Variáveis ajudam a garantir que as mesmas informações e textos sejam apresentados com exatidão em diversos locais.
Você pode fazer referência a variáveis em várias áreas do Oracle BI Enterprise Edition, incluindo em análise, agentes, painéis, KPIs, ações e condições. Por exemplo, suponha que você queira criar uma análise cujo título exibe o nome do usuário atual. Você pode fazer isso fazendo referência a uma variável.
Há cinco tipos de variáveis que você pode usar:
Sessão
Repositório
Apresentação
Solicitação
Global
Uma variável de sessão é aquela que é inicializada no momento do log-in de cada usuário.
Quando um usuário começa uma sessão, o Oracle BI Server cria uma nova instância de uma variável de sessão e inicializa-a.
Há muitas instâncias de uma variável da sessão, pois há sessões ativas no Oracle BI Server. Cada instância de uma variável da sessão poderia ser inicializada em um valor diferente.
Variáveis de sessão são preenchidas por uma consulta especificada em um bloco de inicialização (INIT BLOCK). Esses INIT BLOCKs de sessão geralmente são executados somente uma vez no momento do log-in. No entanto, se o INIT BLOCK for marcado como diferido, ele poderá ser executado posteriormente quando as variáveis relevantes forem referenciadas.
Os INIT BLOCKS de sessão geralmente estão associados a uma instrução de consulta, mas também podem estar associados a um objeto de LDAP. Para obter mais informações sobre INIT BLOCKs, consulte "Trabalhando com Blocos de Inicialização" no Guia do Criador de Repositório de Metadados para o Oracle Business Intelligence Enterprise Edition.
Há dois tipos de variáveis de sessão:
Sistema - Uma variável de sessão que o Oracle BI Server e o Oracle BI Presentation Services usa para fins específicos.
As variáveis da sessão do sistema têm nomes reservados que não podem ser usados para outros tipos de variáveis (como estática ou as variáveis de repositório dinâmicas e variáveis de sessão que não são do sistema).
Não É do Sistema - Uma variável do sistema que o administrador cria e os nomes. Por exemplo, o administrador pode criar uma variável que não é do sistema SalesRegion que inicializa o nome de uma região de vendas do usuário.
O administrador cria variáveis de sessão que não são do sistema usando a Ferramenta de Administração do Oracle BI.
Nota:
Determinadas variáveis de sessão do sistema (tais como USERGUID ou ROLES) não podem ser substituídas por variáveis de solicitação. Outras variáveis de sessão do sistema, tais como DATA_TZ e DATA_DISPLAY_TZ (Fuso horário), podem ser substituídas se configuradas no Oracle BI Administration Tool.Para obter mais informações, consulte "Trabalhando com Variáveis de Repositório" em Guia do Criador de Repositório de Metadados para o Oracle Business Intelligence Enterprise Edition.
Para obter mais informações, consulte Sobre Variáveis de Sessão no Guia do Criador de Repositório de Metadados para o Oracle Business Intelligence Enterprise Edition.
Uma variável de repositório é uma variável que possui um único valor em determinado momento.
Há dois tipos de variáveis de repositório:
Estática - Variáveis do repositório cujo valor persiste e não é alterado até que o administrador decida alterá-las.
Dinâmico — Variáveis de repositório cujos valores são preenchidos por uma consulta especificada em um INIT BLOCK. Você pode especificar o intervalo pelo qual o INIT BLOCK é atualizado. Um INIT BLOCK dinâmico atualiza automaticamente os valores de suas variáveis no intervalo especificado.
INIT BLOCKs dinâmicos só podem ser associados a uma consulta (ou seja, por uma instrução SQL, uma consulta de ADF ou outra origem de dados suportada). Para obter mais informações sobre INIT BLOCKs, consulte "Trabalhando com Blocos de Inicialização" no Guia do Criador de Repositório de Metadados para o Oracle Business Intelligence Enterprise Edition.
O administrador cria variáveis do repositório usando a Ferramenta de Administração do Oracle BI.
Para obter mais informações, consulte Sobre Variáveis de Repositório no Guia do Criador de Repositório de Metadados para o Oracle Business Intelligence Enterprise Edition.
Variáveis de apresentação são criadas e utilizadas com prompts de painel de controle.
Uma variável de apresentação é aquela que pode ser criada como parte do processo de criação de um dos seguintes tipos de prompts do painel:
Prompt da coluna — Uma variável de apresentação criada como parte de um prompt de coluna é associada a uma coluna, e os valores que ela pode obter vêm dos valores da coluna.
Para criar uma variável de apresentação como parte de um prompt de coluna, na caixa de diálogo Novo Prompt (ou caixa de diálogo Editar Prompt), selecione Variável de Apresentação no campo Definir uma variável e, em seguida, informe um nome para a variável no campo Nome da Variável.
Para obter informações sobre como trabalhar com prompts de colunas, consulte Criando um Prompt de Coluna.
Prompt da variável — Uma variável de apresentação criada como parte de um prompt de variável não é associada a nenhuma coluna e você define os valores que ela pode ter.
Para criar uma variável de apresentação como parte de um prompt de variável, na caixa de diálogo Novo Prompt (ou caixa de diálogo Editar Prompt), selecione Variável de Apresentação no campo Prompt para e, em seguida, informe um nome para a variável no campo Nome da Variável.
Para obter informações sobre como trabalhar com prompts de variáveis, consulte Criando um Prompt de Variável.
O valor de uma variável de apresentação é preenchido pelo prompt de coluna ou variável em que ela foi criada. Ou seja, cada vez que um usuário seleciona um ou mais valores na coluna prompt ou variável, o valor da variável de apresentação é definido com o valor ou valores que o usuário seleciona.
As variáveis de solicitação substituem temporariamente as solicitações do banco de dados de prompt.
Uma variável de solicitação permite que você substitua o valor de uma variável de sessão, mas somente pela duração de uma solicitação do banco de dados iniciada por um prompt de coluna ou prompt de variável.
Nota:
Determinadas variáveis de sessão do sistema (tais como USERGUID ou ROLES) não podem ser substituídas por variáveis de solicitação. Outras variáveis de sessão do sistema, tais como DATA_TZ e DATA_DISPLAY_TZ (Fuso horário), podem ser substituídas se configuradas no Oracle BI Administration Tool.Para obter mais informações, consulte "Trabalhando com Variáveis de Repositório" em Guia do Criador de Repositório de Metadados para o Oracle Business Intelligence Enterprise Edition.
Você pode criar uma variável de solicitação como parte do processo de criação de um dos seguintes tipos de prompts do painel de controle:
Prompt da coluna — Uma variável de solicitação criada como parte de um prompt de coluna é associada a uma coluna, e os valores que ela pode obter vêm dos valores da coluna.
Para criar uma variável de solicitação como parte de um prompt de coluna, na caixa de diálogo Novo Prompt (ou na caixa de diálogo Editar Prompt), selecione Variável de Solicitação no campo Definir uma variável e, em seguida, informe o nome da variável de sessão a ser substituída no campo Nome da Variável.
Para obter informações sobre como trabalhar com prompts de colunas, consulte Criando um Prompt de Coluna.
Prompt da variável — Uma variável de solicitação criada como parte de um prompt de variável não é associada a nenhuma coluna e você define os valores que ela pode ter.
Para criar uma variável de solicitação como parte de um prompt de variável, na caixa de diálogo Novo Prompt (ou na caixa de diálogo Editar Prompt), selecione Variável de Solicitação no campo Prompt para e, em seguida, informe o nome da variável de sessão que deseja substituir no campo Nome da Variável.
Para obter informações sobre como trabalhar com prompts de variáveis, consulte Criando um Prompt de Variável.
O valor de uma variável de solicitação é preenchido pelo prompt de coluna ou variável em que ela foi criada. Ou seja, cada vez que um usuário seleciona um valor na no prompt de coluna ou variável, o valor da variável de solicitação é definido para o valor que o usuário seleciona. Contudo, o valor só permanecerá em efeito no momento em que o usuário pressionar o botão Ir para o prompt até que a análise de resultados seja retornada para o painel de controle.
Nota:
Só variáveis de solicitações numéricas e de string suportam vários valores. Todos os outros tipos de dados só especificam o primeiro valor.Uma variável global é uma coluna criada combinando um tipo de dados específico com um valor.
O valor pode ser string, número, data, hora, expressão, fórmula e assim por diante. Você cria um valor global durante o processo de criação de uma análise usando a caixa de diálogo Editar Fórmula da Coluna. A variável global então é salva no catálogo e disponibilizada para todas as outras análises em um sistema de tenant específico.
Você cria uma variável global como parte do processo de criação de uma análise.
Variáveis globais podem ser dos seguintes tipos:
Data
Data e Hora
Número
Texto
Hora
Para criar uma variável global:
A variável global é avaliada no momento em que a análise é executada, e o valor da variável global é substituído de forma apropriada. Só usuários com privilégios apropriados podem gerenciar (adicionar, editar e excluir) variáveis globais.