Derivando/Transmitindo Valores de Características
Em Uma Ilustração de um Fator de Faturamento e Suas Características, descrevemos como o sistema recupera um valor de característica de uma unidade consumidora quando um fator de faturamento encontrado usa uma característica de unidade consumidora. Essa técnica é muito comum e de fácil compreensão. Entretanto, há situações em que uma entidade no Oracle Utilities Customer Care and Billing não tem o valor de característica apropriado e, por isso, outras técnicas devem ser usadas. Essas técnicas podem não se aplicar à sua implementação, mas vale a pena entendê-las para que se tenha uma compreensão intuitiva do aplicativo de tarifas:
- Há implementações que usam apenas o mecanismo de tarifas do Oracle Utilities Customer Care and Billing. Essas implementações não configuram contas, unidades consumidoras etc. Em vez disso, elas apenas configuram as tabelas de tarifas, as regras de cálculo e os fatores de faturamento. O mecanismo de tarifa é chamado de outro aplicativo. Isso significa que o mecanismo de tarifas não pode recuperar os valores de característica do Oracle Utilities Customer Care and Billing (porque não há nenhum objeto em que os valores de característica estejam definidos). Nesse caso, o aplicativo que chama o mecanismo de tarifa deve fornecer os tipos de característica e os valores a serem usados quando um fator de faturamento solicitar esse tipo de informação.
- Considere que você tem uma cobrança baseada na classe de cliente da conta e na classe de receita do acordo de serviço. O valor da característica para este tipo de encargo não é extraível por meio de uma única entidade. Em vez disso, o sistema deve gerar o valor de característica em tempo real concatenando informações da conta e do acordo de serviço que estão sendo faturados. Nesse caso, é possível usar o grupo de cálculo de pré-processamento para derivar o tipo e o valor dessa característica. Esse grupo de cálculo criará um valor e um tipo de característica em tempo real concatenando a classe de cliente da conta e a classe de receita do acordo de serviço. O valor e o tipo de característica ficam na memória apenas enquanto o aplicativo de tarifas é executado.
Quando você configura um fator de faturamento para usar uma característica cujo valor é derivado ou transmitido, é preciso definir a fonte de característica como Coleta de Características. Essa fonte instrui o sistema a extrair o valor de característica da memória em vez de extraí-lo de um objeto no sistema.
Os pontos de plug-in em uma regra de cálculo têm acesso à Cobrança de Características. Isso pode ser útil se houver uma regra de cálculo que precise calcular valores de característica para regras de cálculo subsequentes.