Tópicos
Este capítulo inclui as seguintes seções:
Os agentes permitem que você automatize seus processos comerciais.
Você pode usar agentes para fornecer alertas orientados a eventos, publicação programada de conteúdo e execução de ação condicional orientada a evento.
Você pode escolher:
Uma programação com base na qual o Agente é executado
Uma condição de dados que determina o que o Agente faz
Uma análise que pode ser distribuída
Ações que possam ser executadas automaticamente dependendo de os dados atenderem ou não à condição
Os agentes podem detectar dinamicamente problemas e oportunidades com base em informações, determinar pessoas adequadas às quais notificar e enviar informações por meio de uma ampla variedade de dispositivos (e-mail, telefones etc.).
O conteúdo de entrega de um agente é localizado de acordo com a configuração regional preferencial do destinatário. (Os usuários especificam a configuração regional preferencial deles na guia Preferências da caixa de diálogo Minha Conta.)
Um alerta é uma notificação gerada pelo agente que fornece um conteúdo personalizado e acionável aos destinatários especificados e a assinantes para o agente.
Você pode ver os alertas que foram enviados a você em todo o Oracle BI Enterprise Edition; por exemplo:
Na seção Alertas da Home page.
Na primeira página de Meu Painel. (Uma seção Alertas será automaticamente adicionada à primeira página de Meu Painel, se você não colocar uma manualmente).
Em uma página do painel, se o designer de conteúdo adicionar uma seção de Alertas. Consulte Adicionando Conteúdo aos Painéis de Controle
Na caixa de diálogo Alertas exibida no botão Alertas! do cabeçalho global.
Nos dispositivos de entrega especificados, como um telefone. Consulte Quais São os Dispositivos e Perfis de Entrega?
Consulte Acessando e Gerenciando Alertas.
No formato mais simples, um agente executa automaticamente uma determinada análise de catálogo com base em uma programação definida e examina os resultados de um determinado problema ou oportunidade.
Se o problema ou a oportunidade em questão for detectado nos resultados, um alerta será gerado e entregue aos destinatários e assinantes especificados do agente, usando as opções de entrega definidas para cada pessoa.
Consulte O que São Alertas? e Quais São os Dispositivos e Perfis de Entrega?
Para tratar requisitos muito complexos, os agentes podem chamar ações que acionem outros agentes, scripts, programas Java ou aplicativos. Os resultados podem ser transmitidos entre os agentes e a outros aplicativos ou serviços por meio de XML, HTML ou texto simples. Por exemplo, um agente poderá executar uma análise para identificar todos os pedidos de produtos atuais acima de um valor especificado em dólar que não podem ser atendidos por um abastecimento regional. Os resultados podem ser transmitidos a outro agente que executa uma análise para localizar fontes alternativas desses produtos. Um agente final pode ser acionado para enviar informações a um sistema CRM e notificar os representantes de conta apropriados sobre a fonte alternativa.
Você poderá ser automaticamente um destinatário de alertas gerados por alguns agentes, e agentes criados por terceiros podem estar disponíveis a você para inscrição. É possível também criar seus próprios agentes, se você tiver as permissões e responsabilidades apropriadas. Dependendo do nível de autoridade que você tiver, poderá compartilhar agentes seletivamente com terceiros e disponibilizar agentes a todos os usuários.
O editor do Agente permite que você crie agentes para enviar conteúdo personalizado e acionável aos usuários. Ele também permite que você exiba um resumo das definições atuais de agentes.
O editor do Agente contém as seguintes guias:
Geral — Permite que você especifique a prioridade do conteúdo que um agente entregará e como gerar o conteúdo de entrega (ou seja, como qual usuário executar a consulta).
Programação — Permite que você especifique se o agente será executado com base em uma programação, com que frequência ele é executado e quando sua execução começa e termina.
Condição — Permite que você especifique se um agente entrega conteúdo e executa ações sempre ou condicionalmente.
Conteúdo de Entrega — Permite que você especifique o conteúdo a ser entregue com um agente, como uma página de painel ou uma análise salva.
Destinatários — Permite que você especifique quem receberá o conteúdo de entrega do agente e quem tem permissão para inscrever-se no agente.
Destinos — Permite que você especifique onde o conteúdo será entregue.
Ações — Permitem que você especifique uma ou mais ações a serem executadas quando um agente for finalizado.
Você acesso o editor do Agente quando cria ou edita um agente. Consulte Criando Agentes.
O acesso aos agentes está disponível para todos os usuários do Oracle BI EE.
A concessão de acesso a funções de agente específico é executada na página Gerenciar Privilégios. Se você tiver a autoridade apropriada, poderá conceder ou negar acesso explícito a uma variedade de privilégios do agente, incluindo a capacidade de executar as seguintes ações:
Criar agentes
Publicar agentes para assinatura
Entregar agentes para usuários determinados dinamicamente ou especificados
Encadear agentes
Modificar inscrições atuais para agentes
Para obter mais informações sobre privilégios, consulte Gerenciando Privilégios do Presentation Services no Guia de Segurança do Oracle Business Intelligence Enterprise Edition.
O uso da personalização nos agentes permite que você crie agentes genéricos que possam ser usados em mais de uma circunstância.
O uso de personalizações em agentes ajuda a reduzir o número de agentes e condições que você deve criar para sua organização. Permite também que você forneça o alerta exigido em uma determinada circunstância.
A personalização em um agente é realizada com a substituição dos operadores e valores de filtros com prompt associados a análises usadas no agente. (Um filtro com prompt é aquele cujo operador está definido como É Solicitado. ConsulteCriando Filtros de Coluna.
Você usa análises em um agente quando especifica que o agente:
Entregará condicionalmente seu conteúdo e executará suas ações usando uma condição (nomeada ou em linha) com base em uma análise. Consulte Trabalhando com Condições.
Entregará uma análise como seu conteúdo.
Filtros com prompt podem ser personalizados em vários pontos, dependendo de como a análise à qual ele está associado é usada:
Se a análise for usada como base para uma condição nomeada, a cadeia de personalização será a seguinte:
Na análise
Na condição nomeada
Na personalização do agente da condição
Na personalização de inscrição da condição do agente
Se a análise for usada como base para uma condição em linha criada em um agente, a cadeia de personalização será a seguinte:
Na análise
Na personalização do agente da condição
Na personalização de inscrição da condição do agente
Se a análise for especificada como conteúdo de entrega para um agente, a cadeia de personalização será a seguinte:
Na análise
Na personalização do agente do conteúdo de entrega
Na personalização da inscrição do conteúdo de entrega
Ao usar a personalização em um agente, tenha em mente os seguintes pontos:
Um filtro, uma vez substituído, não pode tornar ser substituído posteriormente na cadeia de personalização. Por exemplo, se você substituir um filtro na personalização de agente do conteúdo de entrega, o inscrito não poderá substituí-lo mais tarde na personalização de inscrição do conteúdo de entrega.
Se houver combinação de filtros em uma análise (isto é, criados com AND e OR), essa estrutura AND e OR não será exibida na customização.
Se os mesmos filtros forem usados mais de uma vez em um agente, somente um conjunto exclusivo dos filtros será exibido para personalização. Os valores personalizados que você especificar serão aplicados a todas as instâncias do filtro repetido.
Exceção: Se a análise for o resultado da combinação de duas ou mais análises com base em uma operação de união, filtros exclusivos de cada parte da união serão exibidos para personalização. Consulte Combinando Colunas Usando Operações Definidas.
Os filtros especificados entre os agentes que participam de uma cadeia (consulte a ação Chamar Agente em Ações que Chamam Funções, Operações ou Processos em Sistemas Externos) não suportam personalização. Os filtros transmitidos do agente pai são aqueles sem personalizações de inscritos. Os filtros transmitidos ao agente filho substituem os respectivos filtros com prompt antes que personalizações de inscritos sejam aplicadas.
Você pode automatizar os processos de negócios criando e usando agentes.
Tenha em mente estas diretrizes:
Também é possível exibir o Editor de Agente selecionando Agente na área Criar . . . da Home page.
Também é possível criar um agente de uma análise. Consulte Criando Agentes a partir de Análises.
Use o procedimento a seguir para criar um agente.
Você pode exibir um resumo das definições atuais de um agente.
Um resumo é exibido no Editor de Agente e pode ser expandido ou contraído. Por padrão, o resumo é expandido.
Tenha em mente esta diretriz:
Também é possível exibir um resumo das definições de um agente no painel Visualização da página Catálogo.
Você pode reutilizar os agentes salvando-os.
Se um agente estiver disponível para assinatura, salve-o em uma subpasta em /Shared Folders
, por exemplo, /Shared Folders/Shared Agents/Sales/Agent1
. Você não pode salvar um agente diretamente em /Pastas Compartilhadas
, por exemplo, /Pastas Compartilhadas/Agente1
.
Se um agente não estiver disponível para assinatura, você poderá salvá-lo em uma subpasta de /Shared Folders
, em /My Folders
, ou em uma subpasta de /My Folders
, por exemplo, /My Folders/Sales/Agent1
. Você não pode salvar um agente diretamente em /Pastas Compartilhadas
, por exemplo, /Pastas Compartilhadas/Agente1
.
Você pode salvar os agentes nas pastas existentes ou em novas pastas que você cria da seguinte forma.
Consulte Assinando Agentes.
Você pode inscrever-se em agentes que o proprietário disponibilizou a você para inscrição.
A assinatura de um agente assegura que você receba as informações mais recentes sobre o agente.
Para tornar um agente disponível para assinatura, na guia Destinatários do Editor de Agente, selecione a opção Publicar Agente para Assinatura e identifique os usuários, grupos de Catálogo e atribuições de Aplicativo que têm permissão de assinatura.
Você pode mostrar uma lista de agentes em que você se inscreveu, ou que são seus, isto é, aqueles que salvou em sua pasta pessoal (Minhas Pastas).
Você pode acessar os agentes que assina ou possui para alterar o comportamento deles.
Você pode cancelar a inscrição de agentes para os quais você está inscritos no momento.
O cancelamento da assinatura de um agente significa que você não verá a saída desse agente.
Suponha que um agente tenha sido configurado para permitir que os usuários personalizem a inscrição e o agente use uma análise que inclua um filtro com prompt como sua condição e/ou conteúdo de entrega.
Você pode personalizar os valores de filtro da análise condicional e/ou da análise de entrega de conteúdo de acordo com suas necessidades.
Para permitir que os usuários personalizem a assinatura de um agente, o agente deve ser Executado como Destinatário e você deve selecionar a opção Permitir que os Assinantes Personalizem Agentes na guia Destinatários do Editor de Agente.
Se você tiver valores de filtro customizado em uma inscrição de agente e quiser exibir os valores de filtro nos resultados do agente, adicione uma view Filtros à análise.
Os valores de filtro personalizados permitem que você apresente apenas as informações mais importantes por meio de um agente.
Você pode desativar temporariamente (e, em seguida, ativar) a programação de um agente.
Desativar a programação de um agente interrompe o agente que está sendo executado na sua programação definida. Isso não impede que ele seja executado por outros meios, por exemplo, pelo botão Executar Agente Agora no Editor do Agente.
Desativar a programação de um agente é útil se você tiver definido uma programação para um agente, mas descobre que deseja interrompê-la por um determinado período.
Além disso, a programação de um agente pode ser temporariamente desativada por padrão. Por exemplo, se você copiar uma pasta que contém um ou mais agentes, a programação de cópia de cada agente será desativada por padrão e o agente não será executado em sua programação definida até que você o ative.
Para desativar e, em seguida, ativar uma programação do agente:
Você também pode desativar e ativar a programação de um agente usando a caixa Ativado na guia Programação do Editor do Agente.
Você pode receber notificações sobre conteúdo por meio de dispositivos e perfis de entrega.
Os dispositivos e perfis de entrega determinam como você será acionado quando um alerta for gerado por um agente e quais dispositivos receberão o conteúdo:
Dispositivo — Um dispositivo é um meio usado para entregar conteúdo a você. O conteúdo de um agente pode ser entregue a diversos dispositivos, como e-mail ou mensagem SMS.
Perfil de entrega — Um perfil de entrega especifica quais dispositivos usar para entregar conteúdo a você, com base na prioridade do conteúdo. Você pode definir diversos perfis de entrega que atendam suas necessidades e alternar entre eles. No entanto, somente um perfil pode permanecer ativo a qualquer momento.
Por exemplo, você pode ter um perfil de entrega No Escritório que entrega conteúdo a um e-mail comercial, e um perfil Em Trânsito, que entrega conteúdo ao seu telefone celular, dependendo da prioridade da informação.
Configure seus dispositivos e seus perfis de entrega na guia Opções de Entrega da caixa de diálogo Minha Conta. Consulte Configurando Dispositivos e Perfis de Entrega. (O administrador gerencia os tipos de dispositivos que estão disponíveis para você. Consulte Gerenciando Tipos de Dispositivo para Agentes no Guia do Administrador de Sistema do Oracle Business Intelligence Enterprise Edition.)
A empresa possa gerar automaticamente dispositivos e perfis de entrega do sistema da seguinte forma:
Usando a área de assunto do Sistema SA, sua empresa pode gerar dispositivos de entrega do sistema com base no endereço de e-mail de cada usuário e em outras informações do dispositivo (como números de telefones celulares) da área de assunto do Sistema SA e, em seguida, gerar um perfil de entrega do sistema para cada usuário utilizando os dispositivos de entrega do sistema do usuário.
Usando o servidor LDAP (e apenas se dispositivos e perfis de entrega não foram gerados a partir da área de assunto do Sistema SA), sua empresa pode gerar os dispositivos de entrega do sistema com base no endereço de e-mail de cada usuário do servidor LDAP e, em seguida, gerar um perfil de entrega do sistema para cada usuário usando o dispositivo de entrega do sistema do usuário.
Se você não configurar qualquer dispositivo ou perfil, o perfil de entrega do sistema que é gerado para você será utilizado como padrão. Mesmo que você defina outros perfis, poderá configurar o perfil do sistema como seu perfil padrão. Se você definir um perfil de entrega, poderá incluir dispositivos do sistema nele e definir os níveis de prioridade nos quais esse dispositivo de entrega é usado. Consulte Configurando a Área de Assunto do Sistema SA no Guia de Programação de Jobs para o Oracle Business Intelligence Enterprise Edition.
Dependendo dos destinos especificados para um agente, o conteúdo pode ser entregue a:
Home page e painel de controle. Consulte O que São Alertas?
Perfil de entrega ativo ou dispositivos específicos.
Quando os destinos são dispositivos específicos, o conteúdo é entregue aos dispositivos que você configurou, em vez de no seu perfil de entrega ativo. Por exemplo, se um Agente for definido como entregue a dispositivos de E-mail, o dispositivo de E-mail padrão que você configurou será usado no lugar de qualquer dispositivo de E-mail que você configurou em seu perfil de entrega ativo.
O conteúdo de entrega é designado a uma prioridade específica. A prioridade padrão é normal. Ao selecionar dispositivos para o perfil ativo, você pode indicar qual conteúdo da prioridade deve ser enviado a esse dispositivo. Por exemplo, se você tiver adicionado um telefone celular ao perfil de entrega, você pode associá-lo exclusivamente a conteúdo de alta prioridade. Quando você souber que estará fora do escritório com frequência e sem acesso a e-mail, poderá optar por receber somente conteúdo de baixa prioridade no seu e-mail do escritório.
Você usa a guia Opções de Entrega da caixa de diálogo Minha Conta para configurar os dispositivos e perfis de entrega a serem usados para entrar em contato com você quando um alerta for gerado por um agente.
Você pode acessar uma lista de alertas.
A lista mostra o nome de cada alerta com sua data e horário de entrega e o número de ocorrências. Usando essa lista, você pode:
Exibir o conteúdo de um alerta.
Limpar um alerta e todas as suas ocorrências.
Editar o agente que gerou o alerta, se você tiver permissão para modificar o agente.
Executar o agente que gerou o alerta, se você tiver permissão para executar o agente.
Inscrever-se no feed de Alertas do Oracle BI. Consulte Inscrevendo-se em Feed RSS para Alertas.
Limpar todos os alertas e todas as suas ocorrências.
Consulte O que São Alertas?
Você também pode acessar e gerenciar alertas na seção Alertas da Home page.
Você pode receber alertas por meio de um leitor compatível com RSS 2.0 que ofereça suporte à autenticação básica HTTP.
Se o Oracle BI Presentation Services usar o protocolo HTTPS, o leitor de RSS que você usa deverá suportar também o protocolo HTPPS.
Para inscrever-se em um Feed RSS para os alertas, você deverá ter recebido o privilégio Acesso aos Feeds RSS do administrador.