Método de Ação

O método de ação é um objeto que pode ser usado para definir a configuração com base em alguns critérios. Por exemplo, ao iniciar um cenário de Serviço Inicial, o tipo de solicitação de serviço pode diferir com base na divisão de CIS e na classe de cliente. Quando um usuário inicia um processo Iniciar Serviço, o sistema pode solicitar ao usuário informações sobre o cliente que pode determinar a divisão de serviço de informações do cliente e a classe de cliente. O sistema pode então chamar um algoritmo que transmite essas informações para recuperar o tipo de solicitação de serviço apropriado a ser usado conforme definido no método de ação. Em toda a seção, o termo "critérios" é usado para identificar as informações usadas para determinar a configuração desejada e o termo "detalhes" ou "resultados" é usado para identificar as informações de configuração que estão sendo determinadas.

Se você tiver que criar um caso de uso para usar essa funcionalidade, considere o seguinte:

  • Quais informações precisam ser identificadas (os 'detalhes'/ 'resultados')? O exemplo acima usa um objeto de configuração como seu exemplo (tipo de solicitação de serviço). No entanto, as informações que você está determinando podem ser qualquer coisa que possa diferir por alguma combinação de atributos. É possível usar isso para determinar qual algoritmo de coleta executar com base em critérios. Ou o número de dias de espera para continuar com algum processo para algum caso de uso.

  • Quando e onde preciso determinar essas informações e o que faço com elas uma vez que as recebo?

    • Isso é necessário como parte de uma interação do usuário?

    • Ou isso é necessário para o processamento interno?

  • Quais são os critérios necessários para determinar as informações desejadas? Tenho essa informação no momento em que preciso dela? Ou preciso solicitar a um usuário as informações?

O produto de estrutura fornece os objetos genéricos necessários para oferecer suporte a esse tipo de funcionalidade. Os produtos ou implementações de borda individuais podem criar seus casos de uso com as ferramentas fornecidas. Os tópicos desta seção descrevem ainda mais os recursos fornecidos.

Função do Método de Ação

A funcionalidade do método de ação é orientada pela Função do Método de Ação, que representa um determinado caso de uso. Alguns exemplos de funções de método de ação que podem ser relevantes em um produto empresarial são 'Iniciar Serviço', 'Interromper Serviço' e 'Transferir Serviço'. As funções de método de ação válidas são definidas usando uma busca extensível e referenciadas no Método de Ação. Somente um método de ação pode ser definido para uma função de método de ação.

O registro de função do método de ação pode estabelecer referência a um script de BPA de função do método de ação, se o caso de uso dessa Função do Método de Ação envolver interação do usuário. A responsabilidade desse script, se necessário, é tomar o valor da função do método de ação, determinar o método de ação que faz referência à função e identificar o script de BPA de Processamento de Ação mais específico (definido no objeto de negócios) e transferir o controle para esse script. Essa referência pode ser usada para fins de auditoria ou informações, dependendo de como você implementou a experiência do usuário. O BPA da função do método de ação é idealmente configurado em uma entrada de menu apropriada ou em um botão de ação em uma interface do usuário específica relacionada a esse caso de uso.

Se o caso de uso comercial não exigir interação do usuário, um script de BPA de função do método de ação não será necessário.

Objeto de Negócios do Método de Ação

O objeto de negócios do método de ação é usado para definir as informações que precisam ser configuradas para os critérios e os resultados. Continuando a usar o exemplo acima, o objeto de negócios de um caso de uso Iniciar Serviço define uma lista que captura a divisão CIS e a classe do cliente junto com o tipo de solicitação de serviço a ser usado. As informações são configuradas na área de dados XML para o método de ação e o design do esquema é determinado pelas necessidades de negócios. Por exemplo, pode ser que o caso de uso determine um valor padrão para os resultados (no nosso caso, o tipo de solicitação de serviço) mais valores de substituição com base em uma combinação de divisão e classe de cliente.

Obter Plug-in de Detalhes do Método de Ação

Além de definir as informações do esquema para capturar os critérios e resultados, o objeto de negócios define o algoritmo que deve ser chamado para recuperar os resultados com base nos critérios.

O spot de plug-in é Obter Detalhes do Método de Ação. Sua API é flexível nas informações que recebe e retorna para que cada caso de uso de método de ação possa projetar o algoritmo com base em suas necessidades de negócios.

O algoritmo recebe uma lista de 'Dados de Critérios' usando um 'nome' e até 5 valores (para tratar chaves primárias de várias partes). Normalmente, somente 'valor 1' é necessário para cada entrada. O tipo de algoritmo projetado para um determinado objeto de negócios do método de ação pode determinar quais informações são recebidas. Pode ser que ele espere os elementos de critérios definidos no método de ação. Em nosso exemplo, o tipo de algoritmo poderia esperar receber a divisão CIS e a classe de cliente. Como alternativa, o tipo de algoritmo pode ser projetado para receber um valor que pode ser usado para determinar os critérios necessários. Por exemplo, ele pode receber o ID da conta e usar essas informações para determinar a divisão CIS e a classe de cliente.

O algoritmo retorna um ou mais resultados como 'Detalhes'. As informações retornadas são baseadas no caso de uso. Em nosso exemplo, o tipo de solicitação de serviço é retornado. As necessidades de negócios podem usar a função do método de ação para retornar vários resultados, por exemplo, um tipo de solicitação de serviço e um tipo de fluxo de processo para chamar a captura de todas as informações necessárias para iniciar o serviço.

O produto fornece um serviço de negócios F1-RetrieveActionMethodDetails para chamar o algoritmo para um determinado valor de método de ação.

BPA de Processamento da Ação

Se a necessidade de negócios exigir interação do usuário para determinar os critérios a serem passados para o algoritmo Obter Detalhes do Método de Ação ou para usar as informações resultantes para continuar com uma ação on-line, um BPA de Processamento de Ação será necessário. Esse BPA deve ser projetado e vinculado ao objeto de negócios do método de ação como uma opção usando o tipo de opção Script de BPA de Processamento de Ação.

O design desse BPA depende das necessidades de negócios. Mas, em um nível alto, pode ser necessário solicitar ao usuário as informações necessárias para determinar os critérios associados aos detalhes do método de ação e, em seguida, chamar o serviço de negócios F1-RetrieveActionMethodDetails para executar o algoritmo para o método de ação. Depois que os resultados forem retornados, o script passará para a próxima etapa no caso de uso comercial.

Observação: se alguma informação adicional precisar ser reunida pelo servidor antes ou depois da chamada ao serviço de negócios que executa o algoritmo, a recomendação é que o BPA chame um script de serviço que faça toda a lógica no nível do servidor de uma só vez.

Função do Método de Ação vs. Objeto de Negócios do Método de Ação

A função do método de ação define o caso de uso. O objeto de negócios é usado para projetar o esquema para os critérios e os resultados e identifica o BPA de processamento de ação e o plug-in Obter Detalhes do Método de Ação. Ela pode garantir um objeto de negócios exclusivo para cada atribuição de método de ação. No entanto, pode haver casos em que mais de uma função de método de ação e seu método de ação podem reutilizar o mesmo objeto de negócios. Por exemplo, imagine que haja diferentes tipos de solicitação de serviço para Iniciar Serviço, Interromper Serviço e Transferir Serviço, no entanto, em todos os casos, o valor válido é determinado pela divisão de serviço de informações do cliente e pela classe de cliente. Essas três funções de método de ação separadas e métodos de ação podem reutilizar um objeto de negócio comum que define os critérios de divisão CIS e classe de cliente que determinam o tipo de solicitação de serviço apropriado.