Relacionamentos de Faturamento
Ao configurar um prestador de serviço, você deve definir o relacionamento de faturamento da sua organização com o prestador de serviço. Os pontos a seguir fornecem exemplos sobre relacionamentos de faturamento suportados no sistema.
- Se você for uma empresa fornecedora de energia, poderá fornecer serviços de faturamento à empresa de distribuição. Isso significa que sua fatura conterá suas cobranças e as cobranças da empresa de distribuição. Isso é chamado de relacionamento de Faturamento para Terceiros.
- Como alternativa, a empresa de distribuição pode fornecer serviços de faturamento para você. Isso significa que a fatura da empresa de distribuição contém suas cobranças e as dela. Isso é chamado de relacionamento de Faturamento por Terceiros.
- Como alternativa, você pode enviar faturas ao cliente. Isso é chamado de relacionamento de Faturamento Duplo.
- Como alternativa, se você subcategorizar seus serviços OU se sua empresa oferecer um dos serviços fornecidos por seus prestadores de serviço, o sistema criará um segmento da fatura separado para a subcategoria de serviço. Isso é chamado de relacionamento de faturamento Nossos.
Se você fornecer serviços de faturamento para outro prestador de serviço (isto é, faturar para terceiros), haverá duas maneiras de determinar cobranças do prestador de serviço:
- Você pode carregar tarifas do prestador de serviço em seu sistema e calcular as cobranças para o prestador de serviço. Esse método de cálculo é chamado Tarifa Pronta.
- Você pode deixar o prestador de serviço calcular suas próprias cobranças e compartilhá-las com você. Esse método de cálculo é chamado Fatura Pronta.
Se um prestador de serviço fornecer serviços de faturamento para você (ou seja, ele faturar para você):
- Se o prestador de serviço tiver um sistema de informações do cliente adequado, ele poderá carregar as tarifas no sistema dele e calcular suas tarifas para você. Esse método de cálculo é chamado Tarifa Pronta.
- Você pode calcular suas cobranças e compartilhá-las com ele. Esse método de cálculo é chamado Fatura Pronta.
Se você não tiver um relacionamento de faturamento com um prestador de serviço, precisará de um registro do prestador de serviço para defini-lo. Por quê? Porque o sistema precisa saber que um prestador de serviço específico não é importante para o faturamento. Além disso, você pode ter outras interações com um prestador de serviço que nada tenha a ver com o faturamento, por exemplo, pode enviar ou receber consumo.
Os tópicos nessa seção fornecem uma grande quantidade de informações sobre vários relacionamentos de faturamento e as ramificações de cada um.