5 Criando e Usando Painéis de Controle

Este capítulo descreve como criar e usar painéis no Oracle Business Intelligence Enterprise Edition. Ele explica também como trabalhar com personalizações salvas, criar páginas de modelo de painel de controle, publicar painéis, criar links para as páginas do painel e trabalhar com livros de resumos.

Tópicos

Este capítulo inclui as seguintes seções:

O que São Painéis de Controle?

Os painéis de controle oferecem views personalizadas de informações corporativas e externas.

Um painel consiste em uma ou mais páginas.

As páginas podem exibir tudo o que você pode acessar ou abrir com um Web browser, incluindo o seguinte:

  • Os resultados de análises

    Os resultados de uma análise representam a saída retornada pelo Oracle BI Server que corresponde aos critérios da análise. Ela pode ser mostrada em diversas views, como uma tabela, um gráfico e um gauge. Os usuários podem examinar e analisar resultados, imprimir como PDF ou HTML, salvar como PDF ou exportar para uma planilha.

  • Alertas de agentes

  • Links de ação e menus do link de ação

  • Imagens

  • Texto

  • Views de pastas no Catálogo de Apresentação do Oracle BI

  • Links para Sites

  • Links para documentos

  • Conteúdo incorporado (como páginas Web ou documentos)

  • Relatórios do Oracle BI Publisher

Quando você abre um painel, o conteúdo dele é exibido em uma ou mais páginas. As páginas de painéis de controle são identificadas por guias localizadas na parte superior do painel. Uma barra de ferramentas na parte superior direita contém botões que permitem a você:

Workflow Típico para Criar Painéis de Controle

Para começar a criar painéis de controle, consulte o workflow típico descrito na seguinte lista:

  • Criar diversas análises - Crie análises nas quais você possa criar views que sejam exibidas em um painel de controle.

  • Criar um painel de controle - Crie um painel de controle para exibir dados de análises.

  • Adicionar conteúdo a uma página de painel de controle - Adicione conteúdo a páginas de painel de controle para exibir itens como views e prompts.

  • Adicionar prompts a páginas de painel de controle - Faça isso para orientar no conteúdo das páginas.

  • Adicionar páginas a um painel de controle - Você pode adicionar uma ou mais páginas ao painel de controle para exibir os dados de várias maneiras.

  • Rechamar definições pessoais para painéis de controle - Crie personalizações que permitam exibir as páginas no estado atual delas ou com suas opções favoritas já selecionadas.

Quem Cria e Edita Painéis de Controle?

A capacidade de criar painéis é controlada pelo privilégio Gerenciar Painel, que é gerenciado pelo administrador.

A edição de painel de controle, que é feita no construtor de painéis de controle, é permitida aos usuários com as permissões e os privilégios apropriados para o painel de controle e os objetos que podem ser adicionados a uma página do painel de controle. Consulte Designando Permissões e Gerenciando Privilégios do Presentation Services no Guia de Segurança do Oracle Business Intelligence Enterprise Edition.

O que é o Construtor de Painéis de Controle?

O Construtor de painéis de controle permite a você adicionar páginas a um painel de controle e editá-las nele. Você pode adicionar objetos e controlar o layout de páginas de painéis.

As páginas contêm as colunas e as seções que armazenam o conteúdo de um painel. Cada painel contém pelo menos uma página, que pode estar vazia. As páginas de painéis de controle são identificadas por guias localizadas na parte superior do painel. Várias páginas são utilizadas para organizar o conteúdo. Por exemplo, você pode ter uma página para armazenar resultados de análises que você consulta diariamente, outra que contenha links para Sites de seus fornecedores e uma que se vincule à intranet da sua empresa.

Os objetos que você pode adicionar a uma página de painel incluem:

  • Objetos do painel — Itens que são utilizados somente em um painel. Exemplos de objetos de painéis são seções para armazenar conteúdo, links de ação e o conteúdo incorporado que é exibido em um quadro de um painel.

  • Objetos de catálogo — Objetos que você ou outra pessoa salvou no Catálogo de Apresentação do Oracle BI (por exemplo, análises, prompts etc.) e para os quais você tem as permissões apropriadas.

    Em um painel, os resultados de uma análise podem ser mostrados em diversas views, como tabela, gráfico e gauge. (Os resultados de uma análise representam a saída que é retornada pelo Oracle BI Server correspondente aos critérios da análise.) Os usuários podem examinar e analisar os resultados, salvá-los ou imprimi-los, ou ainda exportá-los para uma planilha.

O que Controla a Aparência de um Painel de Controle?

Você pode personalizar a aparência dos painéis de controle de várias maneiras.

A aparência de um painel de controle é altamente personalizável e controlada por diversos atributos.

  • Skins — Skins definem os recursos de gráficos visíveis e controlam a maneira em que a interface do usuário do Oracle BI EE são exibidas, como cores de fundo, logotipos corporativos e folhas de estilos. Os skins podem ser designados automaticamente aos usuários quando eles fazem log-on. Os administradores podem personalizar o skin padrão e criar novos skins.

  • Estilos — Os estilos controlam a aparência de um painel e suas diversas views. Em outras palavras, os estilos controlam como os resultados são formatados para exibição, como a cor do texto e dos links, a fonte e o tamanho do texto, as bordas das tabelas e as cores e atributos dos gráficos.

    Estilos e skins são organizados em pastas que contêm Folhas de Estilos em Cascata (arquivos com extensão .css). Folhas de estilo em cascata oferecem controle sobre qualquer objeto do Oracle Business Intelligence. Os administradores podem personalizar algumas folhas de estilos e criar outras novas. Os usuários podem substituir alguns elementos de folhas de estilos, como bordas de tabelas e tamanho do texto, ao formatar os resultados da guia Resultados.

    Você pode especificar um estilo para um determinado painel de controle na caixa de diálogo Propriedades do Painel de Controle na área Propriedades Gerais usando a lista Estilos.

  • Formatação cosmética — Afeta a aparência visual dos dados em colunas e níveis hierárquicos, views e colunas e seções em páginas de painel de controle. Consulte O Que é Formatação Cosmética? e Aplicando Formatação a Páginas de Painel.

Sobre o Estilo ALTA

O Oracle BI EE inclui diversos estilos, inclusive ALTA.

Esse estilo fornece uma aparência limpa e consistente entre os produtos do Oracle Business Intelligence e apresenta tendências visuais nítidas, como cores claras, bem como gradientes e tamanhos de borda pequenos. Consulte Personalizando a Interface do Usuário Web do Oracle BI no Guia de Segurança do Oracle Business Intelligence Enterprise Edition.

Nota:

A Oracle recomenda usar o ALTA como ponto de partida, se você estiver planejando criar um novo estilo personalizado.

Criando Painéis de Controle

Você usa o Construtor de painéis de controle para criar (e editar) painéis de controle.

  1. No cabeçalho global, clique em Novo e selecione Painel de Controle.
  2. Na caixa de diálogo Novo Painel de Controle, informe o nome e a descrição do painel de controle.
  3. Selecione o local do painel de controle.
    • Se você salvar o painel de controle na subpasta Painéis de Controle diretamente em /Pastas Compartilhadas/subpasta de primeiro nível, o painel será listado no menu Painel de Controle do cabeçalho global. Se você salvá-lo em uma subpasta Painéis de Controle de qualquer outro nível (como /Pastas Compartilhadas/Vendas/Oriental), ele não será listado.
    • Se você escolher uma pasta na subpasta Painéis de Controle diretamente em /Pastas Compartilhadas/subpasta do primeiro nível na qual nenhum painel de controle foi salvo, uma nova pasta Painéis de Controle será criada automaticamente nessa pasta, na qual salvar o novo painel de controle. Por exemplo, se você escolher uma pasta chamada /Pastas Compartilhadas/Vendas na qual nenhum painel foi salvo, uma nova pasta Painéis será criada automaticamente e a entrada Local mudará para /Pastas Compartilhadas/Vendas/Painéis de Controle. (Uma nova pasta Painéis de Controle não será criada automaticamente se você escolher uma pasta de qualquer outro nível.)
  4. Especifique se deseja adicionar conteúdo ao novo painel de controle agora ou posteriormente.
  5. Clique em OK.
  6. Se você tiver especificado adicionar conteúdo:
    • Agora, o novo painel de controle, que contém uma página em branco, é exibido no Construtor de painéis de controle para edição.
    • Posteriormente, um painel vazio é criado (mas não exibido) ao qual você pode adicionar conteúdo mais tarde.

Editando Painéis de Controle

Você pode editar painéis de controle para os quais você possui permissões e privilégios apropriados.

Você pode adicionar ou excluir páginas de painéis de controle, adicionar conteúdo, como colunas e seções, e editar propriedades e definições, como opções de impressão. Por exemplo, você pode adicionar conteúdo a um painel de controle Sales Performance para acompanhar o progresso de sua equipe, adicionando uma análise Brand Revenue do catálogo.

  1. No cabeçalho global, clique em Catálogo.
  2. Na página Catálogo, navegue até o painel de controle a ser editado e clique no link Editar.
  3. No Construtor de Painéis de Controle, execute uma ou mais das seguintes tarefas, conforme necessário:
    • Adicionar uma página ao painel.
    • Excluir uma página do painel de controle.
    • Adicionar conteúdo.
    • Use as opções disponíveis no botão Ferramentas do Construtor de painéis de controle para:
      • Definir propriedades do painel e da página do painel.

      • Especificar definições de impressão e exportação em uma página do painel.

      • Definir os links de relatório de uma página de painel.

      • Especificar se os usuários podem ou não criar personalizações salvas pessoais na página.

      • Publicar a página em um local de painel compartilhado para que você possa compartilhar a página com outros.

      • Definir as propriedades avançadas da página, de forma que você possa definir os parâmetros de navegação para o painel de controle ou sua respectiva página.

  4. Execute uma das seguintes etapas a qualquer momento:
    • Para visualizar a página do painel de controle, clique no botão Visualizar.
    • Para salvar as alterações, clique no botão Salvar.
    • Para sair do Construtor de painéis de controle e retornar ao Painel de Controle, clique em Executar.

Adicionando Novas Páginas aos Painéis de Controle

Você pode adicionar novas páginas a painéis.

Por exemplo, você pode primeiro adicionar uma nova página de painel de controle que contenha dados de vendas regionais em uma tabela e em um gráfico de barras. Em seguida, você pode adicionar outra que contenha links para sites de vários concorrentes.

  1. Edite o painel de controle.
  2. Clique no botão Adicionar Página do Painel de Controle no Construtor de Painéis de Controle; em seguida, selecione Adicionar Página do Painel de Controle.
  3. Na caixa de diálogo Adicionar Página do Painel de Controle, informe um nome e uma descrição para a página e clique em OK para ver a nova página como guia no Construtor de Painéis de Controle.
  4. Clique no botão Salvar.

Após adicionar uma nova página, você pode adicionar conteúdo à mesma.

Adicionando Subpáginas a Painéis de Controle

Você pode adicionar novas subpáginas a painéis de controle.

A adição de subpáginas permite que um segundo nível de informações seja apresentado aos usuários. Por exemplo, você pode primeiro adicionar uma nova página de painel de controle que contenha dados de vendas regionais em uma tabela e em um gráfico de barras. Em seguida, pode adicionar uma subpágina que contenha links para sites de vários concorrentes.

  1. Edite o painel de controle.
  2. Selecione a página do painel de controle para a qual deseja criar uma subpágina.
  3. Clique no botão Adicionar Página do Painel de Controle no Construtor de Painéis de Controle; em seguida, selecione Adicionar Subpágina.
  4. Na caixa de diálogo Adicionar Subpágina, informe um nome e uma descrição para a página e clique em OK.
    A página é exibida como subpágina do painel de controle no Construtor de Painéis de Controle.
  5. Clique no botão Salvar.

Depois de adicionar uma nova subpágina, você pode adicionar conteúdo a ela.

Adicionando Conteúdo aos Painéis de Controle

A adição de conteúdo a um painel de controle permite que os usuários vejam diversos dados organizados em um único local.

Você pode adicionar o seguinte conteúdo aos painéis:

  • Objetos do painel, incluindo aqueles que permitem exibir o conteúdo, como colunas e seções, bem como objetos como texto, pastas, links de ação e assim por diante.

  • Os objetos que você ou outra pessoa salvou no catálogo de apresentação e cujas permissões apropriadas você possui, como análises, prompts etc.

Por exemplo, pode adicionar conteúdo ao painel de controle Sales Performance recém-criado para rastrear o progresso da sua equipe. Para isso, pode adicionar uma análise Brand Revenue do catálogo.

Nota:

A modificação do painel é reservada para usuários com as permissões e os privilégios apropriados.

A adição de um quadro de desempenho para um painel é executada da mesma maneira que a adição de qualquer outra view, incluindo o comportamento de prompt. Arraste e solte a análise que contém a view do quadro de desempenho do catálogo em uma coluna, salve o painel e execute-o para exibir o quadro. Para garantir que um grupo de quadros de desempenho tenha espaços reduzidos, coloque cada quadro de desempenho em uma seção ou coluna do painel de controle e designe um tamanho fixo para a seção ou coluna para impedir que o quadros se espalhem.

  1. Edite o painel de controle.
  2. Adicione os objetos a serem incluídos na página. Selecione um objeto no painel Objetos de Painel de Controle ou no painel Catálogo; em seguida, arraste e solte o objeto na área Layout de Página.

    Dica:

    Para localizar um objeto no painel Catálogo, você pode procurar pela pasta do catálogo em que o objeto está armazenado ou pelo painel em que o painel é exibido.

    Para obter informações sobre como adicionar relatórios do Oracle BI Publisher, consulte Adicionando Relatórios do Oracle BI Publisher a Páginas de Painéis de Controle.

    Quando você arrasta e solta um objeto de scorecard na área Layout de Página, a caixa de diálogo Fixações de Dimensão pode ser exibida, onde você fixa (ou define) valores para dimensões de KPI associadas ao objeto de scorecard.

  3. Defina as propriedades de cada objeto da forma apropriada. Para isso, passe o ponteiro do mouse sobre o objeto na área Layout de Página para exibir a barra de ferramentas do objeto e clique no botão Propriedades.

    O que é exibido depende do tipo de objeto. Uma caixa de diálogo de propriedades é exibida para alguns objetos. Para outros, um menu de opções é exibido.

  4. Clique no botão Salvar.

Arrastando e Soltando Objetos na Área de Layout da Página no Construtor de Painéis de Controle

Você pode criar seu layout de página em um painel de controle arrastando e soltando.

Quando você arrastar e soltar objetos na área Layout de Página do Construtor de painel de controle, lembre-se do seguinte:

  • Quando você arrasta um objeto na área Layout da Página, uma barra azul é exibida para indicar o local de destino para outro objeto. Quando você passa o mouse sobre um destino válido para soltar o objeto, a borda do contêiner de destino muda para laranja.

  • Quando você solta um objeto que não tem um nome na área Layout de Página, ele recebe um nome padrão, como Seção 1, Link 1 e assim por diante. Você pode renomear alguns objetos para designar nomes significativos, descritivos.

  • Quando você passa o ponteiro do mouse sobre um objeto que foi solto na área Layout de Página, ele é destacado com uma borda laranja e a barra de ferramentas dele é exibida.

  • As colunas são usadas para alinhar conteúdo, enquanto as seções dessas colunas mantêm o conteúdo real. Se você arrastar e soltar um objeto em uma área Layout de Página vazia, ou arrastar e soltar um objeto em uma coluna sem primeiro adicionar uma seção, os contêineres corretos dele serão criados automaticamente. Por exemplo, se você arrastar e soltar uma seção em uma área Layout de Página vazia, uma coluna será criada automaticamente. Se você arrastar e soltar uma análise, a coluna e a seção serão criadas automaticamente.

  • Quando você arrasta e solta uma análise na área Layout de Página, a view composta é mostrada por padrão. Se você quiser mostrar outra view, clique no botão Propriedades da análise, selecione Mostrar View e selecione a view desejada.

  • Quando você arrasta um segundo objeto para uma seção, você pode soltá-lo horizontal ou verticalmente na seção, o que define o layout da seção. Os objetos adicionais que você arrastar e soltar terão esse layout. Para alterar o layout após a sua definição, você pode utilizar os botões Layout Horizontal e Layout Vertical da barra de ferramentas da seção.

    Nota:

    Mantenha a fonte do sistema pequena para garantir que o texto de diferentes seções tenha um layout adequado.
  • Se você arrastar uma seção de uma coluna para outra, todo o conteúdo dessa seção também será incluído.

Definindo Propriedades Avançadas da Página

Você pode definir propriedades avançadas da página para especificar parâmetros de navegação de entrada que deseja definir na página do painel de controle atual.

Isso permite que você controle como os parâmetros associados às ações de navegação são aplicados. Por exemplo, se um link de navegação tiver um valor de prompt, você poderá escolher o contexto do link de navegação de entrada a ser aplicado a todas as páginas associadas a um painel de controle ou limitar o escopo do contexto do link de navegação de entrada à página inicial.

  1. Edite o painel de controle.
  2. Navegue até a página cujo escopo dos parâmetros de navegação de entrada você quer definir.
  3. Clique em Ferramentas e selecione Propriedades Avançadas da Página.
  4. Na caixa de diálogo Propriedades Avançadas da Página, determine o tipo de navegação que você usa para acessar o painel de controle ou uma página dele.
    • URL com Prompt
    • URL Ir
    • Navegar até o BI Content
  5. Execute uma das seguintes ações:
    • Para definir os parâmetros de navegação de entrada e o contexto, de forma que ao acessar esta página do painel de controle o escopo dos parâmetros informados e o contexto fiquem restritos à página inicial, selecione Página.
    • Para definir os parâmetros de navegação de entrada para o painel de controle, selecione Painel de Controle.
  6. Repita a operação para todos os tipos de navegação associados ao painel de controle.
  7. Clique em OK.

Adicionando Relatórios do Oracle BI Publisher a Páginas de Painéis de Controle

Os relatórios do Oracle BI Publisher adicionam análises configuradas a páginas do painel de controle.

Esta seção descreve como adicionar relatórios do Oracle BI Publisher a páginas de painel. Ela contém os seguintes tópicos:

Como os Relatórios do Oracle BI Publisher e as Páginas de Painéis de Controle Interagem?

Saiba como os relatórios e as páginas de painel de controle do Oracle BI Publisher podem ser criados para interagir entre si.

Esta seção contém os seguintes tópicos:

Sobre o Oracle BI Publisher e as Páginas de Painéis de Controle

Veja estes tópicos para saber mais sobre o Oracle BI Publisher e as Páginas do Painel de Controle.

Esta seção contém os seguintes tópicos:

Para obter informações gerais sobre o BI Publisher, consulte Integração do Oracle BI EE com o Oracle BI Publisher.

Interagindo com Relatórios em Páginas de Painel

Você pode executar, exibir e interagir com um relatório do BI Publisher em uma página de painel.

Quando incluído em uma página de painel, o relatório do BI Publisher pode incluir uma barra de ferramentas capaz de oferecer opções de seleção de um modelo de layout, alteração do formato de saída do relatório do BI Publisher, exportação do relatório do BI Publisher, envio do relatório do BI Publisher para um destino disponível (por exemplo, impressora, fax, e-mail ou FTP), agendamento do relatório do BI Publisher e análise dos dados.

Sobre os Livros de Resumos e Impressão de Relatórios do BI Publisher

Você pode imprimir livro de resumos ou página de painel de controle que contenha um relatório do BI Publisher em formatos limitados.

Se você planeja imprimir uma página de painel que contenha um relatório do BI Publisher ou para incluir a página em um livro de resumos, você deverá observar os pontos a seguir:

  • Se você imprimir o livro de resumos como PDF e se o formato de saída do relatório do BI Publisher for PDF, este será impresso após outros objetos na página. Se você imprimir uma página de painel que contenha um relatório do BI Publisher como PDF, mas não faça parte de um livro de resumos, o relatório do BI Publisher não será impresso.

  • Se você imprimir a página de painel ou o livro de resumos como MHTML, o relatório do BI Publisher não será impresso.

Sobre como Adicionar Relatórios a Páginas de Painéis de Controle

A adição de relatórios a páginas de painéis de controle permite compartilhar os relatórios com outros usuários.

Você pode adicionar um ou mais relatórios existentes a uma página de painel. A vantagem é poder compartilhar relatórios com outros usuários e agendar a página de painel usando agentes. Um agente envia o painel inteiro ao usuário, incluindo todas as páginas mencionadas pelo relatório.

Ao configurar um agente para uma página de painel que contém um relatório do BI Publisher, assegure-se de que os seguintes critérios sejam atendidos:

  • O formato de saída do relatório do BI Publisher deve ser PDF.

  • O agente deve estar definido para enviar PDF.

Você pode adicionar relatórios a uma página de painel como conteúdo incorporado e como link. Incorporado significa que o relatório é exibido diretamente na página de painel. O link abre o relatório no BI Publisher com o Oracle BI EE.

Se você modificar o relatório no BI Publisher e salvar as suas alterações, atualize a página de painel para ver as modificações.

Adicionando Relatórios a Páginas de Painéis de Controle

A adição de um relatório a uma página de painel de controle torna o relatório facilmente acessível aos usuários.

Os relatórios consolidam as informações em um único lugar e podem ajudar os usuários a navegar nas informações que eles possam precisar.

  1. Edite o painel de controle.
  2. Navegue até a página para a qual deseja adicionar um relatório.
  3. Selecione um relatório de uma das seguintes maneiras:
    • Selecione o relatório do painel Catálogo e arraste e solte-o em uma seção na página do painel.
    • Para adicionar um relatório em uma página de painel, selecione o relatório na pasta que contém o painel no painel Catálogo.
  4. Defina as propriedades do objeto. Para isso, passe o ponteiro do mouse sobre o objeto na área do Layout da Página para exibir a barra de ferramentas do objeto e clique no botão Propriedades.
  5. Preencha os campos na caixa de diálogo Propriedades de Relatório do BI Publisher.
  6. Clique em OK e depois em Salvar.
  7. Se necessário, adicione um prompt à página de painel de controle para filtrar os resultados de um relatório parametrizado e incorporado.
  8. Você também pode programar o painel de controle com um agente.

Usando Prompts com Relatórios Parametrizados

Você pode usar prompts para filtrar os resultados de relatórios do BI Publisher parametrizados e incorporados a fim de mostrar apenas os resultados que correspondem aos critérios do prompt.

Quando você configura um relatório parametrizado incorporado do BI Publisher para exibição on-line, os parâmetros exibem os valores apropriados de uma análise ou de uma conexão direta com uma área de assunto. Entretanto, quando você programa esse mesmo relatório, os parâmetros da análise não podem ser informados e o relatório exibe os valores padrão dos parâmetros da análise. Para uma conexão direta com um relatório programado, os parâmetros são informados e os valores são exibidos corretamente no relatório.

O relatório do BI Publisher pode ser qualquer um dos dois a seguir:

  • Um relatório do BI Publisher que recebe seus dados de uma análise do Oracle BI EE. Para esse relatório, filtre as colunas do relatório para É Solicitado na análise. Esse tipo de relatório suporta a faixa completa de expressões de prompt.

  • Um relatório do BI Publisher que foi criado usando uma conexão direta com uma área de assunto. Consulte Criando Relatórios Usando uma Conexão Direta com uma Área de Assunto no Guia do Designer de Relatório do Oracle Business Intelligence Publisher.

  1. No BI Publisher, abra o relatório e localize os parâmetros que ele utiliza. Defina um valor padrão para cada parâmetro necessário para que o relatório seja exibido corretamente sem interação do usuário.
  2. Crie um novo prompt para cada parâmetro da coluna seguindo essas etapas:
    1. No cabeçalho global, clique em Novo e, em seguida, Prompt do Painel de Controle.
    2. Selecione a área de assunto que inclua as colunas do relatório ou uma área de assunto cujas colunas mais se aproximem das colunas do relatório.
    3. No painel Definição, clique no botão Novo, selecione Prompt de Coluna e, em seguida, selecione uma coluna a ser usada para o prompt. Se o relatório do BI Publisher tiver sido criado usando uma conexão direta com uma área de assunto, certifique-se de selecionar a mesma coluna selecionada no relatório do BI Publisher.
    Para obter mais informações sobre a criação de prompts, consulte Prompts em Painéis e Análises.
  3. Preencha a caixa de diálogo Novo Prompt: Coluna e clique em OK. Verifique as seguintes definições:
    • Defina o campo Operador como é igual a/está em.
    • Defina uma variável de apresentação com o mesmo nome que o parâmetro do relatório. Ao utilizar nomes de variáveis em prompts, certifique-se de ter digitado as informações corretamente e de que tenha feito a distinção entre letras maiúsculas e minúsculas. Relacione os tipos de dados do parâmetro aos tipos de dados da coluna, se elas não estiverem de acordo com a mesma coluna do banco de dados.
    • Se o relatório do BI Publisher foi criado usando uma conexão direta com uma área de assunto, especifique o valor da variável usando o seguinte formato:
      "Subject Area Name"."Folder Name"."Column Name"
      

      Por exemplo:

      "Sample Sales Lite"."Time"."Per Name Year"
      

      Se a coluna estiver em uma pasta aninhada, liste todas as pastas. Por exemplo:

      "Sample Sales Lite"."Time"."More Time Objects"."Day of Week"
      
  4. Clique no botão Salvar Prompt para salvar o prompt no catálogo de uma pasta compartilhada.
  5. Navegue até o painel de controle que contém o relatório parametrizado e clique em Editar Painel de Controle .
  6. No painel Catálogo do construtor de Painel de Controle, navegue para a pasta que contém o prompt a ser adicionado.
  7. Arraste e solte o prompt para a seção da página do painel que contém o relatório.
  8. Clique em Salvar.

Alterando as Propriedades de um Painel de Controle e de suas Páginas

Você pode alterar as propriedades de um painel e suas páginas.

Especificamente, você pode:

  • Alterar o estilo (ou a aparência) e a descrição do painel

  • Adicionar prompts com nome ocultos ao painel e a suas páginas.

  • Especificar quais links (Analisar, Editar, Atualizar, Imprimir, Exportar, Adicionar ao Livro de Resumo e Copiar) serão incluídos na análise no nível de painel. Você pode definir esses links no nível de página de painel de controle e no nível de análise, o que substitui os links definidos no nível de painel de controle. Consulte a caixa de diálogo Links de Relatório.

  • Renomear, ocultar, reordenar, definir permissões para e excluir páginas.

  • Especificar quais contas podem salvar personalizações compartilhadas e quais podem designar personalizações padrão para páginas e definir permissões de conta.

  • Especificar se a opção Adicionar ao Livro de Resumo será incluída no menu Opções de Página da página.

  • Especificar se a execução de uma página do painel deve ser atrasada.

Para alterar as propriedades de um painel de controle e suas páginas:

  1. Edite o painel de controle.

  2. Clique no botão Ferramentas e selecione Propriedades do Painel de Controle.

    A caixa de diálogo Propriedades do Painel de Controle é exibida.

  3. Faça as alterações de propriedades desejadas e clique em OK.

  4. Clique no botão Salvar.

Alterando as Propriedades de Objetos Adicionados a Páginas do Painel de Controle

Você pode alterar as propriedades de objetos que foram adicionados a uma página de painel de controle no painel Objetos de Painel de Controle e no painel Catálogo.

Você altera as propriedades editando o painel de controle.

  1. Edite o painel de controle.
  2. Navegue até a página que contém o objeto.
  3. Passe o ponteiro do mouse sobre o objeto na área Layout da Página para exibir a barra de ferramentas do objeto e clique no botão Propriedades.

    O que é exibido depende do tipo de objeto. Uma caixa de diálogo de propriedades é exibida para alguns objetos. Para outros, um menu de opções é exibido.

  4. Faça as alterações de propriedade que você deseja.
  5. Clique no botão Salvar.

Atrasando a Execução de Páginas do Painel de Controle

Talvez você queira atrasar a execução das páginas do painel de controle por vários motivos, como apresentar dados somente quando atuais ou com interação do usuário.

Você pode atrasar a execução de páginas do painel de controle, se permitido em sua organização. Isso é útil, por exemplo, se você deseja:

  • Melhorar o desempenho gerando consultas apenas quando os dados reais forem necessários

  • Permitir que os usuários finais especifiquem valores do prompt (em vez de usar valores de prompt padrão) antes que o conteúdo da análise seja exibido em uma página do painel

Quando a execução de uma página do painel for atrasada, o conteúdo real das análises não será carregado. Em vez disso:

  • Uma mensagem é exibida na parte superior da página, indicando que ela não está totalmente carregada. Ela também instrui o usuário final a selecionar valores de prompt e clicar em Continuar . Um clique em Continuar recarrega o conteúdo da página usando os valores de prompt que o usuário final especifica. Se o usuário final não especificar qualquer valor de prompt, os valores padrão serão usados.

  • As informações estáticas sobre os objetos que não foram carregados são exibidas, incluindo o nome do objeto, um ícone que representa a view do objeto, o nome da view e a descrição do objeto (se disponível).

  • No menu Opções da Página (exibida no botão Opções de Página na barra de ferramentas da página Painel), todas as opções, exceto a opção Editar Painel, são desativadas.

  • O botão Aplicar nos prompts do painel de controle não é exibido. Em vez disso, todos os valores do prompt serão aplicados automaticamente quando o usuário final clicar no botão Continuar.

Embora o conteúdo das análises não seja carregado na página do painel de controle, outros objetos (como prompts do painel de controle, conteúdo incorporado, texto etc) são carregados.

Oracle BI EE memoriza se a execução de uma página estava atrasada. Quando um usuário visita a mesma página novamente no mesmo contexto, a página inteira será carregada (em vez de atrasar a execução) se a página tiver sido carregada anteriormente.

O administrador pode controlar a exibição da caixa Avisar antes de Abrir. Consulte Alterando Manualmente os Padrões de Definição de Apresentação no Guia do Administrador de Sistema do Oracle Business Intelligence Enterprise Edition.

Para atrasar a execução de uma página do painel:

  1. Edite o painel de controle.
  2. Clique em Ferramentas e selecione Propriedades do Painel de Controle.
  3. Na caixa de diálogo Propriedades do Painel de Controle, localize a página na área Páginas do Painel de Controle e selecione Avisar antes de Abrir .
  4. Clique em OK.
  5. Clique em Salvar.

Como Criar Layouts Personalizados para Imprimir e Exportar Páginas do Painel de Controle

O layout de uma página de painel de controle pode ser especificado para impressão ou exportação.

Você poderá criar layouts personalizados para imprimir e exportar páginas de painel, se isso for permitido em sua organização:

Quando você cria um layout personalizado:

  • A página do painel é exportada para o BI Publisher e os itens a seguir são gerados automaticamente:

    • Um Relatório do BI Publisher com um layout baseado no layout do painel exportado

    • Um modelo de dados para recuperar dados dos componentes da página do painel

  • O Editor de Relatório do BI Publisher é aberto em uma nova janela do browser com o layout autogerado exibido em miniatura. O editor de relatório permite que você edite ou exclua o layout, ou adicione um novo layout.

Depois que os layouts personalizados forem salvos no BI Publisher, eles ficarão disponíveis para essa página de painel de controle e aparecerão na área Layouts de Impressão e Exportação Personalizados da caixa de diálogo Opções de Impressão e Exportação.

Você então disponibiliza para os usuários finais os layouts personalizados que criou (no menu Imprimir ou Exportar para o Excel de uma página do painel de controle) selecionando-os na área Layouts de Impressão e Exportação Personalizados da caixa de diálogo Opções de Impressão e Exportação.

Em seguida, disponibiliza para os usuários finais os layouts personalizados que você criou usando as seguintes opções na área Layouts de Impressão e Exportação Personalizados da caixa de diálogo Opções de Impressão e Exportação:

  • PDF — Selecionar essa opção disponibiliza o layout personalizado no menu Imprimir de uma página de painel.

  • Excel — Selecionar essa opção disponibiliza o layout personalizado no menu Exportar para o Excel de uma página de painel.

    A análise e o tamanho da fonte do painel está em pixels, enquanto o tamanho da fonte do Excel está em pontos. No entanto, quando você exporta de uma análise ou de um painel de controle para o Excel, o tamanho da fonte diminui para 75% do tamanho da fonte da análise ou do painel de controle.

    O formato do cabeçalho da tabela padrão no Excel é Quebra de Texto Automática. Para alterar as definições de Quebra Automática do título da tabela:
    1. No Título, clique em Editar View.

    2. À direita do campo Título, clique em Título.

    3. Na página Formatar Título, desmarque a opção Quebrar Texto Automaticamente e clique em OK.

Se você excluir o modelo de dados ou o layout manualmente do Oracle BI Presentation Catalog, o relatório do BI Publisher associado não funcionará mais e os layouts personalizados não estarão mais disponíveis. Se você excluir uma análise, o modelo de dados e o layout estarão disponíveis, mas falharão quando forem executados.

Ao criar layouts personalizados, esteja ciente de que algumas personalizações e views podem não ser suportadas no BI Publisher. Entre alguns dos itens não suportados estão colunas hierárquicas, quadros de desempenho, views de mapa, views de grade e prompts de painel. Se um item não for suportado, ele será removido do layout e uma mensagem será exibida com o motivo de ele não ser suportado.

Itens Não Suportados durante a Utilização de Layouts de Impressão Personalizados

Layouts de impressão personalizados suportam um conjunto limitado de itens.

Os itens a seguir não são suportados no BI Publisher ao usar um layout de impressão personalizado para imprimir uma página de painel:

  • Views de Seletor de Coluna

  • Views de Criação de Segmento

  • Views de Criação de Lista de Destino

  • Views de gráfico de funil

  • Views de legenda

  • Views de SQL Lógica

  • Views de mapa

  • Views de narrativa

  • Views de Mosaico de Desempenho

  • Views de letreiro digital

  • Views de grade, incluindo micrográficos

  • Views de Seletor de View

  • Estes tipos de views de indicador:

    • Lâmpada

    • Barra Vertical

    • Barra Horizontal

  • Estes tipos de views de gráfico:

    • Gráficos de pizza com várias medidas; em vez de uma fatia distinta ser exibido para cada medida

    • Gráficos de Linha de Série de Tempo

    • Gráficos de dispersão

    • Gráficos em cascata

  • Estas definições de gráfico na caixa de diálogo Propriedades do Gráfico:

    • Na guia Geral: Zoom e Rolagem.

    • Na guia Estilo: definições de formatação condicional.

    • Na guia Escala: todas as definições.

    • Na guia Títulos e Labels, as seguintes definições de formatação:

      • Truncar na guia Opções de Exibição da caixa de diálogo Item de Formato de Fonte para o título do gráfico e os títulos dos eixos.

      • Tratar Números como, Formato Negativo e Usar Separador de Milhar na guia Formato de Número da caixa de diálogo Formato: Item para labels de eixo vertical e marcadores de dados e Casas Decimais na guia Formato de Número da caixa de diálogo Formato: Item para labels de eixo vertical.

      • Orientação do Label na guia Opções de Exibição da caixa de diálogo Formato: Item para labels de eixo vertical e labels de eixo horizontal e Abreviar na guia Opções de Exibição da caixa de diálogo Formato: Item para labels de eixo vertical.

  • Colunas hierárquicas.

  • Formatação de colunas do painel de controle.

  • Prompts de painel de controle.

  • Tabela dinâmica ou prompts da tabela.

  • Borda do prompt em uma view.

  • Colunas do painel que foram congelados.

    Você pode usar a opção Congelar Coluna no menu Propriedades da Coluna para congelar uma coluna em uma borda (superior ou esquerda) do layout de um painel.

  • Um tamanho fixo especificado para uma coluna ou seção de painel.

    Especifique um tamanho fixo definindo a opção Tamanho na área Opções de Formatação Adicionais das caixas de diálogo Propriedades de Seção e Propriedades de Coluna.

  • Cabeçalhos fixos de linhas e colunas em uma tabela ou tabela dinâmica.

    Você pode especificar cabeçalhos fixos selecionando Cabeçalhos fixos com conteúdo de rolagem como o método a ser usado para procurar dados. Consulte a guia Estilo da caixa de diálogo Propriedades de Tabela, Propriedades de Tabela Dinâmica e a guia Geral da caixa de diálogo Propriedades de Grade.

  • A funcionalidade de agrupamento para os gráficos de bolhas (obtida pelo destino de soltura Bolhas), gráficos de dispersão (obtida pelo destino de soltura Pontos) e os gráficos de pizza (obtida pelo destino de soltura Pizza).

Também é necessário estar ciente do seguinte comportamento de objeto esperado no BI Publisher: tabelas dinâmicas são expandidas.

Criando Layouts Personalizados para Imprimir e Exportar Páginas do Painel de Controle

Você pode criar layouts personalizados para imprimir e exportar páginas de painel de controle.

Você pode criar um ou mais layouts personalizados para páginas do painel de controle quando elas são impressas ou exportadas. Consulte Como Criar Layouts Personalizados para Imprimir e Exportar Páginas do Painel de Controle.

O administrador pode controlar a exibição do componente Layouts de Impressão e Exportação Personalizados. Consulte Ativando a Capacidade de Exportar Páginas de Painel de Controle para o Oracle BI Publisher no Guia do Administrador de Sistema do Oracle Business Intelligence Enterprise Edition.

  1. Edite o painel de controle.
  2. Navegue até a página do painel.
  3. Clique no botão Ferramentas e selecione Opções de Impressão e Exportação.
  4. Na caixa de diálogo Imprimir e Exportar, clique no botão Layouts de Impressão e Exportação Personalizados e selecione Criar Layouts. O Editor de Relatório do BI Publisher é aberto em uma nova janela do browser com o layout autogerado exibido em miniatura.
  5. No BI Publisher:
    1. Edite o layout, conforme desejado e salve-o.
    2. Crie layouts adicionais conforme o desejado.
    3. Saia do BI Publisher.
  6. Para disponibilizar aos usuários finais layouts personalizados da página do painel de controle, exiba a caixa de diálogo Opções de Impressão e Exportação clicando no botão Ferramentas e selecione Opções de Impressão e Exportação.
  7. Para cada layout personalizado na área Layouts de Impressão e Exportação Personalizados que você deseja disponibilizar, selecione:
    • PDF para disponibilizar o layout no menu Imprimir de uma página de painel.
    • Excel para disponibilizar o layout personalizado no menu Exportar para o Excel de uma página de painel.
  8. Clique em OK.
  9. Salve o painel de controle.

Editando, Substituindo ou Removendo Layouts Personalizados

É possível editar, substituir ou remover layouts personalizados que você criou.

Por exemplo, convém remover um layout de impressão personalizado se a página do painel à qual o layout está associado for alterada.

  1. Edite o painel de controle.
  2. Navegue até a página do painel.
  3. Clique no botão Ferramentas e selecione Opções de Impressão e Exportação. A caixa de diálogo Opções de Impressão e Exportação é exibida.
  4. Clique no botão Layouts de Impressão e Exportação Personalizados e selecione uma das seguintes opções:
    • Criar e Editar Layouts - Uma advertência é exibida para informar que os layouts existentes talvez não funcionem adequadamente, se a página do painel foi modificada. Responda à advertência como segue:
      • Selecione Manter layouts existentes para manter os layouts existentes. O Editor de Relatório do BI Publisher é aberto, permitindo editar os layouts.
      • Selecione Remover layouts existentes e criar novos layouts para remover os layouts existentes e criar novos. O Editor de Relatório do BI Publisher é aberto, permitindo criar novos layouts.
    • Substituir Layouts — Uma advertência é exibida para relatar que os layouts existentes serão substituídos. Confirme se você deseja substituir os layouts existentes. Se você clicar em OK, o modelo de dados existente e o relatório do BI Publisher serão excluídos e novos serão gerados automaticamente, e o Editor de Relatório do BI Publisher é aberto, possibilitando criar novos layouts.
    • Remover Layouts - Uma advertência é exibida. Confirme se você deseja remover todos os layouts existentes. Se você clicar em OK, todos os layouts (bem como o relatório e o modelo de dados do BI Publisher associados) serão removidos.
  5. Ao terminar de editar, substituir ou remover layouts personalizados, clique em OK na caixa de diálogo Opções de Impressão e Exportação para fechá-la.
  6. Salve o painel de controle.

Excluindo Objetos em Páginas do Painel de Controle

Se você adicionar um objeto que você decidir mais tarde que não o deseja, você poderá excluí-lo.

Por exemplo, você pode excluir a análise Brand Revenue do último ano do painel de controle Sales Performance e substituí-la pela análise do ano atual.

Tenha os pontos a seguir em mente ao excluir objetos:

  • Ao excluir um objeto que contém outros objetos, como coluna ou seção, você também exclui todos os objetos desse contêiner.

  • Quando você exclui uma coluna, outras colunas da página podem ser redimensionadas automaticamente para manter o alinhamento de coluna.

  • Para objetos que são salvos no catálogo, o objeto é excluído apenas da página de painel. Ele não é excluído do catálogo. Os usuários com as permissões apropriadas podem editar o conteúdo do catálogo. Consulte Gerenciando Objetos no Oracle BI Presentation Catalog.

  1. Edite o painel de controle.
  2. Navegue até a página que contém o objeto a ser excluído.
  3. Passe o ponteiro do mouse sobre o objeto na área Layout da Página para exibir a barra de ferramentas do objeto e clique no botão Excluir.

Excluindo Subpáginas de Painéis de Controle

Você pode excluir subpáginas de painéis de controle.

A exclusão de uma subpágina do painel de controle remove a subpágina e todo o seu conteúdo.

  1. Edite o painel de controle.
  2. Selecione a página do painel de controle da qual deseja excluir uma subpágina.
  3. Clique no botão Ferramentas no Construtor de Painéis de Controle e selecione Propriedades do Painel de Controle.
  4. Na área Páginas do Painel de Controle da caixa de diálogo Propriedades do Painel de Controle, selecione a subpágina que você deseja excluir e clique no botão Excluir na barra de ferramentas da área Páginas do Painel de Controle.
  5. Na caixa de diálogo Confirmar Exclusão, clique em Sim.
  6. Clique em OK na caixa de diálogo Propriedades do Painel de Controle para excluir a subpágina da página Painel de Controle.

Excluindo Páginas do Painel de Controle

Se você quiser começar novamente a criar uma página de painel de controle ou simplesmente removê-la, poderá excluí-la.

Você pode excluir:

  • A página de painel atual

  • Uma ou mais páginas de painel de controle na caixa de diálogo Propriedades do Painel de Controle

Excluindo a Página do Painel de Controle Atual

Você pode excluir a página do painel de controle atualmente visível.

Enquanto trabalha em uma página do painel de controle, você pode excluí-la.

  1. Edite o painel de controle.
  2. Navegue até a página a ser excluída.
  3. Clique no botão Excluir Página Atual.
  4. Confirme a exclusão.

Excluindo Uma ou Mais Páginas do Painel de Controle

Você pode excluir uma ou mais de uma página de painel de controle de uma vez.

A exclusão de páginas do painel de controle permite que você mantenha apenas os painéis de controle mais relevantes para os usuários.
  1. Edite o painel de controle.
  2. Clique no botão Ferramentas e selecione Propriedades do Painel de Controle.
  3. Na caixa de diálogo Propriedades do Painel de Controle, para cada página a ser excluída:
    1. Na área Páginas do Painel de Controle, selecione a página.
    2. Clique em Excluir na barra de ferramentas Páginas do Painel de Controle.
    3. Confirme a exclusão.
  4. Clique em OK.

Salvando Painéis de Controle com Outros Nomes e em Outros Locais

Os painéis de controle podem ser salvos com nomes alternativos e em vários locais.

Você pode salvar um painel de controle:

  • Com outro nome

    O novo nome do painel de controle não deve existir na pasta de destino; caso contrário, a operação de salvamento falhará.

  • Em qualquer lugar no Catálogo de Apresentação do Oracle BI

    Se você salvar o painel de controle na subpasta Painéis de Controle diretamente em /Pastas Compartilhadas/subpasta de primeiro nível, o painel será listado no menu Painel de Controle do cabeçalho global. Se você salvá-lo em uma subpasta Painéis de Controle de qualquer outro nível (como /Pastas Compartilhadas/Vendas/Oriental), ele não será listado. O painel de controle também não será listado se você o salvar em uma subpasta na subpasta Painéis de Controle, como /Pastas Compartilhadas/Vendas/Painéis de Controle/Oriental.

    Se você escolher uma pasta na subpasta Painéis de Controle diretamente em /Pastas Compartilhadas/subpasta do primeiro nível na qual nenhum painel de controle foi salvo, uma nova pasta Painéis de Controle será criada automaticamente nessa pasta, na qual salvar o novo painel de controle. Por exemplo, se você escolher uma pasta chamada /Pastas Compartilhadas/Vendas na qual nenhum painel foi salvo, uma nova pasta Painéis será criada automaticamente e a entrada Local mudará para /Pastas Compartilhadas/Vendas/Painéis de Controle. (Uma nova pasta Painéis de Controle não será criada automaticamente se você escolher uma pasta de qualquer outro nível.)

  1. Edite o painel de controle.
  2. Clique no botão Salvar Painel de Controle como para exibir uma caixa de diálogo, na qual você especificará os critérios de salvamento.

Abrindo e Usando Painéis de Controle

Os painéis de controle fornecem um meio de os usuários acessarem análises de dados em diversos formatos.

Você pode adicionar quase todos os objetos aos painéis de controle.

  1. No cabeçalho global, clique em Catálogo para exibir a página Catálogo.
  2. Navegue até o painel de controle para abri-lo e clique no link Abrir.
    O painel de controle é aberto na primeira página Painel de Controle. Se nenhum conteúdo tiver sido adicionado, uma mensagem de notificação de página de painel de controle vazia será exibida.
  3. (opcional) Execute uma das tarefas a seguir:

Você pode usar atalhos do teclado em um painel de controle. Consulte Atalhos de Teclado para Oracle BI EE e Oracle BI Publisher.

O Que São Personalizações Salvas para Páginas de Painel?

Personalizações salvas permitem que os usuários salvem e exibam posteriormente páginas de painel no estado atual e com as opções usadas com mais frequência ou favoritas de itens como filtros, prompts, classificações de coluna, drill-downs de análises e expansão e redução de seção.

Ao salvar personalizações, os usuários não precisam fazer essas escolhas manualmente toda vez que acessam a página de painel.

Os usuários com as permissões apropriadas e os direitos de acesso a painéis podem executar as seguintes atividades:

  • Salvar várias combinações de opções como personalizações salvas, para uso pessoal ou para uso por outros.

  • Especificar uma personalização salva como padrão para uma página de painel de controle, para uso pessoal ou de outros.

  • Alternar entre personalizações salvas.

Consulte Aplicando Personalizações Salvas, Limpando a Personalização Atual, Salvando Personalizações, e Editando Personalizações Salvas.

Exemplos de Cenários de Criação e Uso de Personalizações Salvas

Existem vários casos em que você talvez queira criar personalizações salvas.

Esta seção descreve dois cenários de exemplo que descrevem a criação e o uso de personalizações salvas.

Cenário 1: Personalizações Salvas Criadas por um Grupo para Uso de Outros

Talvez você queira salvar as personalizações de um grupo para que elas possam ser usadas por outros grupos ou usuários.

Um grupo de TI de uma empresa de bens de consumo cria um painel mestre que contém o conteúdo que vários grupos de produtos precisam exibir. O painel contém filtros e prompts a partir dos quais os membros dos grupos de produtos normalmente fazem personalizações para exibir resultados relevantes.

O painel mestre contém duas análises, uma que mostra vendas para as regiões leste, oeste, norte e sul e outra que mostra todos os produtos enviados a essas regiões. A análise de vendas por região contém um prompt que permite aos usuários selecionar determinada região. A análise de todos os produtos enviados contém um filtro que permite aos usuários selecionar produtos.

Um consultor de TI personaliza a view do grupo de produtos Fizzy Brands para cada região. Ele primeiro seleciona a região leste e os produtos Fizzy Brand nos filtros e prompts do painel e, em seguida, salva essas opções como uma personalização que pode ser compartilhada por outros usuários. O consultor então designa essa personalização como personalização de view padrão para os membros do grupo da região leste que vende produtos Fizzy Brand. Ele repete esse processo para as regiões oeste, norte e sul.

Quando um representante de vendas dos produtos Fizzy Brands para a região ocidental acessa o Oracle Business Intelligence e exibe o painel de controle, ele inicialmente vê informações de vendas e remessas com base nas opções de região e produto designadas como personalização de view default desse grupo. Todos os representantes de vendas desse grupo que normalmente fariam escolhas idênticas de região e produto não precisam mais fazer isso.

Cenário 2: Personalizações Salvas Criadas para Uso de um Usuário Individual

Personalizações podem ser usadas por um usuário específico com necessidades exclusivas.

Um painel de negócios do usuário contém dois relatórios, um que mostra as vendas para todas as regiões e outro que mostra todos os produtos enviados. Cada relatório contém um prompt, permitindo ao usuário selecionar uma determinada região e um determinado produto. O usuário seleciona a região oriental e o produto Fizzy Brands. O painel de controle é atualizado para mostrar ao usuário essa view dos dados. O usuário salva essa view como personalização, indica que a personalização é para uso pessoal e que é a personalização padrão que o usuário deseja ver ao exibir o painel de controle. Então, esse usuário cria combinações adicionais dos conjuntos de produtos e região em que o usuário está mais interessado e salva as mesmas para recuperação posterior. O usuário também pode acessar personalizações que foram salvas pelo grupo de TI como personalizações compartilhadas. Para exibir as vendas da região ocidental para Fizzy Brands, o usuário clica no botão Opções da Página, seleciona Aplicar Personalizações Salvas e seleciona a view com o nome Vendas em Dólar, Região Ocidental, Fizzy Brands. O painel de controle será atualizado com a nova view dos dados.

Salvando Personalizações

Você pode salvar a personalização para uso próprio ou de outros.

Pode também especificar se a personalização será padrão para uma página do painel de controle, para você ou outros. Consulte O Que São Personalizações Salvas para Páginas de Painel?

  1. Abra o painel em que deseja salvar a personalização.
  2. Navegue até a página em que deseja salvar uma personalização.
  3. Faça suas personalizações.
  4. Clique no botão Opções da Página na página do painel de controle selecione Salvar Personalização Atual.
  5. Na caixa de diálogo Salvar Personalização Atual, informe um nome descritivo para a personalização.
  6. Especifique para quem a personalização será salva:
    • Para salvar a personalização para uso pessoal, selecione Para Mim.
    • Para salvar a personalização para uso de outros, selecione Outros e, em seguida, clique em Definir Permissões para exibir a caixa de diálogo Permissões e Padrões de Personalização Salva, na qual você especificará as contas que têm permissão para usar a personalização e se ela será padrão para as contas.
  7. Se preferir, para designar essa personalização como padrão, selecione Tornar isto meu padrão para esta página.
  8. Clique em OK.

Aplicando Personalizações Salvas

Você pode aplicar personalizações que salvou para uso próprio ou que foram salvas por alguém mais para você usar.

Aplique também personalizações para seu uso que foram salvas por outra pessoa. Por exemplo, você pode aplicar uma personalização compartilhada da Equipe de Vendas que foi criada para exibição personalizada de uma análise Brand Revenue pelos membros da equipe de vendas. Consulte O Que São Personalizações Salvas para Páginas de Painel?

  1. Abra o painel em que deseja aplicar uma personalização salva.
  2. Navegue até a página que contém a personalização que deseja aplicar.
  3. Clique no botão Opções da Página e selecione Aplicar Personalização Salva.

    Suas personalizações pessoais salvas, se houver, serão mostradas no início da lista. As personalizações compartilhadas salvas serão listadas a seguir. A personalização padrão atual será mostrada em negrito.

  4. Clique em uma personalização salva da lista para aplicá-la à página do painel de controle.

Editando Personalizações Salvas

Você pode renomear personalizações, alterar qual delas será utilizada como padrão, alterar as permissões daquelas que foram compartilhadas com outros e excluí-las.

  1. Abra o painel em que deseja editar uma personalização.
  2. Navegue até a página que contém a personalização que deseja editar.
  3. Clique no botão Opções da Página na página do painel de controle e selecione Editar Personalizações Salvas.
  4. Na caixa de diálogo Editar Personalizações Salvas, renomeie as personalizações, altere aquela que será usada como padrão, altere as permissões daquelas que foram compartilhadas com outros e exclua personalizações, conforme apropriado.
  5. Clique em OK.

Limpando a Personalização Atual

Você pode limpar a sua personalização atual caso decida que as opções de itens como filtros, prompts, classificações de colunas, drills em análises e maximização e minimização de seção não são o que você deseja.

Por exemplo, você pode limpar uma personalização que contrai a exibição da análise Brand Revenue.

Consulte O Que São Personalizações Salvas para Páginas de Painel?

  • Clique no botão Opções da Página na página do painel e selecione Limpar Minha Personalização.

Sobre Páginas de Modelo de Painel para Novos Usuários

A primeira página do painel de controle que os novos usuários veem é uma página de modelo de painel de controle.

As páginas de modelo do painel de controle são páginas do painel que são usadas para preencher os painéis pessoais (Meu Painel de Controle) de novos usuários em log-in inicial. Isso permite que os usuários vejam uma ou mais páginas do painel de controle com conteúdo, em vez de um painel vazio, quando fazem log-in pela primeira vez. Ele também fornece aos usuários um ponto de partida para criar suas próprias páginas de painel.

Como as Páginas de Modelos de Painéis Funcionam

Você cria páginas de modelo de painel de controle para os usuários em painéis de controle com um nome designado (por padrão, o nome designado é padrão) e que você salvou nas subpastas de /Pastas Compartilhadas.

Quando um novo usuário faz log-in pela primeira vez, o Oracle BI EE pesquisa páginas de modelo de painel em todos os painéis com o nome designado, copia todas as páginas de modelo de painel para as quais o usuário tem permissão na pasta Meu Painel do usuário e as exibe nessa mesma pasta.

Se um usuário tiver permissões para as páginas de modelo de painel em diversos painéis, o Oracle BI EE copiará todas as páginas de modelo desses painéis na pasta Meu Painel do usuário e as exibirá em ordem alfabética por nome no painel do usuário. Se duas páginas tiverem o mesmo nome, o nome de uma das páginas será prefixado com o nome da pasta na qual o painel foi salvo.

Onde o Oracle BI EE Pesquisa Páginas de Modelos de Painéis

Por padrão, o Oracle BI EE pesquisa páginas de modelo de painel de controle em todos os painéis de controle chamados padrão e salvos nas subpastas de /Shared Folders. Ele só pesquisa subpastas em /Shared Folders (por exemplo, /Shared Folders/Finance) e não a hierarquia inteira (por exemplo, não /Shared Folders/Finance/Div1.)

Se sua organização tiver designado um nome diferente de padrão para os painéis de controle que contêm páginas de modelo, o Oracle BI EE procurará páginas de modelo nos painéis de controle com esse nome (por exemplo, Modelos) em vez de padrão nas subpastas de /Shared Folders.

Para designar um nome diferente de padrão para painéis de controle que contenham páginas de modelo, seu administrador deve definir o elemento DefaultName no arquivo instanceconfig.xml. Consulte Alterando Manualmente as Definições de Apresentação no Guia do Administrador de Sistema do Oracle Business Intelligence Enterprise Edition.

Como os Usuários Podem Trabalhar com Páginas de Modelos de Painéis

As páginas de modelo de painel de controle fornecem um ponto de partida predefinido para criar páginas personalizadas de painel de controle.

Os usuários podem utilizar páginas de modelo de painel das seguintes formas:

  • Como ponto de partida para criar suas próprias páginas de painel.

    Os usuários podem alterar qualquer conteúdo presente nessas páginas de modelo de painel. Toda alteração feita no conteúdo é feita nas cópias locais das páginas de modelo de painel nas pastas Meu Painel dos usuários, e não nas páginas de modelo de painel originais.

  • Como exemplos de páginas adicionais que eles talvez queiram criar.

Se os usuários excluírem de seus painéis uma página de modelo do painel de controle, não poderão tornar a preencher Meu Painel com a página. Entretanto, se os usuários excluírem Meu Painel de Controle inteiramente, quando fizerem log-in novamente ou navegarem para Meu Painel de Controle novamente, ele será recriado com todas as páginas de modelo de painel de controle mais recentes.

Criando Páginas de Modelo de Painel para Novos Usuários

Você pode criar páginas de modelo de painel para os usuários de modo que eles vejam uma ou mais páginas de painel com conteúdo, em vez de um painel vazio, quando fazem log-in pela primeira vez.

Para obter mais informações sobre páginas de modelo de painel de controle, consulte Sobre Páginas de Modelo de Painel para Novos Usuários.

Os usuários só terão acesso ao conteúdo para o qual eles tiverem as permissões apropriadas. Se mais tarde você alterar o conteúdo ou as permissões do painel, as alterações só terão efeito para novos usuários no primeiro log-in, não para os usuários cujo Meu Painel foi preenchido com as páginas de modelo de painel.

  1. Crie um ou mais painéis para incluir as páginas de modelo de painel. Para cada painel, especifique o seguinte:
    • No campo Nome, especifique padrão, a menos que sua organização tenha designado outro nome para painéis de controle com páginas de modelo de painel; nesse caso, informe o nome que sua organização designou.
    • Na caixa Local, selecione uma pasta Painel de Controle em uma subpasta de /Pastas Compartilhadas; por exemplo, /Pastas Compartilhadas/Finanças/Painéis de Controle.
  2. Crie uma ou mais páginas de painel e adicione conteúdo às páginas.
  3. Designe permissões no painel para permitir acesso de leitura a todos os usuários cujo Meu Painel você deseja preencher com as páginas de painel.

Publicando Páginas de Painéis de Controle

Você pode publicar uma página de painel em um local de painel compartilhado para poder compartilhar a página com outros.

Quando você publica uma página de painel:

  • O conteúdo pessoal (como análises, prompts etc.) é copiado em um local designado que você especifica e as referências são atualizadas conforme apropriado.

  • As referências a conteúdo compartilhado são retidas.

  • Se você fez alterações na página, mas não as salvou, as alterações não salvas são publicadas com as alterações salvas.

  • Verifique se os outros usuários que podem exibir página de painel publicada têm os privilégios apropriados para os objetos da página. Por exemplo, se a página contiver um relatório do BI Publisher, os usuários deverão ter o privilégio apropriado para ver esse relatório.

  1. Edite o painel de controle.
  2. Navegue para a página a ser publicada.
  3. Clique em Ferramentas e selecione Publicar Página no Painel.
  4. Na caixa de diálogo Publicar Página no Painel de Controle, especifique o nome do painel de controle de destino no campo Painel de Controle.
  5. Se a advertência Publicar Página de Painel de Controle for exibida para indicar que existe conteúdo (como página, análises, prompts etc.) no local de destino, clique em:
    • OK para continuar com a operação de publicação e substituir o conteúdo existente.
    • Cancelar para interromper a operação de publicação e não substituir o conteúdo existente.
  6. Clique em OK.
    A página de painel é copiada no local de destino.

Sobre a Criação de Links para Páginas de Painel

Os links para as páginas do painel de controle permitem que outros acessem os dados facilmente.

Você poderá criar links para páginas de painel, se sua organização permitir. Isso permite que você, por exemplo, salve um link como bookmark ou copie e envie um link para outros usuários por e-mail. Consulte Criando Links para Páginas do Painel de Controle.

Há dois tipos de links que você pode criar — de bookmark e com prompt. As seções a seguir descrevem esses links:

O que São Links de Bookmarks?

Você pode criar um link para uma página do painel de controle e seus estados.

Um link de bookmark é um URL que captura o caminho para uma página do painel e todos os aspectos do estado da página, por exemplo:

http://localhost/10.1.3.2/saw.dll?Dashboard&_scid=7ndOC-SjmWo&PortalPath=%2Fusers%2Fadministrator%2F_portal&Page=p2&PageIdentifier=7fsg0r2sdssvgen4&BookmarkState=r78an1mbj0fj4lmqhdjfndvvai

Depois de criar um link de bookmark, você pode:

  • Salvar o link como um marcador, de forma que você possa retornar exatamente para o conteúdo da mesma página posteriormente.

  • Copiar e enviar o link a outros usuários que poderão, então, exibir o mesmo conteúdo que você está visualizando, contanto que tenham as mesmas permissões que você e acesso à página.

Quando você cria um link de bookmark, o estado de uma página do painel é salvo no catálogo como um objeto de bookmark oculto pelo tempo que a organização especifica. O padrão é 30 dias. Consulte o administrador para saber o tempo que a organização especifica. Como o estado de uma página do painel é salvo quando você cria um link de bookmark, você pode continuar para modificar o conteúdo da página após criar o link.

O que São Links com Prompt?

Links com prompt levam a apresentações simplificadas de painéis de controle.

Um link com prompt captura o caminho para uma página do painel e para uma apresentação simplificada dos prompts do painel, por exemplo:

<Content Path>&Action=Navigate&col1="Products"."P1  Product"&val1="Bluetooth Adaptor"&psa1="A - Sample Sales"

Quando você cria um link com prompt, você pode manipular o link de forma manual ou programada, adicionando valores diferente aos prompts. Com um link solicitado, você não pode capturar todos os aspectos do estado da página, como é possível com um link de bookmark. Isso ocorre porque você não pode replicar o estado exato de parâmetros diferentes de prompt.

Um URL que captura o caminho para uma página do painel de controle e uma apresentação simplificada dos prompts de painel de controle também podem ser criados manualmente, em vez de criados por um link com prompt. Consulte Descrição de Serviços e Métodos no Oracle BI EE Web Services no Guia do Integrador do Oracle Business Intelligence Enterprise Edition.

Consulte Sintaxe Básica de Links com Prompt, Parâmetros para Links com Prompt e Diretrizes para Manipular Links com Prompt.

Sintaxe Básica de Links com Prompt

Links com prompt devem seguir as regras de sintaxe básica.

A sintaxe básica de um link com prompt é a seguinte:

<Content Path>&Action=Navigate&col1&op1&val1&col2&op2&val2&var3&op3&val3…

onde Caminho do Conteúdo é qualquer um destes URLs de base:

http://<obiee url path>/saw.dll?Dashboard&PortalPath=<dashboard path>
http://<obiee url path>/saw.dll?Dashboard&PortalPath=<dashboard path>&Page=<page name>
http://<obiee url path>/saw.dll?PortalGo&path=<analysis or prompt path>
http://<obiee url path>/saw.dll?Go&path=<analysis or prompt path>

Parâmetros para Links com Prompt

Você pode alterar links com prompt usando parâmetros.

Os parâmetros que você pode usar para modificar links com prompt são os seguintes:

  • &Ação= — Especifica a ação que o link com prompt deve executar. Os valores válidos são:

    • Navegar — Navegue até a página do painel.

    • Imprimir — Formate os resultados para impressão em PDF, sem controles de paginação, links ativos etc.

    • Download — Faz download dos resultados no Microsoft Excel.

    Você não poderá usar Imprimir e Fazer Download, se o argumento viewState existir. Para obter mais informações, consulte Parâmetros Opcionais do URL Ir do Oracle BI Presentation Services no Guia do Integrador do Oracle Business Intelligence Enterprise Edition.

  • &col#= — Identifica a coluna usada em um prompt de coluna.

    Exemplo:

    &col1="EASTERN REGION"
    
  • &var#= — Identifica a variável usada em um prompt de variável ou uma variável definida por um prompt de coluna.

    O escopo de todas as variáveis é a página do painel, por padrão, a menos que você mencione explicitamente a variável.

    Exemplo de como usar o escopo padrão controlado pelo parâmetro opcional &P1=:

    &var1="myRegion"
    

    Exemplo de definição explícita para escopo do painel:

    &var1=dashboard.variables['myRegion']
    

    Exemplo de definição explícita para escopo de página do painel:

    &var1=dashboard.currentPage.variables['myRegion']
    

    Se você precisar definir escopos de painel e de página do painel, inclua ambas as variáveis no URL.

    Você não pode definir uma variável de sessão com esse parâmetro. Entretanto, pode substituir uma variável de sessão usando a definição de uma variável de solicitação. Por exemplo, você pode substituir a variável NQ_SESSION.REGION_VAR definindo esta variável de solicitação:

    &var1=requestVariables['REGION_VAR']
    
  • Estes valores de parâmetro:

    • &val#= — Especifica o valor de um prompt.

      Exemplo:

      &val1="EASTERN REGION"
      
    • &valgrp#= — Define o valor de um prompt como o caminho do catálogo de um grupo personalizado.

      Exemplo:

      &valgrp1="/shared/folder/myCustomGroup"
      
    • &valsv#= — Define o valor de um prompt como uma variável do servidor.

      Exemplo:

      &valsv1="SALESREGION"
      

    Os parâmetros val# e valgrp# podem coexistir, mas não com o parâmetro valsv#. Em outras palavras, o prompt pode ter qualquer combinação de val# e valgrp#, mas não pode ter valsv# e val#.

  • &cov#= — Define a variável de um prompt de coluna que também define uma variável.

    Exemplo:

    &var1=myRegion&cov1="Markets"."Region"&val1="EASTERN.REGION"+"WESTERN REGION"
    
  • &op#= — (opcional) Especifica o operador, por exemplo, igual a (eq).

    Use os mesmos operadores do URL Ir. Para obter uma lista desses operadores, consulte Parâmetros de Navegação no Guia do Integrador do Oracle Business Intelligence Enterprise Edition.

    Exemplo:

    &col1="Markets"."Region"&val1="EASTERN REGION"+"WESTERN REGION"&op1=in
    
  • &psa#= — (opcional) Identifica uma área de assunto principal para um prompt.

    Use esse parâmetro se um prompt exigir que os tipos de dados de valores sejam identificados corretamente pela área de assunto.

    Exemplo:

    &var1=myRegion&cov1="Markets"."Region"&val1="EASTERN REGION"+"WESTERN REGION"&psa1=Paint
    

    Se um link com prompt incluir diversas áreas de assunto, especifique os prompts que não identificam uma área de assunto primeiro (por exemplo, &psa1="Products"."P1 Products") e aqueles que identificam uma área de assunto por último (por exemplo, &psa2="B-Sample Target"."Products"."P1 Products").

  • &formulause#= — Identifica se um valor de prompt é um valor de código ou um valor de exibição (em um repositório configurado para o recurso de coluna dupla).

    Se você não usar esse parâmetro, um valor de exibição será assumido.

    Exemplo:

    &var1=myRegion&cov1="Markets"."Region"&val1="2"+"3"&formulause1=code
    
  • Para prompts que usam colunas hierárquicas:

    • &hierid#= — (obrigatório) Identifica o ID de hierarquia.

    • &dimid#= — (obrigatório) Identifica o ID de dimensão.

    • &tblnm#= — (obrigatório) Identifica o nome da tabela.

    Exemplo:

    &col1="Products"."Products Hierarchy"&hierid1=Products Hierarchy&dimid1=H1 Products&tblnm1="Products"&val1="*"+"all"&psa1="A - Sample Sales"
    

    Se houver diversos valores entre diversos níveis, expanda a sintaxe de valores. Consulte Expandindo a Sintaxe de Valores.

  • &P1= — Define o escopo de todos os parâmetros de link com prompt. Os valores válidos são:

    • painel de controle

    • dashboardPage (padrão se o escopo não for especificado)

    • relatório

    Esse parâmetro afeta filtros e variáveis do link com prompt.

    Exemplo:

    &P1=dashboard
    
Expandindo a Sintaxe de Valores

Em um link com prompt que inclui colunas hierárquicas, se houver diversos valores em vários níveis, você precisará expandir a sintaxe de valores.

Você pode expandir a sintaxe dos valores adicionando ID de nível e concatenando cada array.

  1. Agrupe os valores com base no ID do nível deles.
  2. Coloque todos os valores pertencentes ao mesmo nível em um array e adicione o ID de nível correspondente à frente de cada array, da seguinte forma:
    "Detail Product"+"7"+"4"
    
  3. Concatene cada array e separe-os com +*.
  4. Coloque a string concatenada inteira em um parâmetro &val#=. Por exemplo:
    &col1="Products"."Products Hierarchy"&hierid1=Products Hierarchy&dimid1=H1 Products&tblnm1="Products"&val1="LOB"+"Digital"+*"Brand"+"HomeView"+*"Detail Product"+"7"+"4"&psa1="A - Sample Sales"
    

Diretrizes para Manipular Links com Prompt

É possível alterar links com prompt de diversas maneiras.

As diretrizes para manipular links com prompt são as seguintes:

  • Use qualquer combinação de &col#= e &var#=, mas numere-as consecutivamente de 1 a N. Por exemplo, seria possível usar var1, col2, col3 ou então col1, var2 ou col3.

  • Use sinais de adição (+) para separar os valores.

  • Use estes formatos independentes de configuração regional para data, hora e timestamp:

    Para o formato de data:

    YYYY-MM-DD
    

    Para o formato de hora:

    hh24:mm:ss
    

    Para o formato de timestamp (o fuso horário esperado é o UTC):

    YYYY-MM-DD hh24:mm:ss
    
  • Certifique-se de codificar corretamente o URL. Nem todos os browsers ou plataformas permitem URLs sem escape. Por exemplo, codifique aspas duplas (") como %22, um caractere de espaço em branco como %20, e assim por diante.

  • Lembre-se de que o número de caracteres de URL que os browsers suportam varia conforme o browser. Se um URL for maior que o tamanho suportado, ele será truncado. A alternativa seria usar um link de bookmark ou outro browser que suporte o tamanho maior.

  • Como opção, omita as aspas duplas, se não houver espaço em branco entre os valores.

Dica:

Para criar de forma rápida e precisa um URL com prompt manualmente, navegue até uma página do painel com os prompts correspondentes, aplique os valores de prompt desejados, crie um link com prompt para gerar o URL com prompt e, em seguida, use o URL como modelo.

Criando Links para Páginas do Painel de Controle

Você poderá criar links para páginas de painel, se sua organização permitir.

O administrador pode controlar a exibição das opções Criar Link de Bookmark e Criar Link com Prompt pelas definições no arquivo instanceconfig.xml e definindo privilégios. Consulte Capacitando a Criar Links para as Páginas do Painel de Controle no Guia do Administrador de Sistema do Oracle Business Intelligence Enterprise Edition e Gerenciando Privilégios do Presentation Services no Guia de Segurança do Oracle Business Intelligence Enterprise Edition.

Se você fizer drill-down de uma análise que foi definida para substituir o painel pelos novos resultados (em vez de mostrar os novos resultados diretamente no painel), a opção Criar Links de Bookmark será exibida como um link abaixo dos novos resultados, em vez de como uma opção do menu Opções de Página. (Para especificar como o drill-down funciona em uma análise, use a opção Fazer Drill-down do Local no menu Propriedades de uma seção.

Consulte Sobre a Criação de Links para Páginas de Painel.

  1. Abra o painel no qual você deseja criar um link para uma página de painel.
  2. Navegue para a página na qual você deseja criar um link.
  3. Clique no botão Opções de Página na página do painel de controle e:
    • Para criar um link de bookmark, selecione Criar Link de Bookmark.
    • Para criar um link de com prompt, selecione Criar Link com Prompt.
    O link é exibido na Barra de Endereço do browser.
  4. Se o link for um:
    • Link de bookmark, você poderá salvá-lo como um bookmark ou copiá-lo e enviá-lo a outros usuários.
    • Link com prompt, você poderá manipulá-lo de forma manual ou por programa.

Trabalhando com Livros de Resumos

Livros de resumos permitem que as apresentações de dados sejam organizadas e distribuídas aos usuários.

Os tópicos a seguir explicam o que são livros de resumos e como trabalhar com eles:

O Que São Livros de Resumos?

Livro de resumo é um conjunto de snapshots estáticos ou atualizáveis de páginas de painel, análises individuais e relatórios do BI Publisher.

Você pode:

Sobre o Índice em uma Versão PDF de um Livro de Resumo

A versão PDF de um livro de resumo contém um índice gerado automaticamente.

O índice contém uma entrada para cada página de painel de controle, análise e relatório no livro de resumos. Cada entrada inclui uma data/horário e o número da página no arquivo PDF. O valor de data/horário depende de como o conteúdo foi salvo no livro de resumo. Se tiver sido salvo como atualizável, a data/horário será atual. Se salvo como um snapshot, a data/horário será a do snapshot.

Recuados abaixo de cada entrada de uma página de painel estão os links de livros de resumos incluídos nessa página, até nove links no máximo. Essas entradas não incluem datas/horários. Por exemplo:

Table of Contents

My Dashboard Page 7/11/2008 9:15:20 AM . . . . . .1
Years to Dollars Dashboard . . . . . . . . . .2

O administrador pode modificar o modelo do índice para que o índice gerado nos livros de resumos possa ter uma aparência diferente.

Nota:

O índice é gerado sempre em inglês. Outros idiomas não são suportados. Portanto, convém traduzir o índice gerado nos livros de resumos.

Para obter mais informações sobre como incluir relatórios do BI Publisher com livros de resumos, consulte Sobre os Livros de Resumos e Impressão de Relatórios do BI Publisher.

Adicionando Livros de Resumos Novos ou Existentes

Você pode adicionar o conteúdo de páginas de painel (incluindo páginas contendo relatórios do BI Publisher) ou análises individuais aos livros de resumos.

Pode também adicionar conteúdo a livros de resumos existentes ou novos que você mesmo cria.

  1. Abra o painel que possui o conteúdo a ser adicionado a um livro de resumo. Consulte Abrindo e Usando Painéis de Controle.
  2. Navegue para a página a ser adicionada ou que contém a análise a ser adicionada.
  3. Execute uma das seguintes ações:
    • Para adicionar o conteúdo da página de painel de controle a um livro de resumos, clique no botão Opções de Página na página de painel de controle e selecione Adicionar a Livro de Resumos.

      A opção Adicionar a Livro de Resumos não está disponível em uma página de painel de controle vazia ou se a caixa Mostrar Adicionar a Livro de Resumos da caixa de diálogo Propriedades do Painel de Controle não foi selecionada para a página.

    • Para adicionar os resultados de uma análise individual a um livro de resumos, localize a análise no painel e clique no link Adicionar a Livro de Resumos.

      Esse link só será exibido se a opção Adicionar a Livro de Resumos tiver sido selecionada na caixa de diálogo Links de Relatório quando a análise foi adicionada ao painel de controle. Para obter informações sobre como definir a opção Adicionar a Livro de Resumos, consulte caixa de diálogo Links de Relatório.

  4. Na caixa de diálogo Salvar Conteúdo do Livro de Resumos, clique em Procurar para exibir a caixa de diálogo Salvar como.
  5. Na caixa de diálogo Salvar como, salve o conteúdo em:
    • Um novo livro de resumos; especifique o local no qual salvar o livro de resumos no campo Salvar em, especifique um nome para o livro de resumos no campo Nome e, como opção, digite uma descrição no campo Descrição e clique em OK.

    • Um livro de resumos existente; selecione o livro de resumos e clique em OK.

  6. Na caixa de diálogo Salvar Conteúdo do Livro de Resumos, preencha os campos restantes conforme apropriado e clique em OK.

Editando Livros de Resumos

Você pode editar livros de resumos para reordenar e excluir conteúdo, bem como alterar o tipo de conteúdo, as propriedades de link de navegação e a descrição do conteúdo.

Mantenha os livros de resumos atualizados verificando-os e editando-os regularmente.

  1. Para editar um livro de resumos:
    • No cabeçalho global do catálogo, clique em Catálogo.
    • Em uma página de painel, abra aquela que contém o livro de resumos.
  2. Navegue para o livro de resumos a ser editado e clique em Editar.
  3. Na caixa de diálogo Editar Livro de Resumos, altere o conteúdo:
    1. Selecione o conteúdo.
    2. Clique em Editar Página.
    3. Na caixa de diálogo Propriedades da Página, altere o tipo de conteúdo, o número de links de navegação a ser seguido para conteúdo atualizável ou a descrição do conteúdo, conforme necessário.
    4. Clique em OK.
  4. Para reordenar o conteúdo, selecione-o e arraste e solte no local desejado.
  5. Para excluir conteúdo, selecione-o e clique em Excluir.
  6. Clique em OK.

Fazendo Download de Livros de Resumos

Você pode fazer download de um conjunto de snapshots estáticos ou atualizáveis de páginas de painel de controle, análises individuais e relatórios do BI Publisher no formato de livro de resumos.

Você pode:

  • Fazer download de livros de resumos em seu computador no formato MHTML e compartilhá-los para exibição off-line.

  • Fazer download de livros de resumos em formato PDF e imprimi-los.

    O aplicativo Adobe Reader é necessário para exibir ou imprimir um arquivo PDF de livro de resumos.

    Os relatórios do BI Publisher contidos no livro de resumos só serão incluídos no arquivo PDF se os próprios relatórios estiverem ativados para a saída PDF.

    A definição da lista Imprimir Linhas na caixa de diálogo Opções de Impressão e Exportação para a análise ou o painel de controle determina se todas as linhas ou somente as linhas visíveis de uma análise serão mostradas no PDF.

    A versão PDF de um livro de resumo contém um índice gerado automaticamente. Consulte Sobre o Índice em uma Versão PDF de um Livro de Resumo.

  1. No cabeçalho global, clique em Catálogo para exibir a página Catálogo.
  2. Navegue para o livro de resumos a ser baixado.
  3. Execute uma das seguintes ações:
    • Para fazer download do livro de resumos em formato PDF, clique em PDF e abra ou salve o arquivo.
    • Para fazer download do livro de resumos em formato MHTML, clique em Web Archive (.mht) e abra ou salve o arquivo. Os livros de resumos baixados são salvos com uma extensão de arquivo .mht e podem ser abertos em um browser. Depois você pode enviar por e-mail ou compartilhar o livro de resumos.

Adicionando uma Lista de Livros de Resumos a uma Página do Painel de Controle

Você pode adicionar uma lista de livros de resumos a uma página do painel de controle.

A listagem de livros de resumos fornece uma maneira fácil para os usuários acessarem informações relacionadas ao painel de controle.

  1. Edite o painel de controle.
  2. Navegue até a página na qual você deseja adicionar uma lista de livros de resumos.
  3. No painel Objetos de Painel de Controle, arraste e solte um objeto de pasta em uma seção.
  4. Passe o ponteiro do mouse sobre o objeto de pasta na área Layout de Página para exibir a barra de ferramentas do objeto e clique no botão Propriedades.
  5. No campo Pasta da caixa de diálogo Propriedades da Pasta, informe a pasta que contém os livros de resumos a serem listados.
  6. Na caixa Expandir, especifique se uma view expandida da pasta deve ser mostrada.
  7. Na caixa Mostrar Link RSS, especifique se uma opção de feed RSS deve ser adicionada à pasta.
  8. Clique em OK e, em seguida, clique em Salvar para salvar o painel de controle.

    A pasta é adicionada ao painel. Na página Painel, para:

    • Ver uma lista dos livros de resumos se a pasta não estiver expandida, clique na pasta.

    • Editar um livro de resumos, clique no link Editar.

    • Fazer download de um livro de resumos em formato PDF, clique no link PDF.

    • Fazer download de um livro de resumos em formato MHTML, clique no link Web Archive (.mht).

Usando Agentes para Entregar Livros de Resumos

Você pode configurar um agente para entregar livros de resumos aos usuários.

Certifique-se de que os usuários estejam recebendo os livros de resumos mais recentes entregando-os por meio de um agente.

  1. Crie ou edite o agente a ser usado para entregar o livro de resumos.
  2. Na guia Entregar Conteúdo do Editor de Agente, clique em Procurar para selecionar o livro de resumos.

    Quando o agente for executado, o livro de resumos será entregue.