Tópicos
Este capítulo inclui as seguintes seções:
Esta seção descreve como salvar objetos como em linha ou nomeados. Ela contém os seguintes tópicos:
Tópicos
Ao trabalhar com determinados objetos, você pode criar outros objetos que são salvos com esses objetos.
Quando você salva um objeto com outro, esse objeto é salvo "em linha". Pode-se salvar filtros, grupos e itens calculados em linha. Por exemplo, você pode criar um grupo como parte de uma análise. Quando a análise for salva, o grupo será salvo "em linha" ou com a análise.
Além de salvar esses objetos em linha, você pode salvá-los como objetos individuais com a área de assunto no Catálogo do Oracle BI Presentation. Quando você salva um objeto isoladamente, ele se transforma em um objeto "com nome". Os objetos nomeados fornecem capacidade de reutilização, porque é possível criar um objeto e usá-lo várias vezes para análise, painel de controle (filtros), ou uma página do painel (por filtros) que contenha as colunas que são especificadas no objeto nomeado. Quando o objeto com nome é atualizado e salvo, essas atualizações são aplicadas a todos os objetos imediatamente onde o objeto com nome é usado.
Por exemplo, depois de salvar o grupo em linha com uma análise, você pode salvar o grupo como seu próprio objeto no catálogo. Você pode aplicar esse grupo com nome do painel Catálogo para outras análises.
Filtros com nome, grupos ou itens calculados geralmente são salvos em suas respectivas pastas de área de assunto.
Ao salvar objetos em uma pasta da área de assunto, você garante que eles estarão disponíveis quando você criar uma análise para a mesma área de assunto.
Os objetos com nome salvos na pasta /Minhas Pastas ficam disponíveis apenas para você. Objetos salvos na pasta /Pastas Compartilhadas
estão disponíveis para outros usuários que têm permissão para acessar as pastas. Se uma pasta da área de assunto não existir na sua pasta /Minhas Pastas
ou dentro da pasta /Pastas Compartilhadas
, a pasta da área de assunto será criada automaticamente. Quando o objeto for salvo, a caixa de diálogo Salvar como exibirá um caminho para salvar default em /Minhas Pastas/Conteúdo da Área de Assunto/<área de assunto>
. Mas, a área da caixa de diálogo Pastas continua exibindo todas as instâncias da pasta da área de assunto no catálogo.
Você pode salvar um filtro como em linha ou nomeado.
Quando você cria um filtro em linha no painel Filtros da Guia Critérios do Editor de Análise, é possível salvar o filtro em linha como filtro nomeado. Os filtros também podem ser criados no nível de análise ou como um objeto autônomo do cabeçalho global.
Um filtro nomeado pode filtrar todas ou algumas das análises que são incorporadas em um painel ou análises que serão incorporados na mesma página do painel.
Salve grupos e itens calculados para permitir que essas funções sejam reutilizadas em todo o aplicativo.
Você pode salvar grupos e item calculado como um objeto em linha ou nomeado:
Quando você cria um grupo ou item calculado ao editar e salvar uma view ou ao trabalhar no Layout Composto, o grupo ou item calculado é salvo em linha com a análise.
Quando você trabalha no painel Etapas de Seleção:
É possível salvar um grupo ou item calculado dentro de uma etapa como um objeto nomeado no catálogo.
É possível salvar um conjunto de etapas ou lista os membros resultantes de uma coluna como um objeto nomeado. Não é possível salvar um conjunto de etapas como um grupo se uma das etapas tiver um item calculado.
Consulte Adicionando um Grupo a Outra Análise.
Para salvar um item calculado ou um grupo como objeto nomeado no catálogo:
Exiba o painel Etapas de Seleção.
Clique no link do item calculado ou grupo; em seguida, clique em Salvar Item Calculado como ou Salvar Grupo como para exibir a caixa de diálogo Salvar como.
Preencha a caixa de diálogo para salvar o objeto no catálogo.
Para salvar um conjunto de etapas como um grupo no catálogo:
Exiba o painel Etapas de Seleção.
Clique no botão Salvar Etapas de Seleção à direita do nome da coluna.
Preencha a caixa de diálogo Salvar Etapas de Seleção para salvar o grupo como um objeto no catálogo.
Você usa filtros e etapas de seleção para limitar os resultados que são exibidos quando uma análise é executada; em consequência, os resultados respondem a uma pergunta específica.
Você usa filtros e etapas de seleção para limitar os resultados que são exibidos quando uma análise é executada. Isso significa que os resultados respondem a uma dúvida específica. Juntamente com as colunas que você seleciona para uma análise, os filtros e etapas de seleção determinam o que os resultados mostrarão. Com base nos filtros e etapas de seleção, somente os resultados que correspondem aos critérios serão mostrados. Por exemplo, dependendo do seu setor de trabalha, você pode usar filtros e etapas de seleção para saber quem são os dez melhores, quais são as vendas em dólares de uma marca específica, quem são os clientes mais lucrativos e assim por diante.
Filtros e etapas de seleção são aplicados por nível de coluna e fornecem dois métodos de limitação dos dados em uma análise. Um filtro é sempre aplicado a uma coluna antes de qualquer etapa de seleção ser aplicada. As etapas são aplicadas na ordem especificada. Os filtros e as etapas de seleção diferem de várias maneiras:
Os filtros são aplicados diretamente às colunas antes da agregação da consulta. Os filtros afetam a consulta e com isso os valores resultantes das medidas. Por exemplo, suponha que você tenha uma lista de membros na qual o agregado some 100. Com o passar do tempo, mais membros atenderão aos critérios do filtro e serão filtrados, o que aumenta a soma agregada para 200.
As etapas de seleção são aplicadas depois que a consulta é agregada e afetam apenas os membros exibidos, e não os valores agregados resultantes. Por exemplo, suponha que você tenha uma lista de membros na qual o agregado some 100. Se você remover um dos membros usando uma etapa de seleção, a soma agregada permanecerá em 100. As etapas de seleção são por coluna e não podem ultrapassar as colunas.
Juntamente com as colunas que você seleciona para uma análise, os filtros e etapas de seleção determinam o que os resultados mostrarão. Com base nos filtros e etapas de seleção, somente os resultados que correspondem aos critérios serão mostrados. Por exemplo, dependendo do setor no qual você trabalha, é possível usar filtros e etapas de seleção para saber quem são os dez melhores, quais são as vendas em dólares de uma marca específica, quem são os clientes mais lucrativos e assim por diante.
Outro tipo de filtro, chamado prompt, pode ser aplicado a todos os itens em um painel de controle. Você pode usar prompts para executar etapas de seleção e filtros no runtime. Consulte Prompts em Painéis e Análises.
O Oracle BI Enterprise Edition oferece a view Filtros e a view Etapas de Seleção, que podem ser adicionadas à uma análise para exibir quaisquer filtros ou etapas de seleção aplicado à análise. Adicionar essas views pode ajudar o usuário a compreender as informações exibidas na análise. Consulte Adicionando Views para Exibição em Painéis.
Filtros e etapas de seleção são aplicados por nível de coluna e fornecem dois métodos de limitação dos dados em uma análise.
Um filtro é sempre aplicado a uma coluna antes de qualquer etapa de seleção ser aplicada. As etapas são aplicadas na ordem especificada. Os filtros e as etapas de seleção diferem de várias maneiras.
Filtros
Você pode aplicar filtros diretamente às colunas de atributos e medidas. Aplique filtros antes que a consulta seja agregada e afete a própria consulta e com isso os valores resultantes das medidas. Por exemplo, suponha que você tenha uma lista de membros na qual o agregado some 100. Com o passar do tempo, mais membros atenderão aos critérios do filtro e serão filtrados, o que aumenta a soma agregada para 200.
Etapas de Seleção
As etapas de seleção são aplicadas depois que a consulta é agregada e afetam apenas os membros exibidos, e não os valores agregados resultantes. Por exemplo, suponha que você tenha uma lista de membros hierárquicos no qual a agregação some 100. Se você remover um dos membros usando uma etapa de seleção, a soma agregada permanecerá em 100.
Você pode criar etapas de seleção para colunas de atributo e colunas hierárquicas. As etapas de seleção são por coluna e não podem ultrapassar as colunas. Como as colunas do atributo não têm um membro agregado, o uso de etapas de seleção versus filtros para colunas de atributo não é tão distinto como para colunas hierárquicas. Enquanto as colunas de medida são exibidas no painel Etapas de Seleção, você não pode criar etapas para elas, de forma que as etapas não as afetem. As medidas serão usadas para criar etapas de condição do atributo e colunas hierárquicas, como Vendas superiores a US $1 milhão.
Você pode usar um filtro em uma coluna de atributo relacionada que afete a exibição de membros em uma coluna hierárquica.
Por exemplo, suponha que uma coluna hierárquica contenha os níveis Ano, Trimestre e Mês. Suponha que exista um filtro no atributo coluna correspondente ao nível de hierarquia do Ano. Se você criar um filtro em Ano para limitá-lo a 2008 e 2009, quando a coluna hierárquica for exibida em uma view, somente esses dois anos estarão visíveis. Essa funcionalidade depende da maneira como as colunas lógicas foram definidas na camada de negócios da área do assunto no Oracle BI Administration Tool.
Durante a especificação de quais membros de dados incluir em uma análise, você cria seleções de dados da origem de dados.
Cada seleção especifica os critérios de um conjunto de membros de determinada coluna, como Produto ou Geografia. Cada seleção consiste em uma ou mais etapas. Uma etapa representa uma instrução que afeta a seleção, como adicionar membros do Produto cujos valores contêm o texto ABC
. A ordem na qual as etapas são executadas afeta a seleção de dados. Cada etapa atua incrementalmente sobre os resultados das etapas anteriores, em vez de atuar sobre todos os membros da coluna.
Você pode exibir essas etapas de seleção no painel Etapas de Seleção. As etapas são criadas usando os seguintes meios:
Quando você adiciona uma coluna a uma análise, uma etapa de seleção é criada automaticamente para ser iniciada com todos os membros, a menos que você adicione explicitamente membros específicos. Conforme você arrasta e solta membros da coluna na guia Resultados a ser adicionada à análise, etapas também são criadas automaticamente. Por exemplo, suponha que você arraste e solte os membros FY2007 e FY2008 da coluna hierárquica Ano para uma tabela dinâmica. A etapa de seleção Adicionar FY2007, FY2008 é criada.
Conforme você adiciona grupos e itens calculados, as etapas são criadas automaticamente.
Quando você usar as interações de clique direito (como Adicionar Relacionado ou Manter Somente) para refinar a seleção de dados de uma coluna hierárquica específica ou coluna do atributo, as etapas são criadas automaticamente. Para remover essas etapas de seleção, use interações de clique direito, como Remover Grupo ou Remover Item Calculado. Consulte Interações de Clique Direito em Views.
Você pode criar etapas diretamente usando o painel Etapas de Seleção para refinar a seleção de dados de uma determinada coluna hierárquica ou de atributo. Exiba o painel Etapas de Seleção de vários locais, inclusive a guia Resultados, a guia Critérios e alguns editores de view.
Veja a seguir os tipos de etapas de seleção:
Lista explícita de membros — Uma etapa pode incluir uma lista de membros de uma coluna, como Boston, New York, Kansas, Sul. Para colunas hierárquicas, os membros podem ser de diferentes níveis de hierarquia. Para colunas de atributo, os membros só podem ser dessa coluna.
Etapa de condição — Uma etapa pode especificar que os membros sejam selecionados em uma coluna com base em uma condição, que pode ser um dos vários tipos, incluindo com base em medidas ou em valores superior/inferior. Essa lista de membros é dinâmica e determinada no runtime.
Ao trabalhar com etapas de seleção, se você procurar membros em colunas hierárquicas que não são de texto (por exemplo, data ou hora), então a pesquisa não gerará resultados.
Com base na etapa de hierarquia — Uma etapa destinada a colunas hierárquicas que permite a você selecionar o tipo de relacionamento com o qual selecionar membros. Você pode selecionar um relacionamento de família (como filhos de ou pai de), um nível de hierarquia específico (somente para hierarquias baseadas em nível) ou um relacionamento de nível (somente para hierarquias baseadas em nível).
Grupos e itens calculados — Uma etapa pode incluir um grupo ou item calculado. Você só pode usar grupos e itens calculados com etapas de Adição; não é possível utilizá-los na etapa Manter Somente ou Remover.
Crie as etapas no painel Etapas de Seleção, que você pode exibir em vários locais.
Você cria uma etapa de seleção para fornecer as instruções de especificação dos critérios de seleções de dados da origem de dados. Quando você adiciona uma coluna a uma análise, uma etapa implícita Iniciar com todos os membros é adicionada. A palavra "todos" significa todos os membros da coluna após a aplicação dos filtros.
Por exemplo, você pode criar uma etapa para especificar os critérios dos seguintes membros em uma coluna Escritório: Baltimore, Austin e Atenas.
A criação de etapas de seleção na guia Resultados permite que os usuários escolham os dados mais importantes para eles.
As etapas de seleção são criadas automaticamente quando você usa as interações de clique direito (como Adicionar Relacionados ou Manter Somente) para refinar a seleção de dados para uma coluna hierárquica específica ou coluna do atributo em uma view. Consulte Interações de Clique Direito em Views.
Depois que você adicionar as etapas de seleção à análise, poderá ir até a guia Resultados do Editor de Análise e adicionar a view Etapa de Seleção à análise. Se você adicionar a view Etapas de Seleção, no runtime, o usuário poderá exibir as etapas de seleção que foram aplicadas à análise. Consulte o editor de Etapas de Seleção da guia Resultados.
Você pode editar as etapas de seleção existentes em uma análise.
Use o painel Etapas de Seleção para fazer alterações nas etapas de seleção.
Salve as etapas de seleção como objeto de grupo para permitir reutilizá-las em diversos locais.
Se você tiver criado um conjunto de etapas de seleção, poderá salvar e reutilizar o conjunto como objeto de grupo. Consulte Salvando Grupos e Itens Calculados como Em Linha ou Nomeados.
Se o repositório estiver configurado para colunas duplas, você poderá criar uma etapa de seleção em uma coluna dupla.
Para criar uma etapa de seleção em uma coluna dupla, selecione os valores de exibição dessa coluna e a etapa será avaliada automaticamente usando os valores de código que correspondem a esses valores de exibição.
Se você usar colunas duplas, tenha cuidado com a caixa de diálogo Novo Item Calculado. Você pode incluir um operador posicional na fórmula personalizada do item calculado, como $1, que especifica a coluna da primeira linha no conjunto de dados. Quando você inclui um operador posicional, os valores de exibição não podem ser mapeados para os valores de código ao avaliar a fórmula.
Você pode criar um filtro com nome ou em linha nas colunas para exibir dados específicos.
Consulte Editando Filtros de Coluna.
Se o repositório estiver configurado para colunas duplas, e você quiser usar um operador diferente de é igual a / está em, é diferente de / não está em ou está entre e especificar valores de código diferentes de valores de exibição, escolha explicitamente a coluna de código em vez da coluna de exibição. Consulte Noções Básicas sobre o Recurso de Coluna Dupla.
Use o seguinte procedimento para abrir e editar um filtro salvo.
Se você editar e salvar um filtro nomeado, as alterações feitas no filtro serão propagadas para onde quer que o filtro seja usado.
Essa função SQL permite que você adicione um filtro não padrão.
Esta seção fornece os seguintes tópicos sobre como trabalhar com a função EVALUATE_PREDICATE:
Como É Possível Usar a Função EVALUATE_PREDICATE com um Filtro?
Adicionando a Função EVALUATE_PREDICATE a um Filtro Em Linha
Consulte Guia de Referência de SQL Lógica para o Oracle Business Intelligence Enterprise Edition.
É possível adicionar uma função EVALUATE_PREDICATE como uma cláusula de filtro em linha.
Não é possível usar essa função com colunas hierárquicas. Utilize essa função quando não for possível criar a cláusula de filtro apropriada com os operadores de filtro do Oracle BI EE. Esta função destina-se a funções de banco de dados com um tipo de retorno booliano, e pode ser usada apenas para suporte para funções SQL. O suporte para EVALUATE_PREDICATE não se estenderá a todas as origens de dados multidimensionais. Além disso, não é possível usar EVALUATE_PREDICATE com origens de dados XML.
Para adicionar uma função EVALUATE_PREDICATE como uma cláusula de filtro em linha, é necessário que você tenha o privilégio Adicionar Função EVALUATE_PREDICATE concedido pelo administrador.
Exemplo
A seguir, veja um exemplo de como usar a função EVALUATE_PREDICATE. Este exemplo solicita que os valores Products.P4 Brand tenham mais de seis caracteres. Após sua execução, este exemplo informa quaisquer linhas em que o tamanho dos dados na coluna P4 Brand tenha mais de seis caracteres (por exemplo, BizTech e HomeView).
SELECT 0 s_0, "A - Sample Sales"."Products"."P3 LOB s_1, "A - Sample Sales"."Products"."P4 Brand" s_2, "A - Sample Sales"."Base Facts"."1- Revenue" s_3 FROM "A - Sample Sales" Where EVALUATE_PREDICATE('length(%1)>6',"A - Sample Sales"."Products"."P4 Brand"). ORDER BY 1,2,3
Este procedimento descreve como adicionar a função EVALUATE_PREDICATE a um filtro em linha.
Não é possível usar essa função com colunas hierárquicas. Para obter mais informações, consulte Como É Possível Usar a Função EVALUATE_PREDICATE com um Filtro? e Guia de Referência de SQL Lógica para o Oracle Business Intelligence Enterprise Edition.
Se você quiser filtrar dados em uma análise, poderá aplicar qualquer filtro com nome.
Proceda da seguinte forma para aplicar um filtro com nome a uma análise.
Pastas Compartilhadas/2. Exemplos Funcionais/Filtros/A - Amostra de Vendas/Demonstração
.A combinação e o agrupamento de filtros de coluna com os operadores booleanos AND e OR permitem que você crie filtros complexos sem precisar conhecer instruções SQL.
O agrupamento ou a combinação de filtros permite que você estabeleça a precedência na qual o Oracle BI EE filtra uma análise.
Se você quiser agrupar filtros, será necessário que o filtro contenha três ou mais itens.
Você pode criar um filtro com base nos valores retornados por outra análise.
Qualquer análise salva que retorna uma coluna de valores pode ser usada para filtrar a coluna correspondente em uma análise.
Você pode criar e editar a cláusula de SQL lógica WHERE para ser utilizada como um filtro.
Embora geralmente não seja necessário, esse recurso está disponível para usuários que desejam recursos avançados de filtragem. Para obter as descrições das cláusulas SQL, consulte o Oracle Fusion Middleware LogicalSQL Reference Guide para Oracle Business Intelligence Enterprise Edition.
Depois de converter um filtro em instruções SQL, você só poderá exibir e editar o item de filtro como instruções SQL na caixa de diálogo Filtro SQL Avançado. Não será mais possível exibir e editar o filtro na caixa de diálogo Editar Filtro.
As medidas calculadas são geradas a partir de outras medidas e criadas com o uso de fórmulas.
Não é possível adicionar medidas calculadas a consultas diretas do banco de dados ou solicitações combinadas.
Para criar uma medida calculada:
Execute uma das seguintes ações:
Para criar uma medida calculada para as views de dados que contêm colunas no Layout Composto, clique no botão Nova Medida Calculada do Editor de Análise: guia Resultados.
Para criar uma medida calculada de uma view de dados específica no Layout Composto, edite a view de dados específica e, em seguida, clique no botão Nova Medida Calculada no Editor de View de Dados da guia Resultados.
Preencha a caixa de diálogo Nova Medida Calculada.
Clique no botão OK.
Para editar uma medida calculada:
Você pode editar uma medida calculada na guia Critérios do Editor de Análise.
Você pode criar um grupo ou item calculado como uma maneira de exibir dados em uma heat matrix, tabela simples, tabela dinâmica, grade ou um gráfico.
Grupos e itens calculados permitem-lhe adicionar "membros" a uma coluna, quando esses membros não existem na origem de dados. Esses membros também são conhecidos como "membros personalizados".
Um grupo é uma lista estática de membros que você seleciona ou uma lista estática ou dinâmica que é gerada por etapas de seleção. Um grupo é representado como membro. É possível fazer drill em um grupo que foi criado para uma coluna hierárquica, mas não em um que tenha sido criado para uma coluna de atributo.
Um grupo usa a função de agregação existente da coluna de medida com a qual é exibida. A agregação é executada desde o menor nível de detalhe no Oracle BI Server, mas nenhum valor é contado duas vezes.
Um item calculado é um cálculo entre membros, representado como um único membro que não pode ser ramificado. Quando você cria um item calculado, é adicionado um novo membro no qual foi selecionado como agregar o item como, por exemplo, Soma ou Média ou uma fórmula personalizada. O cálculo é executado no nível agregado, não com o menor nível de detalhes.
Ambos os grupos e itens calculados tornam-se etapas de seleção para toda a análise quando você selecionar a opção Todas as Views durante a criação do grupo ou do item calculado. Portanto, se aplicam a todas as views dessa análise. Esses grupos e itens calculados podem ser salvos como objetos em linha ou com nome. Para obter informações, consulte Salvando Objetos como Em Linha ou Nomeados.
Se você criar um grupo ou item calculado para uma view específica selecionando a opção View Atual, o grupo ou item calculado só se aplicará à view ativa específica.
Grupo (também conhecido como "seleção salva" em outros produtos) é um membro definido pelo usuário de uma coluna.
Um grupo pode ser uma lista de membros ou um conjunto de etapas de seleção que podem ser executadas para gerar uma lista de membros. Todos os membros devem ser da mesma coluna do atributo ou coluna hierárquica e, em uma coluna hierárquica, os membros podem estar localizados em níveis hierárquicos diferentes. Os grupos são sempre exibidos na parte inferior da lista de colunas na ordem em que são adicionados a seleção (conforme mostrado no painel Etapas de Seleção). Os grupos podem conter membros ou outros grupos. Você pode criar um grupo personalizado e adicioná-lo a uma coluna em uma view.
É possível salvar um grupo ao catálogo e reutilizá-lo. Por exemplo, você pode aplicar um grupo a prompts de análise e painel de controle ou prompts de variável. Se um grupo for aplicado a um prompt, o prompt apresentará o grupo como opção em uma lista ou membros do grupo como opções da lista ao usuário no runtime. Consulte Substituindo uma Etapa de Seleção por um Prompt de Coluna para obter informações sobre a substituição de etapas de seleção por prompts quando o usuário seleciona grupos ou membros de colunas.
Um item calculado é um cálculo entre membros, representado por um único membro.
Um item calculado permite que você substitua a regra de agregação padrão especificada no repositório do Oracle BI e, para uma análise existente, a regra de agregação escolhida pelo designer. É possível definir um item calculado usando uma fórmula personalizada (que é o padrão) ou combinando os membros selecionados com uma função (por exemplo, SUM).
Um item calculado é um membro de uma coluna definido pelo usuário. O item calculado pode conter membros ou outros itens calculados. Os itens são sempre exibidos na parte inferior da lista de colunas na ordem em que foram adicionados (conforme mostrado no painel Etapas de Seleção). É possível salvar um item calculado ao catálogo e reutilizá-lo.
Um item calculado é útil quando você deseja exibir e manipular um conjunto de membros como uma única entidade. Por exemplo, você pode definir itens calculados para:
Contas-chave de uma região geográfica
Produtos high-end
Períodos não padrão, como as primeiras três semanas do mês de setembro
Você pode criar itens calculados para colunas em vários lugares. Os cálculos diferem das regras de agregação padrão que são aplicadas a medidas. Consulte Adicionando Totais a Tabelas e Tabelas Dinâmicas. Internamente, os itens calculados são processados como instruções SQL SELECT e as funções indicadas são executadas no conjunto de resultados. Consulte Oracle Fusion Middleware LogicalSQL Reference Guide para Oracle Business Intelligence Enterprise Edition .
Use um grupo ou item calculado para adicionar novos "membros" a uma coluna.
Por exemplo, você pode verificar o quanto de receita foi gerado pelos dispositivos móveis e comparar esse número com outros tipos de produto. Você pode criar um grupo chamado Mobile Devices para a coluna Product que inclua Flip Phones e Smart Phones. Proceda da seguinte forma para criar um item calculado ou grupo.
Verifique junto ao administrador sobre como implementar uma das seguintes soluções possíveis:
Especifique explicitamente a regra de agregação para a medida no repositório.
Crie o grupo apropriado de valores como membro de dimensão no espaço de trabalho analítico do Oracle OLAP.
Você pode atualizar grupos e itens calculados para apresentar as informações mais úteis aos usuários.
Você pode editar grupos e itens calculados de várias maneiras:
No painel Etapas de Seleção, clique no link para o item calculado ou grupo e, em seguida, clique em Editar para exibir a caixa de diálogo apropriada.
Se tiver salvado o objeto no catálogo, selecione o objeto no painel Catálogo e clique em Editar para exibir a caixa de diálogo apropriada.
Em uma heat matrix, tabela simples, tabela dinâmica ou grade (em uma borda externa), clique com o botão direito do mouse no grupo ou item calculado e selecione Editar Grupo ou Editar Item Calculado.
O valor de um grupo ou item calculado pode ser afetado por filtros e etapas de seleção, de várias formas:
Filtros — Um grupo ou item calculado é avaliado com o uso apenas dos membros que não foram removidos usando filtros. Por exemplo, se você tiver um item calculado para SUM(EAST + WEST), mas WEST for removida por meio de um filtro, apenas a soma EAST será incluída para o item calculado. Se todos os membros tiverem sido removidos, um valor nulo será retornado, o qual é exibido como uma célula vazia em uma heat matrix, tabela simples, tabela dinâmica ou grade.
Etapas de seleção — Quando você cria etapas de seleção, é possível adicionar um grupo ou um item calculado a uma etapa. As etapas subsequentes Apenas Manter ou Remover poderão fazer referência a membros que foram incluídos no grupo ou item calculado.
Uma lista de grupos é afetada pelos membros mantidos ou removidos em etapas subsequentes, mas o valor de tópico do grupo permanece o mesmo. Por exemplo, suponha que o grupo MyNewYork contenha Albany e Buffalo e seu valor seja 100. Suponha que Albany seja removido em uma etapa posterior. O valor do grupo MyNewYork permanece como 100, mas Albany não é mais listado com o grupo.
Um item calculado não é afetado pelos membros que são mantidos ou removidos nas etapas subsequentes.
Se você remover um grupo ou item calculado de todas as views que foram criadas usando o botão de opção View Atual, o grupo ou item calculado permanecerá e não será adicionado a nenhuma nova view adicionada subsequentemente.
Se você remover um grupo ou item calculado de todas as views que foram criadas usando o botão de opção Todas as Views, o grupo ou item calculado permanecerá e não será adicionado a nenhuma nova view adicionada subsequentemente.
Considere o seguinte se você estiver removendo um grupo ou item calculado usando o menu de clique com o botão direito do mouse:
Em uma view em uma página do painel — o item calculado ou grupo será removido somente da view atual.
Em uma view em um editor de view — o item calculado ou grupo será removido de todas as views.
Você pode adicionar um grupo à mesma coluna na qual ele foi criado em outra análise.
Os grupos adicionados a uma análise podem ser uma lista de membros ou um conjunto de etapas de seleção. Para obter informações sobre esses grupos, consulte Salvando Etapas de Seleção como um Objeto de Grupo.
Para adicionar o grupo, você pode usar a guia Resultados ou pode fazer isso no painel Catálogo. Você também pode adicionar um grupo usando os seguintes meios:
Na caixa de diálogo Editar Etapa de Membro, selecione Iniciar com Grupo ou Item Calculado na caixa Ação e, em seguida, selecione o grupo no painel Catálogo da lista Disponível.
No painel Etapas de Seleção, clique em Em Seguida, Nova Etapa para a coluna apropriada, selecione Adicionar Grupos ou Itens Calculados, selecione Selecionar Grupos e Itens Calculados Existentes e selecione o grupo na caixa de diálogo resultante.
À medida que você trabalha com grupos ou itens calculados, você pode desejar "aninhá-los"; ou seja, criar um grupo dentro de um grupo, por exemplo.
A lista a seguir fornece vários cenários para aninhar grupos e itens calculados:
Os grupos podem ser aninhados; ou seja, eles podem incluir outros grupos. Os grupos aninhados são "nivelados". Por exemplo, suponha que o grupo my_favorite_countries inclui o grupo my_favorite_cities. Quando você exibe e expande o grupo my_favorite_countries em uma tabela, não é possível ver o grupo my_favorite_cities. Em vez disso, você vê os valores de membro do grupo my_favorite_cities.
Os itens calculados podem ser aninhados; ou seja, podem incluir outros itens calculados.
Grupos não podem conter itens calculados, nem itens calculados podem conter grupos.
Quando você trabalha com etapas de seleção:
É possível salvar as etapas de seleção que incluem grupos ou itens calculados como uma série de etapas cujos resultados são gerados no runtime ou como resultados que são estáticos e são exibidos todas as vezes.
É possível aplicar um grupo que é salvo em etapas de seleção, usando o painel Catálogo. Se o fizer, quando a seleção salva contiver uma etapa para um item calculado, então somente será possível adicionar os membros do grupo. Não é possível adicionar o grupo em si.
Para compreender itens calculados, você precisa ter um entendimento básico de SQL.
Os exemplos e as explicações contidos nesta seção pressupõem que você possua um conhecimento básico de instruções SQL e sua sintaxe. A sintaxe mostrada nestes exemplos se aplica à função Fórmula Personalizada da caixa de diálogo Novo Item Calculado. Os exemplos são hipotéticos. Nem todos os itens calculados possíveis são mostrados.
Exemplo 6-1 Obtendo o Valor da Medida Atual
Este exemplo mostra o código exigido para obter o valor da medida atual, como vendas em dólares, para cada um dos produtos SoftDrinkA
, SoftDrinkB
e SoftDrinkC
, e soma os valores.
Equivale a selecionar a Soma na lista de Função e, em seguida, digitar ou clicar em 'SoftDrinkA','SoftDrinkB','SoftDrinkC' para adicioná-los ao campo Função.
sum('SoftDrinkA','SoftDrinkB','SoftDrinkC')
Exemplo 6-2 Obtendo a Medida Mínima Atual
Este exemplo mostra o código exigido para obter a medida atual mínima, como vendas em dólares, dos produtos SoftDrinkA
ou SoftDrinkB
, o que for menor.
min('SoftDrinkA','SoftDrinkB')
Neste exemplo e no anterior, cada item calculado funcional é executado para cada membro na camada externa, como a camada Produto. Por exemplo, se Ano e Produto são posicionados em um eixo e um dos itens calculados anteriores for desenvolvido na camada Produto, os resultados serão calculados por ano.
Exemplo 6-3 Obtendo os Valores de Cada Item na Camada Externa
Este exemplo mostra o código exigido para obter os valores de cada item na camada externa, como Ano e Produto, e os adiciona.
Em vez de especificar um item com nome para uma coluna de atributo, como SoftDrinkA
, você pode especificar $n ou $-n, em que n corresponde a um número inteiro que indica a posição do item na linha. Se especificar $n, a medida será feita a partir da enésima linha. Se você especificar $-n, a medida será retirada da nona à última linha.
Por exemplo, para vendas em dólares, $1 obtém a medida da primeira linha no conjunto de dados e $-1 obtém a medida da última linha no conjunto de dados.
sum(*)
Exemplo 6-4 Obtendo os Valores das Medidas e Somando-os
Este exemplo mostra o código exigido para obter a medida atual, como vendas em dólares, do item a partir da primeira, segunda e terceira linhas, e os soma.
sum($1,$2,$3)
Exemplo 6-5 Adicionando Valores de Vendas
Este exemplo mostra o código exigido para somar as vendas de SoftDrinkA
, SoftDrinkB
e SoftDrinkC
. Observe que os dois itens calculados mostrados no exemplo são equivalentes. Ou seja, Soma é a função padrão; portanto, poderá ser omitida.
'SoftDrinkA' + 'SoftDrinkB' + 'SoftDrinkC'
sum('SoftDrinkA','SoftDrinkB','SoftDrinkC')
Exemplo 6-6 Adicionando Valores de Vendas e Retornando o Máximo
Este exemplo mostra o código exigido para somar as vendas de SoftDrinkA
com as vendas de SoftDrinkA
diet; em seguida, soma as vendas de SoftDrinkB
com as vendas de SoftDrinkB
diet e retorna o máximo dessas duas quantias.
max('SoftDrinkA' + 'diet SoftDrinkA', 'SoftDrinkB' + 'diet SoftDrinkB')