8 Formatando Páginas de Análises, Views e Painel de Controle

Este capítulo explica como aplicar formatação a análises, views e páginas de painel no Oracle Business Intelligence Enterprise Edition. Ele descreve a formatação cosmética, a formatação condicional, as máscaras de formato personalizado e as strings de formato personalizado.

O Que Pode Ser Formatado?

Depois de criar e executar uma análise, são aplicadas regras de formatação padrão aos resultados da análise.

Essas regras se baseiam em folhas de estilo cascata e arquivos de mensagem XML. Você pode criar formatação adicional para aplicar a resultados específicos. Os formatos adicionais ajudam a destacar blocos de informações relacionadas e chamar a atenção para determinados elementos de dados. Você também pode usar formatação condicional para personalizar a aparência geral de análises e painéis.

É possível aplicar formatação ao seguinte:

Aplicando Formatação às Colunas em Análises

À medida que trabalha com colunas em uma análise, é possível especificar a formatação.

A formatação que você aplica é visível quando a coluna é exibida em views como tabelas simples e dinâmicas. Consulte Formatando Colunas em Análises.

Aplicando Formatação às Views

Existem diversas maneiras de aplicar formatação às views.

É possível aplicar formatação a views das seguintes maneiras:

  • No editor de View: Quando você edita uma view em seu editor, em geral, é possível exibir várias caixas de diálogo que lhe permitem formatar a própria view ou seus componentes, conforme aplicável. As opções de formatação são exclusivas para o tipo de view. A formatação que você especificar no editor de view substitui qualquer formatação que foi especificado para colunas.

  • No Layout Composto: Quando você usa o Layout Composto, pode clicar em um botão na barra de ferramentas do container de cada view para exibir uma caixa de diálogo de formatação. Use essa caixa para aplicar formatação ao container da view, como um segundo plano verde no container para uma tabela.

Aplicando Formatação a Páginas de Painel

Você pode aplicar formatação às colunas e seções de layout das páginas do painel de controle.

Quando você edita uma página do painel de controle, é possível editar as propriedades de suas colunas e seções e aplicar formatação de cosmética. Para obter informações, consulte O Que é Formatação Cosmética? e Criando e Usando Painéis de Controle.

Formatando Colunas em Análises

A aplicação de formatação específica a colunas ajuda a chamar a atenção para os dados quando eles atendem aos critérios.

Quando você criar uma análise, poderá editar as propriedades das colunas para controlar a aparência e o layout delas. Poderá também só especificar formatação a ser aplicada se o conteúdo da coluna atender a determinadas condições. Por padrão, as especificações de uma coluna só se aplicam à análise atual.

Se sua conta tiver os privilégios apropriados, você poderá salvar as propriedades de colunas especificadas pelo usuário como definições padrão de todo o sistema a serem usadas toda vez que dados dessa coluna, ou de colunas desse tipo de dados específico, forem exibidos nos resultados. As propriedades que você pode salvar como defaults incluem as de formatação e outras propriedades, como aquelas que afetam interações e write-back de dados.

Como grupos e itens calculados são simplesmente membros de suas respectivas colunas, eles herdarão a formatação da coluna e seguirão a mesma ordem precedente dos outros membros, a menos que você aplique formatação especificamente a grupos ou itens calculados.

Esta seção contém os seguintes tópicos:

Que Tipo de Formatação Posso Aplicar?

Você pode usar as guias da caixa de diálogo Propriedades da Coluna para personalizar o modo como o conteúdo é exibido nas colunas das views. Os níveis hierárquicos oferecem um detalhe adicional de formatação para colunas hierárquicas.

A lista a seguir relaciona exemplos dos tipos de formatação que você pode aplicar:

  • Aplique formatação cosmética à coluna ou ao nível de hierarquia, como família de fontes e tamanho.

  • Designe nomes alternativos de pasta e título de coluna e aplique formatação personalizada a eles.

  • Controle a exibição de dados duplicados, como labels de colunas repetidas.

  • Substitua a formatação padrão de colunas e valores de dados por formatação personalizada.

  • Aplique formatação condicional à coluna ou ao nível de hierarquia, que permite aplicar formatação diferente com base nos valores. Por exemplo, valores superiores a US $1 milhão de dólares podem ser formatados com uma cor verde.

Aplicando Formatação a uma Coluna

Você pode definir formatação padrão para colunas.

Pode substituir as definições padrão formatando as colunas em editores de views de dados, como tabelas.

  1. Abra a análise na qual você deseja editar a formatação e o comportamento, na guia Critérios do Editor de Análise e depois:
  2. Adicione ou localize a coluna ou o nível de hierarquia a ser modificado. (Expanda uma coluna hierárquica para ver seus níveis.)
  3. Clique no botão Opções à direita do nome da coluna ou do nome do nível de hierarquia, no painel Colunas Selecionadas, e clique em Propriedades da Coluna ou Propriedades de Nível de Hierarquia.
  4. Na caixa de diálogo Propriedades da Coluna, clique na guia Estilo e especifique como você deseja que cada célula e seu conteúdo sejam exibidos nas análises. Por exemplo, altere a borda da célula para vermelho e o conteúdo da célula para ser exibido em uma fonte Arial 14.
  5. Na caixa de diálogo Propriedades da Coluna, clique na guia Formato da Coluna para especificar várias propriedades, como aquelas de supressão de nomes de cabeçalho e valor.
  6. Clique na guia Formato de Dados para especificar como você deseja substituir as características de exibição padrão dos dados. As opções exibidas nessa guia dependem do tipo de dados (texto, data e fuso horário, ou numérico).
  7. Clique na guia Formato Condicional para adicionar a formatação condicional a uma coluna ou nível de hierarquia.
  8. Se você tiver acessado a caixa de diálogo Propriedades da Coluna na guia Critérios, poderá clicar em Salvar como Padrão e clicar na opção apropriada para restaurar ou salvar padrões, se você tiver os privilégios apropriados.
  9. Clique em OK para salvar as alterações.

Salvando Padrões de Formatação

Você pode substituir os padrões de formatação de coluna usando a folha de estilo fornecida.

Quando você usa as guias da caixa de diálogo Propriedades da Coluna para personalizar o modo de exibição de conteúdo de colunas nas views, você substitui a folha de estilo e os padrões do sistema do Oracle Business Intelligence no nível de hierarquia ou coluna.

Você tem a opção de salvar as propriedades modificadas apenas para coluna ou nível de hierarquia nas análises, de salvar as propriedades como defaults de todo o sistema para o tipo de dados ou de salvar as propriedades como defaults de todo o sistema para coluna ou nível de hierarquia, de modo que a formatação e o comportamento sejam iguais, não importando em qual análise sejam exibidos. Qualquer pessoa que usar esse nível de hierarquia ou coluna ou um desse tipo de dados nas análises subsequentes usará portanto as definições da caixa de diálogo Propriedades da Coluna por padrão. Para salvar propriedades de todo o sistema, você deve ter os privilégios apropriados.

A capacidade de definir um padrão geral do sistema pode fornecer consistência e economizar tempo em sua organização. Por exemplo, suponha que sua organização decidiu usar Arial como a família de fonte para todas as colunas de texto em todas as análises. Suponha que seja tomada uma decisão posteriormente para trocar para Times New Roman para todas as colunas de texto. Basta salvar Times New Roman como padrão geral do sistema para as colunas de texto. Todas as análises existentes que contém colunas de texto nas quais a família de fonte é especificada como Padrão (Arial) são atualizadas automaticamente.

O Que é Formatação Cosmética?

A formatação cosmética afeta a aparência visual dos dados em colunas e níveis de hierarquia, views, bem como colunas e seções, nas páginas de painel.

Você pode aplicar a formatação cosmética, copiar e colar atributos de formatação cosmética e salvar uma análise formatada para uso com as colunas de outra análise.

Você pode exibir diversas caixas de diálogo que oferecem acesso e controle sobre vários atributos cosméticos. Dependendo do objeto que você estiver formatando, a caixa de diálogo exibirá diferentes opções, como fonte, célula, controles de borda, cor do plano de fundo, opções de formatação adicionais, como preenchimento de célula, e opções de estilo CSS personalizado para HTML.

Usando uma Análise Salva para Modificar a Aparência Cosmética de Outras Análises

Você pode importar a formatação de uma análise salva para outras análises.

Após você personalizar a aparência cosmética de uma análise usando a guia Critérios e a guia Resultados e salvá-la, poderá importar a formatação da análise salva e suas views para análises novas ou existentes. Algumas views, como gauge, gráfico, quadro de desempenho e mapa em árvore não dão suporte à formatação por meio da importação. Esta seção contém os seguintes tópicos:

Onde fica o Botão Importar Formatação de Outra Análise?

Você pode usar uma análise salva para modificar a aparência de exibição de outras views clicando no botão Importar formatação de outra análise.

Esse botão está disponível nas seguintes barras de ferramentas:

Que Tipos de View Suportam Formatação Importada?

Alguns tipos de view suportam formatação importada de outras views.

A lista a seguir descreve os componentes que suportam o uso de uma análise salva para formatar outras views:

  • Tipos de View — Você pode importar formatação dos seguintes tipos de view:

    • Legenda — Importa a formatação do título da legenda, da própria legenda e do contêiner de legendas. O conteúdo textual não é importado.

    • Narrativa — Importa somente a cor da fonte do texto. As propriedades textuais, como prefixo, sufixo e textos de narrativa não são importados.

    • Tabela dinâmica, tabela e grade — Importa formatação para colunas, especificações de barra verde, subtotais e totais finais, bem como propriedades de seção.

    • Texto Estático — Importa apenas a cor da fonte do texto. O conteúdo textual não é importado.

    • Título — Importa a formatação de título, logotipo, legenda, horário de início e URL de ajuda.

    • Seletor de View — Importa apenas a formatação de legenda.

  • Layout Composto — Você pode importar a formatação que foi especificada depois de clicar no botão Formatar Contêiner da view no Layout Composto.

Como é Aplicada a Formatação Importada?

A formatação importada é aplicada de forma diferente da formatação local.

A formatação é aplicada de forma diferente dependendo de você estar importando formatação que foi aplicada a colunas, views ou contêineres de view no Layout Composto.

Aplicando Formatação de Colunas

Essa funcionalidade funciona melhor para views quando atributo, medida ou números de coluna hierárquica se alinham com precisão ou para um único modelo de coluna que pode ser aplicado a todas as colunas.

Se uma única coluna existir na análise salva, sua formatação será aplicada a todas as colunas nas tabelas, tabelas dinâmicas e grades da análise de destino.

Para diversas colunas, a formatação é aplicada posicionalmente, da esquerda para a direita, para cabeçalhos e valores de coluna. Uma coluna que excede o número na análise salva tem o formato da coluna mais próxima repetido. Por exemplo, suponha que a análise salva contenha quatro colunas formatadas com estas cores nesta ordem: vermelho, verde, azul, amarelo. Na análise de destino, suas seis colunas adquiririam estas cores nesta ordem: vermelho, verde, azul, amarelo, amarelo, amarelo.

Aplicando Formatação de Views

A formatação só será aplicada a uma view se ela for desse tipo e existir na análise de destino.

A formatação importada se aplica a todas as views desse tipo nas análises de destino. Por exemplo, suponha que uma análise salva contenha uma legenda cuja formatação você personalizou. Se você importar essa formatação em uma análise de destino que contenha três legendas, as três herdarão essa formatação.

Aplicando Formatação de Contêineres

No Layout Composto, você pode especificar propriedades de formatação (como cor do plano de fundo, bordas e preenchimento) para contêineres de view.

Ao importar essa formatação de contêiner usando uma análise salva, as views na análise de destino herdam as propriedades de formatação de contêiner exatas das views na análise salva.

O layout das views nas duas análises não precisa ser exatamente igual para que a formatação de contêiner funcione corretamente. Se a análise de destino contiver mais views do que a análise de origem, views extras herdarão a formatação importada. Por exemplo, suponha que uma análise salva contenha duas tabelas, uma sobre a outra, no Layout Composto. Suponha que a análise de destino contenha quatro tabelas, dispostas duas a duas. A análise de origem tem apenas uma coluna de layout de views com duas tabelas. As duas tabelas da primeira e da segunda colunas de layout da análise de destino herdam a formatação aplicada.

Importando Formatação Usando uma Análise Salva

O uso de uma análise salva para importar formatação ajuda a assegurar consistência entre as análises.

Você pode usar o formato de uma análise salva como modelo.

  1. Exiba a análise na qual você deseja importar a formatação, na guia Resultados do Editor de Análise, ou exiba a view em seu editor.
  2. Clique no botão Importar formatação de outra análise.
  3. Na caixa de diálogo Selecionar Análise, navegue até a análise salva e clique em OK.

Aplicando Formatação Condicional a Tabelas, Tabelas Dinâmicas, Mosaicos de Desempenho, Gráficos, Heat Matrixes e Grades

Em tabelas simples, tabelas dinâmicas, mosaicos de desempenho, gráficos, heat matrixes e grades, a formatação condicional ajudará a chamar a atenção para um elemento de dados se ele atender a uma determinada condição.

Por exemplo, mostrar estatísticas de vendas abaixo da cota em uma determinada cor ou ainda exibir uma imagem, como um troféu, ao lado do nome de cada vendedor que exceder essa cota em uma porcentagem específica.

Esta seção descreve como aplicar formatação condicional a tabelas simples, tabelas dinâmicas, mosaicos de desempenho, heat matrixes e grades. Consulte Formatação de Gráficos com Base em Colunas. Esta seção contém os seguintes tópicos:

Como a Formatação Condicional É Aplicada?

Você aplicar a formatação condicional, selecionando uma ou mais colunas ou níveis de hierarquia na análise a ser utilizada, especificando a condição a ser atendida e, em seguida, fazendo especificações das opções de fonte, célula, borda e folha de estilo a serem aplicadas quando a condição for atendida.

Os formatos condicionais podem incluir cores, fontes, imagens, entre outros, para os dados e para a célula que contém os dados. Suas especificações aplicam-se apenas ao conteúdo das colunas ou níveis de hierarquia nas tabelas tradicionais e tabelas dinâmicas para a análise com a qual você está trabalhando.

É possível adicionar diversas condições para que os dados sejam exibidos em um dos diversos formatos, com base no valor dos dados. Por exemplo, as vendas abaixo da cota podem ser exibidas em uma cor, enquanto as vendas acima da cota podem ser exibidas em outra cor. Quando você especificar várias condições, todas as condições são verificadas e os formatos são mesclados para as condições que são verdadeiras. No caso de um conflito ao tentar mesclar vários formatos, a condição que é verificada por último como verdadeira que afeta o formato que será exibido.

A formatação condicional não é suportada para solicitações de banco de dados diretas.

Os Formatos Condicionais Podem Basear-se em uma Outra Coluna?

Você pode criar formatos condicionais para aplicar a uma coluna com base nos valores de uma segunda coluna, para exibição em tabelas, tabelas dinâmicas e grades.

Por exemplo, você pode criar um formato condicional para colorir de verde a coluna Região D50 quando os valores da coluna 1 - Receita forem superiores a $9 milhões, conforme mostrado.

Você poderá criar uma condição usando uma coluna que não é exibida nas views da análise, se usar a opção Ocultar na guia Formato da Coluna da caixa de diálogo Propriedades da Coluna. Se você colocar a coluna no destino de soltura Excluído do painel Layout, não será possível criar uma condição usando essa coluna.

A formatação condicional é aplicada com base no valor subjacente, mesmo que você selecione as opções Mostrar Dados Como no painel Layout para exibir os dados como porcentagens ou índices.

Os mosaicos de desempenho não podem herdar a formatação condicional com base em outra coluna, nem os mosaicos de desempenho têm um destino para soltar Excluídas.

Quais Fatores Afetam Formatos Condicionais?

Os formatos condicionais são afetados por diversos fatores.

O modo como os formatos condicionais são aplicados a colunas depende dos fatores que são descritos na lista a seguir:

Layout, Ordem e Formatos Condicionais

O layout das colunas na view afeta a formatação condicional dos valores de uma coluna quando o formato condicional baseia-se em um outra coluna.

Alterando o layout das colunas na view, é possível alterar a exibição dos formatos condicionais. Por exemplo, suponha que você especifique um formato condicional na coluna Região D50, na qual T05 por Nome/Ano é 2009. Se Região D50 e T05 por Nome/Ano estiverem em bordas opostas da tabela dinâmica, nenhuma formatação condicional estará visível.

A ordem das colunas conforme elas são exibidas na view também afeta a formatação condicional. A ordem na view afeta o "detalhe" no qual os valores são exibidos. Você pode pensar em "detalhe" como um nível de agregação. O formato condicional é aplicado quando a coluna a ser formatada é exibida em um grau de detalhe mais elevado como a coluna na qual o formato baseia-se. Se a coluna que está sendo formatada é de um nível de detalhe superior do que a coluna em que o formato baseia-se, então o formato aplica-se apenas se a condição for baseada em uma coluna de medida. Se o formato basear-se em uma coluna de atributo e a coluna a ser formatada for exibida com um nível de detalhe mais elevado, a formatação condicional não será aplicada.

Por exemplo, considere a tabela na ilustração a seguir. Um formato condicional foi especificado para colorir a Região D50 quando T05 por Nome/Ano for 2011. Observe que nenhuma cor azul claro está visível porque a Região D50 está em uma borda diferente de T05 por Nome/Ano. Consulte Supressão de Valores e Formatos Condicionais.

Suponha que você altere a ordem das colunas de modo que T05 Per Name Year seja a primeira coluna da tabela. Nesse caso, a coluna T05 por Nome/Ano será exibida em um nível de detalhes mais alto e a formatação condicional apropriada será aplicada à coluna Região D50. A ilustração a seguir mostra uma tabela dinâmica com a formatação condicional apropriada.

Os formatos condicionais podem ser exibidos em qualquer extremidade da tabela, da tabela dinâmica ou da grade. No destino de soltura Prompts (também conhecido como "extremidade da página"), o formato condicional só se aplica ao membro da coluna que está selecionado no momento para esse destino. Por exemplo, suponha que você tenha uma coluna Região D50 com os membros AMÉRICA, APAC e EMEA. Suponha que a coluna Região D50 esteja no destino para soltar Prompts de uma tabela dinâmica e o formato condicional esteja definido para colorir o nome da região de verde se 1 - Receita for superior a $6,5 milhões. Se AMERICAS for a única região que atende a essa condição, AMERICAS só será colorida de verde quando for selecionada para o destino para soltar Prompts.

Supressão de Valores e Formatos Condicionais

Para tabelas, a definição de supressão de valor na guia Formato da Coluna da caixa de diálogo Propriedades da Coluna afeta a formatação condicional.

Se definir a supressão de valor em Repetir, então a coluna que está sendo formatada é exibida em um nível de detalhe mais elevado na view. Nenhuma agregação é necessária na coluna na qual o formato baseia-se para aplicar o formato condicional.

Por exemplo, considere a tabela na primeira ilustração. Um formato condicional foi aplicado para colorir de azul claro a coluna Região D50 quando T05 por Nome/Ano for 2011. Observe que nenhuma coloração azul claro é visível, porque a supressão de valor está definida como Suprimir, o que não permite repetir valores de coluna para os membros da Região D50.

Se a supressão de valor estiver definida como Repetir, então os membros da coluna são repetidos e a formatação condicional apropriada é aplicada. A ilustração a seguir mostra uma tabela com supressão de valores repetidos.

Aplicando Formatação Condicional

Você pode aplicar propriedades especificadas às análises quando condições específicas são atendidas.

A formatação condicional permite que você chame a atenção para os dados com base nas condições especificadas, como tornar um número negativo em texto em negrito vermelho.

  1. Abra a análise na qual você deseja editar a formatação e o comportamento, na guia Critérios do Editor de Análise.
    Você também pode aplicar formatação condicional a um mosaico de desempenho no Editor de Mosaico de Desempenho da guia Resultados clicando no link Editar Formatação Condicional na caixa de diálogo Propriedades do Mosaico de Desempenho. Isso abre a caixa de diálogo Formatação Condicional. Então, adicione a formatação ao seu quadro concluindo as etapas de 4 a 6, exibidas abaixo. O formato condicional não é refletido no painel Estilos.
  2. Adicione ou localize a coluna ou o nível de hierarquia a ser modificado. Clique no botão Opções à direita do nome da coluna no painel Colunas Selecionadas e clique em Propriedades da Coluna ou Propriedades de Nível Hierárquico. A caixa de diálogo Propriedades da Coluna será exibida.
  3. Clique na guia Formato Condicional da caixa de diálogo Propriedades da Coluna.
    Você não pode aplicar formatação condicional ao fundo da célula de dados ou à cor de fonte em uma heat matrix.
  4. Clique em Adicionar Condição e selecione a coluna à qual aplicar a condição.
  5. Preencha a caixa de diálogo Nova Condição. Você pode clicar no botão Editar Condição à direita do nome da condição para exibir a caixa de diálogo Editar Condição.
    Quando você acessa a caixa de diálogo Nova Condição na guia Formato Condicional, a caixa de diálogo exibe somente as opções que se aplicam aos formatos condicionais. Por exemplo, a lista Operador exibe o subconjunto de operadores usados em formatos condicionais e você só pode aplicar variáveis de apresentação.
  6. Preencha a caixa de diálogo Editar Formato para aplicar formatação para a condição.

Exemplos de Formatação Condicional para Classificação

Este exemplo descreve como a formatação condicional pode ser aplicada aos resultados para mostrar classificação.

Suponha que uma análise inclua dez categorias de classificação, sendo que o valor 1 na coluna indica a pior classificação e o valor 10 indica a melhor classificação. É possível criar três formatos condicionais para mostrar o seguinte:

  • Uma imagem para indicar uma classificação baixa para colunas que contêm 1, 2 ou 3.

  • Outra imagem para indicar uma classificação média para colunas que contêm 4, 5, 6 ou 7.

  • Uma terceira imagem para indicar uma classificação alta para colunas que contêm 8, 9 ou 10.

Na caixa de diálogo Gráficos, selecione a opção de posicionamento de imagem Somente Imagens para que as colunas sejam exibidas somente com imagens, e não com os números de classificação, nos resultados.

Armazenando Arquivos Personalizados Localmente e Usando a Função fmap para Referenciá-los

Você pode armazenar arquivos personalizados, como imagens e arquivos de ajuda localmente no seu ambiente do Oracle Business Intelligence, e referenciá-los usando a função fmap.

Por exemplo, é possível armazenar uma imagem localmente para exibir em uma view de título. Assim, quando você especificar a imagem para a view de título no editor de Título", poderá usar a função fmap para referenciá-lo.

Para armazenar arquivos personalizados localmente, você deve usar o seguinte diretório, expondo-o de acordo com as instruções para o Servidor HTTP usado por sua organização:
ORACLE_HOME\bi\bifoundation\web\appv2
Consulte Abordagem 2: Implantando Usando Pastas Compartilhadas.

Você pode armazenar arquivos diretamente neste diretório ou em seus subdiretórios. Como o diretório analyticsRes é replicado para cada instância preenchida, replique os arquivos personalizados em cada instância. É altamente recomendável que você use caracteres ASCII nos nomes de arquivos personalizados que são referenciados usando a sintaxe fmap.

Nota:

Imagens de logotipo de loja e gráficos estão localizados no diretório analyticsRes na mesma pasta.
Para referenciar arquivos personalizados armazenados no diretório analyticsRes, use a seguinte sintaxe fmap:
fmap:location/file_name

onde:

  • location/ é o caminho do subdiretório no diretório analyticsRes no qual reside o arquivo personalizado, se esse arquivo residir em um subdiretório de analyticsRes (por exemplo: Images/).

  • file_name é o nome do arquivo personalizado (por exemplo: newlogo.gif).

Veja a seguir exemplos de comandos fmap:

fmap:mylogo.gif
fmap:Images/newlogo.gif

Se você estiver tentando salvar um objeto que usa a sintaxe fmap, deverá ter o privilégio Salvar Conteúdo com Marcação HTML. Consulte Guia de Segurança do Oracle Business Intelligence Enterprise Edition para obter informações sobre privilégios.

Máscaras de Formato Personalizado

Uma máscara de formato personalizado oferece opções adicionais para formatar uma coluna que contém dados numéricos (por exemplo, receita ou quantidade faturada).

Para definir uma máscara de formato personalizado para uma coluna que contém dados numéricos, use o campo Tratar Números como em conjunto com o campo Numérico Personalizado. Consulte a guia Formato de Dados da caixa de diálogo Propriedades da Coluna para obter informações adicionais.

A tabela a seguir mostra o caractere de máscara e uma descrição. A terceira coluna é um exemplo específico de campo numérico que usa a máscara para os Estados Unidos com um idioma-base de inglês.

Caractere de Máscara Descrição Exemplo

#

Use um sinal numérico ou uma marca de hash para um dígito opcional (zeros à esquerda e à direita serão removidos)

A especificação de #,###,##0.## como máscara para 12345.67 gera 12,345.67.

0

Use zero para um dígito obrigatório

A especificação de #0.##0 como máscara para 12.34 gera 12.340.

" "

Use aspas duplas para exibir qualquer coisa detalhada

Se você usar aspas duplas como caractere de máscara para representar dados numéricos, remova o caractere de máscara explícito antes de exportar os resultados da análise para o Excel, porque o Excel não converte caractere de máscara.

A especificação de "++++" como parte de uma máscara, gera ++++.

;

Use ponto e vírgula para separar formatos positivos, negativos e nulos

A especificação de "+"#0.000;"-"#0.000;"nulls" como máscara para 467482.18 gera +467482.18. Veja a ilustração a seguir.

[$]

Use como símbolo de moeda específico da configuração regional

A especificação de [$]#,##0.## como máscara para 5000.48 gera $5,000.48 para um usuário que tem o inglês americano selecionado como localidade, e £5,000.48 se inglês britânico estiver selecionado.

O caracteres separadores de casas decimais e milhares que você utiliza em um campo Numérico Personalizado para definir a máscara de formato são sempre os:

  • Período — Usado para separar a parte inteira da parte fracionária de um número

  • Vírgula — Usada para separar milhares

No entanto, o separador de caracteres que são realmente exibidos em análises e painéis de controle são dependentes do país e do idioma em que você está executando Oracle BI EE.

A tabela a seguir mostra exemplos de combinações de países e idiomas específicos. Nem todos os exemplos mostrados nesta tabela são inclusivos e estão corretos no momento da gravação.

Formato a Ser Exibido Use Esta Máscara de Formato no BI EE Caractere Separador de País (Idioma) Pré-Definido Normalmente Usado Neste País (Idioma)

Decimal: 123,45

Milhares: 6.789

Decimal: ###.##

Milhares: #,###

Decimal: , (vírgula)

Milhares: . (ponto)

Argentina (espanhol), Dinamarca (dinamarquês), Equador (espanhol), Alemanha (alemão), Grécia (grego), Itália (italiano) e Liechtenstein (alemão)

Decimal: 123.45

Milhares: 6,789

Decimal: ###.##

Milhares: #,###

Decimal: . (ponto)

Milhares: , (vírgula)

Austrália (inglês), Egito (árabe), Guatemala (espanhol), Israel (hebraico), Japão (Japonês), Cingapura (chinês) e os Estados Unidos (inglês)

Decimal: 123.45

Milhares: 6'789

Decimal: ###.##

Milhares: #,###

Decimal: . (ponto)

Milhares: ' (apóstrofo)

Suíça (francês, alemão e italiano)

Decimal: 123,45

Milhares: 6 789

Decimal: ###.##

Milhares: #,###

Decimal: , (vírgula)

Milhares: (espaço)

Finlândia (Finlandês), Polônia (Polonês) e Suécia (Sueco)

Uma máscara de formato personalizado permite substituir o formato negativo ou nulo fornecendo máscaras distintas separadas por ponto e vírgula. Uma máscara totalmente definida poderá ser exibida como positivemask;negativemask;nullmask. Veja o exemplo mostrado.

  • Se você omitir a máscara nula, um espaço em branco será exibido para um valor nulo.

  • Se você omitir a máscara negativa, a máscara positiva será exibida para a máscara negativa.

  • Você deverá usar uma máscara negativa, se desejar usar uma máscara nula.

  • Se você usar tudo #'s como máscara, o valor zero (0) será exibido como em branco.

  • No Excel, uma máscara totalmente definida poderá ser exibida como positivemask;negativemask;zeromask;text. Ao exportar uma coluna que usa uma máscara nula, a máscara nula é eliminada porque o Excel não oferece suporte a ela. Além disso, a máscara zero do Excel não é usada, pois o Oracle BI EE não suporta uma máscara zero.

A Ilustração de exemplo mostra uma tabela de receita que inclui um cálculo de receita do ano anterior e um cálculo do crescimento anual composto trimestral por ano e trimestre para as Américas. A mesma máscara de formato personalizado foi usada para todas as colunas de medida e o texto nulo foi definido para ser exibido como cálculo da medida. Consulte Noções Básicas sobre Supressão de Nulos. A máscara de formato personalizado usada nesta tabela para as três colunas é: "+"#0.000;"-"#0.000;"null".

  • Um sinal de mais com uma máscara de duas posições decimais é exibido para um número positivo.

  • Um sinal de menos com uma máscara de duas posições decimais é exibido para um número negativo.

  • Se o valor da medida for nulo, a palavra null será exibida.

  1. Abra a análise na qual você deseja editar a formatação, na guia Critérios do Editor de Análise.

  2. Adicione ou localize a coluna a ser modificada.

  3. Clique no botão Opções à direita do nome da coluna no painel Colunas Selecionadas.

  4. Clique em Propriedades da Coluna. A caixa de diálogo Propriedades da Coluna será exibida.

  5. Clique na guia Formato de Dados da caixa de diálogo Propriedades da Coluna.

  6. Marque a caixa de seleção Substituir Formato de Dados Padrão .

  7. Selecione Personalizado na lista Tratar Números como.

  8. Informe a máscara para o campo numérico na caixa de texto Formato Numérico Personalizado e clique no botão OK.

Strings de Formato Personalizado

As strings de formato personalizado fornecem opções adicionais de formatação de colunas ou níveis de hierarquia que contêm timestamps, datas e horários.

Para definir strings de formato personalizado para uma coluna ou nível de hierarquia, use o campo Formato de Data Personalizado (para campos de data e hora) ou o campo Formato Numérico Personalizado (para campos numéricos) na guia Formato de Dados da caixa de diálogo Propriedades da Coluna.

Esta seção contém os seguintes tópicos:

Strings de Formato Personalizado para Campos de Data e Horário

Você pode definir strings de formato personalizado para um nível de coluna ou hierarquia no campo Formato de Data Personalizado na guia Formato de Dados da caixa de diálogo Propriedades da Coluna.

Esta seção contém os seguintes tópicos:

Strings de Formato Personalizado Gerais

Você pode criar formatos personalizados de data ou hora usando essas strings.

A tabela mostra as strings de formato personalizado gerais e os resultados que elas exibem. Isso permite a exibição de campos de data e hora na configuração regional do usuário.

String de Formato Geral Resultado

[FMT:dateShort]

Formata a data no formato curto de data da configuração regional. Também é possível digitar [FMT:date].

[FMT:dateLong]

Formata a data no formato longo de data da configuração regional.

[FMT:dateInput]

Formata a data em um formato aceitável para entrada no sistema.

[FMT:time]

Formata a hora no formato de hora da configuração regional.

[FMT:timeHourMin]

Formata a hora no formato de hora da configuração regional, mas omite os segundos.

[FMT:timeInput]

Formata a hora em um formato aceitável para nova entrada no sistema.

[FMT:timeInputHourMin]

Formata a hora em um formato aceitável para nova entrada no sistema, mas omite os segundos.

[FMT:timeStampShort]

Equivalente a digitar [FMT:dateShort] [FMT:time]. Formata a data no formato de data curto e a hora no formato de hora da configuração regional. Você também pode digitar [FMT:timeStamp].

[FMT:timeStampLong]

Equivalente a digitar [FMT:dateLong] [FMT:time]. Formata a data no formato de data longo e a hora no formato de hora da configuração regional.

[FMT:timeStampInput]

Equivalente a [FMT:dateInput] [FMT:timeInput]. Formata a data e o horário em um formato aceitável para entrada novamente no sistema.

[FMT:timeHour]

Formata o campo de horário somente no formato da configuração regional, por exemplo, 8 PM.

AA ou aa

Exibe os dois últimos dígitos do ano, preenchido à esquerda com um zero, se for necessário, por exemplo, 01 relativo a 2001.

AAA ou aaa

Exibe o ano com três dígitos, preenchido com zero à esquerda, se necessário, por exemplo, 523.

AAAA ou aaaa

Exibe o ano com quatro dígitos, por exemplo, 2011

M

Exibe o mês numérico, por exemplo, 2 para fevereiro.

MM

Exibe o mês numérico, preenchido à esquerda com zero para meses com um único dígito, por exemplo, 02 para fevereiro.

MMM

Exibe o nome abreviado do mês na configuração regional do usuário, por exemplo, Fev.

MMMM

Exibe o nome completo do mês na configuração regional do usuário, por exemplo, Fevereiro.

D ou d

Exibe o dia do mês, por exemplo, 1.

DD ou dd

Exibe o dia do mês, preenchido à esquerda com um zero para dias com um único dígito, por exemplo, 01.

DDD ou ddd

Exibe o nome abreviado do dia da semana na configuração regional do usuário, por exemplo, Qui para quinta-feira.

DDDD ou dddd

Exibe o nome completo do dia da semana na configuração regional do usuário, por exemplo, Quinta-feira.

DDDDD ou ddddd

Exibe a primeira letra do nome do dia da semana na configuração regional do usuário, por exemplo, Q para quinta-feira.

h

Exibe o horário no formato de 12 horas, por exemplo, 2.

H

Exibe o horário no formato de 24 horas, por exemplo, 23.

hh

Exibe o horário no formato de 12 horas, preenchido com zero à esquerda no caso de horários com um único dígito, por exemplo, 01.

HH

Exibe o horário no formato de 24 horas, preenchido com zero à esquerda no caso de horários com um único dígito, por exemplo, 23.

m

Exibe o minuto, por exemplo, 7.

mm

Exibe o minuto, preenchido à esquerda com um zero para minutos com um único dígito, por exemplo, 07.

s

Exibe os segundos, por exemplo, 2.

Também é possível incluir decimais na string, como s.# ou s.00 (onde # significa um dígito opcional e 0 significa dígito obrigatório).

ss

Exibe os segundos, preenchidos à esquerda com um zero para segundos com um único dígito, por exemplo, 02.

Também é possível incluir decimais na string, como ss.# ou ss.00 (onde # significa um dígito opcional e 0 significa dígito obrigatório).

t

Exibe a primeira letra da abreviação de antes do meio-dia ou depois do meio-dia na configuração regional do usuário, por exemplo, a.

tt

Exibe a abreviação de ante meridiem ou post meridiem na configuração regional do usuário, por exemplo, pm.

gg

Exibe a era na configuração regional do usuário.

Strings de Formato Personalizado de ODBC

Você pode criar strings de formato personalizado usando o ODBC.

A tabela mostra as strings de formato personalizado do tipo padrão ODBC e os resultados que exibem. Essas strings exibem campos de data e hora de acordo com o padrão ODBC.

String de Formato ODBC Resultado

[FMT:dateODBC]

Formata a data no formato ODBC padrão aaaa-mm-dd (ano com quatro dígitos, mês com dois dígitos e dia com dois dígitos).

[FMT:timeODBC]

Formata a hora no formato ODBC padrão hh:mm:ss (hora com dois dígitos, minuto com dois dígitos e segundo com dois dígitos).

[FMT:timeStampODBC]

Equivalente a digitar [FMT:dateODBC] [FMT:timeStampODBC]. Formata a data no formato aaaa-mm-dd e a hora no formato hh:mm:ss.

[FMT:dateTyped]

Exibe a palavra data e mostra a data, no formato ODBC padrão aaaa-mm-dd. A data é exibida entre aspas simples (').

[FMT:timeTyped]

Exibe a palavra hora e mostra a hora, no formato ODBC padrão hh:mm:ss. A hora é mostrada entre aspas simples (').

[FMT:timeStampTyped]

Exibe a palavra data/horário e depois mostra a data/horário, no formato padrão ODBC aaaa-mm-dd hh:mm:ss. A data/horário é mostrada entre os caracteres de aspas simples (').

Strings de Formato Personalizado para Campos Numéricos

A definição de strings de formato personalizado para campos numéricos assegura que os dados sejam interpretados com precisão.

Você pode definir strings de formato personalizado para um nível de coluna ou hierarquia no campo Formato Numérico Personalizado na guia Formato de Dados da caixa de diálogo Propriedades da Coluna.

Ao aplicar um formato de tipos de dados diferentes, por exemplo, aplicar um formato de tipo de data a um campo numérico, se o valor real estiver fora dos limites, o formato não será aplicado e o valor original será exibido. Como exemplo, utilize o formato [MMMM]. Se o valor original a ser convertido for 13, esse valor estará fora dos limites porque há somente 12 meses em um ano. O valor original, 13, é exibido sem ser convertido em um nome de mês. No entanto, se o valor original for 12, a aplicação do formato personalizado converterá o valor no 12° mês, isto é, Dezembro.

Esta seção contém os seguintes tópicos:

Strings de Formato Personalizado para Campos Integrais

Você pode exibir os valores de mês e dia usando strings de formato personalizado.

A tabela mostra as strings de formato personalizado disponíveis ao trabalhar com campos integrais. Elas permitem a exibição de nomes de mês e dia na configuração regional do usuário.

O campos integrais contêm números inteiros que representam o mês do ano ou o dia da semana. Para os meses, 1 representa janeiro, 2 representa fevereiro e e assim por diante, sendo que 12 representa dezembro. Para os dias da semana, 1 representa domingo, 2 representa segunda-feira e assim por diante, sendo que 7 representa sábado.

String de Formato de Campo Integral Resultado

[MMM]

Exibe o nome abreviado do mês na configuração regional do usuário.

[MMMM]

Exibe o nome completo do mês na configuração regional do usuário.

[DDD]

Exibe o nome abreviado do dia da semana na configuração regional do usuário.

[DDDD]

Exibe o nome completo do dia da semana na configuração regional do usuário.

Strings de Formato Personalizado para Conversão em Horas

Você pode converter diversos períodos em formatos de hora.

A tabela mostra as strings de formato personalizado que podem ser usadas para formatar dados em horas. Use essas strings nos seguintes tipos de campo:

  • O campos que contêm números inteiros ou números reais que representam o tempo decorrido desde o início do dia (12:00 AM).

  • Os campos em que a saída está no formato [FMT:timeHour]. (Esse formato exibe o campo de hora somente no formato da configuração regional, por exemplo, 8 PM).

String de Formato de Conversão de Dados Resultado

[FMT:timeHour]

Considera-se que o valor representa o número de horas decorridas desde o início do dia e formata o número de horas na exibição hh, onde hh corresponde ao número de horas. As frações são retiradas do valor. Por exemplo, o valor 2 é formatado como 2 AM e o valor 12,24 como 12 PM.

[FMT:timeHour(min)]

Considera-se que o valor representa o número de minutos decorridos desde o início do dia e formata o número de minutos na exibição hh, onde hh corresponde número de horas. As frações são retiradas do valor. Por exemplo, o valor 2 é formatado como 12 AM e o valor 363,10 como 6 AM.

[FMT:timeHour(sec)]

Considera-se que o valor representa o número de segundos decorridos desde o início do dia e formata o número de segundos na exibição hh, onde hh corresponde ao número de horas. As frações são retiradas do valor. Por exemplo, o valor 600 é formatado como 12 AM e o valor 3600 como 1 AM e o valor 61214,30 como 5 PM.

Strings de Formato Personalizado para Conversão em Horas e Minutos

Você pode converter diversos períodos em formatos de hora e minuto.

A tabela mostra as strings de formato personalizado que podem ser usadas para formatar dados em horas e minutos. Use essas strings em campos que contêm números inteiros ou números reais que representam o tempo decorrido desde o início do dia (12:00 AM).

Elas também podem ser usadas quando a saída é no formato [FMT:timeHourMin], descrito na tabela. (Esse formato exibe a hora no formato de hora da configuração regional, mas omite os segundos.)

String de Formato de Conversão de Dados Resultado

[FMT:timeHourMin]

Considera-se que o valor representa o número de minutos decorridos desde o início do dia e converte o valor na exibição hh:mm, onde hh corresponde ao número de horas e mm ao número de minutos. As frações são retiradas do valor. Por exemplo, o valor 12 é formatado como 12:12 AM, o valor 73 como 1:13 AM e o valor 750 como 12:30 PM.

[FMT:timeHourMin(sec)]

Considera-se que o valor representa o número de segundos decorridos desde o início do dia e converte o valor na exibição hh:mm, onde hh corresponde ao número de horas e mm ao número de minutos. As frações são retiradas do valor. Por exemplo, o valor 60 é formatado como 12:01 AM, o valor 120 como 12:02 AM e o valor 43200 como 12:00 PM.

[FMT:timeHourMin(hour)]

Considera-se que o valor representa o número de horas decorridas desde o início do dia e converte o número de horas na exibição hh:mm, onde hh corresponde ao número de horas e mm ao número de minutos restantes. Por exemplo, o valor 0 é formatado como 12:00 AM, o valor 1,5 como 1:30 AM e o valor 13,75 como 1:45 PM.

Strings de Formato Personalizado para Conversão em Horas, Minutos e Segundos

Você pode converter diversos períodos em formatos de hora, minuto e segundo.

A tabela mostra as strings de formato personalizado que podem ser usadas para formatar dados em horas, minutos e segundos. Use essas strings em campos que contêm números inteiros ou números reais que representam o tempo.

Elas também podem ser usadas quando a saída está no formato [FMT:time]. Consulte Strings de Formato Personalizado Gerais. (Esse formato exibe a hora no formato de hora da configuração regional.)

String de Formato de Conversão de Dados Resultado

[FMT:time]

Considera-se que o valor representa o número de segundos decorridos desde o início do dia e converte o valor na exibição hh:mm:ss, onde hh corresponde ao número de horas, mm ao número de minutos e ss ao número de segundos. Por exemplo, o valor 60 é formatado como 12:01:00 AM, o valor 126 como 12:02:06 AM e o valor 43200 como 12:00:00 PM.

[FMT:time(min)]

Considera-se que o valor representa o número de minutos decorridos desde o início do dia e converte o valor na exibição hh:mm:ss, onde hh corresponde ao número de horas, mm ao número de minutos e ss ao número de segundos. Por exemplo, o valor 60 é formatado como 1:00:00 AM, o valor 126 como 2:06:00 AM e o valor 1400 como 11:20:00 PM.

[FMT:time(hour)]

Considera-se que o valor representa o número de horas decorridas desde o início do dia e converte o valor na exibição hh:mm:ss, onde hh corresponde ao número de horas, mm ao número de minutos e ss ao número de segundos. Por exemplo, o valor 6,5 é formatado como 6:30:00 AM e o valor 12 como 12:00:00 PM.

Strings de Formato Personalizado para Exibir a Duração

Você pode converter uma variedade de períodos para descrever uma duração de tempo.

A tabela mostra as strings de formato personalizado que podem ser usadas para formatar dados de duração em dias, horários, minutos e segundos. Use essas strings em campos que contêm números inteiros ou números reais que representam o tempo.

Permite a view da duração, como a duração de uma chamada telefônica. Você pode formatar um campo numérico como DD:HH:MM:SS.

Você pode adicionar valores literais na string para tornar o resultado mais claro, conforme no exemplo a seguir:

  • [duration][opt:dd"d":][opt:hh"h":]mm"m":ss"s"
  • Quando a entrada é = 15000, a saída é: 04h:10m:00s

Dessa forma, os valores literais h, m e s representam horas, minutos e segundos no resultado.

Adicionar [opt:...] em qualquer lugar na string torna o campo opcional, e ele não será exibido se não tiver um valor. No exemplo anterior, [opt:dd] significa que um valor para dias não é exibido porque não tem um valor.

String de Formato de Conversão de Dados Resultado

[duration(sec)][opt:dd]:hh:mm:ss

Formata o total de segundos como duração. Por exemplo, um valor de duração de 16500.00 é exibido como 04:35:00, o que significa uma duração de quatro horas, 35 minutos e zero segundos.

opt:dd exibe vários dias, mas se opt não tiver valor, ela não será exibida.

Segundo é a unidade padrão de tempo.

[duration(min)][opt:dd]:hh:mm:ss

Formata o total de minutos como duração. Por exemplo, um valor de duração de 275.00 é exibido como 04:35:00, o que significa uma duração de quatro horas, 35 minutos e zero segundos.

opt:dd exibe vários dias, mas se opt não tiver valor, ela não será exibida.

[duration(hour)][opt:dd]:hh:mm:ss

Formata o total de horas como duração. Por exemplo, um valor de duração de 4.58 é exibido como 04:35:00, o que significa uma duração de quatro horas, 34 minutos e 48 segundos.

opt:dd exibe vários dias, mas se opt não tiver valor, ela não será exibida.

[duration(day)][opt:dd]:hh:mm:ss

Formata o total de dias como duração. Por exemplo, um valor de duração de 2.13 é exibido como 02:03:07:12, o que significa uma duração de dois dias, três horas, sete minutos e doze segundos.

opt:dd exibe vários dias, mas se opt não tiver valor, ela não será exibida.