13 Scorecards

Este capítulo fornece informações sobre o Oracle Scorecard and Strategy Management no Oracle Business Intelligence Enterprise Edition. Ele descreve os scorecards e explica como trabalhar com eles para descrever e comunicar sua estratégia de negócios. São fornecidos detalhes sobre os objetos de scorecard com os quais você trabalha, inclusive instruções de visão e missão, perspectivas, objetivos, iniciativas, árvores de estratégia, mapas de estratégia, mapas de causa e efeito, views personalizadas e listas de controle.

Tópicos

Este capítulo inclui as seguintes seções:

"O que É o Oracle Scorecard and Strategy Management?"

Oracle Scorecard and Strategy Management é uma ferramenta de gerenciamento de desempenho que permite descrever e comunicar sua estratégia de negócios.

Você pode conduzir e analisar estratégia corporativa e desempenho de sua organização, de cima para baixo ou de baixo para cima.

O Oracle Scorecard and Strategy Management também permite alinhar seus objetivos e iniciativas com relação às perspectivas de scorecard balanceado ou criar os seus próprios para refletir suas competências de negócios fundamentais. Consulte O Que é um Balanced Scorecard?

Use o Oracle Scorecard and Strategy Management para:

Como você usa os KPIs em scorecards para medir o progresso e desempenho ao longo do tempo, a melhor prática recomendada é incluir dimensões de tempo apropriadas ao definir KPIs para serem usadas com scorecards. Para obter informações sobre dimensões de tempo, consulte seu administrador.

O Que é um Balanced Scorecard?

A criação de um scorecard balanceado fornece uma visão clara dos vários aspectos de uma organização.

Geralmente, as empresas concentram-se intensamente em estratégias orientadas financeiramente sem considerar suficientemente outras perspectivas de contribuição. Como, em geral, as metas financeiras são retroativas, tendendo a ser definidas em termos de crescimento sobre números históricos, elas não são consideradas para condições de mercado futuras ou melhoria de objetivos. Um Balanced Scorecard é uma sistema de gerenciamento estratégico que mapeia a estratégia da organização em objetivos, medidas, alvos e iniciativas claras, organizadas em quatro perspectivas: Financeiro, Cliente, Processos de Negócios internos e Aprendizado e Crescimento. Essas perspectivas geralmente são estruturadas por perguntas, como "Para atingir sua visão, como devemos nos apresentar para nossos clientes?" ou "Para obter sucesso financeiro, como devemos nos apresentar para nossos acionistas?" Como metodologia, o Balanced Scorecard fornece aos negócios uma linguagem para definir estratégias que satisfaçam a inúmeras perspectivas relevantes. Da mesma maneira como demonstrações financeiras (declaração de rendimentos, demonstração dos fluxos de caixa e folha de balanço) descrevem a integridade financeira de uma organização, o Balanced Scorecard fornece uma estrutura para comunicar a estratégia de modo consistente e intuitivo. A ilustração traz uma representação dessas quatro perspectivas.

"As quatro perspectivas do scorecard permitem um equilíbrio entre objetivos de curto e longo prazo, entre os resultados desejados e os indicadores de desempenho desses resultados e entre medidas de objetivo rígidas e medidas mais brandas e subjetivas.” (Robert S. Kaplan, David P. Norton, “Vinculando o Balanced Scorecard à Estratégia”, California Management Review Reprint Series, 1996 da autoria dos Regentes da Universidade da Califórnia CMR, Vol. 39, Número 1, Outono de 1996).

O Oracle Scorecard and Strategy Management fornece quatro perspectivas padrão que você pode usar para definir estratégias que incluem todas as perspectivas relevantes, de forma holística, e para definir estruturas de estratégia que asseguram estabilidade e sucesso em todas as perspectivas.

Estas quatro perspectivas padrão, que fundamentam a metodologia Balanced Scorecard descrita por Dr. Robert Kaplan e Dr. David Norton, são:

  • Financeira — Usada para identificar medidas financeiras que ajudam a responder à pergunta: "Qual imagem passamos para nossos acionistas?"

  • Cliente — Usado para identificar medidas que ajudam a responder a essa pergunta: "Como os clientes nos Veem?"

  • Processo Interno — Usado para identificar medidas que ajudam a responder à pergunta: "Em que processos devemos nos distinguir?"

  • Aprendizado e Crescimento — Usado para identificar medidas que ajudam responder à pergunta: "Como poderemos continuar a melhorar e criar valor?"

Você pode personalizar as perspectivas fornecidas ou criar suas próprias perspectivas para alinhar melhor objetivos, iniciativas-chave e KPIs às suas competências de negócios.

As quatros perspectivas de Kaplan e Norton refletem uma estratégia organizacional específica. Essas perspectivas e estratégias não necessariamente se adequam ao governo, setor público ou organizações sem fins lucrativos; no entanto, os objetivos e perguntas principais devem ser alteradas e suplementadas para capturar as estratégias desejadas.

Trate o balanced scorecard como um documento ativo. O processo de avaliação de objetivos, iniciativas e etc, é reiterativo. O processo deve fornecer não apenas perspectivas quantitativas, mas qualitativas sobre a integridade da sua organização e deve guiá-la de modo apropriado para atingir os resultados desejados.

Consulte "O que É o Oracle Scorecard and Strategy Management?"

O que é o Editor de Scorecard?

O Editor de Scorecard permite que você crie um scorecard de toda a organização ou de departamentos individuais.

O Editor de Scorecard consiste em diversos painéis e guias:

  • No lado esquerdo do editor, estão os painéis que você usa para criar objetos que compõem o seu scorecard. Por exemplo, ele inclui o painel Estratégia, que você usa para criar, organizar e melhorar os objetivos que formam a estrutura estratégica (também chamada de árvore de estratégia) da entidade corporativa (departamento, por exemplo) que você deseja avaliar.

  • No lado direito do editor está a área de guias. Na primeira vez em que cria um scorecard, você é conduzido até a guia Visão Geral. Ela permite que você exiba informações resumidas da iniciativa, do objetivo ou do KPI selecionado.

    Quando você cria seus objetos de scorecard, são geradas guias detalhadas dinamicamente para cada um deles. Por exemplo, quando você cria um objetivo, é gerada uma guia para esse objetivo. Você usa essa guia para definir o objetivo e exibir informações detalhadas sobre o objetivo, como quais KPIs devem ser usados para avaliá-lo e quais iniciativas devem direcioná-lo.

  • Na parte superior do editor há botões da barra de ferramentas e a área do ponto de vista. A área do ponto de vista exibe as dimensões dos KPIs que são usadas no Scorecard para medir o andamento e o desempenho de iniciativas e objetivos. Você usa esta área para apontar (ou definir) valores para as dimensões. Quando você apontar uma dimensão, os dados no scorecard serão filtrados para fornecer um novo ponto de view (isto é, uma nova view de dados). Consulte Sobre a Área de Ponto de View.

A ilustração mostra um exemplo do Editor de Scorecard para Scorecard de Amostra - Lite.

O Que São Objetos de Scorecard?

Objetos de scorecard podem executar várias funções.

Objetos de scorecard são itens que você cria ou organiza para:

Como Criar um Scorecard?

Como o Oracle Scorecard and Strategy Management fornece uma variedade de objetos de scorecard com os quais é possível comprar seu scorecard, um fluxo e uma descrição do processo geral são fornecidos para orientá-lo.

É recomendável que você execute cada tarefa dentro do fluxo de processos na ordem. A ilustração mostra uma representação gráfica do fluxo do processo geral para criar um scorecard.


Esta imagem é descrita no texto ao redor.

  1. Crie um novo scorecard para conter os objetos de scorecard que escolher para representar, avaliar, apresentar e analisar sua estratégia corporativa, como objetivos, iniciativas, perspectivas e assim por diante.
    Ao criar um scorecard, você pode aceitar as quatro perspectivas padrão ou pode criar suas próprias perspectivas. Perspectivas representam suas principais competências de negócios (por exemplo, Pesquisa e Desenvolvimento ou Finanças) que você pode usar para alinhar iniciativas e objetivos.
  2. Defina as instruções de visão e de missão da sua empresa, o que se traduz diretamente em temas estratégicos e estímulos globais que você posteriormente apoia com a criação de objetivos.
  3. Crie e organize objetivos (metas e resultados desejados) para toda sua organização ou para que um departamento desenvolva um alinhamento ou casualidade estratégica entre os objetivos. Isso inclui a designação dos KPIs que medem o progresso e o desempenho de objetivos. O objetivo de nível superior (ou seja, o objetivo-raiz) no painel Estratégia representa a entidade (toda a sua organização ou um departamento) à qual você está atribuindo scorecard.
  4. Crie os KPIs que coletam os principais dados de negócios (Vendas do Produto, por exemplo) e especifique alvos de KPI, faixas de alvos e ações.
  5. Crie as listas de controle de KPI que você deseja usar para monitorar KPIs.
  6. Crie e organize as iniciativas necessárias para atingir os objetivos. Também é possível designar KPIs às iniciativas.
  7. Use comentários (também conhecidos como anotações) para associar texto explicativo aos valores de KPIs, objetivos ou iniciativas para um conjunto específico de valores de dimensão.
  8. Refine e reitere objetivos e iniciativas:
    1. Atribua peso a objetivos e iniciativas individuais para especificar como eles afetam o desempenho geral da entidade à qual você está atribuindo scorecards.
    2. Defina mapeamentos de avaliação.
    3. Se for o caso, substitua o status de KPIs, iniciativas e objetivos.
    4. Crie agentes de KPIs. (Os agentes permitem automatizar seus processos de negócios.).
  9. Descreva relacionamentos entre modelos objetivos e articulados usando mapas de estratégia, mapas de causa e efeito e árvores de estratégia.
  10. Crie views personalizadas para refinar ainda mais sua estratégia para ajudar a capturar a essência do seu negócio.
  11. Criar views em um scorecard com base nos critérios que você especifica ao criar listas de controle inteligentes.
  12. Adicionar views de scorecard a painéis.

Sobre Privilégios e Permissões de Scorecard

A capacidade de executar determinadas tarefas durante a criação de KPIs e listas de controle de KPI, ou no Oracle Scorecard and Strategy Management (por exemplo, criar scorecards ou entrar em contato com proprietários), é controlada por privilégios.

Os privilégios são gerenciados pelo administrador. Consulte Gerenciando Privilégios do Presentation Services no Guia de Segurança do Oracle Business Intelligence Enterprise Edition para obter informações gerais.

Muitas tarefas exigem uma combinação de privilégios. Há três tabelas em Privilégios Exigidos para Tarefas de KPI e Privilégios Exigidos para Tarefas de Scorecard e Objeto de Scorecard no Guia de Segurança do Oracle Business Intelligence Enterprise Edition que incluem o seguinte:

  • Lista o objeto da tarefa (por exemplo, link de ação ou documento relacionado).

  • Liste as tarefas e privilégios correspondentes que você pode gerenciar.

  • Suponha que o administrador tenha fornecido à ID de usuário ou ao grupo as permissões para ler ou gravar nos objetos e pastas necessários do catálogo.

Nota:

Essas tabelas não tratam permissões. Para alterar as permissões do scorecard ou de seus elementos (isto é, quais usuários têm acesso ao scorecard ou aos seus elementos), você precisa da permissão Controle Total no scorecard. Consulte Gerenciando Objetos no Oracle BI Presentation Catalog.

Você deve:

Usando os Modos de Edição e Exibição no Editor de Scorecard

O modo de edição que você usa no Editor de Scorecard depende do que está tentando fazer.

O Editor de Scorecard tem dois modos:

  • Modo de edição - Permite que você crie ou edite instruções de missão, instruções de visão, iniciativas, perspectivas, objetivos, KPIs, listas de controle do KPI, listas de controle inteligentes e views, bem como crie agentes usando KPIs.

    Não exclua objetivos, iniciativas ou perspectivas de scorecard fora do Editor de Scorecard porque isso pode resultar em problemas de scorecard.

  • Modo de exibição - Permite que você navegue e exiba instruções de missão, instruções de visão, iniciativas, perspectivas, objetivos, KPIs, listas de controle de KPI e views, mas não os adicione ou modifique. Você também pode adicionar comentários, substituir status, criar agentes de KPIs e interagir com listas de controle inteligentes.

Além disso, as informações que você pode acessar e as tarefas que pode executar nesses modos dependem dos seguintes fatores:

  • Os privilégios que são designados à sua conta

  • As permissões que estão associadas a pastas e objetos de scorecard individuais

Consulte Sobre Privilégios e Permissões de Scorecard.

Criando Scorecards

Scorecards ajudam a exibir análises de dados para descrever e comunicar estratégias de negócios.

A criação de um scorecard ajuda seu público-alvo a entender como o desempenho e as metas se relacionam.

  1. No cabeçalho global, clique em Novo e, em seguida, selecione Scorecard.
  2. Na caixa de diálogo Novo Scorecard, especifique um nome para o scorecard.
  3. (opcional) Especifique uma descrição do scorecard.
  4. Selecione o local em que deseja salvar o scorecard.
  5. Especifique se você deseja usar as perspectivas do Balanced Scorecard padrão. Se você desmarcou a caixa de seleção Usar Perspectiva Padrão?, você deve criar suas próprias perspectivas personalizadas com as quais associar iniciativas e objetivos.
  6. Clique em OK para criar o novo scorecard.

Abrindo ou Editando Scorecards

O procedimento para abrir ou editar scorecards é o mesmo.

A edição de um scorecard assegura que as informações dele sejam atuais.

Se você precisar que o administrador faça uma alteração nos metadados (por exemplo, renomear uma dimensão ou excluir uma área de assunto), remova todas as referências ao objeto dentro da suas KPIs e scorecards, antes de entrar em contato com o administrador.

Consulte Usando os Modos de Edição e Exibição no Editor de Scorecard.

  1. No cabeçalho global, clique em Catálogo para exibir a página Catálogo.
  2. Navegue até o scorecard que deseja abrir ou editar e clique em um dos seguintes links:
    • Abrir — O scorecard é exibido no Editor de Scorecard no modo de view.
    • Editar — O scorecard é exibido no Editor de Scorecard no modo de edição.
  3. Faça as alterações desejadas.
  4. Salve o scorecard.

Exibindo Informações de Visão Geral

Você pode exibir as informações resumidas de iniciativas, objetivos ou KPIs.

As informações resumidas exibidas dependem de qual objeto você selecionou por último no painel Iniciativas ou Estratégia. Se você selecionou pela última vez:

  • Uma iniciativa ou um objetivo, serão exibidas as definições básicas da iniciativa ou do objetivo (por exemplo, status, responsável pelo negócio e assim por diante) com um resumo de status que mostra o número de KPIs e iniciativas, ou de KPIs e objetivos, que avaliam o progresso em cada faixa de avaliação de desempenho.

    Se houver pelo menos um objetivo, iniciativa ou KPI filho ou descendente em um status específico, o nome do status será um hiperlink que exibirá a guia Detalhamento do Editor de Scorecard, mostrando objetivos, iniciativas ou KPIs filhos ou descendentes.

  • Um KPI, serão exibidas as definições básicas do KPI (por exemplo, status, responsável pelo negócio e assim por diante) e também dados de desempenho e um gráfico de desempenho.

  1. Abra ou edite o scorecard.

    A guia Visão Geral do Editor de Scorecard é exibida. A ilustração mostra um exemplo da guia Visão Geral para um objetivo.

    A guia Visão Geral mostra informações resumidas do objetivo-raiz, que representa a entidade do scorecard, ou seja, toda a organização ou um departamento.

  2. Para mostrar informações resumidas para:
    • Um KPI, no painel Iniciativas ou no painel Estratégia, clique no KPI.

    • Uma iniciativa, no painel Iniciativas, clique na iniciativa.

    • Um objetivo, no painel Estratégia, clique no objetivo.

Sobre a Área de Ponto de View

A área de ponto de view do Editor de Scorecard exibe controles das dimensões de KPIs que são usados no scorecard para medir o andamento e o desempenho de iniciativas e objetivos.

Consulte O Que São Dimensões e Valores de Dimensão Fixados?

Os controles são exibidos para cada dimensão de KPI a que é feita referência em um scorecard, com exceção daqueles que você impede explicitamente de serem exibidos. Se a mesma dimensão for mencionada em mais de um KPI, um controle poderá ser compartilhado pelos KPIs. Consulte Configurando os Controles do Ponto de Vista.

A figura aqui mostra uma área de ponto de view que exibe as dimensões Hierarquia de Região, Segmentos do Cliente, Hierarquia de Escritórios, Hierarquia de Produtos e 2010/Q3.

Cada controle inclui um label e um botão de seta para baixo que exibe uma lista dos valores de dimensão, na qual você pode selecionar e um link Pesquisar (consulte a caixa de diálogo Pesquisar Membros para obter informações adicionais). O label é o nome do banco de dados da dimensão (por padrão), um label simplificado (se especificado para o controle), ou um ou mais valores (se a dimensão for retida para um valor específico ou vários valores).

Usa esta área para apontar temporariamente valores para as dimensões. Quando você apontar uma dimensão, os dados no scorecard serão filtrados para fornecer um novo ponto de view (isto é, uma nova view de dados). Isso permite que você concentre-se em dados específicos de seu interesse, como a área de negócios para a qual você é responsável.

As definições da área de ponto de vista são temporárias e não são preservadas quando o scorecard é salvo. Para preservar retenções, você pode usar o(a):

  • Guia Definições de Dimensão da caixa de diálogo Definições para afetar todos os usos de KPI em um scorecard.

  • Área Dimensionalidade no painel Analytics da guia Detalhes do KPI do Editor de Scorecard para fixar os valores de um determinado uso de KPI.

  • Caixa de diálogo Adicionar KPI (também exibida como a caixa de diálogo Editar Entrada da Lista de Controle) no Editor de Lista de Controle de KPI para fixar valores de KPIs individuais.

  • Caixa de diálogo Fixações de Dimensão para fixar valores em uma view que foi adicionada a um painel de controle.

  • A página Dimensionalidade do Editor de KPI (também exibida como a guia KPI do Editor de Scorecard) para fixar valores em uma definição de KPIs. Esse método é menos flexível do que quando você permite que uma definição do KPI seja reutilizável em diferentes contextos e só retém dentro de views que fazem referência ao KPI.

O Editor de Scorecard também contém os botões Voltar e Avançar que permitem mover-se para frente e para trás no histórico do ponto de vista, a fim de selecionar um ponto de vista anterior ou o ponto de vista com que você começou.

Para reter temporariamente uma dimensão:

  1. Clique no botão de seta para baixo à direita da dimensão.

  2. Para:

    • Selecione um valor único específico e clique no valor.

    • Selecione diversos valores, clique no link Pesquisar para exibir a caixa de diálogo Pesquisar Membros, faça as seleções e clique no botão OK. Você também pode selecionar vários valores pressionando e mantendo a tecla Ctrl pressionada e, em seguida, clicando nos valores desejados.

    • Se o valor for uma coluna hierárquica, clique no botão de triângulo lateral para expandir os níveis. Pressione e mantenha pressionada a tecla Ctrl e, em seguida, clique nos valores desejados.

  3. Clique na tecla de seta para baixo ou fora da caixa de diálogo para fechá - la.

Os dados são filtrados e um novo ponto de view é exibido.

Configurando os Controles do Ponto de Vista

Você usa a guia Definições da Dimensão da caixa de diálogo Definições para configurar os controles das dimensões na área de ponto de view de um scorecard.

Especificamente, você pode definir:

  • Um ou mais valores padrão para a dimensão.

  • Se um controle da dimensão será exibido na área de ponto de vista

  • O label a ser exibido na área de ponto de vista da dimensão.

  • Consulte Sobre a Área de Ponto de View.
  1. Editar o scorecard para a qual deseja configurar controles de ponto de vista. Consulte Abrindo ou Editando Scorecards.
  2. Clique no botão Definições de Scorecard no Editor de Scorecard.
  3. Na guia Mapeamentos de Avaliação da caixa de diálogo Definições, clique na guia Definições de Dimensão.
  4. Configure os controles de cada dimensão conforme desejar. Para configurar o controle de uma dimensão:
    1. Selecione a dimensão e, em seguida, clique no botão Editar Linha.
    2. Na caixa de diálogo Editar Definições de Dimensão, especifique as definições desejadas e clique em OK.
  5. Clique em OK.

O Que São Instruções de Visão?

Uma instrução de visão é uma instrução resumida que descreve o que a sua organização deseja tornar-se em algum momento no futuro.

Por exemplo, uma instrução de visão pode se tornar o negócio mais bem-sucedida do Mercado de Polipropileno da América do Sul. (Uma instrução de visão é opcional.)

Geralmente, nessa instrução, você define as principais metas e prioridades que formam sua instrução de missão. Consulte O Que São Instruções de Missão? e Definindo Instruções de Visão.

A criação de instruções de visão e missão exige um conjunto de privilégios muito específico. Se o botão da barra de ferramentas de instrução de visão ou missão estiver desativado, entre em contato com seu administrador. Consulte Identificando Privilégios de KPIs, Listas de Controle de KPI e Scorecards no Guia de Segurança do Oracle Business Intelligence Enterprise Edition para obter informações adicionais.

Definindo Instruções de Visão

Uma instrução de visão é uma instrução resumida que descreve o que a sua organização deseja tornar-se em algum momento no futuro.

A definição de uma instrução de visão ajuda a alinhar os resultados dos dados com as metas da organização.

  1. Edite o scorecard para o qual deseja definir uma instrução de visão. Consulte Abrindo ou Editando Scorecards.
  2. No painel Documentos de Scorecard, clique no botão Criar Objeto e selecione Criar Visão.

    A guia Documento da guia Visão é exibida. A ilustração mostra a guia Nova Visão.

  3. Informe e formate a instrução de visão. Você pode aplicar opções de formatação como negrito, itálico, sublinhado, recuos, justificação e mudanças do tamanho da fonte.
  4. Clique na guia Detalhes.
  5. Designe o responsável pelo negócio e especifique documentos relacionados, conforme apropriado.
  6. Clique em Salvar para exibir a caixa de diálogo Salvar como. Nela, você pode renomear a instrução de visão, em vez de usar o nome padrão.

O Que São Instruções de Missão?

Uma instrução de missão especifica as principais metas de negócios e prioridades que são necessárias para atingir sua visão.

Uma instrução de missão é opcional. Consulte Definindo Instruções de Missão.

Você define sua visão em uma instrução de missão. Consulte O Que São Instruções de Visão?

Definindo Instruções de Missão

A definição de uma instrução de missão fornece uma meta geral com a qual comparar análises de dados.

Você pode criar uma instrução de missão para alinhar os usuários às metas gerais da organização.

  1. Edite o scorecard para o qual deseja definir uma instrução de missão.
  2. No painel Documentos de Scorecard, clique no botão de barra de ferramentas Criar Objeto e selecione Criar Missão.

    A ilustração mostra um exemplo de instrução de missão.

  3. Informe e formate a instrução da missão. Você pode aplicar opções de formatação, como negrito, itálico, sublinhado, recuos, justificação e mudanças no tamanho da fonte.
  4. Clique na guia Detalhes.
  5. Designe o responsável pelo negócio e especifique documentos relacionados, conforme apropriado.
  6. Clique em Salvar para exibir a caixa de diálogo Salvar como. Nela, você pode renomear a instrução de missão, em vez de usar o nome padrão.

O que São Perspectivas?

As perspectivas são categorias da sua empresa para associar iniciativas, objetivos e KPIs.

Uma perspectiva pode representar um acionista importante (como um cliente, um funcionário ou um acionista/financeiro) ou uma importante área de competência (como tempo, custo ou qualidade).

Você associa uma iniciativa ou um objetivo a uma perspectiva quando cria-a ou edita-a. Consulte Criando Iniciativas e Criando Objetivos. Você associa um KPI a uma perspectiva quando edita os detalhes do KPI. Consulte Trabalhando com Detalhes de KPI.

Por exemplo, quando cria um objetivo denominado Melhor Tempo de Resposta ao Cliente, você pode associá-lo à perspectiva do Cliente já que o objetivo sustenta e suporta operações relacionadas ao cliente.

Há quatro perspectivas padrão que são definidas pela metodologia Balanced Scorecard:

  • Financeira — Agrupa objetivos, iniciativas e KPIs que estão relacionados a ou suportam o desenvolvimento e a integridade monetária ou econômica da sua organização.

  • Cliente — Agrupa objetivos, iniciativas e KPIs que pertencem à sua base de clientes ou dão suporte a ela.

  • Processo Interno — Agrupa objetivos, iniciativas e KPIs que categorizam e suportam seus procedimentos e suas políticas corporativas internas.

  • Aprendizado e Crescimento — Agrupa iniciativas, objetivos e KPIs que estão relacionados ou suportam o treinamento e o avanço do funcionário.

Além disso, você pode criar perspectivas personalizadas para seu scorecard.

Consulte Criando Perspectivas Personalizadas.

Criando Perspectivas Personalizadas

Quando você cria um scorecard, especifica se deseja usar as perspectivas padrão que são definidas pela Metodologia de Scorecard Balanceado utilizando a caixa de seleção Usar Perspectivas Padrão?.

Se você:

  • Não usar as perspectivas padrão, crie suas próprias perspectivas personalizadas.

  • Usar as perspectivas padrão, poderá criar uma ou mais perspectivas personalizadas para uso com as perspectivas padrão.

  1. Edite o scorecard para o qual você deseja criar uma perspectiva personalizada.
  2. No painel Perspectivas, clique no botão Nova Perspectiva.

    A guia Perspectiva do Editor de Scorecard é exibida. A ilustração mostra um exemplo de perspectiva financeira exibida na guia Perspectiva.

  3. No campo Nome da Perspectiva, informe o nome da perspectiva.
  4. (opcional) No campo Descrição, informe uma descrição da perspectiva.
  5. Clique no botão Definir Usuário para exibir a caixa de diálogo Selecionar Responsável pelo Negócio, na qual você seleciona o responsável pelo negócio. (Por padrão, o responsável pelo negócio é o criador do scorecard.)
  6. Na área Foco, especifique se o foco da perspectiva de dados é financeiro ou interno. Consulte a guia Perspectiva do Editor de Scorecard para obter informações adicionais.
  7. Adicione documentos relacionados, conforme apropriado. Consulte a área Documentos Relacionados para obter informações adicionais.
  8. Clique em Salvar.

    A perspectiva é exibida no painel Perspectivas.

Agora você pode associar iniciativas, objetivos e KPIs personalizados a essa perspectiva. Pode associar uma iniciativa ou um objetivo a uma perspectiva quando você cria ou edita a iniciativa ou o objetivo. Você associa um KPI a uma perspectiva quando edita os detalhes do KPI.

O Que São Indicadores-Chave de Desempenho (KPIs)?

Um KPI representa o resultado de uma medida de negócios (por exemplo, Vendas de Produto ou Custos Operacionais) avaliada em relação a um alvo dessa medida.

Você pode usar os KPIs para avaliar o andamento dos objetivos e das iniciativas que formam níveis de estratégia organizacional.

Você pode criar os KPIs de que necessita:

  • Em um scorecard. Isso permite que você crie os KPIs quando estiver criando ou editando o scorecard.

  • Fora de um scorecard. Isso permite que você crie os KPIs antes de criar ou editar um scorecard.

Consulte Utilizando KPIs e Listas de Controle de KPI.

O que São Objetivos?

Os objetivos são os resultados necessários e desejados que formam sua estratégia corporativa.

Você pode criar um objetivo para:

  • Uma organização inteira; por exemplo, a Oracle Corporation

  • Um departamento; por exemplo, um departamento de Vendas

Quando cria um objetivo, você atribui a ele um ou mais KPIs que devem ser usados para medir o andamento e desempenho. Por exemplo, você pode medir o progresso e o desempenho de um objetivo chamado Maior Satisfação do Cliente, designando a ele os seguintes KPIs:

  • Pontuação Média da Pesquisa de Satisfação do Cliente

  • Número de KPIs de Reclamações de Clientes

Consulte Utilizando KPIs e Listas de Controle de KPI.

Em um scorecard, você também cria as iniciativas que são necessárias para atender aos objetivos. Consulte O que São Iniciativas?

Os objetivos que você cria são exibidos de forma hierárquica no painel Estratégia. O objetivo-raiz representa a entidade cujo scorecard você está definindo, ou seja, toda a organização ou departamento. Os KPIs que são designados para avaliar o desempenho de objetivos são exibidos abaixo dos objetivos no painel Estratégia.

O painel Estratégia também mostra o status dos objetivos e dos KPIs que utilizam as cores e os ícones apropriados que você especificou para mapeamentos de avaliação. Consulte Definindo Mapeamentos de Avaliação para Scorecards.

Ao criar objetivos, se possível, use subobjetivos medidos por KPIs para monitorar resultados. A ação corretiva torna-se incremental, reiterativa e muito mais que pode ser atingido. Por exemplo: o objetivo, Melhorar os Resultados Financeiros, pode incluir Aumentar as Vendas, Reduzir Custos, Aumentar a Eficiência do Funcionário e Otimizar Operações como subobjetivos. Use documentos relacionados para fornecer informações de suporte sobre o objetivo, iniciativas, e assim por diante.

Consulte Criando Objetivos.

Criando Objetivos

Você pode criar um ou mais objetivos.

Os objetivos que você cria deverão ser relevantes estrategicamente e mensuráveis usando KPIs. Consulte O que São Objetivos?

  1. Edite o scorecard para o qual você deseja criar um objetivo.
  2. No painel Estratégia:
    • Se o objetivo que você deseja criar puder ser atingido de maneira independente, selecione o objetivo-raiz.
    • Se o objetivo que você deseja criar for necessário para atender a um objetivo de nível mais alto, selecione o objetivo de nível mais alto.
  3. Clique no botão Criar Objetivo ou clique com o botão direito do mouse e selecione Criar Objetivo.
    A ilustração mostra um exemplo de objetivo exibido na guia Detalhes do Objetivo.
  4. Destaque o nome do objetivo padrão no canto superior esquerdo e informe um novo nome para o objetivo.
  5. No campo Descrição, informe uma descrição do objetivo.
  6. Especifique as informações de análise (inclusive os KPIs que serão usados para medir o andamento e o desempenho do objetivo), preenchendo o painel do Analytics.
  7. Preencha o painel Colaboração da seguinte forma:
    1. (opcional) Adicione comentários clicando no botão Adicionar Comentário para exibir a caixa de diálogo Adicionar Comentário.
    2. Especifique o responsável pelo negócio com quem os usuários podem entrar em contato, clicando no botão Definir Usuário para exibir a caixa de diálogo Selecionar Responsável pelo Negócio. (Por padrão, o responsável pelo negócio é o criador do scorecard.)
    3. (opcional) Adicione documentos relacionados clicando no botão Nova Linha para exibir a caixa de diálogo Novo Documento Relacionado. Consulte a área Documentos Relacionados para obter informações adicionais.
  8. Preencha o painel Itens Relacionados da seguinte forma:
    1. Adicione um ou mais objetivos que estimulam ou prejudicam (ou seja, ajudam a colaborar ou a atrapalhar o progresso) este objetivo. Para isso, arraste o objetivo do painel Estratégia e solte-o na tabela Causas.
      Na caixa de diálogo Vinculação Causal, especifique até que ponto os objetivos estão relacionados e se alterações nos valores desse objetivo causal têm impacto direto ou inverso sobre ele. Por exemplo, para um objetivo Mais Referências do Cliente, você poderia arrastar e soltar os seguintes objetivos que poderiam causar (ajudar ou atrapalhar) isso: Menor Resposta do Cliente e Mais Resoluções de Problemas do Cliente.
    2. Adicione uma ou mais iniciativas (ou seja, as tarefas que são necessárias para atender ao objetivo). Para adicionar uma iniciativa, arraste-a do painel Iniciativas e solte-a na tabela Iniciativas que Orientam Este Objetivo.
      Na caixa de diálogo Vinculação da Iniciativa, especifique até que ponto a iniciativa e o objetivo estão relacionados e se alterações nos valores dessa iniciativa têm impacto direto ou inverso sobre esse objetivo.
    3. Adicione um ou mais objetivos a que esse objetivo prejudica ou suporta. Para isso, arraste o objetivo do painel Estratégia e solte-o na tabela Efeitos.
      Na caixa de diálogo Vinculação Causal, especifique até que ponto os objetivos estão relacionados e se alterações nos valores desse objetivo causal têm impacto direto ou inverso sobre ele.
  9. Clique em Salvar.

Preenchendo o Painel do Analytics para Objetivos ou Iniciativas

Quando você criar um objetivo ou uma iniciativa, especifique a análise do objetivo ou da iniciativa, preenchendo o painel do Analytics.

Use o Painel do Analytics para especificar os vários parâmetros de um objetivo ou iniciativa.

  1. Na caixa Perspectiva, selecione a perspectiva com a qual o objetivo ou a iniciativa deverá estar de acordo.
    Designe uma perspectiva a cada objetivo ou iniciativa. Isso facilita na definição de vinculações casuais durante a criação de mapas de estratégia.
  2. Na caixa Fórmula de Avaliação, selecione a regra a ser usada para avaliar o desempenho total da iniciativa ou do objetivo. Por exemplo, selecione Pior caso para especificar que o status do objetivo ou KPI filho com o pior desempenho deverá ser usado.
  3. (no caso de um objetivo somente) Na caixa Tipo de Indicador, indique se o desempenho do objetivo direciona outros objetivos ou se é afetado pelo desempenho de outros objetivos ou de outros dados ou processos (por exemplo, direita ou esquerda).
  4. (no caso de uma iniciativa somente) Na caixa Prioridade, selecione a prioridade que indica a importância e a urgência de uma iniciativa.
  5. (no caso de uma iniciativa somente) Especifique a data inicial, a data de vencimento e a data de conclusão.
  6. Na área Ações, adicione quaisquer links de ação que você deseja fornecer aos usuários para que adotem ações relevantes ao status do objetivo ou da iniciativa.
  7. Na lista de controle Objetivos e KPIs ou Iniciativas e KPIs, adicione os KPIs a serem usados para medir o progresso e o desempenho do objetivo ou da iniciativa.
    Se nenhum KPI tiver sido definido, ou se você quiser definir outro KPI para atender às suas necessidades, poderá criar o KPI de dentro do editor de Scorecard.

    Dica:

    Você pode modificar as colunas que são exibidas na lista de controle Objetivos e KPIs ou Iniciativas e KPIs. Selecione Exibir e, em seguida, Mostrar Mais Colunas para exibir a caixa de diálogo Mostrar Mais Colunas, na qual você pode adicionar ou remover colunas.
  8. Para adicionar um KPI:
    1. Clique em Salvar. Você deve salvar o novo objetivo ou iniciativa antes de você adicionar um KPI.
    2. Clique em Objetos na lista de controle Objetivos e KPIs ou Iniciativas e KPIs e, em seguida, selecione Adicionar KPI. A caixa de diálogo Selecionar um KPI será exibida.
      Você pode arrastar o KPI do painel Catálogo para Scorecard ou do painel Documentos do Scorecard (se o KPI tiver sido salvo na pasta de scorecard atual) e soltá-lo na lista de controle. Se você escolher esse método, a caixa de diálogo Adicionar KPI será exibida.
    3. Escolha um KPI e clique em OK. A caixa de diálogo Adicionar KPI é exibida.
    4. Se o KPI for dimensionado, então, para cada dimensão, especifique um ou mais valores, selecione Usar Variável e especifique a variável, ou selecione Usar Ponto de Exibição para usar o valor selecionado na área do ponto de vista.
    5. No campo Label, informe o nome a ser exibido para o KPI no painel Estratégia.
    6. Clique em OK.
    Um KPI que foi adicionado ao painel Estratégia ou ao painel Iniciativas obtém muitas de suas propriedades do KPI base conforme foi definido originalmente no editor de KPI. Você pode substituir algumas das propriedades do KPI base para personalizá-las para uso no scorecard. As propriedades do KPI que você pode substituir são o label, a descrição e o responsável pelo negócio. Você também pode designar uma perspectiva e um tipo de indicador. Você também pode definir as retenções de dimensão para dimensões que permanecerem não retidas na definição do KPI.

O que São Iniciativas?

As iniciativas são projetos ou tarefas específicas de horário que são necessárias para atingir os objetivos.

Você pode usar iniciativas que suportam marcos porque elas refletem o progresso para atingir alvos estratégicos. Por exemplo, para implementar um objetivo chamado Aumentar a Satisfação do Cliente, você pode criar essas iniciativas:

  • Criar um fórum de feedback on-line

  • Formar a equipe de resposta

Em geral, uma iniciativa suporta vários objetivos.

Quando cria uma iniciativa, você designa a ela KPIs que deverão ser usados para medir seu andamento. Consulte Utilizando KPIs e Listas de Controle de KPI.

As iniciativas que você cria são exibidas de forma hierárquica no painel Iniciativas. A iniciativa-raiz representa todas as iniciativas que você implementa para atingir os objetivos e as metas. Os KPIs que são designados a uma iniciativa são exibidos abaixo da iniciativa no painel Iniciativas.

O painel Iniciativas também mostra o status de iniciativas e KPIs que usam as cores e os ícones apropriados os quais você especificou para mapeamentos de avaliação. Consulte Definindo Mapeamentos de Avaliação para Scorecards e Criando Iniciativas.

Criando Iniciativas

Você pode criar uma ou mais iniciativas.

Use as iniciativas para rastrear os principais marcos, pois um loop fechado designando objetivos estratégicos, levando ação corretiva monitorando alvos do KPI e resultados de métrica e usando anotações e documentos relacionados para colaboração.

É necessário que as iniciativas que você criar possam ser medidas usando KPIs e sejam estrategicamente relevantes.

Consulte O que São Iniciativas?

  1. Editar o scorecard para o qual você deseja criar uma iniciativa.
  2. No painel Iniciativas:
    • Se a iniciativa que você deseja criar puder ser implementada de maneira independente, selecione a iniciativa-raiz.
    • Se a iniciativa que você deseja criar for necessária para atender a uma iniciativa de nível superior, selecione a iniciativa de nível superior.
  3. Clique no botão Criar Iniciativa ou clique com o botão direito do mouse e selecione Criar Iniciativa.
    A guia Detalhes da Iniciativa é exibida. A ilustração mostra um exemplo de iniciativa exibido na guia Detalhes da Iniciativa.
  4. Destaque o nome da iniciativa padrão no canto esquerdo superior da guia e insira um novo nome para a iniciativa.
  5. No campo Descrição, informe uma descrição da iniciativa.
  6. Especifique as informações de análise (inclusive os KPIs a serem usados para medir o andamento da iniciativa) preenchendo o painel Analytics.
  7. Especifique as informações de colaboração preenchendo o painel Colaboração da seguinte maneira:
    1. (opcional) Adicione comentários clicando no botão Adicionar Comentário para exibir a caixa de diálogo Adicionar Comentário.
    2. Especifique o responsável pelo negócio com quem os usuários podem entrar em contato, clicando no botão Definir Usuário para exibir a caixa de diálogo. (Por padrão, o responsável pelo negócio é o criador do scorecard.)
    3. (opcional) Adicione documentos relacionados clicando no botão Nova Linha na barra de ferramentas Documentos Relacionados para exibir a caixa de diálogo Novo Documento Relacionado. Consulte a área Documentos Relacionados para obter informações adicionais.
    4. (opcional) Adicione os principais recursos clicando no botão Nova Linha na barra de ferramentas Recursos-Chave para exibir a caixa de diálogo Recurso-Chave.
  8. No painel Itens Relacionados, adicione um ou mais objetivos que precisam dessa iniciativa para serem bem-sucedidos.
    Para adicionar um objetivo, arraste-o do painel Estratégia e solte-o na tabela Objetivos. A caixa de diálogo Vinculação do Objetivo é exibida, na qual você especifica até que ponto a iniciativa e o objetivo estão relacionados e se as alterações nos valores dessa iniciativa têm impacto direto ou inverso nesse objetivo.
  9. Clique em Salvar.

Entrando em Contato com os Responsáveis pelo Negócio

Você pode enviar uma mensagem para o responsável pelo negócio de um objeto de scorecard.

Ele é a pessoa responsável por gerenciar e melhorar o valor do negócio e o desempenho de um objeto de scorecard. (O responsável pelo negócio pode ou não ser o mesmo que a pessoa que cria o scorecard ou o KPI). Você especifica o responsável pelo negócio de um objeto quando cria-o.

Use o botão ou a opção de menu Entrar em Contato com o Responsável para entrar em contato com o responsável pelo negócio. Esse botão está disponível em muitos locais de um scorecard, por exemplo, na barra de ferramentas da maioria das guias, como na guia Detalhes do Objetivo do Editor de Scorecard.

O Oracle BI EE usa um agente e os perfis e dispositivos de entrega que o responsável pelo negócio especificou na guia Opções de Entrega da caixa de diálogo Minha Conta para determinar onde entregar a mensagem (por exemplo, por e-mail, telefone ou pager).

  1. Clique na opção de menu ou no botão Proprietário do Contato.
  2. No campo Assunto da caixa de diálogo Proprietário de Contato, informe o assunto da mensagem.
  3. No campo Prioridade, selecione a prioridade da mensagem.
  4. No campo Mensagem, informe a mensagem que você deseja enviar ao responsável pelo negócio.
  5. Clique em Enviar.

Sobre Comentários

Os comentários fornecem uma maneira de os usuários discutirem iniciativas, objetivos ou KPIs.

A colaboração entre os usuários é essencial para obter um consenso para que seja possível atingir os resultados especificados e desejados. Os comentários (também conhecidos como anotações) permitem que você discuta sobre mudanças em desempenho e progresso de uma iniciativa, um objetivo ou um KPI para um conjunto específico de valores de dimensão (ou seja, para um ponto de view específico). Use anotações e substituições para aumentar colaboração, a participação e a responsabilidade entre os funcionários e para impedir futuras ocorrências de deficiências identificadas.

Você pode adicionar, exibir ou responder a comentários em muitas partes de um scorecard. Por exemplo, pode adicionar um comentário diretamente a um objetivo no Editor de Scorecard: guia Detalhes do Objetivo. É possível também adicionar um comentário a um objetivo na guia Diagrama de uma view, lista de controle inteligente ou perspectiva na qual é mencionado. Não é possível excluir anotações de KPIs.

Um comentário está associado a:

  • Uma iniciativa, um objetivo ou um KPI que avalia o progresso de uma iniciativa e de um objetivo.

    Quando uma iniciativa, um objetivo ou um KPI que tem um comentário associado a ele é mencionado em outra parte de um scorecard e o ponto de view que está sendo exibido corresponde ao do comentário, é exibido um indicador de comentário da seguinte maneira:

    • Em uma lista de controle, um triângulo azul é exibido na linha que contém a iniciativa, o objetivo ou o KPI.

    • Em um nó na guia Diagrama de uma view, o botão Comentário é exibido no canto superior direito do nó.

  • Uma determinada coluna.

    Um comentário normalmente é associado à coluna Status de um objetivo, uma iniciativa ou um KPI, a menos que (apenas para KPIs) o comentário seja adicionado a outra coluna como Tendência ou Variação.

  • Um ponto de vista específico.

    Os comentários são filtrados pelos valores na área de ponto de view no editor de Scorecard que está em vigor para o objeto que está sendo exibido. Consequentemente, o comentário para as Vendas da Região Leste pode ser diferente do que o da Região Oeste. Consulte Sobre a Área de Ponto de View.

  • Quaisquer retenções no KPI.

    Os comentários são filtrados por qualquer outra fixação de dimensão que está em vigor (em um KPI, scorecard, diagrama de scorecard, prompt de painel ou em uma lista de controle de KPI).

Para que você possa trabalhar com comentários, seu administrador deve ativar essa funcionalidade. Consulte Configurando o Repositório do Oracle Scorecard and Strategy Management no Guia do Construtor de Repositório de Metadados do Oracle Business Intelligence Enterprise Edition.

Consulte Trabalhando com Comentários.

Trabalhando com Comentários

É possível fazer comentários adicionais sobre itens em um scorecard.

Você pode trabalhar com comentários em muitas partes de um scorecard, que incluem:

Nota:

Antes de você poder adicionar comentários a uma iniciativa ou a um objetivo, a iniciativa ou o objetivo deve ter, pelo menos, um KPI designado a ele.

Ao trabalhar com comentários, lembre-se de que um comentário está associado a um ponto de vista específico. Consulte Sobre a Área de Ponto de View e Sobre Comentários.

Trabalhando com Comentários no painel Colaboração

Comentários podem ser adicionados e editados no painel Colaboração.

No painel Colaboração da guia Detalhes da Iniciativa, guia Detalhes do Objetivo e guia Detalhes do KPI, você pode exibir, adicionar ou responder a comentários da iniciativa, do objetivo ou do KPI específico.

  1. Abra ou edite o scorecard.
  2. Abra a iniciativa, o objetivo ou o KPI e navegue até o painel Colaboração.
  3. Certifique-se de que os valores exibidos na área de ponto de vista reflitam o contexto desejado para o comentário. (Por exemplo, talvez você queira fazer um comentário sobre um status do KPI para a região Leste.)
  4. Siga um destes procedimentos:
    • Para adicionar um novo comentário, clique no botão Novo Comentário. A caixa de diálogo Novo Comentário é exibida. Comentários adicionados clicando no botão Novo Comentário são associados ao status (isto é, à coluna de Status) do objetivo, da iniciativa ou do KPI.
    • No caso somente de KPIs, você também pode associar um comentário a outras colunas, como Tendência, Alvo ou Variância. Para isso, edite o objeto pai, clique com o botão direito do mouse na célula relevante das Listas de Controle e selecione Adicionar Comentário.
    • Para responder a um comentário, localize o comentário ao qual você deseja responder e clique no link Responde. A caixa de diálogo Responder é exibida.
  5. Informe o assunto do comentário (somente para um novo comentário) e o texto do comentário.
  6. Clique em OK.

Trabalhando com Comentários em Listas de Controle

Em uma lista de controle, é possível exibir, adicionar e responder a comentários de iniciativas, objetivos e KPIs exibidos na lista de controle.

Você pode adicionar comentários em determinadas áreas da lista de controle, como status do KPI da região ocidental.

  1. Abra ou edite o scorecard.
  2. Abra o objeto em que deseja trabalhar com comentários e navegue até o painel ou a guia adequada.
  3. Certifique-se de que os valores exibidos na área de ponto de vista reflitam o contexto desejado para o comentário. (Por exemplo, talvez você queira fazer um comentário sobre um status do KPI para a região Leste.)
  4. Para adicionar um novo comentário:
    1. Em uma lista de controle, clique com o botão direito do mouse na célula Status à qual você deseja adicionar o comentário e selecione Adicionar Comentário.
    2. Preencha a caixa de diálogo Adicionar Comentário e clique em OK.
  5. Para trabalhar com os comentários que foram adicionados anteriormente a um objeto, passe o ponteiro do mouse sobre o Triângulo azul no canto superior direito da célula na coluna Status ou, para um KPI, uma de suas colunas. Na janela Status:
    • Leia os comentários que foram adicionados anteriormente.
    • Exibir a caixa de diálogo Novo Comentário para adicionar um novo comentário, clicando em Novo Comentário.
    • Exibir a caixa de diálogo Responder para responder a um comentário, clicando no link Responder.
    • Fixar a janela de modo que ela fique aberta. Para isso, clique no botão Reter.

Trabalhando com Comentários na Guia Diagrama de uma View

Na guia Diagrama de uma view, você pode exibir, adicionar e responder aos comentários dos objetivos e KPIs que são exibidos na view.

Por exemplo, você pode trabalhar com comentários na guia Diagrama da guia Árvore de Estratégia.

Você também pode trabalhar com comentários dessa mesma maneira quando uma view é renderizada como diagrama em um painel.

  1. Abra ou edite o scorecard.
  2. Abra a view na qual você deseja trabalhar com comentários e navegue até a guia Diagrama.
  3. Certifique-se de que os valores exibidos na área de ponto de vista reflitam o contexto desejado para o comentário. (Por exemplo, talvez você queira fazer um comentário sobre um status do KPI para a região Leste.)
  4. Para adicionar um novo comentário:
    1. Clique no botão Opções no lado direito do nó ao qual você deseja adicionar o comentário e selecione Adicionar Comentário no Menu de Opções de Nós.
    2. Preencha a caixa de diálogo Adicionar Comentário e clique em OK.
  5. Para trabalhar com os comentários que foram adicionados anteriormente a um objeto, passe o ponteiro do mouse sobre o botão Comentário no canto superior direito do nó. A janela Status é exibida com todos os comentários que estão anexados à iniciativa, ao objetivo ou ao KPI. Nesta janela, você pode:
    • Leia os comentários que foram adicionados anteriormente.
    • Exibir a caixa de diálogo Novo Comentário para adicionar um novo comentário, clicando em Novo Comentário.
    • Exibir a caixa de diálogo Responder para responder a um comentário, clicando no link Responder.
    • Fixar a janela de modo que ela fique aberta. Para isso, clique no botão Reter.

Noções Básicas sobre Avaliação de Desempenho da Iniciativa ou do Objetivo

A exibição de avaliações de desempenho da iniciativa ou do objetivo fornece uma visão geral da família de iniciativas ou objetivos.

O Oracle Business Intelligence avalia o desempenho de uma iniciativa ou de um objetivo, agregando as avaliações de seus filhos. No processo, ele usa:

  • Mapeamentos de avaliação de Scorecard que você define. Consulte Sobre Mapeamentos de Avaliação.

  • Fórmula de avaliação (como Ponderada ou Melhor Caso) designada a todos os objetivos e iniciativas. As fórmulas de avaliação incluem o seguinte:

    • Pior Caso — Especifica o status do KPI ou do objetivo-filho de pior caso que deverá ser usado

    • Melhor caso — especifica que o status do objetivo ou KPI filho com melhor execução deverá ser usado.

    • Mais Frequente (Pior Caso) — Especifica que, se metade dos KPIs e objetivos filhos tiver um alto desempenho e metade tiver um baixo desempenho, deve-se usar o status do KPI ou o objetivo filho com o pior desempenho.

    • Mais Frequente (Melhor Caso) — Especifica que, se metade dos KPIs e objetivos filhos tiver um alto desempenho e metade tiver um baixo desempenho, deve-se usar o status do KPI ou objetivo filho com o melhor desempenho.

    • Ponderado — Especifica que deve-se usar uma média ponderada baseada nos pesos que você designou aos KPIs e aos objetivos filhos. Consulte Designando Pesos a Objetivos, Iniciativas e KPIs-filhos.

      Se um KPI filho não contiver dados, ele não será incluído na agregação. Em vez disso, seu peso será distribuído entre os outros KPIs filhos e objetivos.

    Você designa fórmulas de avaliação quando cria um objetivo ou uma iniciativa. Consulte Criando Objetivos ou Criando Iniciativas.

  • Pesos que você designa a iniciativas, objetivos e KPIs filhos (mas só se a regra de avaliação mãe estiver definida como Ponderada) para identificar até que ponto cada filho contribui para o desempenho global do pai. Consulte Designando Pesos a Objetivos, Iniciativas e KPIs-filhos.

Consulte Exemplo de Determinação de Avaliação de Desempenho para um Objetivo com Base em Objetivos Filhos e Exemplo de Determinação de Avaliação de Desempenho para um Objetivo com Base em um KPI Filho.

Sobre Mapeamentos de Avaliação

Mapeamentos de avaliação são os limites de pontuação e as faixas de avaliação que o Oracle Business Intelligence usa para avaliar o desempenho de objetivos e iniciativas.

O Oracle Business Intelligence usa esses limites de pontuação e faixas de avaliação para:

  • Determine o status e o score de um objetivo ou de uma iniciativa com base na agregação das avaliações de seus filhos.

    Se a fórmula de avaliação de um objetivo ou iniciativa for Melhor Caso, Pior Caso, Mais Frequente (Pior Caso) ou Mais Frequente (Melhor Caso), o score será aquela dos limites de score definidos, por exemplo, 0, 33 ou 66. Se a fórmula de avaliação for Ponderada, o score será calculado com base nos pesos designados aos filhos.

  • Mapeie os scores dos KPI que são usados para medir o andamento de iniciativas e objetivos para scores de scorecard, de modo que eles possam ser usados para medir o desempenho dos objetivos ou das iniciativas.

A ilustração mostra um exemplo de limites de score que estão em faixas de avaliação específicas. Os intervalos de avaliação são definidos conforme a seguir:

  • 67 a 100 cai no intervalo de avaliação OK

  • 34 a 66 cai no intervalo de avaliação Aviso

  • 0 a 33 cai no intervalo de avaliação Crítico

Consulte Noções Básicas sobre Avaliação de Desempenho da Iniciativa ou do Objetivo para obter informações adicionais sobre avaliação de desempenho de iniciativa e objetivo.

Consulte Definindo Mapeamentos de Avaliação para Scorecards para saber como definir mapeamentos de avaliação.

Exemplo de Determinação de Avaliação de Desempenho para um Objetivo com Base em Objetivos Filhos

Os objetivos filhos podem ajudar a calcular uma avaliação de desempenho.

Suponha o seguinte sobre um objetivo Melhorar Resultados Financeiros:

  • Possui uma regra de avaliação de Pior Caso.

  • Os mapeamentos de avaliação definidos para o scorecard que contém o objetivo são os mesmos que os descritos em Sobre Mapeamentos de Avaliação.

  • Tem os dois objetivos filhos a seguir:

    • Aumentar as Vendas, cujo status é Crítico e o score é 0.

    • Reduzir os Custos, cujo status é Advertência e o score é 50.

Nesse caso, a avaliação de desempenho do objetivo Melhorar os Resultados Financeiros seria o status e o score do filho com o pior status e o pior score, ou seja, Aumento das Vendas, com um status de scorecard Crítico e um score 0.

Exemplo de Determinação de Avaliação de Desempenho para um Objetivo com Base em um KPI Filho

Você pode usar KPIs filhos para avaliar o desempenho.

Suponha o seguinte sobre um objetivo Melhorar a Satisfação dos Acionistas:

  • Possui uma fórmula de avaliação de Melhor Caso.

  • Os mapeamentos de avaliação definidos para o scorecard que contém o objetivo são os mesmos da ilustração.

  • Possui um KPI denominado KPI de Receita, cujo status de scorecard está OK e a pontuação é 66.

    O KPI de Receita tem um status de KPI 4 Estrelas e o score 80, com base nos limites e scores de KPI exibidos na ilustração:

    Quando um KPI de Receita foi adicionado ao objetivo Melhorar a Satisfação dos Acionistas, o Oracle Business Intelligence mapeou o score do KPI para o score de um scorecard de forma que ele pudesse ser usado para medir o desempenho do objetivo. Como o score 80 do KPI estava dentro da faixa de avaliação de scorecard de 66 a 100, ele mapeou para um score 66 e o status OK.

Nesse caso, a avaliação de desempenho do objetivo Maior Satisfação dos Acionistas seria o status e o score do filho com o melhor status e score, ou seja, KPI de Receita (nesse caso, o único filho), com o status de scorecard OK e um score 66.

Definindo Mapeamentos de Avaliação para Scorecards

Use a guia Mapeamentos de Avaliação da caixa de diálogo Definições para definir os mapeamentos de avaliação de um scorecard.

  1. Edite o scorecard para o qual você define mapeamentos de avaliação.
  2. Clique no botão Definições de Scorecard no Editor de Scorecard.
    A guia Mapeamentos de Avaliação da caixa de diálogo Definições é exibida.
  3. Nos campos Limite de Pontuação, informe os valores numéricos que definem os limites das faixas de avaliação.
    Aceite pontuações designadas automaticamente pelo editor do KPI, que se baseiam no número de limites.

    Por exemplo, você pode digitar 33 e 66 para definir os limites de três faixas de avaliação — Crítico, Advertência e OK. Qualquer pontuação de KPI entre 0 e 33 cairia na faixa de avaliação Crítica; de 34 a 66, a faixa seria Advertência; entre 66 e 100, a faixa de avaliação seria OK.

  4. Nas caixas Faixa de Avaliação, especifique o nome de cada faixa de avaliação (por exemplo, Crítica) e, para cada faixa, especifique o ícone e a cor a ser usada para representar a faixa.
  5. Clique em OK.

Designando Pesos a Objetivos, Iniciativas e KPIs-filhos

Você designa pesos a objetivos, iniciativas e KPIs filhos de um objetivo ou de uma iniciativa para indicar até que ponto ela afeta o desempenho de seu objetivo pai.

Para designar pesos a objetivos, iniciativas e KPIs filho, a Regra de Avaliação do objetivo ou da iniciativa mãe deve ser definida como Ponderada.

Consulte Noções Básicas sobre Avaliação de Desempenho da Iniciativa ou do Objetivo.

  1. Editer o scorecard que contém o objetivo ou a iniciativa mãe dos objetivos, das iniciativas e dos KPIs a que você deseja designar pesos.
  2. Clique duas vezes no objetivo no painel Estratégia ou na iniciativa no painel Iniciativas.
  3. Na lista de controle Objetivos e KPIs ou Iniciativas e KPIs do painel Analytics, informe um peso para cada objetivo, iniciativa ou KPI filho.

    Por exemplo, designe os seguintes objetivos a quatro objetivos filhos do objetivo-raiz do scorecard:

    • Melhorar Resultados Financeiros: 50%

    • Aumentar a Satisfação do Cliente: 25%

    • Simplificar as Operações: 15%

    • Aumentar a Eficiência dos Funcionários: 10%

  4. Clique em Salvar.

Sobre Substituições de Status

Você pode substituir o status das iniciativas, dos objetivos ou dos KPIs que medem o desempenho das iniciativas e dos objetivos.

Para substituir um status, você deve ser o responsável pelo negócio da iniciativa, do objetivo ou do KPI. Você também pode cancelar uma substituição.

Para que você possa trabalhar com substituições de status, seu administrador deve ativar essa funcionalidade. Consulte Configurando o Repositório do Oracle Scorecard and Strategy Management no Guia do Construtor de Repositório de Metadados do Oracle Business Intelligence Enterprise Edition.

Você pode trabalhar com substituições de status em várias partes de um scorecard. Por exemplo, você pode aplicar uma substituição de status a um objetivo na guia Detalhes do Objetivo do Editor de Scorecard. É possível também aplicar uma substituição de status a um objetivo na guia Diagrama de uma view, lista de controle inteligente e perspectiva na qual é mencionada.

Uma sobreposição de status está associada a:

  • Uma iniciativa, um objetivo ou um KPI que avalia o progresso de uma iniciativa e de um objetivo.

    Quando uma iniciativa, um objetivo ou um KPI que tem uma substituição de status associada a ele é mencionado em outra parte de um scorecard e o ponto de vista que está sendo exibido corresponde ao da substituição de status, o indicador de substituição de status — um asterisco vermelho (*) — é exibido da seguinte forma:

    • Em uma lista de controle inteligente, é exibido à direita do símbolo de status na linha que contém a iniciativa, o objetivo ou o KPI.

    • Em um nó na guia Diagrama de uma view, ela será exibida à direita do símbolo de status no canto inferior esquerdo do nó.

  • A coluna de status de um objetivo, uma iniciativa ou um KPI.

  • Um ponto de vista específico.

    As substituições de status são filtradas pelos valores na área de ponto de view no Editor de Scorecard que estão em efeito no momento para o objeto que está sendo exibido. Consequentemente, a substituição de status das Vendas da Região Leste podem ser diferentes da substituição de status das Vendas da Região Oeste. Consulte Sobre a Área de Ponto de View.

  • Quaisquer retenções no KPI.

    As substituições de status são filtradas por qualquer outra fixação de dimensão que esteja em vigor (em um KPI, scorecard, diagrama de scorecard, prompt de painel de controle ou lista de controle do KPI).

Consulte Trabalhando com Substituições de Status.

Trabalhando com Substituições de Status

Você pode substituir um status em áreas específicas.

Você pode trabalhar com substituições de status em várias partes de um scorecard, que incluem:

Ao trabalhar com substituições de status, lembre-se de que uma substituição de status está associada a um ponto de vista específico. Consulte Sobre a Área de Ponto de View.

Dica:

Antes de substituir um status, certifique-se de que o responsável pelo negócio tenha sido definido para o KPI, a iniciativa ou o objetivo. Consulte Criando KPIs.

Consulte Sobre Substituições de Status.

Trabalhando com Substituições de Status em Listas de Controle

A manutenção das substituições de status assegura que eles sejam aplicados corretamente.

Em uma lista de controle, é possível exibir substituições de status e cancelamentos de substituição que foram aplicadas anteriormente, além de aplicar novas substituições e cancelamentos de substituição às iniciativas ou aos objetivos, bem como aos KPIs da lista de controle.

  1. Abra ou edite o scorecard.
  2. Abra o objeto em que deseja trabalhar com substituições de status e navegue até a guia ou o painel adequado.
  3. Certifique-se de que os valores exibidos na área de Ponto de Vista reflitam o contexto desejado da substituição de status. (Por exemplo, talvez você queira substituir o status de um KPI para a região Leste.)
  4. Para substituir um status ou cancelar uma substituição:
    1. Na lista de controle, clique com o botão direito do mouse na célula Status em que você deseja substituir o status ou cancelar uma substituição e selecione Substituir Status.
    2. Preencha a caixa de diálogo Substituição de Status e clique em OK.
  5. Para exibir substituições de status ou cancelamentos de substituições que foram aplicadas anteriormente a um objeto, passe o ponteiro do mouse sobre o asterisco vermelho à direita do símbolo de status. Na janela Status, você pode:
    • Exibir substituições de status ou cancelamentos de substituições que foram aplicadas anteriormente.
    • Exibir a caixa de diálogo Substituição de Status para aplicar uma nova substituição ou cancelar uma substituição, clicando em Nova Substituição.
    • Fixar a janela de modo que ela fique aberta. Para isso, clique no botão Reter.

Trabalhando com Substituições de Status na Guia Diagrama de uma View

As substituições de status podem ser dispostas em camadas para assegurar que um status seja exibido, independentemente do status original.

Na guia Diagrama de uma view, você pode exibir as substituições de status e os cancelamentos de substituições aplicados anteriormente, bem como aplicar novas substituições e cancelamentos de substituições aos objetivos e KPIs exibidos na view. Por exemplo, você pode trabalhar com substituições de status na guia Diagrama da guia Árvore de Estratégia.

  1. Abra ou edite o scorecard.
  2. Abra a view na qual você deseja trabalhar com substituições de status e navegue até a guia Diagrama.
  3. Certifique-se de que os valores exibidos na área de Ponto de Vista reflitam o contexto desejado da substituição de status. (Por exemplo, talvez você queira substituir o status de um KPI para a região Leste.)
  4. Para aplicar uma nova substituição de status:
    1. Clique no botão Opções no lado direito do nó ao qual você deseja aplicar a substituição de status e selecione Substituir Status no Menu de Opções do Nó.
    2. Preencha a caixa de diálogo Substituição de Status e clique em OK.
  5. Para exibir substituições de status que foram aplicadas anteriormente a um objeto, passe o ponteiro do mouse sobre o asterisco vermelho à direita do símbolo de status. Na janela Status, você pode:
    • Exibir substituições de status que foram aplicadas anteriormente.
    • Exibir a caixa de diálogo Substituição de Status para aplicar uma nova substituição, clicando em Nova Substituição.
    • Fixar a janela de modo que ela fique aberta. Para isso, clique no botão Reter.

O Que São Árvores de Estratégia?

Uma árvore de estratégias mostra um objetivo e seus KPIs e objetivos filhos de suporte hierarquicamente.

Uma árvore de estratégia fornece informações de suporte sobre o objetivo, como o responsável pelo negócio e documentos relacionados.

Uma árvore de estratégia permite explorar e navegar:

  • A estratégia de um scorecard inteiro (ou seja, o objetivo-raiz). Por exemplo, ABC Corporation

  • A estratégia de um objetivo individual. Por exemplo, Diminuir o Tempo de Retorno de Suporte.

Há dois tipos de diagramas para uma árvore de estratégias:

Consulte Criando Árvores de Estratégia.

Noções Básicas sobre um Diagrama de Árvore da Estratégia

Você usa um diagrama de árvore de estratégia para exibir um objetivo e seus objetivos-filhos de suporte e KPIs de forma hierárquica em um diagrama em árvore.

Um diagrama de árvore de estratégia contém os seguintes componentes:

  • O diagrama de árvore - Consiste em nós que representam um objetivo e seus objetivos e KPIs de suporte. Cada nó mostra o status do objetivo ou do KPI, exibindo o ícone e a cor que representa a faixa de avaliação. Um nó de KPI também exibe o valor real do KPI e a variação percentual do alvo.

  • A visão panorâmica - Fornece a visão geral do diagrama de árvore.

A ilustração mostra um exemplo de diagrama de árvore de estratégia.

Noções Básicas Sobre um Diagrama Circular de Contribuição de Estratégia

Use um diagrama circular de contribuição de estratégia para exibir de modo hierárquico um objetivo e seus objetivos filhos de suporte e KPIs em um diagrama circular chamado de diagrama circular de contribuição de estratégia.

O diagrama circular de contribuição de estratégia facilita a visualização da contribuição (ou impacto) de um objetivo específico ou que um KPI tenha em um objetivo pai. Ela contém os seguintes componentes:

  • O diagrama circular de contribuição de estratégia - Consiste em um círculo central (ou nó de foco) que representa o objetivo inicial do diagrama. É contornado por círculos concêntricos que são divididos em setores. Cada setor é um nó que representa um objetivo filho ou KPI.

    O tamanho de um setor é determinado pelo peso designado ao objetivo representado ou KPI em sua regra de avaliação ponderada do pai. Consulte Designando Pesos a Objetivos, Iniciativas e KPIs-filhos. Se o pai não tiver regra de avaliação ponderada, então os setores filhos de um pais terão o mesmo tamanho.

  • Painel Informações - Exibe as informações a seguir sobre o nó atual:

    • O ícone de status e a pontuação (de um objetivo) ou os valores reais e a porcentagem de variação (para um KPI)

    • O status de seus filhos

    • O peso designado a ele em sua regra de avaliação ponderada da mãe

  • Trilha de foco - Consiste em um grupo de pequenos círculos que representam o nó no centro do diagrama circular de contribuição de estratégia e todos os seus ancestrais que estão incluídos no diagrama. Cada círculo exibe a cor de status de seu nó correspondente.

A ilustração mostra um exemplo de diagrama circular de contribuição de estratégia para o objetivo Melhorar os Resultados Financeiros. O objetivo subordinado Reduzir Custo será destacado.

Criando Árvores de Estratégia

Uma árvore de estratégias mostra um objetivo e seus KPIs e objetivos filhos de suporte hierarquicamente.

Você pode criar uma árvore de estratégia para todo o scorecard ou para um objetivo específico da seguinte maneira:

  • No modo de edição, você pode criar e salvar uma árvore de estratégia para todo um scorecard e para objetivos específicos.

  • No modo Visualização, você pode criar uma árvore de estratégia somente leitura, temporária somente para objetivos específicos. Você não pode salvar a árvore da estratégia.

    Consulte Usando os Modos de Edição e Exibição no Editor de Scorecard.

  1. Se você quiser:
    • Crie e salve uma árvore de estratégias para um scorecard completo ou para um objetivo específico, edite o scorecard no qual você deseja criar a árvore de estratégias.
    • Crie, mas não salve uma árvore de estratégia somente leitura, temporária somente para um objetivo específico, abrir o scorecard.
  2. Para criar uma árvore de estratégia para:
    • Todo o scorecard (o objetivo-raiz), no painel Documentos do Scorecard, clique no botão Novo Objeto e selecione Criar Árvore de Estratégia.
    • No caso de um objetivo específico, no painel Estratégia, clique com o botão direito do mouse no objetivo e selecione Exibir Árvore de Estratégia.
    A guia Diagrama da guia Árvore de Estratégia é exibida, mostrando o objetivo e seus objetivos filhos e KPIs de suporte hierarquicamente em um diagrama.
  3. Em um diagrama de árvore de estratégia, para:
    • Exibir opções que permitam trabalhar com um nó, clique no botão Opções (no lado direito do nó) para exibir o Menu de Opções do Nó.
    • Exibir dados adicionais de desempenho de um KPI, como uma variância ou um valor de alvo, clique na seta para baixo no centro inferior do nó. Para contrair esses dados, clique na seta para cima.
    • Expanda ou contraia um nó, clique no ícone do sinal de mais (+) ou de menos (-) abaixo do nó.
    • Aumentar ou diminuir o zoom do diagrama, use os botões da barra de ferramentas na guia Árvore de Estratégia do Editor de Scorecard.
    • Trabalhar com comentários:
      • Passe o ponteiro do mouse sobre o botão Comentário no canto superior direito de um nó para exibir a janela Status, na qual é possível ler os comentários que foram adicionados anteriormente, adicionar outro comentário ou responder a um comentário.

      • Clique no botão Opções no lado direito do nó ao qual você deseja adicionar um comentário e selecione Adicionar Comentário no Menu de Opções do Nó. A caixa de diálogo Novo Comentário é exibida, permitindo que você adicione um comentário ou leia comentários que foram adicionados anteriormente.

    • Trabalhe com substituições de status em nós pelos quais você é o responsável pelo negócio:
      • Passe o cursor do mouse sobre o asterisco vermelho (se disponível) em um nó para exibir a janela Status, permitindo que você veja as substituições que foram aplicadas anteriormente ou aplique outra substituição.

      • Clique no botão Opções no lado direito do nó ao qual deseja aplicar a substituição de status e selecione Substituir Status no menu Opções de Nó. A caixa de diálogo Substituição de Status é exibida, permitindo que você aplique outra substituição ou veja as substituições que foram aplicadas anteriormente.

  4. Para definir as propriedades que controlam a aparência dos diagramas, clique no botão Propriedades na guia Árvore de Estratégia do Editor de Scorecard.
  5. Na caixa de diálogo Propriedades de View da Árvore de Estratégia, especifique as definições de propriedade para conseguir a aparência desejada; em seguida, clique em OK.
  6. Clique na guia Detalhes da guia Árvore de Estratégia.
  7. Especifique uma descrição, designe o responsável pelo negócio e especifique documentos relacionados, conforme apropriado. (Por padrão, o responsável pelo negócio é o criador do scorecard.)
  8. Clique em Salvar para exibir a caixa de diálogo Salvar como. Nela, é possível renomear a árvore de estratégia, em vez de usar o nome padrão.

O Que São Mapas de Estratégia?

Um mapa de estratégia mostra como os objetivos que foram definidos para um scorecard e os KPIs que medem seu progresso são alinhados por perspectivas.

Um mapa de estratégia também indica relações de causa e efeito entre os objetivos e outros objetivos ou KPIs com as linhas de conexão. Você cria relações de causa e efeito quando cria (ou edita) um objetivo (consulte Criando Objetivos) ou trabalha com detalhes de KPI (consulte Trabalhando com Detalhes de KPI). Você também pode criar relações de causa e efeito em um mapa de estratégia.

A ilustração mostra um exemplo de mapa de estratégia.

Você pode criar vários mapas de estratégia para representar a estratégia de áreas distintas de sua organização.

Você pode criar mapas de estratégia somente no modo de Edição. Consulte Usando os Modos de Edição e Exibição no Editor de Scorecard.

Verifique se os objetivos associados e os KPIs se relacionam uns aos outros e identifique os relacionamentos de causa e efeito. Revise esses relacionamentos periodicamente para identificar as áreas que podem precisar de melhorias para aumentar a colaboração e a comunicação, impactando objetivos e KPIs existentes.

Consulte Criando Mapas de Estratégia.

Criando Mapas de Estratégia

Um mapa de estratégia mostra como os objetivos que foram definidos para um scorecard e os KPIs que medem seu progresso são alinhados por perspectivas.

Os mapas de estratégia ajudam os usuários a ver uma comparação dos resultados reais com os objetivos.

  1. Editar o scorecard no qual você deseja criar o mapa de estratégias.
  2. No painel Documentos de Scorecard, clique no botão Novo Objeto e selecione Criar Mapa de Estratégia.
  3. Na guia Diagrama, crie o mapa da seguinte forma:
    • Adicione objetivos e KPIs para avaliem o progresso, arrastando-os do painel Estratégia e soltando-os no diagrama da seguinte forma:
      • Se o objetivo ou KPI estiver de acordo com uma perspectiva específica, solte-o em qualquer lugar no diagrama. Ele será exibido automaticamente na seção da perspectiva a que o objetivo ou KPI está associado.

        Você alinha um objetivo ou um KPI a uma perspectiva quando cria (ou edita) o objetivo ou o KPI.

      • Se o objetivo ou KPI não estiver associado a uma perspectiva, solte-o na seção você da perspectiva a que o objetivo ou KPI deve estar associado. Observe que isso não designa permanentemente a perspectiva a este objetivo ou KPI.

    • (opcional) Adicione objetos de causa e efeito diretos ao nó selecionado (ou seja, a representação de um objetivo ou KPI) ao diagrama clicando com o botão direito do mouse e selecionando Adicionar Nós de Estratégia Relacionados.
    • Adicione relações de causa e efeito, conforme necessário.
      • Para adicionar uma relação de causa e efeito, clique no botão Desenhar uma Vinculação Casual entre Dois Objetivos na barra de ferramentas da guia Mapa de Estratégia, selecione um dos nós e, em seguida, selecione o segundo nó. É exibida uma linha conectando os nós.

      • Para excluir um nó do mapa, clique com o botão direito do mouse no nó e selecione Remover do Diagrama.

  4. Para:
    • Exibir opções que permitam trabalhar com um nó, clique no botão Opções (no lado direito do nó) para exibir o Menu de Opções do Nó.
    • Editar uma vinculação causal, clique com o botão direito do mouse e selecione Editar Vinculação Causal. A caixa de diálogo Vinculação Causal será exibida.
    • Excluir uma vinculação causal, clique com o botão direito do mouse na linha de vinculação e selecione Excluir Vinculação Causal.
    • Exibir dados adicionais de desempenho do KPI, como variância ou valor de destino, clique na seta para baixo na parte central inferior da representação. Para contrair esses dados, clique na seta para cima.
    • Aumentar ou diminuir o zoom do diagrama, use os botões de barra de ferramentas no Editor de Scorecard: guia Mapa de Estratégia.
    • Trabalhar com comentários:
      • Passe o ponteiro do mouse sobre o botão Comentário no canto superior direito de um nó para exibir a janela Status, na qual é possível ler os comentários que foram adicionados anteriormente, adicionar outro comentário ou responder a um comentário.

      • Clique no botão Opções no lado direito do nó ao qual você deseja adicionar um comentário e selecione Adicionar Comentário no Menu de Opções do Nó. A caixa de diálogo Novo Comentário é exibida, permitindo que você adicione um comentário ou leia comentários que foram adicionados anteriormente.

    • Trabalhe com substituições de status em nós pelos quais você é o responsável pelo negócio:
      • Passe o cursor do mouse sobre o asterisco vermelho (se disponível) em um nó para exibir a janela Status, permitindo que você veja as substituições que foram aplicadas anteriormente ou aplique outra substituição.

      • Clique no botão Opções no lado direito do nó ao qual você deseja aplicar a substituição de status e selecione Substituir Status no Menu de Opções do Nó. A caixa de diálogo Substituição de Status é exibida, permitindo que você aplique outra substituição ou veja as substituições que foram aplicadas anteriormente.

  5. Clique na guia Detalhes da guia Mapa de Estratégia.
  6. Especifique uma descrição, designe o responsável pelo negócio e especifique documentos relacionados, conforme apropriado. (Por padrão, o responsável pelo negócio é o criador do scorecard.)
  7. Clique em Salvar para exibir a caixa de diálogo Salvar como. Nela, você pode renomear o mapa de estratégia, em vez de usar o nome padrão.

O Que São Mapas de Causa e Efeito?

Um mapa de causa e efeito permite que você ilustre relações de causa e efeito de um objetivo ou de um KPI que é listado no painel Estratégia. Mapas de causa e efeito são diagramas usados em scorecard e não estão relacionados a views de mapa. Consulte Adicionando Views para Exibição em Painéis.

A ilustração mostra um exemplo de mapa de causa e efeito para o objetivo Melhorar Resultados Financeiros.

Você cria relações de causa e efeito para:

  • Um objetivo quando você cria ou edita o objetivo e identifica:

    • Outros objetivos ou KPIs que afetam ou suportam o objetivo (causas)

    • Outros objetivos ou KPIs que esse objetivo impacta ou suporta (efeitos)

    Consulte Criando Objetivos.

  • Um KPI quando você trabalha com detalhes do KPI.

    • Outros objetivos ou KPIs que afetam ou suportam o KPI (causas)

    • Outros objetivos ou KPIs que esse KPI impacta ou suporta (efeitos)

    Consulte Trabalhando com Detalhes de KPI.

Um mapa de causa e efeito também indica a proporcionalidade (ou seja, se alterações no desempenho ou no valor da relação de causa e efeito são diretamente proporcionais (diretas) ou inversamente proporcionais (inversas) e a força (forte, moderada ou fraca) das relações de causa e efeito usando símbolos.

Um mapa de causa e efeito ajuda você a compreender melhor as implicações de mudanças estratégicas futuras.

Crie vinculações de causa e efeito para mostrar automaticamente métricas e dependências operacionais.

Você pode criar um mapa de causa e efeito no modo de Edição ou Exibição:

Consulte Criando Mapas de Causa e Efeito.

Criando Mapas de Causa e Efeito

Você pode criar um mapa de causa e efeito para qualquer objetivo ou KPI que seja listado no painel Estratégia.

  1. Se você quiser:
    • Crie e salve um mapa de causa e efeito, edite o scorecard em que deseja criar o mapa de causa e efeito.
    • Crie, mas não salve, um mapa de causa e efeito somente leitura temporário e abra o scorecard em que deseja criar o mapa de causa e efeito.
  2. No painel Estratégia, clique com o botão direito do mouse no objetivo ou no KPI e selecione Exibir Mapa de Causa e Efeito.
    A guia Diagrama da guia Mapa de Causa e Efeito é exibida.
  3. Para:
    • Exibir opções que permitam a você trabalhar com um nó, clique com o botão direito do mouse no nó ou clique no botão Opções (no lado direito do nó) para exibir o Menu de Opções de Nó.
    • Exibir dados adicionais de desempenho de um KPI, como uma variância ou um valor de alvo, clique na seta para baixo no centro inferior do nó. Para contrair esses dados, clique na seta para cima.
    • Editar uma vinculação causal, clique com o botão direito do mouse e selecione Editar Vinculação Causal. A caixa de diálogo Vinculação Causal será exibida.
    • Excluir uma vinculação causal, clique com o botão direito do mouse na linha de vinculação e selecione Excluir Vinculação Causal.
    • Para aumentar ou diminuir o zoom do diagrama ou definir preferências, use os botões da barra de ferramentas na guia Mapa de Causa e Efeito do Editor de Scorecard.
    • Trabalhar com comentários:
      • Passe o ponteiro do mouse sobre o botão Comentário no canto superior direito de um nó para exibir a janela Status, na qual é possível ler os comentários que foram adicionados anteriormente, adicionar outro comentário ou responder a um comentário.

      • Clique no botão Opções no lado direito do nó ao qual você deseja adicionar um comentário e selecione Adicionar Comentário no Menu de Opções do Nó. A caixa de diálogo Novo Comentário é exibida, permitindo que você adicione um comentário ou leia comentários que foram adicionados anteriormente.

    • Trabalhe com substituições de status em nós pelos quais você é o responsável pelo negócio:
      • Passe o cursor do mouse sobre o asterisco vermelho (se disponível) em um nó para exibir a janela Status, permitindo que você veja as substituições que foram aplicadas anteriormente ou aplique outra substituição.

      • Clique no botão Opções no lado direito do nó ao qual você deseja aplicar a substituição de status e selecione Substituir Status no Menu de Opções do Nó. A caixa de diálogo Substituição de Status é exibida, permitindo que você aplique outra substituição ou veja as substituições que foram aplicadas anteriormente.

  4. Para especificar como relações de causa e efeito devem ser exibidas no mapa de causa e efeito, clique no botão Preferências do Mapa de Causa e Efeito na guia Mapa de Causa e Efeito do Editor de Scorecard.
  5. Na guia Geral da caixa de diálogo Preferências do Mapa de Causa e Efeito, especifique como deseja que os relacionamentos de causa e efeito sejam exibidos e clique em OK.
  6. Clique na guia Detalhes.
  7. Especifique uma descrição, designe o responsável pelo negócio e especifique documentos relacionados, conforme apropriado. (Por padrão, o responsável pelo negócio é o criador do scorecard.)
  8. Clique em Salvar para exibir a caixa de diálogo Salvar como. Nessa caixa, você pode renomear o mapa de causa e efeito, em vez de usar o nome padrão.

Noções Básicas sobre Listas de Controle

Listas de Controle são tabelas que listam objetos de scorecard (isto é, iniciativas, objetivos e KPIs) relacionados a um determinado aspecto de um scorecard ou agrupados para um propósito específico.

Algumas listas de controle são componentes de objetos de scorecard. Elas incluem as seguintes listas de controle:

  • Lista de controle Iniciativas e KPIs — Lista as iniciativas e os KPIs filhos usados para avaliar o desempenho de uma iniciativa.

    Essa lista de controle é exibida no painel Analytics da guia Detalhes da Iniciativa.

  • Lista de controle Objetivos e KPIs — Lista os objetivos e KPIs filhos usados para avaliar o desempenho de um objetivo ou exibidos em uma view (ou seja, mapa de causa e efeito, view personalizada, árvore de estratégia ou mapa de estratégia).

    Essa lista de controle é exibida nas seguintes guias:

    • Painel Analytics da guia Detalhes do Objetivo no Editor de Scorecard

    • Guia Detalhes da guia Mapa de Causa e Efeito

    • Guia Detalhes da guia View Personalizada

    • Guia Detalhes da guia Mapa de Estratégia

    • Guia Detalhes da guia Árvore de Estratégia

  • Lista de controle Objetivos, Iniciativas e KPIs — Lista as iniciativas, os objetivos e os KPIs associados a uma perspectiva.

    Essa lista de controle é exibida na guia Perspectiva do Editor de Scorecard.

Outras listas de controle que você cria para atender a uma determinada finalidade. Elas incluem as seguintes listas de controle:

  • Lista de controle de KPI — Lista os KPIs cujo desempenho você deseja monitorar.

    Essa lista de controle é exibida na guia Desempenho do Editor de Lista de Controle de KPI. Consulte O Que São Listas de Controle de KPIs?.

  • Lista de controle inteligente — Lista as iniciativas, os objetivos e os KPIs em um scorecard que atendem aos critérios especificados.

    Essa lista de controle é exibida na guia Lista de Controle Inteligente do Editor de Scorecard. Consulte O Que São Listas de Controle Inteligentes?.

  • Lista de controle de decomposição — Lista iniciativas ou objetivos e KPIs filhos ou descendentes que são usados para avaliar o desempenho de uma iniciativa ou de um objetivo.

    Essa lista de controle é exibida na guia Detalhamento do Editor de Scorecard.

Uma lista de controle inclui colunas que descrevem os objetos de scorecard (como Status, % de Variação etc.) e os componentes (como View ou Resumo) que permitem a você exibir e gerenciar esses objetos.

Por exemplo, você pode criar uma lista de controle de Objetivos e KPIs com dois objetivos — % de Entrega Antecipada e Dias de Atendimento — que são usados para avaliar o desempenho de um objetivo com o nome Aumentar Satisfação do Cliente.

Personalizando Listas de Controle

Você pode usar a guia Estilos de Lista de Controle da caixa de diálogo Definições de Scorecard para personalizar listas de controle usadas em Scorecards, Objetivos, Iniciativas, Perspectivas, Listas de Controle Inteligentes, Views Personalizadas, Views em Árvore de Estratégia, Mapas de Estratégia e Mapas de Causa/Efeito.

Para cada lista de controle em um scorecard, você pode personalizar estilos da lista de controle, alterar a ordem da coluna, exibir ou ocultar colunas e alterar os labels da coluna nos seguintes níveis:

  • Scorecard: Aplicado a todas as listas de controle do scorecard que não têm seus próprios estilos individuais ou personalizações de coluna.

  • Lista de Controle Individual: Aplicada a uma lista de controle individual. O estilo de lista de controle individual substitui o estilo de nível de scorecard

Se nenhum estilo da lista de controle for definido; o estilo padrão será usado.

Você pode incluir as seguintes opções de formato para personalizar as listas de controle:

  • Nome da Fonte - Você tem que informar o nome da fonte manualmente. Você tem que informar um nome de fonte suportado pelo Web browser em seu ambiente.

  • Negrito - Sim ou Não ou Padrão

  • Itálico - Sim ou Não ou Padrão

  • Estilo da Borda

  • Cor da Borda

  • Cor da Fonte

  • Cor do Plano de Fundo

Você pode definir os formatos acima para tipos de célula individual (linha e coluna) independentemente e pode aplicar diferentes estilos para linhas alternativas da lista de controle.

Você pode copiar e colar estilos de uma célula para outra e com um clique pode aplicar um estilo de célula para a linha toda. Também é possível definir os estilos para a linha do cabeçalho e a linha selecionada (clicada).

Para personalizar listas de controle:

  1. Edite a pontuação pela qual você deseja personalizar as listas de controle.
  2. Clique no botão Definições de Scorecard no Editor de Scorecard.
  3. Clique na guia Estilos de Lista de Controle.

    A guia Estilos de Lista de Controle é exibida.

  4. Opcional: Na lista Predefinir Estilos, selecione um estilo para sua organização.
  5. Opcional: Marque Mostrar Ícone de Tipo de Objeto para exibir o ícone dos tipos de nó KPI, Objetivo ou Iniciativa nas linhas da lista de controle.
  6. Opcional: Marque Ativar Estilo de Linha Alternativo se quiser personalizar estilos de linha alternativos.
  7. Use a lista Exibir para mostrar ou ocultar colunas ou alterar os nomes de colunas.
    Da mesma forma, é possível usar a lista Exibir acima de cada lista de controle para personalizar listas de controle individuais.
  8. Use os ícones Editar para formatar os seguintes tipos de células (linha ou coluna):
    • Resumo - as informações exibidas acima da tabela de lista de controle
    • Várias colunas na Linha do Cabeçalho da Coluna
    • Várias colunas nas Linhas do Corpo
    • Várias colunas nas Linhas do Corpo Alternativas
    • A Linha Selecionada (clicada)
  9. Para cada tipo de célula (linha ou coluna), escolha o seguinte:
    • Nome da Fonte - Insira manualmente o nome da fonte que é suportado por seu browser
    • Negrito - Sim ou Não ou Padrão
    • Itálico - Sim ou Não ou Padrão
    • Estilo da Borda
    • Cor da Fonte
    • Cor do Plano de Fundo
    • Cor da Borda
  10. Clique em Aplicar Estilos ou em OK.

O Que São Listas de Controle de KPIs?

Lista de controle de KPI é um conjunto de KPIs cujo desempenho você deseja monitorar.

Você pode criar listas de controle de KPIs:

  • Em um scorecard. Você cria uma lista de controle de KPIs um scorecard para ajudá-lo a exibir e investigar o andamento dos objetivos e das iniciativas. As listas de controle do KPI que você cria em um scorecard são salvas como parte do scorecard. Consulte O Que São Listas de Controle Inteligentes?

  • Fora de um scorecard. Isso permite que você crie uma lista de controle de KPI antes de criar ou editar um scorecard. As listas de controle de KPI que você cria fora de um scorecard são salvas como objetos stand-alone no Oracle BI Presentation Catalog.

Consulte Utilizando KPIs e Listas de Controle de KPI.

Trabalhando com Detalhes de KPI

Quando cria iniciativas e objetivos, você atribui a eles KPIs para avaliar o progresso e o desempenho.

Você pode trabalhar com esses KPIs em um Scorecard usando a guia Detalhes de KPI do Editor de Scorecard.

Especificamente, você pode:

  • Exibir definições básicas do KPI, bem como um gráfico que apresente valores reais e valores alvo.

  • Substitua o label, a descrição e o responsável pelo negócio que estão definidos para o KPI.

  • Fixar dimensões. Consulte O Que São Dimensões e Valores de Dimensão Fixados?

  • Exibir documentos que fornecem informações complementares sobre o KPI.

  • Execute ações que estão associadas ao KPI.

  • Associar o KPI a uma perspectiva.

  • Especificar um tipo de indicador (por exemplo, à esquerda) para indicar se o desempenho do KPI orienta outros KPIs ou se é afetado pelo desempenho de outros KPIS ou de outros dados ou processos.

  • Exibir, adicionar ou responder a comentários.

  • Identifique iniciativas e KPIs (de um KPI listado no painel Iniciativas) ou objetivos e KPIs (de um KPI listado no painel Estratégia) que tenham causa ou efeito no KPI.

  1. Edite o scorecard que contém o KPI.
  2. Se o KPI for designado a um(a):
    • Iniciativa, clique duas vezes no KPI no painel Iniciativas
    • Objetivo, clique duas vezes no KPI no painel Estratégia
  3. Na guia Detalhes do KPI, execute qualquer uma das seguintes tarefas:
    • Substitua um dos seguintes itens:
      • Label, usando o campo Label

      • Descrição, usando o campo Descrição

      • Responsável pelo Negócio, usando o campo Responsável pelo Negócio no painel Colaboração

    • Fixe dimensões usando a área Dimensionalidade no painel Analytics.
    • Execute ações que estão associadas ao KPI, usando os links de ação na área Ações do painel Analytics.
    • Associe o KPI a uma perspectiva, usando o campo Perspectiva no painel Analytics.
    • Especifique o tipo de indicador, usando o campo Tipo de Indicador no painel do Analytics.
    • Exibir, adicionar ou responder a comentários, utilizando o painel Colaboração.
    • Exiba documentos que fornecem informações complementares para o KPI, usando a área Documentos Relacionados no painel Colaboração.
    • Identifique objetivos que tenham causa ou efeito no KPI, usando o painel Itens Relacionados.
  4. Se você tiver feito alguma alteração, clique em Salvar.

O Que São Listas de Controle Inteligentes?

Lista de controle inteligente é uma view de um determinado scorecard com base nos critérios que você especifica.

Por exemplo, uma lista de controle inteligente pode mostrar os dez principais KPIs em um scorecard baseado no melhor desempenho ou todos os objetivos, iniciativas e KPIs em um scorecard de propriedade de um determinado responsável pelo negócio.

A ilustração mostra um exemplo de lista de controle inteligente para o objetivo Melhorar Resultados Financeiros e todos os seus descendentes.

Uma lista de controle inteligente consiste nos seguintes componentes:

  • Painel Filtro — Esse painel é exibido como painel de controle, como resumo de texto, ou fica oculto, dependendo da definição do componente Exibição de Critérios de Filtro na caixa de diálogo Propriedades da Lista de Controle Inteligente. Se exibido como:

    • Painel de controle, contém guias que permitem especificar os critérios a serem usados para filtrar a lista de controle inteligente. Você pode filtrar por relacionamentos de objeto, tipos de objeto, associações de perspectiva, desempenho e designações do responsável pelo negócio.

    • Resumo de texto, exibe um resumo de texto somente leitura dos critérios de filtro atuais.

  • Lista de Controle Inteligente — Lista objetivos, iniciativas e KPIs em um scorecard que atendem aos critérios especificados no painel Filtro.

  • Barra de ferramentas da lista de controle inteligente — Contém botões que permitem salvar a lista de controle inteligente e especificar suas propriedades, como o modo de exibição do painel Filtro (ou seja, como painel de controle, resumo de texto somente para leitura ou oculto).

Crie listas de controle inteligentes como um condutor para alinhar corretamente motivadores de desempenho (objetivos e iniciativas) com seus proprietários de negócios adequados e para auxiliar na conclusão de consenso entre as partes interessadas que estabelecerão o compromisso de mudar a definição da meta e do alvo para alcançar os resultados especificados e desejados.

Você só pode criar listas de controle inteligentes no Modo de edição.

No Modo de view, você pode exibir uma lista de controle inteligente e, se ela tiver sido salva com o painel Filtro exibido como painel de controle, você poderá especificar critérios de filtro para alterar dinamicamente o que é mostrado na lista de controle inteligente.

Consulte Usando os Modos de Edição e Exibição no Editor de Scorecard.

É possível também adicionar listas de controle inteligentes a painéis. Se a lista de controle inteligente tiver sido salva com o painel Filtro exibido como painel de controle, os usuários finais poderão especificar critérios de filtro para alterar dinamicamente o que é mostrado na lista de controle inteligente.

Consulte Criando Listas de Controle Inteligentes.

Criando Listas de Controle Inteligentes

Lista de controle inteligente é uma view de um determinado scorecard com base nos critérios que você especifica.

Listas de controle inteligentes alertam os usuários sobre alterações importantes nos dados.

  1. Edite o scorecard no qual você deseja criar a lista de controle inteligente.
  2. No painel Documentos de Scorecard, clique no botão Novo Objeto e selecione Criar Lista de Controle Inteligente.
    A ilustração mostra um exemplo de lista de controle inteligente.
  3. No painel Filtro, especifique os critérios de filtro:
    1. Na guia Relacionamento, especifique os relacionamentos de objeto pelos quais os objetos de scorecard serão filtrados. Você pode adicionar objetivos, iniciativas ou KPIs arrastando os objetos dos painéis Estratégia e Iniciativas e soltando-os na guia Relacionamento.
    2. Na guia Tipo, especifique os tipos de objeto pelos quais os objetos de scorecard serão filtrados.
    3. Na guia Perspectiva, especifique as associações de perspectiva pelas quais os objetos de scorecard serão filtrados.
    4. Na guia Desempenho, especifique os critérios de desempenho (status, score ou classificação) pelos quais os objetos de scorecard serão filtrados.
    5. Na guia Propriedade, especifique as designações de responsável pelo negócio pelas quais os objetos de scorecard serão filtrados.
  4. Defina as propriedades da lista de controle inteligente. Para isso, clique no botão Propriedades para exibir a caixa de diálogo Propriedades da Lista de Controle Inteligente.
  5. Gerencie a lista de controle inteligente da forma apropriada.
  6. Clique em Salvar para exibir a caixa de diálogo Salvar como. Na caixa de diálogo Salvar como, você pode renomear a lista de controle inteligente, em vez de usar o nome padrão.

O Que São Views Personalizadas?

Uma view personalizada permite que você mostre uma view personalizada dos seus dados de estratégia e negócios.

Por exemplo, você poderia apresentar informações sobre objetivos e KPIs em uma imagem de fundo de sua escolha, como o logotipo da sua empresa. Consulte Criando Views Personalizadas.

Você pode criar views personalizadas no modo de Edição somente. Consulte Usando os Modos de Edição e Exibição no Editor de Scorecard.

Criando Views Personalizadas

Os scorecards podem ter views personalizadas para alterar a forma de apresentação das análises de dados.

Você pode criar uma view de um scorecard personalizado para seu público-alvo.

  1. Editar o scorecard no qual você deseja criar a view personalizada.
  2. No painel Documentos de Scorecard, clique no botão Novo Objeto e selecione Criar View Personalizada.
  3. Na guia Diagrama, arraste objetivos e KPIs do painel Estratégia e solte-os no diagrama.
  4. Especifique como você deseja que cada objetivo ou KPI seja exibido no diagrama. Para cada objetivo ou KPI, selecione-o no diagrama e especifique se deseja que ele seja exibido como:
    • Sua versão completa. Para fazer isso, clique no botão Completo.

    • Sua versão simples. Para fazer isso, clique no botão Simples.

    • Uma de suas propriedades. Para fazer isso, clique no botão Propriedade e selecione a propriedade.

  5. (opcional) Especifique uma imagem e/ou uma cor de plano de fundo clicando no botão Propriedades para exibir a caixa de diálogo Propriedades de View Personalizada.
  6. Para:
    • Exibir opções que permitam trabalhar com um nó, clique no botão Opções (no lado direito do nó) para exibir o Menu de Opções do Nó.
    • Exibir dados adicionais de desempenho do KPI, como variância ou valor de destino, clique na seta para baixo no centro inferior do nó. Para contrair esses dados, clique na seta para cima.
    • Aumentar ou diminuir o zoom do diagrama, use os botões de barra de ferramentas na guia View Personalizada.
    • Trabalhar com comentários:
      • Passe o ponteiro do mouse sobre o botão Comentário no canto superior direito de um nó para exibir a janela Status, na qual é possível ler os comentários que foram adicionados anteriormente, adicionar outro comentário ou responder a um comentário.

      • Clique no botão Opções no lado direito do nó ao qual você deseja adicionar um comentário e selecione Adicionar Comentário no Menu de Opções do Nó. A caixa de diálogo Novo Comentário é exibida, permitindo que você adicione um comentário ou leia comentários que foram adicionados anteriormente.

    • Trabalhe com substituições de status em nós pelos quais você é o responsável pelo negócio:
      • Passe o cursor do mouse sobre o asterisco vermelho (se disponível) em um nó para exibir a janela Status, permitindo que você veja as substituições que foram aplicadas anteriormente ou aplique outra substituição.

      • Clique no botão Opções no lado direito do nó ao qual você deseja aplicar a substituição de status e selecione Substituir Status no Menu de Opções do Nó. A caixa de diálogo Substituição de Status é exibida, permitindo que você aplique outra substituição ou veja as substituições que foram aplicadas anteriormente.

  7. Clique na guia Detalhes.
  8. Especifique uma descrição, designe o responsável pelo negócio e especifique documentos relacionados, conforme apropriado. (Por padrão, o responsável pelo negócio é o criador do scorecard.)
  9. Clique em Salvar para exibir a caixa de diálogo Salvar como. Nessa caixa, você pode renomear o mapa de causa e efeito, em vez de usar o nome padrão.

Abrindo Objetos de Scorecard

Diversas opções estão disponíveis ao abrir objetos de scorecard.

Para abrir um objeto de scorecard:

  1. Abra ou edite o scorecard que contém o objeto.
  2. Para abrir:
    • Um objetivo, clique duas vezes nele no painel Estratégia para exibir a guia Detalhes do Objetivo.
    • Uma iniciativa, clique duas vezes nela no painel Iniciativas para exibir a guia Detalhes da Iniciativa.
    • Uma view (por exemplo, um Mapa de Estratégia), uma instrução de missão ou visão, uma lista de controle de KPI ou uma lista de controle inteligente, clique duas vezes nela no painel Documentos de Scorecard. Dependendo do objeto em que você clicou duas vezes, uma das seguintes guias será exibida:
      • Guia Mapa de Causa e Efeito

      • Guia View Personalizada

      • Guia Mapa de Estratégia

      • Guia Árvore de Estratégia

      • Guia Lista de Controle de KPI

      • Guia Lista de Controle Inteligente

      • Guia Missão

      • Guia Visão

    • Uma perspectiva, clique duas vezes nela no painel Perspectivas para exibir a guia Perspectiva.
    • Um KPI, clique duas vezes nele no:
      • Painel Estratégia ou o painel Iniciativas. A guia Detalhes de KPI é exibida.

      • Painel Catálogo do Scorecard. A guia KPI é exibida.

    • Qualquer objeto, selecione o objeto e clique no botão Abrir da barra de ferramentas da guia ou clique duas vezes na iniciativa ou no objetivo e selecione a opção Abrir.

Editando Objetos de Scorecard

Você pode editar objetos de scorecard no Editor de Scorecard.

Você também pode editar objetos de scorecard na página Catálogo. Consulte Gerenciando Objetos no Oracle BI Presentation Catalog.

  1. Edite o scorecard que contém o objeto de scorecard que você deseja editar.
  2. Clique duas vezes no objeto. Por exemplo, para editar um objetivo, clique duas vezes nele no painel Estratégia, ou, para editar um mapa de estratégia, clique duas vezes nele no painel Documentos de Scorecard.

    Para uma árvore de estratégia, você só pode editar os detalhes, não o diagrama.

  3. Faça suas alterações.
  4. Clique em Salvar.

Excluindo Objetos de Scorecard

Você pode excluir objetos de scorecard no Editor de Scorecard.

Você também pode excluir objetos de scorecard na página Catálogo. Consulte Gerenciando Objetos no Oracle BI Presentation Catalog.

Cuidado:

Antes de excluir uma iniciativa, certifique-se de que ela tenha sido concluída ou de que não seja mais necessária para alcançar um objetivo. Antes de excluir um objetivo, verifique quaisquer objetivos filhos ou outros objetivos a que ele esteja vinculado para ter certeza de que sua remoção não prejudicará esses objetivos.
  1. Edite o scorecard que contém o objeto de scorecard que você deseja excluir.
  2. Clique com o botão direito do mouse no objeto e selecione Excluir. Por exemplo, para excluir um Mapa de Estratégia, clique com o botão direito do mouse nele no painel Documentos do Scorecard e selecione Excluir.
  3. Na caixa de diálogo de confirmação, confirme se você deseja excluir o objeto.

Adicionando Objetos de Scorecard a Painéis

É possível adicionar tipos específicos de objetos de scorecard aos painéis de controle.

Você pode adicionar os seguintes objetos de scorecard a painéis de controle:

Nota:

Incorpore visualizações de scorecard (por exemplo, listas de controle inteligentes ou mapas de causa e efeito) em painéis para fomentar a análise interativa.

Consulte Adicionando Conteúdo aos Painéis de Controle para obter informações adicionais.

Solucionando Problemas

Você encontra informações de solução de problemas em uma variedade de fontes.

Para a solução de problemas que você pode encontrar ao usar o Oracle Scorecard and Strategy Management, pode ser que você considere as seguintes informações úteis: