Processamento de Medição Direto
Processamento de Medição Direto é um método de processamento de dados de medição inicial recebidos projetado para reduzir o volume de registros de medição iniciais no banco de dados. Em vez de criar e atualizar registros de dados de medição inicial, o Processamento de Medição Direto processa dados de medição inicial na memória e cria medições finais na tabela Medição (D1_MSRMT). Com o Processamento de Medição Direto, os registros na tabela Dados de Medição Inicial (D1_INIT_MSRMT_DATA) serão criados somente se um erro for encontrado durante o processamento (incluindo o processamento de VEE). Se você estiver usando a Ordem do Componente de Medição (veja a seguir), o Processamento de Medição Direto também criará registros temporários de preparação (na Tabela Intermediária de Controle IMD - D1_IMD_CTRL_STAGE).
Tipos de IMD
Tipos de IMD são registros de configuração usados para definir como as medições iniciais são processadas usando o Processamento de Medição Direto. Há duas categorias principais de tipos de IMD - tipos de seeder (com base no objeto de negócios Tipo de Seeder IMD - D1-IMDSeederType) e tipos específicos (com base no objeto de negócios Tipo de IMD Específico - D1-IMDType).
-
Tipos de Seeder IMD representa um seeder de dados de medição inicial (IMD), que serve como entrada universal no sistema para chamadores externos ou para processamento de carga útil de medição inicial. O principal objetivo do tipo de seeder IMD é determinar o tipo de IMD específico mais apropriado (como intervalo ou escalar ou um tipo usado com um adaptador específico do Smart Grid Gateway) a ser usado para processamento posterior e preparar os dados de entrada para esse tipo de IMD. Além disso, o tipo de seeder IMD é usado para executar validação crítica (como uma validação de contagem de intervalos), identificação de dispositivo e canal, mapeamento de valores externos (como Unidade de Medida e fuso horário) para valores internos e conversão de fuso horário para campos de data/hora.Observação:Só pode haver um tipo de seeder IMD ativo por vez.
- Tipos de IMD específicos definem as regras para processar um registro de dados de medição inicial (IMD) específico. Diferentes tipos de IMD específicos contêm regras para processar os diferentes tipos de dados de medição inicial que podem ser recebidos. Por exemplo, um tipo de IMD define as regras para processar uma medição escalar do sistema head-end Landis+Gyr, enquanto outra instância de Tipo de IMD define as regras para processar uma medição inicial de intervalo do sistema head-end do Sensus. Há quatro tipos de algoritmos suportados para tipos de IMD específicos: Pré-Processamento, Pré-VEE, VEE e Pós-VEE. Esses algoritmos são responsáveis por validar se a medição foi mapeada corretamente para o Tipo de IMD (Pré-Processamento), calcular o consumo (Pré-VEE), executar VEE (VEE), gravar na tabela de medição final (Pós-VEE), entre outras responsabilidades.
Os Tipos de IMD são definidos para tipos de componentes de medição específicos no método de processamento "Criação de Medição Inicial" ("Como Criar Informações Relacionadas ao MC") para cada sistema head-end. Consulte Criando Sistemas Head-End no Guia do Usuário Administrativo para obter mais informações sobre os métodos de processamento.
Para obter mais informações, consulte Noções Básicas sobre Tipos de IMD no Guia do Usuário Administrativo.
Processamento de VEE e Exceções com Processamento de Medição Direto (SEÇÃO)
Ao usar o Processamento de Medição Direto, o VEE é executado pelo Serviço de Processamento de Medição Direto com base nos algoritmos definidos para o Tipo de IMD da medição inicial.
- Se alguma quantidade for alterada durante o processamento de VEE, as quantidades originais (Pré-VEE) serão capturadas junto com as quantidades finais (Pós-VEE) na tabela Medição (D1_MSRMT).
- Se uma medição inicial falhar em uma regra de VEE com apenas exceções com a gravidade "Informações", será criado um registro de cabeçalho na tabela Dados da Medição Inicial (D1_NIT_MSRMT_DATA). Este cabeçalho serve como um registro pai para as exceções de VEE. Nesse caso, as medições finais são criadas como parte do processo.
- Se uma medição inicial retornar um erro durante o processamento Pré-VEE ou falhar em uma regra de VEE com a gravidade "Problemas" ou "Encerrar", será criado um registro na tabela Dados da Medição Inicial (D1_INIT_MSRMT_DATA) para a medição inicial, e o processamento adicional será feito usando o Processamento de Medição Legado. O tipo de registro de dados de medição inicial criado baseia-se na configuração do tipo de IMD.
A tabela a seguir resume como as exceções de VEE são criadas e se as medições finais são criadas ao usar o Processamento de Medição Direto.
Cenário | Registro de Dados de Medição Inicial (D1_INIT_MSRMT_DATA) | Exceções de VEE Criadas | Medições Finais Criadas |
---|---|---|---|
Nenhuma exceção | Não | Não | Sim |
Erro nos algoritmos Pré-VEE | Sim, com base no Objeto de Negócios de IMD definido no Tipo de IMD (como D1-InitialLoadIMDInterval) | Não | Não |
Exceções de VEE "Informação" e "Problema" ou "Encerrar" | Sim, com base no Objeto de Negócios de IMD definido no Tipo de IMD (como D1-InitialLoadIMDInterval) | Sim | Não |
Exceções de VEE "Problema" ou "Encerrar" | Sim, com base no Objeto de Negócios de IMD definido no Tipo de IMD (como D1-InitialLoadIMDInterval) | Sim | Não |
Apenas exceções de VEE "Informações" | Cabeçalho IMD de Exceção de Informações | Sim | Sim |
Filtragem do Componente de Medição
O Processamento de Medição Direto suporta a filtragem de dados de entrada para componentes externos de medição. Consulte Componentes Externos de Medição para obter mais informações sobre componentes externos de medição.
Os dados de medição para componentes externos de medição podem ser filtrados (em outras palavras, eliminados) ou transferidos para um sistema externo via sistema de arquivos ou armazenamento de objetos.
A filtragem é controlada usando o flag Tratamento de IMD nos tipos de componentes externos de medição. Este flag tem dois valores, "Filtrado" e "Transferência". À medida que os dados são processados, o Serviço de Processamento de Medição Direto avalia esse indicador para determinar como proceder.
- Quando esse flag é definido como "Filtrado", o Serviço de Processamento de Medição Direto elimina os registros de medição, retorna a carga útil de medição inicial para o serviço de processamento de carga útil (marcado como "Filtrado") para que seja capturado nas estatísticas de processamento de carga útil.
-
Quando esse flag é definido como "Transferência", o Serviço de Processamento de Medição Direto retorna a carga útil de medição inicial para o serviço de processamento de carga útil (marcado como "Transferência") para que ela seja capturada nas estatísticas de processamento de carga útil, e o processo em batch de Processamento de Carga Útil envia a carga útil para um sistema de arquivos ou armazenamento de objetos (para uso em sistemas externos).
No caso de um erro ao processar medições iniciais para componentes externos de medição de "transferência", a medição pode ser capturada na tabela Dados da Medição Inicial (D1_INIT_MSRMT_DATA) para correção (semelhante ao que acontece se um erro for encontrado durante o processamento de dados de medição regulares). Erros para medições de "transferência" podem incluir erros relacionados a validações críticas durante o processamento do seeder IMD, mapeamento de status ou cálculo de consumos. O processamento de medições de "transferência" com erro é tratado por meio de tipos de IMD de "transferência" e as medições são capturadas em objetos de negócios de medição inicial de "transferência". Quando o erro é resolvido, a medição insere o status "Aguardando Extração", e um processo em batch recupera a carga útil e envia o sistema de arquivos ou o armazenamento de objetos.
Ordem do Componente de Medição
Em algumas implementações, é importante que os dados de medição sejam processados em uma ordem específica. Por exemplo, ao usar um canal escalar como um "canal de verificação" para estimar/validar um canal de intervalo não principal, é importante processar o canal escalar primeiro. Outro exemplo são implementações em que os dados de medição de alguns componentes de medição escalares (geralmente diários) são ocasionalmente enviados para o sistema fora de ordem. Por exemplo, os dados de quatro dias em janeiro podem chegar na seguinte ordem:
- 5 de janeiro
- 2 de janeiro
- 3 de janeiro
- 4 de janeiro
Por padrão, o Processamento de Medição Direto processa as medições iniciais à medida que são recebidas no sistema, o que significa que os dados para a medição em 5 de janeiro seriam atualizados três vezes, pois cada uma das medições veio depois de ser processada.
Em casos como esses, as medições devem ser processadas com base nas datas Inicial e Final da medição inicial. No processamento de medição Legado, situações como essa são tratadas pelos processos em batch do Monitor IMD (como D1-IMD e D1-IMDV2), que processam os dados com base nas datas de Início e Parada, e não na ordem em que os dados foram recebidos no aplicativo. Para Processamento de Medição Direto, isso pode ser suportado por meio da Ordem do Componente de Medição.
A Ordem do Componente de Medição pode ser usada com componentes de medição específicos ou tipos de componentes de medição e é desafiada para componentes de medição ou tipos de componentes de medição usando o flag Ordem de IMD de Carga Inicial ou Ordem de IMD de Carga Inicial (Contingência) (respectivamente). As medições iniciais marcadas para a Ordem do Componente de Medição por meio deste flag são capturadas na tabela Intermediária de Controle de IMD com status "Pronto para Processar". As listas dessas medições iniciais podem ser exibidas na área Histórico de Dados de Medição Inicial do portal Componente de Medição ou pesquisando por componente de medição, dispositivo ou identificador IMD usando a área Pesquisa de Dados de Medição Inicial no portal Consulta de IMD. As medições iniciais individuais no estado "Pronto para Processar" podem ser exibidas usando o portal Tabela Intermediária de Controle de IMD (consulte Usando o Portal de Tabela Intermediária de Controle IMD para obter mais informações sobre o uso desse portal).
Os registros "Prontos para Processar" podem ser processados de duas maneiras:
- Um de cada vez no portal de Tabela Intermediária de Controle IMD
- Usando o processo em batch Processar Dados do Estágio de Controle do IMD (D1-IMDCS). Esse processo em batch usa os seguintes parâmetros:
-
Valor para restringir com Status do Estágio de Controle do IMD: designa o status dos registros a serem processados. Ao processar as medições iniciais da Ordem do Componente de Medição, defina como "D1RD" ("Pronto para Processar").
- Ativar controle de sequência: designa (verdadeiro ou falso) se as medições iniciais tiveram que ser recuperadas e ordenadas para um componente de medição em ordem crescente por data/hora e criar data/hora. Ao processar as medições iniciais da Ordem do Componente de Medição, defina como "verdadeiro".
-
Ativando o Processamento de Medição Direto
Para ativar o Processamento de Medição Direto, faça o seguinte:
- Ative a opção Usar Tipo de IMD em seus valores de busca extensível Configuração de Processamento de Carga Útil do SGG. Consulte Configurando o Processamento de Medição Direto e Criando Valores de Busca Extensíveis de Processamento de Carga Útil do SGG no Guia do Usuário Administrativo para obter mais informações.
- Atualize o método de processamento "Criação de Medição Inicial" ("Como Criar Informações Relacionadas ao MC") para especificar os Tipos de IMD a serem usados para seus tipos de componentes de medição para cada sistema head-end. Consulte Configurando o Processamento de Medição Direto e Criando Sistemas Head-End no Guia do Usuário Administrativo para obter mais informações.