Guia de instalação do Oracle Solaris 10 9/10: instalação JumpStart personalizada e instalações avançadas

Capítulo 6 Efetuando uma instalação personalizada JumpStart (Tarefas)

Este capítulo descreve como efetuar uma instalação personalizada JumpStart em um sistema com base SPARC ou x86. É necessário seguir estes procedimentos no sistema o qual se pretende instalar o software Solaris.


Observação –

Se você estiver instalando o conjunto de raiz Solaris ZFS, consulte o Capítulo 9Instalação de um conjunto raiz do ZFS com o JumpStart para limitações e exemplos de perfis.


Limitações para uma instalação JumpStart

Um número variado de questões pode ser a causa dos problemas durante a instalação JumpStart. Revise a tabela abaixo para informações específicas.


Observação –

Inicialização com o Solaris versão 10 10/09, é possível configurar um perfil JumpStart para identificar um arquivo flash de um conjunto de raiz ZFS. Consulte Novidades da versão do Solaris 10 10/09. Consulte Novidades da versão do Solaris 10 10/09.


Tabela 6–1 Limitações da instalação JumpStart

Problema 

Descrição 

Para obter mais informações 

O script de exemplo JumpStart não é mais necessário para impedir o aparecimento da solicitação NFSv4 

Para o Solaris versão 10, foi fornecido na mídia um script de exemplo JumpStart, set_nfs4_domain , previne o aparecimento de uma solicitação durante a instalação JumpStart. Este script suprimiu a solicitação NFSv4 durante a instalação. Este script não é exigido mais. Inicialização com o Solaris versão 10 8/07, utilize a palavra-chavesysidcfg, nfs4_domain que impede o aparecimento da solicitação. O script set_nfs4_domain não funciona mais para suprimir uma solicitação.

Se você possui zonas não-globais instaladas e a nova palavra-chave nfs4_domain existe no arquivo sysidcfg, a primeira inicialização de uma zona não-global define o domínio. Caso contrário, o programa de instalação interativa do Solaris é exibido e você é solicitado a fornecer um nome de domínio antes de concluir o processo de inicialização.

Palavra-chave nfs4_domain no Guia de instalação do Oracle Solaris 10 9/10: instalações com base em rede

O fornecimento de informações de registro automático no arquivo sysidcfg mantém as instalações JumpStart automáticas

O registro automático do Oracle Solaris é novidade na versão do Oracle Solaris 10 9/10. Ao instalar ou atualizar o sistema, os dados de configuração sobre o mesmo são comunicados automaticamente na inicialização, através da tecnologia do identificador do serviço existente para o Sistema de registro de produto Oracle. Estes dados do identificador de serviço sobre seu sistema é utilizado, por exemplo, para auxiliar o Oracle a melhorar o suporte e os serviços prestados ao consumidor. 

Se você incluir a palavra-chave auto_reg no arquivo sysidcfg antes da instalação ou da atualização, a instalação pode permanecer completamente automática. No entanto, se você não incluir a palavra-chave auto_reg, será solicitado a fornecer suas credenciais de suporte e informações proxy para o registro automático durante a instalação ou atualização.

Registro automático do Oracle Solaris no Guia de instalação do Oracle Solaris 10 9/10: planejamento para instalação e atualização

Selecionando um idioma para o teclado no arquivo sysidcfg previne uma solicitação

Se seu teclado não possui um identificador automático e você não quer ser solicitado durante a instalação do JumpStart, selecione o idioma para o teclado no arquivo sysidcfg. Para instalações JumpStart, o padrão é o Inglês americano. Para selecionar outro idioma e o layout de teclado correspondente, defina a palavra-chave do teclado no arquivo sysidcfg.

Se você possui zonas não-globais, utilize o Solaris Live Upgrade para atualização 

É possível atualizar um sistema que possua zonas não-globais instaladas com JumpStart, mas o Solaris Live Upgrade é o programa recomendado para atualização. O JumpStart pode exigir um tempo de atualização extenso, uma vez que o tempo exigido para concluir a atualização aumenta linearmente com o número de zonas não-globais instaladas. 

Oracle Guia de instalação do Solaris 10 9/10: Solaris Live Upgrade e planejamento da atualização

Um arquivo Solaris Flash não pode conter zonas não-globais 

Se você utiliza um arquivo Solaris Flash para instalação, um arquivo que contenha zonas não-global não é instalado adequadamente no seu sistema.  

Para informações gerais sobre a criação de zonas não-globais, consulte Guia de administração do sistema: gerenciamento de recursos Oracle Solaris Containers e Oracle Solaris Zones.

SPARC: requisitos adicionais do hardware 

Faz referência à documentação do hardware para qualquer requisito adicional para sua plataforma que pode ser exigido para concluir a instalação JumpStart. 

 

SPARC: Mapa de tarefas: configurando um sistema para uma instalação personalizada do JumpStart

Tabela 6–2 Mapa de tarefas: configurando um sistema para uma instalação personalizada JumpStart

Tarefa 

Descrição 

Para instruções 

Verifique se o sistema é suportado. 

Verifique a documentação do hardware para o suporte do sistema no ambiente do Solaris. 

Guia da plataforma de hardware Solaris Sun em http://docs.sun.com

Verifique se o sistema possui espaço em disco suficiente para o software Solaris. 

Verifique se você tem planejado espaço suficiente para instalar o software Solaris em seu sistema. 

Capítulo 4, Requisitos de sistema, diretrizes e atualização (planejamento), no Guia de instalação do Oracle Solaris 10 9/10: planejamento para instalação e atualização

(Opcional) Defina os parâmetros do sistema. 

Você pode pré-configurar as informações do sistema para evitar a solicitação de informações durante a instalação ou atualização. 

Capítulo 2, Pré-configurando informações de configuração do sistema (tarefas), no Guia de instalação do Oracle Solaris 10 9/10: instalações com base em rede

Prepare o sistema para uma instalação personalizada JumpStart. 

Crie e valide um arquivo de regras e arquivos de perfil.

Capítulo 3Preparando instalações JumpStart personalizadas (tarefas)

(Opcional) Prepare os recursos personalizados opcionais JumpStart. 

Se estiver utilizando scripts iniciais, scripts finais ou outros recursos opcionais, prepare os scripts ou arquivos. 

Capítulo 4Utilizando recursos JumpStart personalizados opcionais (tarefas) e Capítulo 5Criando regras personalizadas e palavras-chave de sondagem (tarefas)

(Opcional) Prepare para instalar o software Solaris a partir da rede. 

Para instalar um sistema a partir do &SolarisDvd remoto ou de uma imagem de CD Software Solaris para plataformas SPARC, é necessário configurar o sistema para inicializar e instalar a partir de um servidor de instalação ou de um servidor de inicialização. 

Capítulo 5, Instalando a partir da rede com mídia de DVD (tarefas), no Guia de instalação do Oracle Solaris 10 9/10: instalações com base em rede

Capítulo 6, Instalação a partir da rede com mídia de CD (tarefas), no Guia de instalação do Oracle Solaris 10 9/10: instalações com base em rede

(Opcional) Prepare para a instalação do arquivo Solaris Flash. 

Configure as especificidades para uma instalação do arquivo Solaris Flash. 

Para preparar para instalar um arquivo Solaris Flash com uma instalação personalizada JumpStart

Efetue uma instalação ou atualização. 

Inicialize o sistema para iniciar a instalação ou atualização. 

SPARC: Para efetuar uma instalação ou atualização com o programa personalizado JumpStart

SPARC: Efetuando uma instalação personalizada JumpStart

Durante uma instalação JumpStart, o programa JumpStart tenta coincidir o sistema que está sendo instalado com as regras no arquivo rules.ok. O programa JumpStart lê as regras, da primeira até a última. Uma correspondência ocorre quando o sistema que está sendo instalado coincide com todos os atributos do sistema que está definido na regra. Quando um sistema coincide com uma regra, o programa JumpStart para a leitura do arquivo rules.ok e começa a instalar o sistema, com base no perfil de regras correspondentes.

ProcedurePara preparar para instalar um arquivo Solaris Flash com uma instalação personalizada JumpStart

Você pode instalar um arquivo completo para uma instalação inicial ou, caso já tenha instalado um arquivo, um arquivo diferencial para uma atualização. Você pode utilizar o método de instalação personalizado JumpStart ou utilizar o Solaris Live Upgrade para instalar um arquivo em um ambiente de inicialização inativo. Este procedimento fornece as instruções para instalar um arquivo com o JumpStart personalizado.

  1. Revise as limitações a seguir.

    Descrição 

    Exemplo 

    Cuidado: ao utilizar a palavra-chave archive_location para instalar um arquivo Solaris Flash, o arquivo e a mídia de instalação devem conter versões idênticas do sistema operacional.

    Por exemplo, se o arquivo é um sistema operacional Solaris 10 9/10 e você estiver utilizando a mídia de DVD, então deverá utilizar a mídia de DVD Solaris 10 9/10 para instalar o arquivo. Se as versões dos sistemas operacionais não coincidirem, a instalação do sistema clone falha. 


    Cuidado – Cuidado –

    Um arquivo Solaris Flash não pode ser criado corretamente quando uma zona não-global estiver instalada. O recurso do Solaris Flash não é compatível com a tecnologia de partição das zonas Solaris. Se você criar um arquivo Solaris Flash, o arquivo resultante não será instalado corretamente quando o arquivo for implantado sob estas condições:

    • O arquivo é criado numa zona não-global

    • O arquivo é criado em uma zona global que possui zonas não-globais instaladas


     

  2. No servidor de instalação, crie o arquivo personalizado JumpStart regras.

    Para instruções detalhadas sobre a criação de arquivos personalizados JumpStart, consulte o Capítulo 3Preparando instalações JumpStart personalizadas (tarefas).

  3. No servidor de instalação, crie o arquivo de perfil personalizado JumpStart.

    Para exemplos de perfis do arquivo Solaris Flash consulte Exemplos de perfil.

    A partir da lista de palavras-chave personalizada do JumpStart na Tabela 8–2, as únicas palavras-chave válidas ao instalar um arquivo Solaris Flash são as seguintes:

    Palavra-chave 

    Instalação inicial 

    Arquivo diferencial 

    (necessário)archive_location

    fdisk (somente x86)

    filesys


    Observação –

    Você não pode definir a palavra-chave filesys com o valor auto.


     

    forced_deployment

     

    (necessário) install_type

    local_customization

    no_content_check

     

    no_master_check

     

    pacote

     

    root_device

    1. Defina o valor da palavra-chave install_type para um dos seguintes tipos.

      • Para uma instalação completa do arquivo, defina o valor como flash_install .

      • Para uma instalação diferencial do arquivo, defina o valor como flash_update.

    2. Adicione o caminho para o arquivo Solaris Flash utilizando a palavra-chave archive_location.

      Para detalhes sobre a palavra-chave archive_location, consulte Palavra-chave archive_location.

    3. Especifique a configuração do sistema de arquivo.

      O processo de extração do arquivo Solaris Flash não suporta layout automático de partições.

    4. (Opcional) Se deseja instalar pacotes adicionais ao mesmo tempo que instala um arquivo, utilize a palavra-chave pacote. Para mais informações, consulte Palavra-chave de perfil pacote (UFS e ZFS).

    5. (Opcional) Se você deseja instalar um arquivo adicional Solaris Flash no sistema clone, adicione uma linha archive_location para cada arquivo que deseja instalar.

  4. No servidor de instalação, adicione os clientes que você está instalando com o arquivo Solaris Flash.

    Para instruções detalhadas, consulte o seguinte:

  5. Efetue a instalação personalizada JumpStart nos sistemas clonados.

    Para instruções detalhadas, consulte SPARC: Para efetuar uma instalação ou atualização com o programa personalizado JumpStart.

ProcedureSPARC: Para efetuar uma instalação ou atualização com o programa personalizado JumpStart

  1. Se o sistema é parte de uma rede, certifique-se de que o conector Ethernet ou um adaptador de rede similar esteja anexado ao seu sistema.

  2. Se você está instalando um sistema que está conectado através de uma linha de tip(1), certifique-se de que sua janela esteja exibindo pelo menos 80 colunas de largura e 24 linhas de comprimento.

    Para determinar as dimensões atuais da sua janela de ponta, utilize o comando stty(1).

  3. Caso esteja utilizando a unidade de DVD-ROM ou CD-ROM para instalar o software Solaris, insira o DVD do sistema operacional Solaris para plataformas SPARC ou o Software Solaris para plataformas SPARC - CD 1 na unidade.

  4. Caso esteja utilizando um disquete de perfil, insira o mesmo na unidade de disquete do sistema.

  5. Inicialize o sistema.

    • Se o sistema for novo, fora da caixa, ligue-o.

    • Se você deseja instalar ou atualizar um sistema existente, desligue-o. Na solicitação ok, digite as opções apropriadas para o comando de inicialização. A sintaxe do comando inicialização é a seguinte.


      ok boot [cd–dvd|net] - install [url|ask] options
      

      Por exemplo, se você digitar o comando a seguir, o OS é instalado sobre a rede utilizando um perfil JumpStart.


      ok boot net - install http://131.141.2.32/jumpstart/config.tar
      

      Para uma descrição das opções do comando de inicialização, consulte a tabela a seguir.


    SPARC apenas –

    O sistema verifica os componentes do hardware e do sistema e o sistema com base SPARC é inicializado. A inicialização dura vários minutos.


  6. Caso você não pré-configure a informação do sistema no arquivo sysidcfg, responda às perguntas sobre a configuração do sistema, ao ser solicitado.


    Observação –

    Iniciando com o Oracle Solaris versão 10 9/10, caso você não inclua a palavra-chave auto_reg no arquivo sysidcfg, será solicitado a fornecer suas credenciais de suporte e informações proxy para o registro automático.

    Para informações sobre o registro automático, consulte o Registro automático do Oracle Solaris no Guia de instalação do Oracle Solaris 10 9/10: planejamento para instalação e atualização.


  7. Siga as instruções na tela para instalar o software.

    Quando o programa JumpStart conclui a instalação do software Solaris, o sistema reinicia automaticamente.

    Depois da instalação ter sido concluída, os registros de instalação são salvos em um arquivo. Você pode encontrar os registro de instalação nos seguintes diretórios:

    • /var/sadm/system/logs

    • /var/sadm/install/logs

SPARC: Referência de comando para o comando inicializar

A sintaxe do comando inicializar é a seguinte.


ok boot [cd–dvd|net] - install [url|ask] options

A tabela a seguir descreve as opções da linha de comando para o comando inicializar que são adequadas para a instalação JumpStart.

Opção 

Descrição 

[cd-dvd|net]

Especifica a inicialização a partir de um CD ou DVD ou para inicializar a partir de um servidor de instalação na rede. 

  • cd-dvd - Utilizar cdrom para inicializar a partir de um CD ou DVD.

  • net - Especifica como inicializar a partir de um servidor de instalação na rede.

[url|ask]

Especifica a localização dos arquivos personalizados JumpStart ou lhe solicita que informe uma localização.  

  • url - Especifica o caminho para os arquivos. Você pode especificar uma URL para arquivos que estejam localizados no servidor HTTP ou HTTPS:

    Servidor HTTP


    http://server_name:IP_address/jumpstart_dir_path/
    compressed_config_file&proxy_info
    
    • Se você inserir um arquivo sysidcfg no arquivo de configuração comprimido, você deve especificar o endereço IP do servidor que contém o arquivo, como no exemplo a seguir:


      http://131.141.2.32/jumpstart/config.tar
    • Se você salvou o arquivo de configuração comprimido no servidor HTTP que está por trás de um firewall, você deverá utilizar um especificador proxy durante a inicialização. Você não precisa especificar um endereço IP para o servidor que contém o arquivo. Você deve especificar um endereço IP para o servidor proxy, como no exemplo a seguir:


      http://www.shadow.com/jumpstart/
      config.tar&proxy=131.141.6.151
  • ask - Especifica que o programa de instalação lhe solicita informar a localização do arquivo de configuração comprimido. A solicitação ocorre depois do sistema ser inicializado e conectado à rede. Se utilizar esta opção, você não estará habilitado a fazer uma instalação JumpStart automática.

    Caso você ignore a solicitação pressionando Voltar, o programa de instalação do Solaris configura interativamente os parâmetros da rede. O programa de instalação, então, lhe solicita a informar a localização do arquivo de configuração comprimido.

opções

  • dhcp - Especifica como utilizar um servidor DHCP para obter informações de instalação da rede, necessárias para inicializar o sistema. Esta opção não é necessária para uma instalação JumpStart. Caso você não especifique para utilizar um servidor DHCP digitando dhcp, o sistema utiliza o arquivo /etc/bootparams ou o banco de dados do serviço de denominação bootparams. Por exemplo, você não especificaria dhcp se quisesse manter um endereço IP estático.

  • As opções nowin e text não se aplicam à instalação JumpStart. Estas opções são úteis em uma instalação interativa. Para mais informações, consulte Para instalar ou atualizar com o programa de instalação do Solaris no Guia de instalação do Oracle Solaris 10 9/10: instalações básicas .

x86: Mapa de tarefas: configurando um sistema para uma instalação personalizada JumpStart

Tabela 6–3 x86: Mapa de tarefas: configurando um sistema para uma instalação personalizada JumpStart

Tarefa 

Descrição 

Para instruções 

Determine se é necessário preservar um sistema operacional existente e dados de usuário. 

Se o sistema operacional existente no sistema estiver utilizando todo o espaço em disco, você deve preservar o sistema operacional existente, de forma que este possa co-existir com o software Solaris 10 9/10. Esta decisão determina como especificar a palavra-chave fdisk(1M) no perfil do sistema.

x86: Palavra-chave de perfil fdisk (UFS e ZFS)

Verifique se o sistema é suportado. 

Verifique a documentação do hardware para o suporte do sistema no ambiente Solaris. 

Documentação do fabricante do hardware 

Verifique se o sistema possui espaço em disco suficiente para o software Solaris. 

Verifique se você tem planejado espaço suficiente para instalar o software Solaris em seu sistema. 

Capítulo 4, Requisitos de sistema, diretrizes e atualização (planejamento), no Guia de instalação do Oracle Solaris 10 9/10: planejamento para instalação e atualização

(Opcional) Defina os parâmetros do sistema. 

Você pode pré-configurar as informações do sistema para evitar a solicitação de informações durante a instalação ou atualização. 

Capítulo 2, Pré-configurando informações de configuração do sistema (tarefas), no Guia de instalação do Oracle Solaris 10 9/10: instalações com base em rede

Prepare o sistema para uma instalação personalizada JumpStart. 

Crie e valide um arquivo de regras e arquivos de perfil.

Capítulo 3Preparando instalações JumpStart personalizadas (tarefas)

(Opcional) Prepare os recursos personalizados opcionais JumpStart. 

Se estiver utilizando scripts iniciais, scripts finais ou outros recursos opcionais, prepare os scripts ou arquivos. 

Capítulo 4Utilizando recursos JumpStart personalizados opcionais (tarefas) e Capítulo 5Criando regras personalizadas e palavras-chave de sondagem (tarefas)

(Opcional) Prepare para instalar o software Solaris a partir da rede. 

Para instalar um sistema a partir de uma imagem de CD remota DVD do sistema operacional Solaris para plataformas x86 ou Software Solaris para plataformas x86 é necessário configurar o sistema para inicializar e instalar a partir do servidor de instalação ou de um servidor de inicialização. 

Capítulo 6, Instalação a partir da rede com mídia de CD (tarefas), no Guia de instalação do Oracle Solaris 10 9/10: instalações com base em rede

(Opcional) Prepare a instalação do arquivo Solaris Flash. 

Configure as especificidades para uma instalação do arquivo Solaris Flash. 

Para preparar para instalar um arquivo Solaris Flash com uma instalação personalizada JumpStart

Efetue uma instalação ou atualização. 

Inicialize o sistema para iniciar a instalação ou atualização. 

x86: Para efetuar uma instalação ou atualização com o programa personalizado JumpStart e com GRUB

x86: Efetuando uma instalação personalizada JumpStart

Durante uma instalação personalizada JumpStart, o programa JumpStart tenta coincidir o sistema que está sendo instalado com as regras no arquivo rules.ok. O programa JumpStart lê as regras, da primeira à última. Uma correspondência ocorre quando o sistema que está sendo instalado coincide com todos os atributos do sistema que estão definidos nas regras. Tão logo um sistema coincida com uma regra, o programa JumpStart para a leitura do arquivo rules.ok e começa a instalar o sistema, com base no perfil de regras correspondentes.

Você pode instalar um arquivo Solaris Flash com o JumpStart personalizado. Para instruções, consulte Para preparar para instalar um arquivo Solaris Flash com uma instalação personalizada JumpStart.

Selecione um dos seguintes procedimentos:

Procedurex86: Para efetuar uma instalação ou atualização com o programa personalizado JumpStart e com GRUB

Utilize este procedimento para instalar o Solaris OS para um sistema com base x86 com o menu GRUB.

  1. Se o sistema é parte de uma rede, certifique-se de que o conector Ethernet ou um adaptador de rede similar esteja anexado ao seu sistema.

  2. Se você deseja instalar um sistema que esteja conectado através de uma linha de tip(1), certifique-se de que a janela esteja exibindo pelo menos 80 colunas de largura e 24 linhas de comprimento.

    Para determinar as dimensões atuais da janela de ponta, utilize o comando stty(1).

  3. Decida se deseja utilizar um disquete de perfil.

    Não é mais utilizado um disquete de perfil para inicializar o sistema, mas um disquete pode estar preparado de forma que inclua somente o diretório JumpStart. O disquete pode então ser utilizado em situações como na execução de uma instalação JumpStart e na inicialização a partir do CD-ROM.

    • Caso esteja utilizando um disquete de perfil, insira o mesmo na unidade de disquete do sistema.

    • Caso não esteja utilizando um disquete de perfil, continue com a Etapa 4.

  4. Decida como inicializar o sistema.

    • Se você inicializa a partir do DVD do sistema operacional Solaris ou do CD Software Solaris - 1 insira o disco. O BIOS de seu sistema precisa suportar a inicialização a partir de um DVD ou CD.

    • Se inicializar a partir da rede, utilize a inicialização de rede Ambiente de execução de pré-inicialização (PXE). O sistema deve suportar o PXE. Ative o sistema para utilizar o PXE utilizando a ferramenta de configuração BIOS do sistema ou a ferramenta de configuração do adaptador da rede.

  5. (Opcional) Se você estiver inicializando a partir de um DVD ou de um CD, altere a configuração de inicialização na BIOS do seu sistema e defina para inicializar a partir da mídia de DVD ou CD. Consulte a documentação do hardware para obter mais instruções.

  6. Se o sistema estiver desligado, ligue-o. Se o sistema estive ligado, reinicialize-o.

    O menu GRUB é exibido. Este menu fornece uma lista de entradas de inicialização.


    GNU GRUB version 0.95 (631K lower / 2095488K upper memory)
    +-------------------------------------------------------------------+
    |Solaris 10 9/10 image_directory                                      |
    |Solaris Serial Console ttya                                           |
    |Solaris Serial Console ttyb (for lx50, v60x and v65x               |
    +-------------------------------------------------------------------+
    Use the ^ and v keys to select which entry is highlighted. Press
    enter to boot the selected OS, 'e' to edit the commands before
    booting, or 'c' for a command-line.

    O image_directory é o nome do diretório onde a imagem de instalação está localizada. O caminho para os arquivos JumpStart foi definido pelo comando add_install_client e pela opção -c.


    Observação –

    Ao invés de inicializar a partir da entrada GRUB agora, você pode editar a entrada de inicialização. Depois de editar a entrada GRUB, você pode então efetuar a instalação JumpStart. Para instruções sobre como editar a entrada GRUB e uma lista de opções de instalação, consulte x86: Efetuando uma instalação personalizada JumpStart editando o comando de inicialização GRUB.


  7. Ao ser solicitado, efetue as seguintes instruções:


    Select the type of installation you want to perform:
     
             1 Solaris Interactive
             2 Custom JumpStart
             3 Solaris Interactive Text (Desktop session)
             4 Solaris Interactive Text (Console session)
             5. Apply driver updates
             6. Single User Shell
    Enter the number of your choice.
    Please make a selection (1-6).

    Para selecionar o método personalizado JumpStart, digite 2 e pressione Enter.

    A instalação JumpStart é iniciada.


    Observação –
    • Se você não fizer uma seleção dentro de 30 segundos, o programa de instalação interativa do Solaris se inicia. Você pode parar o medidor digitando qualquer tecla na linha de comando.

    • Se você selecionar itens 1,3, ou 4, você instala com uma instalação interativa. Para informações sobre instalações interativas, consulte o Guia de instalação do Oracle Solaris 10 9/10: instalações básicas .

    • Se você selecionar o item 5, você instala atualizações de driver.

    • Se você selecionar o item 6, você pode efetuar tarefas de manutenção.


  8. Caso não tenha pré-configurado a informação do sistema no arquivo sysidcfg, ao ser solicitado, responda às perguntas sobre a configuração do mesmo.


    Observação –

    Iniciando com o Oracle Solaris versão 10 9/10, caso você não inclua a palavra-chave auto_reg no arquivo sysidcfg, será solicitado a fornecer suas credenciais de suporte e informações proxy para o registro automático.

    Para informações sobre o registro automático, consulte o Registro automático do Oracle Solaris no Guia de instalação do Oracle Solaris 10 9/10: planejamento para instalação e atualização.


  9. Siga as instruções na tela para instalar o software.

    Quando o programa JumpStart conclui a instalação do software Solaris, o sistema reinicia automaticamente. Também, o arquivo GRUB menu.lst é automaticamente atualizado. Então, a instância do Solaris que você instalou aparece na próxima utilização do menu GRUB.

    Depois da instalação ter sido concluída, os registros de instalação são salvos em um arquivo. Você pode encontrar os registro de instalação nos seguintes diretórios:

    • /var/sadm/system/logs

    • /var/sadm/install/logs

x86: Efetuando uma instalação personalizada JumpStart editando o comando de inicialização GRUB

Em algumas circunstâncias como para propósitos de depuração, você pode querer modificar o comando de inicialização GRUB. O procedimento a seguir descreve as etapas para editar o comando de inicialização antes de efetuar a instalação personalizada JumpStart.

Procedurex86: Para modificar o comando de inicialização GRUB

  1. Para iniciar a instalação, prossiga com a Etapa 1 até a Etapa 5 no procedimento anterior, x86: Para efetuar uma instalação ou atualização com o programa personalizado JumpStart e com GRUB.

  2. Se o sistema estiver desligado, ligue-o. Se o sistema estive ligado, reinicialize-o.

    O menu GRUB é exibido. Este menu fornece uma lista de entradas de inicialização. A entrada que é fornecida é a instância do Solaris a ser instalada.


    GNU GRUB version 0.95 (631K lower / 2095488K upper memory)
    +-------------------------------------------------------------------+
    |Solaris 10 9/10 image_directory                                      |
    |Solaris Serial Console ttya                                                |
    |Solaris Serial Console ttyb (lx50, v60x and v68)                  |
    +-------------------------------------------------------------------+
    Use the ^ and v keys to select which entry is highlighted. Press
    enter to boot the selected OS, 'e' to edit the commands before
    booting, or 'c' for a command-line.

    O image_directory é o nome do diretório onde a imagem da instalação está localizada.


    Observação –
    • Se utilizou o NFS para definir o caminho ao diretório JumpStart com o comando add_install_client e a opção -c, então você não precisa incluir o caminho na entrada de inicialização.

    • Caso não esteja utilizando NFS, então você deve informar o caminho para o arquivo de configuração comprimida que contém o diretório JumpStart.


  3. Para parar o processo de inicialização e utilizar o editor de entrada do menu, digite e.

    O menu de edição GRUB é exibido.


    kernel /I86PC.Solaris_11-8/multiboot kernel/unix -B console=ttyb,\
    install_media=131.141.2.32:/export/mary/v11 \
    module /I86PC.Solaris_11-8/x86.new
  4. Utilize as teclas de setas para selecionar a entrada de inicialização.

  5. Para editar o comando selecionado, digite e.

    É exibido um comando similar ao exemplo a seguir.


    grub edit>kernel /I86PC.Solaris_11-8/multiboot kernel/unix -B \
    console=ttyb,install_media=131.141.2.32:/export/mary/_\
    module /I86PC.Solaris_11-8/x86.new
  6. Edite o comando digitando as opções que necessita.

    A sintaxe para uma instalação JumpStart é a seguinte.


    grub edit>kernel /I86PC.Solaris_11-image_directory/multiboot kernel/unix/ \
    - install [url|ask] options -B install_media=media_type
    

    Para uma descrição das opções da instalação JumpStart, consulte x86: Referência de comando para inicialização do sistema.

    No exemplo a seguir, o OS está instalado sobre a rede de um perfil personalizado JumpStart.


    kernel /I86PC.Solaris_11-8/multiboot kernel/unix/ - install \
    -B install_media=131.141.2.32:/export/mary/v11 \
    module /I86PC.Solaris_11-8/x86.new
  7. Para aceitar as edições, pressione Enter.

    Suas alterações são salvas e é exibido o menu principal GRUB.


    Observação –

    Pressionando a tecla Esc, você volta ao menu principal GRUB sem salvar suas alterações.


  8. Para iniciar a instalação, digite b.

x86: Referência de comando para inicialização do sistema

A tabela a seguir descreve as opções da linha de comando para o comando de inicialização do menu GRUB. As opções listadas são adequadas para a instalação JumpStart.

A sintaxe do comando de inicialização é a seguinte.


kernel /I86PC.Solaris_11-image_directory/multiboot kernel/unix/ - install \
[url|ask] options -B install_media=media_type
Tabela 6–4 Referência de comando de inicialização do menu GRUB

Opção 

Descrição 

- install

Efetua uma instalação personalizada JumpStart. 

No exemplo a seguir, as inicializações do sistema a partir da mídia de DVD e as opções seguintes foram utilizadas: 

  • -install efetua uma instalação personalizada JumpStart

  • file://jumpstart/config.tar localiza o perfil JumpStart no disco local


kernel /I86pc.Solaris_11.8/multiboot - install file://jumpstart/config.tar \
 -B install_media=dvdrom module /I86Solaris_11.8/x86.new

[url|ask]

Especifica a localização dos arquivos personalizados JumpStart ou lhe solicita informar a localização.  

  • url - Especifica o caminho para os arquivos. Você pode especificar uma URL para arquivos localizados em um servidor HTTP ou HTTPS:

    A sintaxe para um servidor HTTP é a seguinte:


    http://server_name:IP_address/jumpstart_dir_path/
    compressed_config_file&proxy_info
    
    • Se você inserir um arquivo sysidcfg no arquivo de configuração comprimido, você deve especificar o endereço IP do servidor que contém o arquivo, como no exemplo a seguir:


      kernel /I86pc.Solaris_11.8/multiboot install \
      http://192.168.2.1/jumpstart/config.tar \
       -B install_media=192.168.2.1/export/Solaris_11.8/boot \
      module /I86PC.Solaris_11.8/x86.new
    • Se você salvou o arquivo de configuração comprimido no servidor HTTP que está por trás de um firewall, você deverá utilizar um especificador proxy durante a inicialização. Você não precisa especificar um endereço IP para o servidor que contém o arquivo. Você deve especificar um endereço IP para o servidor proxy, como no exemplo a seguir:


      kernel /I86pc.Solaris_11.8/multiboot install \
      http://www.shadow.com/jumpstart/config.tar&proxy=131.141.6.151 \
       -B install_media=192.168.2.1/export/Solaris_11.8/boot \
      module /I86PC.Solaris_11.8/x86.new
  • ask - Informa que o programa de instalação lhe pede para informar a localização do arquivo de configuração comprimido. Você é solicitado depois da inicialização do sistema, e conecta à rede. Se você utiliza esta opção, você não estará habilitado a fazer uma instalação JumpStart automática.

    Se ignorar a solicitação pressionando Voltar, o programa de instalação do Solaris configurará interativamente os parâmetros da rede. O programa de instalação, então, lhe solicita a informar a localização do arquivo de configuração comprimido.

    O exemplo a seguir efetua uma instalação personalizada e inicializa a partir da mídia de DVD. Você é solicitado a informar a localização do arquivo de configuração depois do sistema se conectar à rede.


    kernal /boot/multiboot kernel/unix install ask -B \
    install_media=192.168.2.1:export/sol_11_x86/boot module \
    /I86PC.Solaris_11.8_

opções

  • dhcp - Especifica como utilizar um servidor DHCP para obter informações de instalação da rede, necessárias para inicializar o sistema. Esta opção não é necessária para uma instalação JumpStart. Caso você não especifique para utilizar um servidor DHCP digitando dhcp, o sistema utiliza o arquivo /etc/bootparams ou o banco de dados do serviço de denominação bootparams. Por exemplo, você não especificaria dhcp se quisesse manter um endereço IP estático. Por exemplo:


    kernel /I86pc.Solaris_11.8/multiboot install \
    dhcp -B install_media=192.168.2.1:/export/Solaris_11.8/ \
    boot module /I86PC.Solaris_11.8/x86.new
  • As opções nowin e text não se aplicam à instalação JumpStart. Estas opções são úteis em uma instalação interativa. Para mais informações, consulte Para instalar ou atualizar com o programa de instalação do Solaris com GRUB no Guia de instalação do Oracle Solaris 10 9/10: instalações básicas.