinheiro muda de mãos com base em uma estimativa que foi aprimorada ou encerrada pelo processo da liquidação. Como a segunda estimativa possui dados mais precisos, as alocações executadas pelo primeiro processo precisam ser modificadas.

As formas de desequilíbrio podem ser divididas ainda mais aplicando faixas e componentes de horário de uso. Bandas são tolerâncias de erro em torno de zero que permitem o preço diferencial da curva de desequilíbrio pela qualidade ou não da estimativa programada correspondente ao uso real. Os períodos do horário de uso são frequentemente definidos, permitindo uma penalidade mais alta por previsões incorretas durante períodos de pico e com preços mais altos. A execução ou não de um cálculo de desequilíbrio varia muito de mercado para mercado.

As seções a seguir fornecem detalhes sobre alguns dos processos específicos usados no processamento da liquidação.