Noções Básicas sobre Adaptadores de Serviço da Web
Os tópicos a seguir descrevem a funcionalidade do sistema com mais detalhes.
Importando um WSDL
A configuração de um Adaptador de Serviço Web começa pela identificação do WSDL (o documento na linguagem de descrição de serviço Web usado para definir a interface) que será fornecido pelo sistema externo. As etapas a seguir descrevem a funcionalidade do produto base fornecida para permitir que um usuário importe um WSDL.
- Navegue até a página Adaptador de Serviço da Web no modo de adição e selecione o objeto de negócios base apropriado.
- Informe um Nome de Serviço da Web significativo e as descrições apropriadas.
- Forneça o URL do WSDL informado.
- Clique em Importar para recuperar os detalhes do WSDL. O sistema então analisa os detalhes de WSDL e preenche o Nome do Serviço WSDL, Origem WSDL, Porta WSDL, URL e uma lista de Operações (métodos) definidos no WSDL.
- Determina quais Operações devem estar ativas com base nos requisitos de negócios para chamar este serviço da Web. Operações Ativas são aquelas que a implementação está planejando para chamar do sistema. Elas requerem solicitação apropriada e áreas de dados de resposta geradas para elas. A seção a seguir fornece mais informações sobre isso.
- Especifique o Tipo de Segurança apropriado para configurar o tipo de segurança a ser usado ao chamar este serviço da Web.
- Clique em Salvar.
Neste ponto, um registro do adaptador de serviço da Web é criado no status pendente. A próxima etapa é gerar as áreas de dados de solicitação e resposta para as operações configuradas como ativas.
Gerando Áreas de Dados de Solicitação e Resposta
Cada operação ativa para o adaptador de serviço da Web requer um par de áreas de dados, solicitação e resposta, que representa as mensagens XML de solicitação e resposta da operação.
O produto base fornece etapas para gerar as áreas de dados como segue:
- Como descrito na seção Importando um WSDL acima, as operações listadas no WSDL são geradas para o adaptador do serviço da Web e o implementador deve indicar qual operação ativar.
- Após salvar o adaptador de serviço da Web pendente, a exibição lista todas as operações ativas e para cada uma inclui um botão Gerar.
- Após clicar em Gerar para uma operação, uma janela aparece quando os nomes de novas Áreas de Dados de Solicitação e Resposta podem ser definidas. Clique em Salvar para gerar as áreas de dados.
As áreas de dados geradas fornecem a API para o implementador usar ao implementar a chamada de serviço da Web em um algoritmo ou serviço apropriado no sistema. As áreas de dados contêm o mapeamento apropriado dos elementos com os quais o implementador trabalha no código que chama os serviços Web e as definições de WSDL.
Para facilitar a geração das áreas de dados de solicitação e resposta, o produto-base chama um serviço de negócios especial usado para criar o mapeamento apropriado. O serviço de negócios é definido como uma opção do Objeto de Negócios no objeto de negócios do Adaptador de Serviço da Web. Isso permite que uma implementação forneça um serviço de negócios personalizado para melhorar mais o mapeamento de solicitação e resposta, quando apropriado.
Áreas de dados geradas. É possível editar e modificar as áreas de dados gerados após eles serem criados. Um implementador pode alterar os nomes do elemento ou remover os elementos não necessários, se quiser. A alteração manualmente das áreas de dados geradas deve ser feita somente quando absolutamente necessário. O sistema não é capaz de validar as alterações manuais e os problemas nas áreas de dados só seriam detectados durante a execução.
Ativando Adaptadores de Serviço da Web
Os objetos de negócios fornecidos pelo pacote-base para adaptadores de serviço Web incluem um ciclo de vida simples com status Pendente e Ativo. Configure o adaptador do serviço Web e as respectivas áreas de dados enquanto estiver no status Pendente e ative-o quando ele estiver pronto para ser implementado na funcionalidade do sistema apropriado.
Chamando Serviços da Web
Para fazer uma chamada para um serviço da Web usando um adaptador de serviço da Web, o sistema forneceu um serviço de negócios do Despachador de Serviço da Web (F1-InvokeWebService) para submeter uma chamada de serviço da Web. O programa de chamada é responsável por recuperar todas as informações para preencher corretamente os dados de solicitação pela chamada de serviço da Web antes de chamar o serviço de negócios.
Para obter mais informações, consulte a descrição detalhada desse serviço de negócios.
Limitações
Os pontos a seguir destacam limitações associadas com os tipos de serviços da Web que o sistema suporta:
- É possível que um documento WSDL contenha definições para vários serviços da Web. O sistema atualmente suporta somente uma porta ou serviço por documento WSDL.
- É possível que um WSDL suporte vários padrões de mensagens. Atualmente, o sistema suporta somente solicitação/resposta.