Tópicos
Este capítulo inclui as seguintes seções:
O Oracle BI Enterprise Edition é uma ferramenta avançada de análise e apresentação de dados.
O Oracle BI Enterprise Edition (às vezes, chamado de Oracle Business Intelligence) oferece vários recursos de inteligência de negócios que permitem a você:
Coletar dados atualizados de sua organização
Apresentar os dados em formatos fáceis de entender (como tabelas e gráficos)
Entregar dados de modo oportuno aos funcionários de sua organização
Esses recursos permitem que sua organização tome decisões melhores e ações informadas, bem como implemente processos de negócios mais eficientes.
A ilustração mostra parte de um exemplo de painel de controle que apresenta dados organizacionais em formatos de fácil compreensão (quadros, tabelas, gráficos e assim por diante).
No Oracle BI Enterprise Edition, você pode trabalhar com:
Análises — (Essa área do Oracle BI EE é conhecida também como Respostas.) Análises são consultas a respeito dos dados de uma organização que respondem a questões de negócios. As análises permitem que você explore e interaja com informações apresentando dados em formatos de fácil compreensão (como tabelas e gráficos). Você pode salvar, organizar e compartilhar os resultados das análises.
Sua organização pode também ter adquirido análises pré-construídas específicas do setor. Você pode usar análises pré-construídas conforme as necessidades de informações da sua empresa.
Consulte Criando Análises.
Painéis - (Esta área do Oracle BI EE também é conhecida como Painéis Interativos). Os painéis de controle oferecem views personalizadas de informações corporativas e externas. Um painel consistem em uma ou mais páginas que contêm conteúdo, como análises, links para Sites, relatórios do Oracle BI Publisher etc. Os painéis permitem que você forneça aos usuários finais acesso às informações analíticas.
Sua organização pode também ter adquirido painéis pré-configurados, contendo análises pré-construídas específicas do setor.
Consulte Criando e Usando Painéis de Controle.
Filtros, Etapas de Seleção e Prompts — Permitem que você limite ou especifique os dados exibidos em painéis e análises.
Consulte Filtrando e Selecionando Dados para Análises e Prompts em Painéis e Análises.
Agentes — (Essa área do Oracle BI EE é conhecida também como Entregas.) Os agentes permitem que você automatize seus processos comerciais. Você pode usar agentes para fornecer alertas orientados a eventos, publicação programada de conteúdo e execução de ação condicional orientada a evento. Você pode programar agentes e pode acioná-los com uma condição específica, que permite entregar informações oportunas aos usuários.
Consulte Entregando Conteúdo.
Condições — São objetos que retornam um único valor booleano baseado na avaliação de uma análise ou de um Indicador Chave de Desempenho (KPI). Use condições para determinar se algo será feito, por exemplo, se um agente for entregar conteúdo.
Consulte Trabalhando com Condições.
Ações — Oferecem a funcionalidade de navegar para conteúdo relacionado ou chamar operações, funções ou processos em sistemas externos. Você pode incluir ações em vários projetos, como análises e páginas de painel. As ações permitem que os usuários tomem a ação correta com base no conhecimento do negócio que eles adquirem dos dados que recebem.
Consulte Trabalhando com Ações.
Scorecards — (Essa área do Oracle BI EE é conhecida como Oracle Scorecard and Strategy Management). Scorecards permitem que você modele os objetivos e as iniciativas que integram sua estratégia corporativa, avalie seu desempenho designando KPIs e determine e exiba o desempenho geral.
Consulte Scorecards.
Outros Produtos — O Oracle BI EE interage de várias maneiras com outros produtos. Por exemplo, com o Oracle Hyperion Smart View for Office, você pode acessar e executar análises do Oracle BI EE nos aplicativos do Microsoft Office (ou seja, Excel, Word e PowerPoint).
Nota:
Essas áreas do Oracle BI EE (ou seja, Análises, Agentes, Painéis de Controle e assim por diante) às vezes são chamadas de Serviços de Apresentação.Utilize o Oracle BI Presentation Catalog para armazenar os objetos, como análises, painéis de controle e KPIs que você e outros usuários criam usando o Oracle BI EE.
Os usuários possuem suas próprias pastas pessoais (Minhas Pastas), onde podem armazenar os objetos criados. Você pode acessar os objetos em uma pasta pessoal e salvar conteúdo nessa pasta. Os usuários podem adicionar subpastas em suas pastas pessoais para organizar seu conteúdo da forma que considerar mais lógica.
Você também podem armazenar objetos em pastas compartilhadas em que outros usuários ou grupos podem acessar os objetos. Uma combinação de segurança lógica de negócios, segurança de objeto de catálogo e segurança de nível de dados determina quem pode exibir dados e objetos, editar objetos e excluir objetos do catálogo. O administrador cria e mantém a estrutura da pasta compartilhada do catálogo.
Consulte O que é o Catálogo de Apresentação do Oracle BI?, Gerenciando Objetos no Oracle BI Presentation Catalog e Configurando e Gerenciando o Oracle BI Presentation Catalog no Guia do Administrador de Sistema do Oracle Business Intelligence Enterprise Edition.
Você precisa de algumas informações para acessar o aplicativo.
Para acessar o Oracle BI EE, use um URL, um ID de usuário e uma senha fornecidos por sua organização. Certifique-se de que seu web browser esteja configurado para aceitar cookies para rastrear as sessões acessadas.
Não será solicitado que você insira valores em todos os campos da página de Acesso, se você já tiver se conectado usando o sign-on único (SSO).
Desconecte-se da forma correta para sair completamente do aplicativo.
A interface fornece acesso simples para várias áreas do aplicativo.
Depois de acessar o Oracle BI EE, é apresentada a você uma das seguintes páginas, dependendo da sua configuração:
Seu painel pessoal, com o nome Meu Painel
A Home page
Um painel de controle que é específico ao seu cargo (por exemplo, representante do Call Center)
Esta página é seu ponto de partida para trabalhar no Oracle BI EE. Você pode encontrar análises, painéis de controle e outras coisas que acessa frequentemente na Home page. Se não conseguir encontrar o que procura, digite o nome do item na caixa Pesquisar, na parte superior da página. Ou clique no link Catálogo para explorar todo o conteúdo disponível. Conforme você trabalha, pode usar o cabeçalho global e a Home page como maneiras principais de navegar no Oracle BI EE:
O cabeçalho global — O cabeçalho global é exibido na parte superior da interface do Oracle BI EE e está sempre disponível conforme você trabalha. Ele permite que você acesse a funcionalidade que o Oracle BI EE oferece. Por exemplo, você pode acessar a Home page, acessar painéis, abrir objetos (como análises e prompts de painéis), criar novos objetos etc. Os privilégios determinam qual funcionalidade está disponível para você no cabeçalho global. Seu administrador pode modificar o cabeçalho global alterando a ordem dos links ou adicionando links específicos a sua empresa ou setor. Por exemplo, seu administrador pode adicionar um link ao Oracle Technology Network (OTN). Consulte O Que É o Cabeçalho Global do Oracle BI EE?
A Home page — Na Home page, você aprende os conceitos básicos do Oracle BI EE, bem como cria, modifica, procura e gerencia objetos. Consulte O Que É a Home Page do Oracle BI EE?
Depois que você tiver acessado o ponto inicial de uma tarefa, a interface apresentará a página, a caixa de diálogo ou o editor usado para executar a tarefa.
Recomendamos que você não use o botão Voltar para navegar para o Oracle BI EE, a menos que nenhum outro método de navegação esteja disponível. O botão Voltar do browser pode não manter o estado do painel de controle após o retorno. Os Caminhos Detalhados são a abordagem de navegação recomendada. Consulte Sobre a Navegação com Caminhos Detalhados.
A home page fornece um ponto de partida para a execução de tarefas no Oracle BI EE.
A Home page é dividida em seções que permitem iniciar uma tarefa específica ou localizar um objeto. Também incluem seções (por exemplo, Recente e Favoritos) que permitem acessar objetos que tenham sido exibidos, criados ou atualizados recentemente, e os objetos que são acessados com mais frequência pelos usuários designados aos grupos aos quais pertence.
A ilustração mostra um exemplo de Home page.
Dependendo do que tiver sido configurado como sua página inicial, você poderá ser apresentado à Home page quando acessar o Oracle BI EE.
Do contrário, você sempre poderá navegar até a Home page clicando no link da Home page no cabeçalho global. Para obter informações sobre o cabeçalho global, consulte O Que É o Cabeçalho Global do Oracle BI EE?
A Nova Home Page fornece uma maneira de trabalhar facilmente com projetos, análises e painéis de controle do Data Visualization (DV).
A Nova Home Page inclui uma variedade de funções, como o BI Ask, que permite localizar, exibir ou criar visualizações, análises e painéis de controle.
Você pode alternar da Nova Home Page para a página do OBI Classic, clicando em Abrir OBI Classic. Use a página do OBI Classic para criar outros objetos, como alertas, prompts e Relatórios BIP.
O que Posso Fazer na Nova Home Page?
Criando e Usando Origens de DadosOrigens de Dados contêm os dados que você usa para criar análises e projetos do DV. Uma origem de dados pode ser uma área de assunto ou um conjunto de dados. Você pode criar conjuntos de dados fazendo upload de um arquivo do Excel ou criando uma conexão com os Aplicativos Oracle BI ou com um banco de dados. Consulte Adicionando Dados Próprios.
Usando o CatálogoA área Exibir fornece diversas categorias que ajudam você a localizar rapidamente análises, painéis de controle e projetos do DV armazenados no catálogo. Use Minha Pasta ou Pastas Compartilhadas para navegar no catálogo. Ou clique na categoria Favoritos, Recentes, Projetos do DV, Painéis de Controle ou Análises para localizar rapidamente um objeto que você visualizou recentemente ou um objeto específico por tipo.
Procurando Objetos no CatálogoVocê pode usar palavras-chave para procurar os objetos no catálogo. Digite um termo de pesquisa no campo Localizar conteúdo ou visualizar para ver uma lista de objetos que correspondem aos critérios da pesquisa e clique em uma linha com o ícone de lupa (localizado na parte superior da janela drop-down na seção Procurar resultados contendo). Consulte Procurando Projetos e Visualizações Salvos.
Visualizando Dados com o BI AskVocê pode usar o BI Ask para combinar rapidamente objetos de dados existentes em uma análise. Digite um termo de pesquisa no campo Localizar conteúdo ou visualizar para ver uma lista de objetos que correspondem aos critérios da pesquisa e clique em uma linha com um ícone de objeto (localizado na seção Visualizar dados usando da janela drop-down) para começar a criar sua visualização. Consulte Visualizando Dados com o BI Ask.
Criando ObjetosProjeto do DV. Consulte Workflow Típico para Explorar Conteúdo no Guia do Usuário do Oracle Data Visualization.
Observe que, na versão 12.2.1.4, o link direto com o Data Visualization foi removido, e ele pode ser acessado substituindo oanalytics
no seu URL por dv/ui
; por exemplo, http://<host>:<port>/dv/ui
Painel de Controle. Consulte Criando Painéis de Controle.
Análise. Consulte Especificando os Critérios das Análises.
Você pode saber mais sobre as funções da Nova Home Page clicando em Academia para acessar a biblioteca de documentação do Oracle BI EE.
Na Home page, você pode procurar objetos salvos de forma rápida e fácil.
Use o BI Ask para digitar os nomes das colunas no campo de pesquisa, selecioná-los e ter rapidamente uma visualização contendo essas colunas. Você pode usar essa funcionalidade para executar visualizações improvisadas, sem precisar criar um projeto antes.
É importante entender como a funcionalidade de pesquisa funciona e como informar critérios de pesquisa válidos.
Pesquisas com Curinga
Ao pesquisar, você pode usar o asterisco (*) como curinga. Por exemplo, você pode especificar *previsão para localizar todos os itens que contenham a palavra “previsão”. No entanto, o uso de dois curingas para limitar ainda mais uma pesquisa não retorna resultados (por exemplo, *previsão*).
Palavras-chave Significativas
Ao pesquisar, use palavras-chave significativas. Se você pesquisar com as palavras-chave por, o e em, nenhum resultado será retornado. Por exemplo, se você quiser digitar por no campo de pesquisa para localizar dois projetos chamados “Vendas Mensais Previstas por Categoria de Produto” e “Vendas Mensais Previstas por Nome de Produto”, nenhum resultado será retornado.
Itens Contendo Vírgulas
Se você usar uma vírgula nos critérios, a pesquisa não retornará resultados. Por exemplo, se você quiser procurar vendas trimestrais iguais a $665.399 e digitar 665.399 no campo de pesquisa, nenhum resultado será retornado. No entanto, digitar 655399 retorna resultados.
Pesquisa de Data
Para procurar um atributo de data, pesquise usando o formato ano-mês-data. A pesquisa com o formato mês/data/ano (por exemplo, 8/6/2016) não produzirá correspondências diretas. Em vez disso, os resultados da sua pesquisa conterão entradas com 8 e entradas com 2016.
Pesquisando em Configurações Regionais Diferentes do Inglês
Quando você digita os critérios no campo de pesquisa, o que é exibido na lista drop-down de sugestões pode diferir dependendo da sua configuração regional. Por exemplo, se você estiver usando uma configuração regional em inglês e digitar sales, a lista drop-down de sugestões conterá itens chamados sale e sales. No entanto, se estiver usando uma configuração regional diferente do inglês, como coreano, e digitar sales, a lista drop-down de sugestões conterá apenas itens chamados sales; itens como sale não serão incluídos na lista.
Para configurações regionais diferentes do inglês, a Oracle sugere que quando for necessário você pesquise usando palavras base em vez de palavras completas. Por exemplo, a pesquisa de sale em vez de sales retorna itens contendo sale e sales. Ou procure custom para ver uma lista de resultados contendo custom, customer e customers.
O cabeçalho global fornece acesso rápido a funções usadas com frequência e sempre fica disponível pela interface do usuário.
É possível, por exemplo, usar o cabeçalho global para iniciar uma nova tarefa, pesquisar o Catálogo de Apresentação do Oracle BI, acessar a documentação do produto ou visualizar um objeto diferente, sem precisar retornar à Home. O cabeçalho global também inclui o link Home page, para que você possa acessar a Home page por outras páginas.
O que você vê no cabeçalho global é determinado por privilégios. Seu administrador pode personalizar o cabeçalho global alterando a ordem na qual os links são exibidos ou adicionando links aos locais internos ou externos, como Google ou OTN (Oracle Technology Network). Consulte Fornecendo Links Personalizados no Presentation Services no Guia do Administrador de Sistema do Oracle Business Intelligence Enterprise Edition.
A ilustração mostra a parte mais à esquerda do cabeçalho global.
O cabeçalho global inclui os seguintes componentes:
Pesquisar — Permite que você pesquise no catálogo. Consulte Como Posso Procurar Objetos?
Avançado — Exibe a página Catálogo no modo de pesquisa, na qual você pode procurar objetos no catálogo. No modo de pesquisa, o painel Pesquisar é exibido no lugar do painel Pastas na página.
Administração — Disponível se você tiver feito log-in como administrador. Exibe a página Administração, na qual você executa tarefas de administração como mapeamento de privilégios e metadados de mapas. Consulte Administrando o Oracle Business Intelligence no Guia do Administrador de Sistema do Oracle Business Intelligence Enterprise Edition e Noções Básicas das Páginas de Administração no Guia de Segurança do Oracle Business Intelligence Enterprise Edition.
Ajuda — Exibe as seguintes opções:
Ajuda de xxx (onde xxx é o nome da página, do editor ou da guia) — Exibe o tópico da ajuda para a página, o editor ou a guia atual.
Conteúdo da Ajuda — Exibe um menu em cascata com opções que fornecem um link para as tabelas de conteúdo para o Oracle BI EE, BI Publisher e Marketing.
Documentação — Exibe a biblioteca de documentação do Oracle BI EE.
OTN — Exibe a página do Business Intelligence and Data Warehousing Technology Center no OTN.
Sobre o Oracle BI EE — Exibe a versão e as informações de copyright do Oracle BI EE.
Sair do Sistema — Sai do Oracle BI EE.
Alertas — Disponível apenas se um ou mais alertas forem gerados para você. Exibe a caixa de diálogo Alertas, na qual é possível gerenciar seus alertas. Alerta é uma notificação gerada por um agente que oferece conteúdo personalizado e acionável aos destinatários especificados e a assinantes para o agente.
Home — Exibe a Home page. Consulte O Que É a Home Page do Oracle BI EE?
Catálogo — Exibe a página Catálogo, na qual você pode localizar objetos no catálogo e executar tarefas específicas desses objetos.
Favoritos — Exibe seus objetos favoritos e qualquer categoria que você criou para organizar seus objetos favoritos. Exibe também o link Gerenciar Favoritos no qual você pode clicar para acessar a caixa de diálogo Gerenciar Favoritos, que permite a você criar e gerenciar categorias para organizar seus favoritos. Consulte O que São Favoritos?
Painéis de Controle — Contém links para todos os painéis de controle que são armazenados na subpasta Painéis de Controle
da pasta do usuário ou de qualquer pasta compartilhada. Os painéis de controle não salvos nas subpastas Painéis de Controle
não são exibidos na lista Painéis de Controle do cabeçalho global.
Novo — Exibe uma lista dos objetos que você pode criar. Para criar um objeto, selecione-o na lista. A caixa de diálogo ou o editor apropriado é exibido para que você crie o objeto.
Abrir — Exibe as seguintes opções:
Abrir — Exibe a caixa de diálogo Abrir, na qual você pode selecionar o objeto com o qual deseja trabalhar.
Objetos recentes — Exibe uma lista dos objetos que você exibiu, criou ou atualizou recentemente. Você pode usar essa lista para selecionar um objeto com o qual deseja trabalhar.
Objetos Mais Populares — Exibe uma lista dos objetos que são acessados com mais frequência pelos usuários designados aos grupos aos quais você pertence. Você pode usar essa lista para selecionar um objeto com o qual deseja trabalhar.
Conectado comonome de usuário — Exibe as seguintes opções:
Minha Conta — Exibe a caixa de diálogo Minha Conta, que permite a você especificar suas preferências, como fuso horário, dispositivos de entrega e perfil de entrega. Consulte Definindo Preferências.
Agir como — Disponível apenas se sua organização tiver ativado essa funcionalidade e você tiver recebido as permissões apropriadas. Permite que você haja como outro usuário. Consulte Atuando para Outros Usuários.
O Oracle BI EE oferece acesso direto a guias, ajuda contextual e bibliotecas contendo informações conceituais e de procedimentos que ajudam você a entender o Oracle BI EE.
Especificamente, você pode acessar:
Ajuda do Oracle Business Intelligence Enterprise Edition — Cada página da interface do usuário, guia, editor, painel e caixa de diálogo do Oracle BI EE tem um tópico de ajuda associado. Cada tópico contém informações gerais, links para conceitos e procedimentos relacionados e uma explicação de cada componente.
Para acessar a ajuda on-line de uma página, editor, guia ou caixa de diálogo, clique em seu botão Ajuda.
Como alternativa, para uma página, um editor ou uma guia, você pode selecionar a Ajuda de xxx (em que xxx é o nome da página, do editor ou da guia) no menu Ajuda que está localizado no cabeçalho global. Por exemplo, para acessar a ajuda da página Catálogo, selecione a opção Ajuda da Página Catálogo. Consulte O Que É o Cabeçalho Global do Oracle BI EE?
Índice da Ajuda do Oracle BI EE, Oracle BI Publisher e Marketing — Navegar no Índice é uma boa maneira de conhecer os produtos e acessar um determinado tópico de interesse.
Para acessar um desses índices, clique em Conteúdo da Ajuda no menu Ajuda do cabeçalho global e selecione o índice apropriado.
Biblioteca de Documentação do Oracle Business Intelligence Enterprise Edition — Os manuais do conjunto de documentações do Oracle BI EE estão incluídos na Biblioteca de Documentação do Fusion Middleware no OTN.
Para acessar a biblioteca de documentação do Oracle BI EE, clique em Documentação no menu Ajuda do cabeçalho global.
Oracle Technology Network (OTN) - No OTN, você encontra informações específicas do Oracle Business Intelligence e informações sobre todos os outros produtos Oracle. O OTN oferece serviços e recursos para ajudar desenvolvedores, administradores de banco de dados e arquitetos a compartilhar e encontrar especializações e práticas recomendadas de como projetar, criar, implantar, gerenciar e otimizar aplicativos. Os exemplos dos tipos de itens que você encontra no OTN incluem informações sobre tecnologias padrão de indústria, como JAVA e Linux, toda a documentação do produto Oracle, fóruns de discussão, software Oracle, blogs e podcasts, bem como artigos técnicos escritos por outros membros da OTN.
Para acessar o OTN, clique em OTN no menu Ajuda do cabeçalho global.
Os privilégios e as permissões do usuário permitem ou restringem as ações e o acesso no aplicativo.
Privilégios e permissões permitem executar ações específicas, como criar uma análise ou editar um scorecard, e permite que você acesse e gerencie objetos, aplicativos, e assim por diante. Privilégios relacionados ao grupo de atribuições que pertencem aos requisitos específicos, permitindo continuidade e limitando o acesso com base na responsabilidade.
Os privilégios e as atribuições controlam o que você pode ver e acessar no Oracle Business Intelligence Enterprise Edition. Consulte Gerenciando Privilégios do Presentation Services no Guia de Segurança do Oracle Business Intelligence Enterprise Edition para obter informações adicionais e consulte Quem Usa o Catálogo? para saber mais sobre permissões.
Agir como outro usuário permite que não administradores executem funções de outros usuários.
A funcionalidade Atuar Como permite que você atue como outro usuário no Oracle BI EE. Essa funcionalidade é útil, por exemplo, quando você precisa trabalhar no painel ou conteúdo de outro usuário, ou quando a equipe de suporte de TI deseja solucionar problemas na conta de outro usuário.
Para usar a funcionalidade Agir como, o administrador deve permitir que você aja como outro usuário. Consulte Permitindo que Usuários Ajam por Outros no Guia de Segurança do Oracle Business Intelligence Enterprise Edition.
Quando o administrador autoriza você a atuar como outro usuário, ele pode conceder acesso total ou restrito à conta de outro usuário:
Acesso total — Ao receber acesso total, você herda os privilégios do usuário alvo e pode alterar o painel de controle padrão do usuário e modificar o conteúdo e as preferências do usuário.
Acesso restrito — Ao receber acesso restrito, você mantém seus privilégios de usuário, mas herda a permissão de exibição de dados do usuário alvo. O acesso restrito só permite que você exiba os dados do usuário.
Você poderá exibir uma lista dos usuários com acesso à sua conta abrindo a caixa de diálogo Minha Conta: guia Usuários Delegados. Essa guia exibe uma lista dos nomes dos usuários aos quais foi dado acesso à sua conta. Consulte Atuando para Outros Usuários.
Você pode atuar para outro usuário, se tiver recebido autorização para tal.
Consulte Sobre como Atuar como Outros Usuários.
Você e os usuários finais podem definir as preferências pessoais no Oracle BI EE.
Enquanto trabalha com o Oracle BI EE, você pode definir preferências de conta. Por exemplo, você poderá especificar um Painel de Controle de Vendas como sua página inicial e Horário Padrão do Pacífico como seu fuso horário. A especificação de uma página inicial permite que você acesse o Oracle BI Enterprise Edition e comece a trabalhar com seu painel de controle imediatamente. Usando a caixa de diálogo Minha Conta e, dependendo de seus privilégios, você poderá:
Exibir informações gerais da conta, como o seu nome para exibição e seu ID de usuário.
Exibir e modificar suas preferências, como idioma, fuso horário e moeda.
Exibir e modificar suas preferências para BI Publisher, como local e fuso horário.
Exibir e modificar suas preferências no Oracle BI Mobile.
Exibir e modificar as opções de entrega para agentes.
Exibir as atribuições e grupos aos quais pertence.
Você pode fazer download das ferramentas do BI desktop que você tem permissão para acessar.
Dependendo dos produtos escolhidos para download, você poderá fazer download de várias ferramentas do BI desktop na Home page do Oracle BI EE, incluindo:
Oracle Hyperion Smart View for Office (Smart View) — Esta ferramenta permite acessar e executar análises do Oracle BI EE em seus aplicativos do Microsoft Office. Para saber mais sobre como usar o Smart View depois de fazer download e instalá-lo, consulte Oracle Hyperion Smart View for Office, Guia do Usuário e Oracle Hyperion Smart View for Office, Guia do Desenvolvedor.
Oracle Business Intelligence Client Tools Installer — Essa ferramenta permite que você instale o Business Intelligence Administration Tool, o Oracle Business Intelligence Job Manager e o Oracle Business Intelligence Catalog Manager.
Template Builder For Word Add-in — Essa ferramenta permite que você projete modelos em RTF para uso em relatórios publicados.
O Oracle Business Intelligence suporta as ferramentas de cliente nos sistemas operacionais Windows de 64 bits.
Ferramenta de Administração do Oracle BI
Gerenciador de Jobs do Oracle Business Intelligence
Ferramentas de cliente do Gerenciador de Catálogo do Oracle Business Intelligence nos sistemas operacionais Windows de 64 bits e Linux.
Sobre as Ferramentas de Cliente do Oracle Business Intelligence
Quando você instala o Oracle Business Intelligence em um computador que está executando um sistema operacional Linux ou UNIX, o Gerenciador de Catálogo é a única ferramenta cliente instalada. Consulte Iniciando a Interface do Usuário do Gerenciador de Catálogo no Guia do Administrador de Sistema do Oracle Business Intelligence Enterprise Edition. No entanto, se você instalou o Oracle Business Intelligence em um computador que está executando um sistema operacional Linux ou UNIX, ou em um sistema operacional Windows, mas quer usar as ferramentas clientes em outro computador Windows, execute o Oracle Universal Installer para instalar a Ferramenta de Administração, o Gerenciador de Job e o Gerenciador de Catálogo do Oracle BI.
Considerações sobre a Instalação de Ferramentas de Cliente do Oracle Business Intelligence
Considere o seguinte antes de instalar as ferramentas clientes:
O Oracle BI EE Plus Client Installer instala a Ferramenta de Administração do Oracle BI, o Gerenciador de Jobs e o Gerenciador de Catálogo.
O instalador do Oracle BI EE Plus Client não instala o Oracle Database Client. Para acessar o banco de dados Oracle, instale separadamente o Database Client na mesma máquina. Da mesma forma, para acessar o banco de dados IBM DB2, instale o IBM DB2 CLI na mesma máquina. Consulte Sobre como Importar Metadados e Trabalhar com Origens de Dados no Guia do Criador de Repositório de Metadados para o Oracle Business Intelligence Enterprise Edition.
A Ferramenta de Administração do Oracle BI exige seu próprio DSN do sistema para estabelecer conexão com o sistema do Oracle Business Intelligence. Crie e configure o DSN do sistema após a instalação das ferramentas clientes. O administrador do sistema deve fornecer os detalhes exigidos para criar o DSN do sistema.
Ao executar o Oracle BI EE Plus Client Installer, se o caminho da instalação contiver algum caractere multibyte, o Gerenciador de Tarefas e a Ferramenta de Administração do Oracle BI não poderão ser iniciados. Para evitar esse problema, altere o caminho da instalação se ele contiver qualquer caractere multibyte. Certifique-se de que o caminho da instalação contenha apenas caracteres ASCII.
O Oracle Business Intelligence suporta diversas instâncias das ferramentas clientes do Oracle Business Intelligence no mesmo computador. Ou seja, se sua organização tiver instalado várias instâncias do Oracle Business Intelligence, você poderá instalar e configurar as ferramentas clientes várias vezes ou uma vez para cada instância do Oracle Business Intelligence. No entanto, não instale as ferramentas clientes nos mesmos computadores que hospedam as instâncias do servidor Oracle Business Intelligence, visto que elas já estão instaladas nesses computadores (como parte da instalação do Oracle Business Intelligence).
Antes de executar o Oracle BI EE Plus Client Installer, execute todas estas ações:
Identifique um computador que está executando um sistema operacional Windows de 64 bits suportado, onde você possa instalar as ferramentas de cliente do Oracle Business Intelligence.
Verifique se o computador no qual você deseja instalar as ferramentas clientes pode acessar o computador Linux, UNIX ou Windows que hospeda o sistema do Oracle Business Intelligence.
Entre em contato com o administrador do sistema e obtenha as informações necessárias para criar o DSN do sistema da Ferramenta de Administração do Oracle BI.
Obtenha o arquivo do Oracle BI EE Plus Client Installer usando um dos seguintes métodos:
Acesse o arquivo do Oracle BI EE Plus Client Installer na home page do Oracle BI EE selecionando o link Fazer Download das Ferramentas do BI Desktop. Na guia Downloads da página que é aberta, selecione a versão do Oracle BI EE, aceite o contrato de licença e clique em Oracle Business Intelligence Developer Client Tool. Você pode exibir a home page do Oracle BI EE no seguinte URL:
http://<host>:<port>/analytics/saw.dll?bieehome
Por exemplo:
http://computer1:9704/analytics/saw.dll?bieehome
Acesse o arquivo do Oracle BI EE Plus Client Installer no OTN e faça download dele no computador onde você deseja instalar as ferramentas de cliente. Localize o arquivo do Oracle BI EE Plus Client Installer no OTN no seguinte link:
http://www.oracle.com/technetwork/middleware/bi-enterprise-edition/downloads/index.html
O Oracle BI EE pode funcionar com vários outros produtos.
O Oracle BI EE interage com outros produtos de várias maneiras. Esta seção contém os seguintes tópicos:
O Oracle BI EE e o Oracle BI Publisher funcionam juntos para fornecer uma completa análise de dados e ferramenta de apresentação.
Nota:
Este guia presume que o Oracle BI EE e BI Publisher tenham sido instalados e configurados para execução como componentes integrados em sua organização. Se esse não for o caso, algumas menções ao BI Publisher neste guia poderão não se aplicar ao seu caso. Para obter informações sobre a execução do BI Publisher, consulte Guia do Usuário do Oracle Business Intelligence Publisher.O BI Publisher permite que você crie relatórios altamente formatados e ajustados para impressão. Os relatórios do BI Publisher são criados com base nos modelos de dados do BI Publisher. Um modelo de dados do BI Publisher pode consistir em conjuntos de dados de uma grande variedade de fontes, como áreas de assunto do BI Server ou de análises, consultas SQL a bancos de dados relacionais, consultas MDX ao Essbase ou a outras fontes OLAP, LDAP, Web Services, Microsoft Excel, feeds HTTP ou arquivos XML. O BI Publisher suporta diversos tipos de layout, possibilitando a você criar a faixa completa de documentos que sua organização possa precisar. No Oracle BI EE, você pode exibir, criar, editar e programar relatórios do BI Publisher, além de poder incluí-los em páginas de painel.
O Oracle BI EE inclui um BI Publisher totalmente integrado. Toda a funcionalidade do BI Publisher aparece no aplicativo Oracle BI EE e todos os relatórios e objetos relacionados são criados no Oracle BI EE e salvos no Oracle BI Presentation Catalog. Consulte Criando Relatórios e Criando Relatórios: Visão Geral do Processo no Guia do Designer de Relatórios para o Oracle Business Intelligence Publisher.
Ao usar o ambiente integrado, você verá que as seguintes áreas são afetadas pela integração:
Editores — Você pode criar ou editar o conteúdo do BI Publisher. Quando você trabalha com um objeto do BI Publisher, o editor apropriado do BI Publisher é exibido. Por exemplo, ao trabalhar com um modelo de dados, o editor Modelo de Dados é exibido.
Painéis de Controle — Você pode incorporar os relatórios do BI Publisher em painéis de controle. É possível também criar layouts de impressão personalizados para alta fidelidade de impressão das páginas do painel de controle e layouts de exportação personalizados para exportar o conteúdo do painel de controle para o Excel. Consulte Criando e Usando Painéis de Controle.
Catálogo — O Catálogo de Apresentação do Oracle BI contém todos os objetos do BI Publisher, como relatórios e modelos. Você pode trabalhar com objetos do BI Publisher no catálogo exatamente como trabalha com outros objetos de catálogo, como análises ou filtros.
Segurança — É fornecido o recurso de sign-on único. O modelo de segurança do Release 11g foi estendido para incluir permissões específicas adicionais do BI Publisher, como xmlp_template_designer.
Você pode projetar análises e apresentações para exibição em dispositivos móveis.
Nota:
Este manual pressupõe que o Oracle BI EE e o Oracle BI Mobile App Designer foram instalados e configurados para serem executados como componentes completamente integrados na sua organização. Se este não for o caso, algumas menções do Oracle BI Mobile App Designer neste manual poderão não ser aplicáveis a você.O Oracle Business Intelligence Mobile App Designer é uma ferramenta para criação de aplicativos objetivos para telefones celulares e tablets.
Os aplicativos criados com o Oracle BI Mobile App Designer independem de plataforma e dispositivo. Os aplicativos gerados se baseiam no moderno padrão HTML5, o que significa que eles podem ser executados em qualquer browser moderno de seu dispositivo móvel. Não é necessária nenhuma instalação por parte do cliente.
O Oracle Business Intelligence Mobile é um aplicativo que permite exibir e interagir com o conteúdo do Oracle BI EE em smartphones e tablets.
Você pode acessar facilmente análises e painéis de controle do Oracle BI Enterprise Edition por meio do Oracle Business Intelligence Mobile. Você vê o mesmo conteúdo, otimizado para exibição em seu dispositivo móvel. Você pode instalar o Oracle Business Intelligence Mobile em seu dispositivo móvel pela Apple App Store e pela Google Play Store.
Para obter informações sobre o Oracle Business Intelligence Mobile, consulte Oracle Business Intelligence Mobile Products Documentation Library aqui:
O Oracle Enterprise Performance Management System ajuda a garantir que sua suíte de aplicativos funcione com eficiência.
O Oracle BI EE oferece a seguinte integração com o Oracle Enterprise Performance Management System:
Você pode fazer download do Oracle Hyperion Smart View for Office na Home page do Oracle BI EE. Consulte Integração do Oracle BI EE com o Microsoft Office.
No EPM Workspace, você pode trabalhar com análises, agentes, painéis e relatórios do BI Publisher. Consulte Documentação do Oracle Hyperion Enterprise Performance Management Workspace.
O Oracle BI Applications trabalha com o Oracle BI EE para fornecer um conjunto completo de ferramentas de análise de dados integradas.
Os Aplicativos do Oracle Business Intelligence são compostos de soluções de inteligência nos negócios pré-compiladas que estão disponíveis para aplicativos Oracle, como o Oracle Fusion, Oracle E-Business Suite, JD Edwards, Peoplesoft e Siebel. O Oracle Business Intelligence Applications está no Oracle BI EE.
O Oracle BI Applications consiste em painéis de controle e análises específicos do setor criados usando as práticas recomendadas para enfrentar as principais áreas funcionais dentro de uma organização. Os painéis de controle e análises são adaptados para cada atribuição do usuário final em uma organização.
Normalmente, O Oracle BI Applications é integrado e pode ser acessado a partir de outros aplicativos operacionais, como os aplicativos Siebel CRM da Oracle, para proporcionar métricas de negócios em análises no contexto da função de negócios de uma organização e da indústria. O Oracle BI Applications inclui as rotinas Extract Transform Load (ETL) para extrair, transformar e carregar dados no Oracle Business Analytics Warehouse. O Oracle BI Applications também contém metadados que faz o mapeamento até o Oracle Business Analytics Warehouse e um banco de dados transacional e define as principais medidas e métricas de todos os níveis da organização. Essas medidas e métricas estão disponíveis a designers de conteúdo no Oracle Business Intelligence.
Existem componentes de add-in que vinculam as funções do Oracle BI EE com o Microsoft Office.
O Oracle BI EE oferece um conjunto de add-ins para o Microsoft Office que podem ser baixados e instalados para possibilitar a integração entre os componentes do Oracle Business Intelligence e do Microsoft Office. A seção Get Started da Home page do Oracle BI EE fornece links para instalar os seguintes componentes de add-ins:
Template Builder for Word
Oracle Hyperion Smart View para Office
Alguns tópicos que podem ser de interesse de designers de conteúdo e administradores são abordados em outros guias. A tabela lista esses tópicos e indica onde ir para obter mais informações.
Tópico | Onde Ir para Obter Mais Informações |
---|---|
Instalando o Oracle BI EE |
Instalando o Oracle Business Intelligence em Instalando e Configurando o Oracle Business Intelligence |
Configurando o Oracle BI EE |
Configurando o Oracle Business Intelligence em Guia do Administrador de Sistema do Oracle Business Intelligence Enterprise Edition |
Integrando o Oracle BI EE |
Visão Geral da Integração com o Oracle Business Intelligence no Guia do Integrador do Oracle Business Intelligence Enterprise Edition |
O sistema exige certificados, hardware e software específicos para funcionar corretamente.
Consulte a documentação dos requisitos do sistema e de certificação para obter informações sobre requisitos de hardware e de software, plataformas, bancos de dados e outras informações. Esses dois documentos estão disponíveis no OTN (Oracle Technology Network).
O documento dos requisitos do sistema dá informações sobre requisitos de hardware e software, espaço mínimo em disco e requisitos de memória e as bibliotecas do sistema exigidas, packages e patches obrigatórios:
http://www.oracle.com/technetwork/middleware/ias/downloads/fusion-requirements-100147.html
O documento de certificação dá informações sobre tipos de instalação, plataformas, sistemas operacionais, bancos de dados, JDKs e produtos de terceiros suportados:
http://www.oracle.com/technetwork/middleware/ias/downloads/fusion-certification-100350.html