As definições do alvo permitem que o usuário com privilégios e definições de segurança adequados modifiquem os valores reais e do alvo do KPI.
Depois de modificados, esses valores são submetidos e armazenados no repositório. O Oracle BI EE usa esses valores modificados para recalcular valores agregados, atualizar o cache e atualizar listas de controle de KPI ou scorecards aos quais o KPI foi adicionado. As definições de alvo atualmente estão disponíveis só para as origens de dados Essbase. Consulte Sobre Privilégios e Permissões de Scorecard para obter informações adicionais.
Há várias etapas que precisam ser executadas para usar definições de alvo em KPIs.
O administrador deve executar as seguintes tarefas de pré-requisitos para que o designer possa criar um KPI com definições de alvo:
Configurar o repositório para definições de alvo — O administrador de repositório do Oracle BI EE deve ativar os recursos de definição de alvo mapeando a origem de dados do Oracle Essbase para as camadas Física, Modelo e Mapeamento de Negócios e Apresentação no repositório do Oracle BI. O administrador deve ativar o write-back das colunas no repositório no qual as definições de alvo serão ativadas, selecionando a opção Gravável para as colunas lógicas, depois ativando a permissão Leitura/Gravação para as colunas de apresentação correspondentes. Consulte Guia do Criador de Repositório de Metadados para o Oracle Business Intelligence Enterprise Edition para obter informações adicionais.
Criar Scripts de Cálculo — O administrador de repositório do Oracle BI EE usa o Oracle Essbase para criar scripts de cálculo da origem de dados. Após a criação dos scripts de cálculo, eles são exibidos na lista Regra de Negócios Pós-atualização localizada no Editor de KPI: página Propriedades Gerais do Oracle BI EE Durante o design, o designer de conteúdo escolhe um script de cálculo. No runtime, o Oracle BI EE usa o script de cálculo especificado para recalcular os dados depois que o usuário modifica e salva os valores reais e alvos do KPI.
Consulte "Developing Calculation Scripts for Block Storage Databases" no Oracle Essbase Database Administrator's Guide para obter informações adicionais.
Designar privilégios do usuário — Para permitir que os usuários modifiquem os valores reais e alvos em um KPI, o administrador de sistema do Oracle BI EE deve designar privilégios específicos ao usuário: Consulte Sobre Privilégios e Permissões de Scorecard para obter informações adicionais sobre os privilégios do Presentation Services.
Há diversas etapas que o designer de conteúdo deve executar para criar um KPI com valores reais e alvos que um usuário possa atualizar no runtime.
A ilustração mostra cada etapa necessária no processo. Consulte Descrição das Etapas do Fluxo de Tarefas de Definição do Alvo para obter informações adicionais sobre cada etapa. Consulte Criando KPIs para obter informações de procedimento sobre o uso do editor de KPI para criar um KPI com definições de alvos.
Descrição das Etapas do Fluxo de Tarefas de Definição do Alvo
A lista a seguir descreve cada etapa que você deve executar para configurar as definições de alvo de um KPI:
Adicionar valores reais e alvos ao KPI — No Editor de KPI: página Propriedades Gerais, use os campos Valor Real e Valores Alvos para especificar os valores a serem usados na determinação do status e do score do KPI. No momento, você pode criar um KPI para cada origem de dados Essbase.
Marcar medidas como graváveis para permitir que os usuários atualizem valores reais e alvos — No Editor de KPI: página Propriedades Gerais, use a caixa de seleção Gravável para especificar quais valores o usuário pode modificar. É possível selecionar um ou dois valores como graváveis. Quando você marca a caixa de seleção Gravável, a página Editor de KPI: Segurança de Entrada de Dados é exibida no Editor de KPI como a última página junto com a sequência de navegação (consulte Como Criar um KPI?).
Selecionar a regra de negócios — No Editor de KPI: página Propriedades Gerais, use a lista Regra de Negócios Pós-atualização para especificar o script de cálculo. O Oracle BI EE usa o script de cálculo para recalcular os dados depois que os valores são modificados pelo usuário. O administrador de repositório usa o Oracle Essbase para criar a origem de dados e os scripts de cálculo exibidos durante o design. Consulte Pré-requisitos para Configurar Definições de Alvo em KPIs para obter informações adicionais sobre scripts de cálculo.
Designar segurança no nível de fatia — Use o Editor de KPI: página Segurança de Entrada de Dados para especificar como você deseja proteger os dados. Para proteger os dados, você cria fatias, que definem um conjunto de permissões de acesso de leitura e gravação no nível da célula. As fatias podem então ser designadas a usuários específicos do Oracle BI EE.
O designer de conteúdo pode incluir KPIs com definições de alvo ativadas em listas de controle, como uma lista de controle de KPI, objetivos e iniciativas.
Consulte Noções Básicas sobre Listas de Controle para obter informações adicionais.
No runtime, um usuário que recebeu os privilégios adequados pode modificar e salvar os valores reais e alvos que são graváveis. Depois que o usuário informa e salva os valores, o Oracle BI EE envia os valores para o repositório, recalcula os valores agregados e atualiza a lista de controle. Consulte Sobre Privilégios e Permissões de Scorecard para obter informações adicionais sobre os privilégios do Presentation Services.