Sobre as Regras de Cálculo

As regras de cálculo são regras padrão e personalizadas que executam cálculos usados ao calcular quantidades para faturamento e cobranças de faturamento para acordos de serviço de um cliente.

As regras de cálculo da são criadas para um grupo específico de cálculo. Por exemplo, se você estivesse configurando dois grupos de cálculo de uso e ambos incluíssem uma regra de cálculo de uso específica, seria necessário criar duas instâncias da regra de cálculo de uso, uma para cada grupo.

Os atributos usados para definir regras de cálculo geralmente incluem o seguinte:

  • Informações Básicas: Informações básicas sobre a regra de cálculo, incluindo seu nome e descrição, o grupo de cálculo ao qual a regra pertence, a sequência da regra dentro do grupo, a descrição que aparece na fatura e outras informações. Essas informações são padrão para a maioria das regras de cálculo.
  • Parâmetros: Os parâmetros usados pela regra. Os parâmetros são específicos de cada regra. Consulte Descrições da Regra de Cálculo do Pacote Base para obter detalhes sobre as regras de cálculo incluídas no pacote base.

Executar Regras do Grupo de Cálculo - Aninhando Regras de Cálculo

As regras Executar Grupo de Cálculo são usadas para definir a lógica de negócios para permitir referência a um grupo de cálculo especificado separado. Isso permite que as regras usadas com frequência sejam agrupadas em um único grupo de cálculo, que pode ser referenciado/chamado por outras regras conforme necessário. Por exemplo, se um conjunto de regras padrão tiver que ser aplicado a todas as tabelas de tarifas, esse conjunto de regras poderá ser configurado como parte de um grupo de cálculo, que é referenciado por uma única regra de cálculo desse tipo. As regras Executar Grupo de Cálculo usam as seguintes opções:

  • Grupo de Cálculo Referido: define o grupo de cálculo referenciado pela regra.
  • Características: define atributos de regra de cálculo adicionais que podem ser usados no processamento de tarifas ou para fins de geração de relatórios. As características de uma regra de cálculo são copiadas nas linhas de fatura resultantes para os tipos de característica permitidos nas linhas de cálculo do segmento da fatura.
Observação:
Há um limite de 99 grupos de cálculo que podem ser chamados de um grupo de cálculo definido diretamente em uma tabela de tarifas ou por meio de grupos de cálculo derivados relacionados ao usar as regras de cálculo Executar Grupo de Cálculo.

Critério de Aplicabilidade

Os critérios de aplicabilidade da regra de cálculo são condições definidas pelo usuário que podem fazer com que determinada regra de cálculo seja aplicada ou ignorada. Isso pode envolver a avaliação de algum atributo do acordo de serviço, do ponto de serviço ou de algo completamente diferente.

Uma regra de cálculo pode ter vários critérios de elegibilidade para determinar se a regra deve ser aplicada ou ignorada, com base em uma sequência definida pelo usuário. Cada critério de elegibilidade usa as seguintes definições:

  • Comparação de Critérios: define a comparação específica para os critérios, com base no seguinte:
    • Tipo de Campo de Critérios: o meio usado para recuperar o valor do campo de critérios (algoritmo, fator de faturamento, linha de cálculo, característica, quantidade de contrato, quantidade de serviço ou quantidade de serviço histórica)
    • Operador de Comparação: o operador usado na comparação
    • Valor de Comparação: um valor especificado pelo usuário com o qual o valor recuperado é comparado (usando o operador de comparação)
  • Resultados da Comparação: define como a regra de uso deve atuar, com base nos resultados de comparação definidos em Comparação de Critérios.
    • Se Verdadeiro: a ação a ser tomada se a comparação for verdadeira
    • Se Falso: a ação a ser tomada se a comparação for falsa
    • Se os Dados Forem Insuficientes: a ação a ser tomada se houver dados insuficientes para executar a comparação

Tipos de Categoria da Linha de Cálculo

Os tipos de categoria da linha de cálculo são usados para estabelecer conexões entre regras de cálculo. As regras de cálculo podem especificar uma categoria-membro e um valor a que pertencem. Quando essa mesma categoria e o mesmo valor são referenciados como "Categoria de Destino" por outras regras (a regra é aplicada aos resultados das regras de cálculo da versão da tarifa (definidas na mesma tabela de tarifas) que pertencem à categoria e ao valor.

Por exemplo, regras de cálculo cujos resultados estão sujeitos a impostos podem pertencer à categoria "Sujeito a Imposto" (TRIBUTÁVEL) e ao valor "Imposto do Distrito". As regras de cálculo Aplicar a definidas para a mesma tabela de tarifas com uma categoria de destino de valores "Sujeito a Imposto" e "Imposto do Distrito" são aplicadas às regras de membro "Sujeito a Imposto".

Os Tipos de Categoria da Linha de Cálculo são definidos pelo seguinte:

  • Tipo de Categoria da Linha de Cálculo: O identificador exclusivo de uma definição de tipo de categoria da linha de cálculo
  • Descrição: A descrição do tipo de categoria da linha de cálculo.
  • Valores de Categoria: Os valores de categoria válidos para o tipo de categoria da linha de cálculo.

Regras de Cálculo do Pacote Base

O Oracle Utilities Customer Care and Billing inclui os seguintes tipos de regra de cálculo do pacote base que podem ser usados ao criar regras de cálculo:

  • Aplicar a: Usado para criar linhas de fatura que lançam cobranças baseadas em valores calculados em outras linhas de fatura.
  • Calcular Valores de Leitura Final: Usado para determinar os valores finais para leituras com base em UDM/Horário de Uso/Identificador de Quantidade do Serviço definidos pelo usuário.
  • Calcular Quantidade de Serviço: Usado para derivar ou calcular uma quantidade de serviço que é eventualmente inserida na cobrança de Quantidade de Serviço do segmento da fatura.
  • Copiar Quantidade de Serviço do Segmento da Fatura Mestre: Usado para copiar todas as entradas da cobrança de Quantidade de Serviço do segmento da fatura mestre para a cobrança de Quantidade de Serviço do segmento da subfatura.

  • Executar Grupo de Cálculo: Usado para chamar e passar parâmetros para outro grupo de cálculo.

  • Valor Fixo: Usado para criar linhas de fatura que lançam cobranças e taxas de serviço não baseadas na quantidade consumida pelo cliente.
  • Tipo de Item: Usado para criar linhas de fatura que arrecadam cobranças baseadas no número e no tipo de itens usados por um cliente. O sistema mantém controle sobre os itens no(s) ponto(s) de serviço vinculados ao acordo de serviço do cliente.
  • Matemática: Usado para derivar dados de intervalo com base em uma fórmula e aplicar mapeamentos de horário de uso e/ou outras operações aos dados derivados para calcular quantidades de serviço
  • Cobrança Máxima: Usado para criar linhas de fatura que arrecadam cobranças apenas quando a soma das linhas calculadas anteriormente for maior que o valor da cobrança máxima.
  • Cobrança Mínima: Usado para criar linhas de fatura que arrecadam cobranças apenas quando a soma das linhas calculadas anteriormente for menor que o valor da cobrança mínima.
  • Quantidade de Serviço: Usada para criar linhas de fatura que arrecadam cobranças baseadas em algum tipo de consumo.
  • Resumo Simples: Usado para criar um "subtotal" na fatura, resumindo as linhas de fatura produzidas por outras regras de cálculo no mesmo grupo de cálculo.
  • Quantidade de Serviço Escalonada: Usada para criar linhas de fatura que arrecadam cobranças com base em algum tipo de consumo quando preços diferentes são aplicados a diferentes faixas de consumo (por exemplo, os primeiros 50 kWh são US$ 0,43 por kWh, qualquer valor acima de 50 kWh é cobrado em US$ 0,71 por kWh)
  • Resumo: Usado para criar um "subtotal" na fatura. Ela existe apenas para fins informativos e de geração de relatórios.

Consulte Descrições da Regra de Cálculo do Pacote Base para obter detalhes sobre cada uma dessas regras de cálculo.