Sobre Grupos de Cálculos

Grupos de cálculo são conjuntos de regras de cálculo aplicadas para calcular quantidades para cobranças de faturamento e faturamento de acordos de serviço.

Conforme observado anteriormente, os grupos de cálculo são associados a tabelas de tarifas específicas de uma das três formas:

  • Grupos de Cálculo de Pré-Processamento: Geralmente são usados para derivar quantidades de serviço ou quantidades medidas de data massages. Veja a seguir alguns casos de uso de quando um grupo de cálculo de pré-processamento pode ser necessário:
    • Quando uma tarifa contém preços para coisas não medidas diretamente pelos medidores dos clientes. Por exemplo, se a tarifa calcular uma cobrança com base na quantidade contratada de um acordo de serviço.
    • Quando um medidor mede algo em uma unidade de medida que precisa ser convertida em uma unidade de medida diferente antes de ela ser tarifada. Por exemplo, um medidor mede gás em pés cúbicos, mas a tarifa tem preços em termias.

      Durante o faturamento, um cabeçalho de cálculo do segmento da fatura separado é gerado para cada Grupo de Cálculo da Versão da Tarifa usado para calcular encargos. Um cabeçalho de cálculo adicional será adicionado se os Grupos de Cálculo de Pré-Processamento criarem linhas de cálculo da fatura e, por padrão, todas essas linhas de cálculo estiverem vinculadas a um único cabeçalho de cálculo. Antes de chamar os Grupos de Cálculo de Pré-processamento da tarifa, o processador do mecanismo de tarifa cria a coleção de quantidade de serviço (SQ) inicial com base na coleção de itens e nos valores finais na coleção de leitura.

  • Grupos de Cálculo de Versão de Tarifa: esses são os grupos de cálculo usados para criar um segmento da fatura para o acordo de serviço. As regras de cálculo que suportam rateio de versão da tarifa, como Quantidade de Serviço, Quantidade de Serviço Escalonada, Tipo de Item, Valor Fixo, Cobrança Máxima e Mínima, devem ser executadas somente em um grupo de cálculo de versão da tarifa.

    Quando o sistema criar um segmento da fatura para um acordo de serviço, ele verificará se vários Grupos de Cálculo de Versões de Tarifa são válidos durante o período da fatura. Em caso afirmativo, ele usará os valores Permitir Rateio de RV e Data de Seleção de RV da tarifa para determinar se deve ratear os vários Grupos de Cálculo de Versão da Tarifa ou selecionar um dos Grupos de Cálculo de Versão da Tarifa em vigor durante o período da fatura. Os Grupos de Cálculo da Versão da Tarifa são executados após os grupos de cálculo de pré-processamento da tarifa.

    • Data Efetiva define a data em que o grupo de cálculo da versão da tarifa se torna efetivo.
    • Descrição na Fatura: especifica a descrição do grupo de cálculo da versão da tarifa na fatura. Essa descrição é salva nos detalhes de cálculo da fatura criados com o uso desse grupo de cálculo da versão da tarifa. Os caracteres de substituição podem ser usados para substituir variáveis na descrição durante o faturamento. Consulte Como Usar Descrição na Fatura no capítulo Definindo Regras de Cálculo para uma discussão sobre as várias variáveis de substituição.
  • Grupos de Cálculo de Pós-Processamento: são semelhantes aos Grupos de Cálculo de Pré-Processamento, exceto pelo fato de que são executados após os Grupos de Cálculo da Versão da Tarifa. Os tipos de funcionalidade pretendidos incluem a aplicação de impostos sobre encargos calculados ou a derivação de uma distribuição de LR mais complexa.

    As regras de cálculo que suportam o rateio de versão da tarifa, como Quantidade de Serviço, Quantidade de Serviço Escalonada, Tipo de Item, Valor Fixo, Cobrança Máxima e Mínima, não foram criadas para serem executadas em grupos de cálculo pós-processamento e pré-processamento.

    Durante o faturamento, um cabeçalho de cálculo do segmento da fatura separado é gerado para cada Grupo de Cálculo da Versão da Tarifa usado para calcular encargos. Um cabeçalho de cálculo adicional será adicionado se os Grupos de Cálculo de Pós-Processamento criarem linhas de cálculo da fatura e, por padrão, todas essas linhas de cálculo estiverem vinculadas a um único cabeçalho de cálculo.

Os grupos de cálculo também podem ser referenciados pelas regras de cálculo "Executar Grupo de Cálculo". Consulte "Executar Regras de Grupo de Cálculo - Aninhando Regras de Cálculo" em Sobre as Regras de Cálculo para obter mais informações.