Fazendo Drill em Views

Se o administrador tiver configurado colunas para fazer drill-down na área de assunto, você poderá permitir que os usuários façam drill-down nos dados de gauges, gráficos, heat matrices, mapas, tabelas dinâmicas, tabelas, mapas em árvore e grades.

O drill é uma forma de navegar nos dados em views de forma rápida e fácil. Esta seção oferece as seguintes informações sobre como fazer drill-down:

Em Quais Colunas Eu Posso Fazer Drill-down?

Você pode fazer drill em colunas de atributos e colunas hierárquicas.

Para obter informações sobre como fazer drill em colunas, consulte Sobre Fazendo Drill dos Resultados.

Como Eu Permito Fazer Drill em Colunas?

Como designer de conteúdo, você especifica se os usuários podem fazer drill-down em determinadas colunas das views de painéis.

Você controla se o drill é permitido em determinadas colunas especificando opções na caixa de diálogo Propriedades da Coluna: guia Interação.

Uma interação principal controla o que pode ser feito em uma coluna, por exemplo, fazer drill, enviar mestre-detalhe etc. Se o drill não estiver definido como interação principal de uma determinada coluna (ou seja, Fazer Drill não foi especificado como valor da caixa Cabeçalho da Coluna: Interação Principal ou Valor: Interação Principal na caixa de diálogo Propriedades da Coluna: guia Interação), você poderá permitir drill como interação de clique com o botão direito do mouse nas views de gráfico, heat matrix, tabela simples e dinâmica no runtime. Para fazer isso, você seleciona a opção Fazer Drill (quando não for uma interação principal) na caixa de diálogo Propriedades da Análise: guia Interações.

Quais São os Efeitos do Drilling nos Filtros e Etapas de Seleção?

O drill funciona de forma diferente quando filtros e etapas de seleção são aplicados.

Fazer drill em colunas afeta as etapas de filtros e seleção conforme descrito na lista a seguir. Para obter mais informações, consulte Filtrando e Selecionando Dados para Análises.

  • Colunas hierárquicas: Nenhuma etapa é adicionada à seleção quando você maximiza ou minimiza os membros de uma coluna hierárquica. Ou seja, maximizar e minimizar não altera a seleção de dados para a coluna.

    Por exemplo, suponha que você crie uma tabela dinâmica em que selecione 2008 como único membro na dimensão de Tempo e organize os dados para que esse membro seja o cabeçalho da coluna da tabela dinâmica. Você pode maximizar para mostrar trimestres de 2008 e os meses do último trimestre. Nesse momento, a tabela dinâmica possui membros filhos para 2008, T1 2008, T2 2008, T32008, T4 2008, outubro de 2008, novembro de 2008 e dezembro de 2008. Se você exibir o painel Etapas de Seleção, contudo, verá que a seleção para a dimensão de Tempo ainda contém apenas o membro 2008.

    A expansão e a redução em uma coluna hierárquica afeta apenas essa view específica. Nenhuma outra view é afetada.

  • Colunas de atributos: Você pode fazer drill-down do cabeçalho da linha ou da coluna ou de um membro de uma coluna de atributo. O drill-down em um cabeçalho adiciona o nível mais baixo à view. O drill-down em um membro adiciona o nível mais baixo e afeta filtros e etapas de seleção:

    • Fazer drill de um membro adiciona um filtro ao membro atual, limitando assim os resultados. Por exemplo, se você fizer drill no membro Game Station de uma tabela que inclua a coluna Produtos P1, você adicionará a coluna Nome do Rep de Vendas E1, que adicionará um filtro que especificará que Produto P1 é igual à Game Station.

    • Fazer drill em um membro adiciona a coluna de nível mais baixo à análise e atualiza a coluna no painel Etapas de Seleção sem fornecer uma atualização da etapa durante a criação do design.