Áreas de Dados

A área de dados não tem outra finalidade de negócios a não ser fornecer um local de esquema comum para estruturas de esquema reutilizadas. Ela existe exclusivamente para ajudar a eliminar a declaração redundante de elemento. Por exemplo, se tiver vários esquemas que compartilham uma estrutura comum, você poderá configurar um esquema de área de dados independente para os elementos comuns e incluí-lo em cada um dos outros esquemas.

Esteja ciente de que a área de dados independente pode ter elementos mapeados para campos reais. Por exemplo, você pode ter 50 tipos diferentes de atividades de campo e todas podem compartilhar um conjunto comum de elementos para identificar onde e quando a atividade deverá ocorrer. É prudente declarar os elementos comuns a todos em uma área de dados independente e incluí-la nos 50 objetos de negócios de atividade de campo.

É altamente recomendável aproveitar os benefícios das áreas de dados independentes para evitar definição redundante de dados!

CUIDADO:
Inclusão dinâmica! Quando o sistema apresenta um esquema, todos os esquemas presentes nele são expandidos em tempo real. Isso significa que qualquer alteração efetuada em uma área de dados entrará em vigor imediatamente em todos os esquemas em que a área é referenciada. Portanto, a alteração de um esquema referenciado em um grande número de esquemas pode ser muito grande para ser executada on-line. Nessa situação, a alteração deve ser realizada em batch. Consulte o controle de batch "Atualizar Esquema de Objeto (F1-SCMUP)" para obter mais informações.

Esta seção descreve os tópicos adicionais relacionados à criação e ao trabalho com áreas de dados.

Extensão Dinâmica

É possível usar dados personalizados para estender uma área de dados do produto base. Para aumentar outra área de dados, faça referência dessa área no campo Área de Dados Estendida. Aumentando a área de dados você pode adicionar elementos adicionais a uma área de dados do produto base.

Aqui temos um exemplo de uma área de dados estendida:
  • As liberações do produto com a área de dados A, que contém os elementos a, b e c.
  • Sua implementação cria a área de dados CM-A que contém o elemento z e faz referência a área de dados A como a área de dados estendida.
  • No momento da execução, em qualquer lugar que a área de dados A for incluída, ela conterá elementos a, b, c e z.