Sobre os Dados de Medição Inicial
Dados de medição inicial (IMD) é o termo para dados de medição em sua forma inicial (ou bruta).
As medições lidas de um componente de medição são referidas como "dados de medição iniciais" (ou medições iniciais) e são usadas para registrar quanto da quantidade (definida por UDM, Horário de Uso e Identificador de Quantidade do Serviço) medida pelo componente de medição foi consumida.
Os dados de medição iniciais para componentes de medição escalares contêm uma única "leitura" ou valor, enquanto os dados de medição iniciais para componentes de medição de intervalo podem conter várias leituras, uma para cada intervalo que fica entre a hora de início e a hora de parada da medição.
Em um nível simples, os dados de medição iniciais passam pelo seguinte processo:
- As medições iniciais são carregadas no sistema.
- Os dados de medição inicial são validados, editados e estimados (VEE). Consulte Sobre o VEE para obter mais detalhes sobre o processo do VEE.
- As medições iniciais são convertidas em medições finais e armazenadas na tabela Medição (D1_MSRMT).
- Se você estiver usando o Oracle Utilities Meter Data Management, as medições finais serão usadas para calcular o uso (determinantes de faturamento etc.). Consulte Sobre o Cálculo de Uso para obter mais detalhes sobre o processo de cálculo de uso.
Há duas maneiras pelas quais os dados de medição inicial são processados:
- O Processamento de Medição Legado envolve a criação de registros no banco de dados para cada medição inicial após o recebimento. Esses registros são atualizados em cada estágio do processamento até que a medição inicial seja finalizada e mantidos no sistema até serem arquivados e/ou excluídos. O processamento é definido com base no objeto de negócios de dados de medição inicial. O Processamento de Medição Legado pode ser usado com dados de medição inicial de Carga Inicial, Manual e Estimativa. Para obter mais informações, consulte Processamento de Medição Legado.
- O Processamento de Medição Direto envolve o processamento de dados de medição de entrada na memória, com base em algoritmos definidos em um tipo de IMD. Se estiver usando a Ordem do Componente de Medição, isso também criará registros de tabela intermediária para cada medição inicial após o recebimento (os registros de tabela intermediária serão excluídos assim que a medição for processada). O Processamento de Medição Direto só é suportado para dados de medição de Carga Inicial. Ele não suporta medições iniciais Manuais ou de Estimativa. Para obter mais informações, consulte Processamento de Medição Direto.
Somente medições iniciais podem ser editadas diretamente pelos usuários finais e apenas ao usar o Processamento de Medição Legado.
As quantidades em uma medição inicial podem mudar durante o processamento.
- As quantidades "pré-VEE" são valores de consumo derivados das medições registradas pelo sistema head-end ou pelo leitor de medidores, com os multiplicadores apropriados de instalação e componente de medição aplicados.
- As quantidades "pós-VEE" são os valores "finais", após o processamento de VEE.
As alterações nas quantidades podem basear-se numa série de condições, incluindo:
- As regras de VEE alteraram as quantidades porque estão ausentes ou obviamente erradas. Nesse caso, os valores pré-VEE são ajustados com base nas especificidades das regras de VEE aplicadas à medição inicial para criar os valores pós-VEE
- Mudanças manuais por um usuário.
Ao usar o Processamento de Medição Legado, os registros de dados de medição iniciais contêm as versões original (Pré-VEE) e final (Pós-VEE) das quantidades registradas pelo componente de medição.
Ao usar o Processamento de Medição Direto, se alguma quantidade for alterada durante o processamento de VEE, as quantidades originais (Pré-VEE) serão capturadas junto com as quantidades finais (Pós-VEE) na tabela Medição (D1_MSRMT).
Além dos valores de consumo registrados, as medições também possuem códigos de condição, usados para indicar a fonte e a qualidade de uma medição. Por exemplo:
- As medições gravadas regularmente podem ter um código de condição "Regular"
- As medidas ausentes podem ter um código de condição "Ausente"
- As medições estimadas podem ter um código de condição de "Estimativa Externa" ou "Estimativa do Sistema" com base no local onde a estimativa foi realizada.
Os valores pré e pós-VEE têm seu próprio código de condição, que também pode ser alterado durante o processamento de VEE. Por exemplo, uma medida que estava faltando no documento Pré VEE provavelmente se tornará "Sistema Estimado" no documento Pós-VEE após a execução de VEE.