Disputando Itens

Os clientes de item em aberto podem disputar transações financeiras que não concordam em pagar. Por exemplo, um cliente que recebe uma fatura com uma cobrança irregular pode decidir disputá-la.

Quando um cliente de item em aberto disputa uma cobrança, um usuário cria um evento de correspondência e vincula as transações financeiras disputadas a ele. Esse evento de correspondência ficará no estado aberto (porque não contém transações financeiras que somam zero). Além disso, a "chave disputada" do evento de correspondência é ativada.

Observação:

Alertas. Um alerta é exibido no controle central para destacar a existência de eventos de correspondência disputados (se o algoritmo de alerta apropriado for associado). Além disso, você também pode configurar uma entrada de Atividade para destacar a existência de eventos de correspondência disputados.

Enquanto a disputa estiver sendo pesquisada, o valor disputado não afetará o débito expirado, porém ainda fará parte do saldo do cliente. Por exemplo, pense nas seguintes transações financeiras não pagas que existem em uma conta:

Enquanto a contestação da transação financeira estiver sendo pesquisada, o valor disputado não afetará o débito expirado, mas ainda fará parte do saldo do cliente.

Se o cliente disputar os dois segmentos da fatura de eletricidade, o débito expirado do cliente terá a seguinte aparência:

Quando o cliente disputa os dois segmentos da fatura de eletricidade, uma nova categoria de débito aparece - Disputado. O débito com mais de 2 dias do cliente desaparece e o débito com mais de 32 dias é reduzido pelo valor disputado.

Observe como uma nova categoria de débito aparece: Disputada. Observe também como o débito com mais de 2 dias desaparece e o débito com mais de 32 dias é reduzido pelo valor disputado.

O sistema mostra o débito disputado no Controle Central. Além disso, em todos os locais onde o débito expirado aparece no sistema, o débito disputado é mostrado como uma categoria de débito separada.

Se a disputa continuar a favor da empresa, o evento de correspondência disputado deverá ser cancelado (permitindo assim que as transações financeiras afetem novamente o débito expirado). Por exemplo, se supormos que se passaram três dias e o evento de correspondência disputado foi cancelado, o débito expirado do cliente será como se segue:

Se a disputa continuar a favor da empresa, o evento de correspondência disputado deverá ser cancelado, permitindo assim que a transação financeira afete o débito expirado).

Se a disputa continuar a favor do cliente:

  • Você poderá optar por emitir uma nota de crédito para cancelar a fatura ou o(s) segmento(s) da fatura com falha. Conforme descrito acima, nesse caso, o sistema criará automaticamente novos eventos de correspondência que façam a correspondência das transações financeiras originais com suas transações financeiras de cancelamento e cancelará o evento de correspondência disputado quando o último item for desvinculado dele.
  • Você pode optar por cancelar o(s) ajuste(s)/segmento(s) da fatura com falha. Conforme descrito acima, esses cancelamentos serão transferidos para a próxima fatura. Assim, o sistema não cancelará automaticamente o evento de correspondência disputado. Observe que o resultado do cancelamento dos itens disputados é transferido para a próxima fatura. Isso significa que os itens disputados anteriormente ainda precisam ser pagos.
Observação:

Cancelar/refaturar. Se você cancelar/refaturar um segmento da fatura com falha, tanto o cancelamento quanto o refaturamento se tornarão itens em aberto que serão correspondidos quando a próxima fatura for paga.

  • Você pode optar por emitir um ajuste para contra-atacar o resultado das transações financeiras disputadas. Nessa situação, basta vincular a transação financeira de ajuste às transações financeiras disputadas (permitindo assim que o evento de correspondência se torne balanceado ). Nesse caso, é importante usar um ajuste que não seja mostrado na fatura.