Avaliando Nível de Serviço

Para alguns processos em segundo plano, uma implementação pode querer fornecer um ou mais algoritmos que verifiquem algumas condições para avaliar se o processo está executando conforme o esperado. Um algoritmo poderia ser usado para verificar o desempenho da tarefa para conferir se ele está executando com a eficiência esperada. Ou ainda poderia analisar os dados processados pelo processo em segundo plano para avaliar se há algum problema na qualidade dos dados.

O sistema fornece um spot de plug-in de Nível de Serviço no controle do batch para configurar os algoritmos apropriados para um processo em segundo plano, se desejado. Cada algoritmo deve retornar um valor para indicar o "nível de serviço" determinado, juntamente com uma mensagem que indica o motivo do valor. Os seguintes valores de Nível de Serviço são suportados:

  • Normal. Indica que o algoritmo não detectou nenhum problema.

  • Aviso. Indica que o algoritmo encontrou algumas anormalidades que podem ou não indicar um problema.

  • Erro. Indica que o algoritmo encontrou alguns problemas que devem ser investigados.

  • Desativado. Indica que o algoritmo não executou de forma apropriada a lógica do nível de serviço.

Quando vários algoritmos de Nível de Serviço são associados ao controle de batch, a avaliação geral do Nível de Serviço para um controle de batch é preenchida da seguinte forma: se algum algoritmo retornar Erro, esse valor será retornado; caso contrário, se algum retornar um Aviso, esse valor será retornado; caso contrário, Normal será retornado. Os resultados retornados por cada algoritmo também são disponibilizados para revisão.

Ao exibir um registro de controle de batch, use a ação Nível de Serviço para exibir essas informações. O nível de serviço também faz parte do serviço de Verificação da Integridade.