Uma Visão Geral de Fatores de Faturamento

O motivo principal da existência da regra de cálculo é definir quanto cobrar pelos serviços vendidos pela sua empresa. Ao criar regras de cálculo, há quatro formas de indicar quanto cobrar:

  • Especifique o valor diretamente na regra de cálculo.
  • Defina que o valor seja definido em um fator de faturamento.
  • Defina se o valor é calculado por uma regra de cálculo somente para fins de cálculo.
  • Instrua a regra de cálculo para chamar um algoritmo para obter o preço.

O restante desta seção descreve a abordagem do fator de faturamento. Os outros métodos são discutidos no Estudo de Caso: Três Tarifas Simples.

Os fatores de faturamento são usados para passar um valor para uma regra de cálculo; por exemplo, especificando uma tarifa de imposto. Por exemplo, é possível especificar a alíquota atual (digamos, 6%) diretamente em cada regra de cálculo de tarifa OU indicar que toda tarifa deve recolher a alíquota estadual atual e fazer o sistema procurar a alíquota aplicável quando calcular as faturas. A última abordagem envolve o uso de um fator de faturamento para indicar que o valor a ser cobrado deverá ser retirado de algum lugar que não seja a regra de cálculo quando uma fatura for calculada.

Você pode usar fatores de faturamento para definir qualquer um dos seguintes tipos de cobranças:

  • Um valor fixo. Será usado geralmente para definir cobranças de serviço, cobranças mínimas e cobranças de ativos.
  • Um valor para uma determinada unidade de medida. Será usado geralmente para definir o preço do consumo medido (por exemplo, o preço por termia).
  • Uma porcentagem. Será usado geralmente para porcentagens de tarifas e descontos.

Como regra geral, será necessário usar um fator de faturamento (em vez de especificar o valor na regra de cálculo) quando houver uma das seguintes situações:

  • A mesma cobrança existe em muitas tarifas. Por exemplo, se houver três tarifas que tenham a mesma cobrança de serviço, fará sentido usar um fator de faturamento para fazer essa cobrança em vez de especificar o mesmo valor em três componentes de tarifa.
  • O valor cobrado depende de algumas características físicas do equipamento do cliente. Por exemplo, se o preço for diferente dependendo de o cliente ter o transformador ou não, você utilizará um fator de faturamento para especificar o preço.
  • O valor sendo cobrado é ditado por alguma organização externa e, por esse motivo, pode mudar, independentemente da tarifa. Por exemplo, as porcentagens de impostos e as taxas de uso são definidas pelas autoridades fiscais e podem ser alteradas a qualquer momento (e você não precisa alterar a tarifa quando essas cobranças mudarem).
  • O valor sendo cobrado varia dependendo de ONDE o cliente reside. Se você tiver uma tarifa em que o preço por litro muda dependendo de onde o cliente reside, será preciso usar um fator de faturamento para fazer esse tipo de cobrança.
  • Uma cobrança (ou desconto) será feita apenas para um subconjunto de clientes por períodos definidos. Por exemplo, se você tiver um desconto concedido apenas aos clientes que já consumem o serviço por mais de dois anos, use um fator de faturamento para especificar a porcentagem de desconto.
  • O preço varia de acordo com o cliente. Por exemplo, é possível ter uma tarifa para grandes consumidores de gás em que o preço por termia é diferente para cada cliente. Nessa situação, use um fator de faturamento para especificar o preço.
  • O preço muda com base no número de semanas de consumo. Isso geralmente ocorre em um ambiente sem ajuste quando a cobrança de preço tem como base o preço de mercado do spot de média ponderada em efeito durante o período de faturamento.
Aviso:

Como é possível deduzir, os fatores de faturamento são extremamente flexíveis. Embora a flexibilidade resulte em um mecanismo de tarifa muito poderoso, ela também apresenta uma variedade confusa de opções. Descobrimos que, para aproveitar as vantagens da flexibilidade, é preciso ter uma compreensão geral das medidas de preços e taxas em TODAS as suas tarifas. Somente após isso é que você poderá tomar decisões lógicas e pragmáticas em relação ao número e ao tipo de fatores de faturamento.