O arquivo de regras é um arquivo de texto que contém uma regra para cada grupo de sistemas sobre os quais você deseja instalar o Solaris OS. Cada regra distingue um grupo de sistemas que são baseados em um ou mais atributos do sistema. Cada regra também vincula cada grupo a um perfil. Um perfil é um arquivo de texto que define como o software Solaris deve ser instalado em cada sistema no grupo. Por exemplo, a regra a seguir especifica que o programa JumpStart utiliza a informação no perfil basic_prof para instalar quaisquer sistema com o grupo de plataforma sun4u.
karch sun4u - basic_prof - |
O arquivo regras é utilizado para criar o arquivo rules.ok, que é exigido para instalações JumpStart personalizadas.
Se você configurar o diretório JumpStart utilizando os procedimentos em Criando um disquete de perfil para sistemas independentes ou Criando um servidor de perfis para sistemas em rede, um exemplo de arquivo regras já está localizado no diretório JumpStart. O exemplo de arquivo regras contém a documentação e algumas regras de exemplo. Se você utiliza o exemplo de arquivo regras, certifique-se de comentar as regras de exemplo que não pretende utilizar.
O arquivo regras deve possuir os seguintes atributos:
O arquivo regras pode conter qualquer uma das opções a seguir:
Texto comentado
Qualquer texto que está incluído após o símbolo # em uma linha é tratado pelo JumpStart como um texto comentado. Se uma linha começar com o símbolo #, a linha inteira será tratada como um comentário.
Uma ou mais linhas brancas
Uma ou mais regras multilinhas
Para continuar uma regra única em uma nova linha, inclua um caractere de retroreferência (\) logo antes de pressionar Retornar.
Utilize um editor de texto para criar um arquivo de texto que é nomeado como regras. Ou abra o arquivo regras de exemplo no diretório JumpStart criado.
Adicionando uma regra no arquivo regras para cada grupo de sistemas no qual você deseja instalar o software Solaris.
Para uma lista de palavras-chave do arquivo regras e valores, consultePalavras-chave e valores de regras.
Uma regra dentro de um arquivo regras deve aderir à seguinte sintaxe:
!rule_keyword rule_value && !rule_keyword rule_value ... begin profile finish |
Um símbolo que é utilizado antes de uma palavra-chave para indicar negação.
A unidade lexical predefinida ou uma palavra que descreve um atributo do sistema geral, tal como nome do host,hostname, ou tamanho de memória memsize. rule_keyword é utilizado com o valor de regra para corresponder a um sistema com o mesmo atributo a um perfil. Para a lista de palavras-chaves de regra, consulte Palavras-chave e valores de regras
Um valor que fornece o atributo de sistema específico para a palavra-chave de regra correspondente. Valores de regra são descritos em Palavras-chave e valores de regras.
Um símbolo que você deve utilizar para unir a palavra-chave de regra e pares de valores de regra na mesma regra (um E lógico). Durante uma instalação JumpStart personalizada, um sistema deve corresponder cada par na regra antes que a regra corresponda.
O nome de um script Bourne shell opcional que pode ser executado antes da instalação iniciar. Se não existir script inicial, você deve digitar um sinal de menos (-) nesse campo. Todos os scripts iniciais devem estar localizados no diretório JumpStart.
Informações sobre como criar scripts iniciais estão presentes em Criando scripts iniciais.
O nome de um arquivo de texto que define como o software Solaris deve ser instalado no sistema quando um sistema corresponder com a regra. A informação em um perfil consiste de palavras-chave de perfil e seus valores de perfil correspondentes. Todos os perfis devem estar localizados no diretório JumpStart.
Maneiras opcionais de utilizar o campo de perfil estão descritas em Utilizando um programa de instalação específico para site e Criando perfis derivados com script inicial.
O nome de um script Bourne shell opcional que pode ser executado depois da instalação ser concluída. Se não existir script final, você deve digitar um sinal de menos (-) nesse campo. Todos os scripts finais devem estar localizados no diretório JumpStart.
Informações sobre como criar scripts finais são apresentadas em Criando script finais
No mínimo, cada regra deve conter as opções a seguir:
Uma palavra-chave, um valor e um perfil correspondente
Um sinal de menos (-) nos campos iniciais e finais se nenhum script inicial e final são especificados
Salve o arquivo regras no diretório JumpStart.
Certifique-se de que a raiz possui o arquivo regras e que as permissões estão configuradas para 644.
O exemplo a seguir mostra várias regras de exemplo em um arquivo de regras. Cada linha possui uma palavra-chave de regra e um valor válido para essa palavra-chave. O programa JumpStart digitaliza o arquivo regras de cima para baixo.
Quando o programa JumpStart corresponde a uma palavra-chave de regra e a um valor com um sistema conhecido, o programa JumpStart instala o software Solaris, que é especificado pelo perfil que está listado no campo perfil.
Para uma lista completa de limitações de arquivo regras, consulteSintaxe do arquivo regras
# rule keywords and rule values begin script profile finish script # ----------------------------- ------------ -------- ------------- hostname eng-1 - basic_prof - network 192.168.255.255 && !model \ 'SUNW,Sun-Blade-100' - net_prof - model SUNW,SPARCstation-LX - lx_prof complete network 192.168.2.0 && karch i86pc setup x86_prof done memsize 64-128 && arch i386 - prog_prof - any - - generic_prof - |
A lista a seguir descreve algumas das palavras-chave e valores a partir deste exemplo.
A regra corresponde se o nome de host do sistema for eng-1. O perfil basic_prof é utilizado para instalar o software Solaris no sistema que corresponda a regra.
A regra corresponde se o sistema está na subrede 192.168.255.255 e se o sistema não for um Sun Blade 100 (SUNW,Sun-Blade-100). O perfil net_prof é utilizado para instalar o software Solaris em sistemas que correspondam a essa regra. Essa regra também fornece um exemplo de continuação de uma única regra para uma nova linha, utilizando o caractere retroreferência (\).
A regra corresponde se o sistema for um SPARCstation LX. O perfil lx_proof e o script final completo são utilizados para instalar o software Solaris em sistemas que correspondam a essa regra.
A regra corresponde se o sistema estiver na subrede 192.168.2.0 e for um sistema com base em x86. O script inicial instalação, o perfil x864u_prof e o script final concluído são utilizados para instalar o software Solaris em sistemas que correspondam a essa regra.
A regra corresponde se o sistema possuir entre 64 e 128 MB de memória e for um sistema com base em x86. O perfil prog_prof é utilizado para instalar o software Solaris no sistema que corresponda a regra.
A regra corresponde a qualquer sistema que não corresponde às regras anteriores. O perfil generic_prof é utilizado para instalar o software Solaris nos sistemas que correspondam a regra. Se qualquer é utilizado, sempre deve ser a última regra no arquivo regras.