6 Configuração de seu Sistema para Geração Eletrônica de Relatórios Tributários do Brasil

Este capítulo contém os seguintes tópicos:

Observação:

Você também deve configurar códigos definidos pelo usuário (UDCs) para usar a geração eletrônica de relatórios tributários.

6.1 Conceitos Básicos sobre os Tipos de Conta para Geração Eletrônica de Relatórios Tributários para o Ato COTEPE 70, de 2006

As listagens do bloco I exigem informações sobre os tipos de conta do razão geral para os quais você processa registros. É preciso configurar um código de categoria no programa Cadastro de Contas (P0901) que liste os códigos válidos usados para geração de relatórios tributários. Você precisa configurar esses códigos para uma unidade de negócios de modelo. Então, você especifica a unidade de negócios do modelo e o código da categoria ao configurar as constantes no programa Configuração de Constantes da Geração Eletrônica de Relatórios (P76B0515).

Os códigos que você precisa incluir no código de categorias são:

Código Descrição
1 Ativos fixos (Ativo)
2 Passivo (Passivo)
3 Patrimônio líquido (Patrimônio líquido)
4 Contas de resultado (Contas de resultado)
5 Contas de compensação (Contas de compensação)
9 Outras (Outras)

6.2 Configurar Constantes para Geração Eletrônica de Relatórios Tributários segundo o Ato COTEPE 70, de 2006

Esta seção oferece uma visão geral das constantes para geração eletrônica de relatórios tributários, lista um pré-requisito e descreve como configurar constantes.

6.2.1 Compreensão das Constantes para Geração Eletrônica de Relatórios Tributários

Você pode usar o programa Configuração de Constantes da Geração Eletrônica de Relatórios (P76B0515) para fazer a configuração por companhia consolidadora (pessoa jurídica) sobre o layout, o propósito e a escrituração contábil dos dados cujas informações você está apresentando. O sistema armazena a informação das constantes na tabela Configuração de Constantes da Geração Eletrônica de Relatórios (F76B05215) e lê as informações quando você executa a extração ou une processos do bloco para geração eletrônica de relatórios tributários.

6.2.2 Pré-requisito

Antes de você iniciar as tarefas nesta seção, verifique se estes UDCs estão configurados:

  • Código de Tipo (01/W0)

  • Escrituração Contábil Centralizada (76B/CB)

  • Código de Finalidade (76B/CO)

  • Código Fiscal (76B/FC)

  • Indicador do Tipo (76B/TY)

  • Código da Req. Layout -Governo (76B/VL)

  • Código da Versão do Layout (76B/VO)

6.2.3 Telas Usadas Para Configurar Constantes para Geração Eletrônica de Relatórios Tributários

Nome da Tela Id. da Tela Navegação Utilização
Acesso a Configuração de Constantes W76B0515A Processo Extrator (G76B111X), Aplicação da Configuração de Constantes Eletrônicas - BR Seleciona e verifica a configuração das constantes existentes.
Revisão da Configuração de Constantes W76B0515B Clique no botão Adicionar da tela Acesso a Configuração de Constantes. Configura as constantes por empresa.

6.2.4 Configuração de Constantes

Acessa a tela Revisão da Configuração de Constantes.

Figura 6-1 tela Revisão da Configuração de Constantes

Descrição de Figura 6-1 segue
Descrição de "Figura 6-1 tela Revisão da Configuração de Constantes"

6.2.4.1 Bloco 0

Proprietário da Escrituração contábil centralizada

Insira o número do CNPJ da empresa que é responsável pela escrituração contábil.

Nº Cadastro Geral do Contador

Insira o número do cadastro geral do contador.

Nº Cadastro Geral do Responsável Técnico

Insira o Número do Cadastro Geral da pessoa que está gerando os relatórios tributários.

Código do Layout da Versão

Insira um valor existente na tabela de UDCs de Código da Versão do Layout (76B/VO). O sistema usa o valor inserido para especificar a versão do layout que você usa.

Código do Layout solicitado pelo governo

Insira um valor existente na tabela de UDCs de Código da Req. Layout -Governo (76B/VO). O sistema usa o valor inserido para indicar o código exigido pelo governo.

Código de Finalidade

Insira um valor existente na tabela de UDCs de Código de Finalidade (76B/CO). O sistema usará o valor inserido para indicar a finalidade do envio da geração de relatórios tributários.

Indicador do Tipo de Entrada

Insira um valor existente na tabela de UDCs de Indicador do Tipo (76B/TY). O sistema usa o valor inserido para determinar se os dados são inseridos manualmente, importados de um arquivo de texto ou uma validação de um arquivo de texto.

Indicador de Escrituração Contábil Centralizada

Insira um valor existente na tabela de UDCs de Escrituração Contábil Centralizada (76B/CB). O sistema usará um valor inserido para identificar se a companhia consolidadora usa escrituração contábil centralizada.

Número de Inscrição do Contador

Insira o número da licença do contador.

Código de Tipo

Insira um valor existente na tabela UDC Código do Tipo (01/W0). O sistema usará o valor inserido para determinar o tipo de registro do cadastro geral.

6.2.4.2 Bloco H

Indicador de Responsável pelo Estoque

Insira o número do código da categoria existente na tabela Cadastro de Itens (F4101) que especifica a quem pertence o inventário.

6.2.4.3 Bloco I

Código de Categoria da Classe da Conta

Insira o código de categoria existente na tabela Cadastro de Contas (F0901) para especificar a classe da conta.

Unidade Fiscal Modelo

Insira a unidade de negócios existente como modelo para a configuração da conta.

6.3 Configurar Constantes para Geração Eletrônica de Relatórios Tributários Segundo o Ato COTEPE 11, de 2007.

Esta seção oferece uma visão geral das constantes para geração eletrônica de relatórios tributários para o Ato COTEPE 11 de 2007, lista um pré-requisito e descreve como configurar constantes.

6.3.1 Conceitos Básicos sobre as Constantes para Geração Eletrônica de Relatórios Tributários para o Ato COTEPE 11, de 2007

Você pode usar o programa Configuração de Constantes - Ato Cotepe 11 (P76B0715) para fazer a configuração por pessoa jurídica (companhia consolidadora) sobre o layout, o propósito e a escrituração contábil dos dados cujas informações você está apresentando. O sistema armazena a informação das constantes na tabela Configuração de Constantes - Ato Cotepe 11 (F76B0715) e lê as informações quando você executa a extração ou une processos do bloco para geração eletrônica de relatórios tributários.

6.3.2 Pré-requisitos

Antes de você iniciar as tarefas nesta seção, verifique se estes UDCs estão configurados:

  • Código de Tipo (01/W0)

  • Código da Atividade (76B/AC)

  • Tipo de Apresentação Fiscal (76B/FP)

  • Código da Versão do Layout (76B/VO)

6.3.3 Telas Usadas para Configurar Constantes para o Ato Cotepe 11, de 2007

Nome da Tela Id. da Tela Navegação Utilização
Acesso a Configuração de Constantes do Ato Cotepe W76B0715A Configuração do Ato Cotepe 11 (G76B1116), Configuração de Constantes - Ato Cotepe 11 Seleciona e verifica a configuração das constantes existentes.
Revisão da Configuração de Constantes do Ato Cotepe W76B0715B Clique no botão Adicionar da tela Acesso a Configuração de Constantes do Ato Cotepe. Configura constantes por empresa.

6.3.4 Configuração das Constantes para o Ato COTEPE 11, de 2007

Acesso a tela Revisão da Configuração de Constantes do Ato Cotepe.

6.3.4.1 Bloco 0

Nº Cadastro Geral do Contador

Insira o número do cadastro geral do contador.

Número de Inscrição do Contador

Insira o número da inscrição do contador responsável por enviar os arquivos tributários.

Endereço do Contribuinte Substituto

Insira o número do cadastro geral do contribuinte substituto. O contribuinte substituto é a pessoa que paga os impostos em nome da empresa.

O sistema grava o número do cadastro geral na listagem 0015 do bloco 0.

Código do Layout da Versão

Insira um valor existente na tabela de UDCs Código da Versão do Layout (76B/VO) para especificar a versão de geração de relatórios tributários a ser usada.

Tipo de Apresentação Fiscal

Insira um valor existente na tabela de UDCs de Tipo de Apresentação Fiscal (76B/FP). O sistema grava o valor da tabela de UDCs no campo IND_PERFIL da listagem 0000 no bloco 0.

Código da Atividade

Insira um valor existente na tabela de UDCs de Código de Atividade (76B/AC). O sistema grava o valor da tabela de UDCs no campo IND_ATIV da listagem 0000 no bloco 0.

Código de Tipo

Insira um valor existente na tabela de UDCs de Código de Tipo (01/W0) para especificar o tipo de registro do cadastro geral que o sistema usa para recuperar informações sobre a entidade contábil.

6.3.4.2 Bloco H

Indicador de Responsável pelo Estoque

Insira o número do código da categoria existente na tabela Cadastro de Itens (F4101) que especifica a quem pertence o inventário.

6.4 O programa Configuração de Opções de Processamento para Nota Fiscal - Bloco A (R76B0530) para Geração Eletrônica de Relatórios Tributários Segundo o Ato COTEPE 70, de 2006.

As opções de processamento permitem que o usuário especifique valores predeterminados para processamento.

6.4.1 Processo

Cabeçalhos da Listagem

Insira 1 para imprimir os cabeçalhos da listagem no início do relatório. Deixe essa opção de processamento em branco para imprimir os cabeçalhos da listagem no início de cada listagem.

6.5 Definindo Opções de Processamento para Nota Fiscal - Bloco C (R76B0550) para Geração Eletrônica de Relatórios Tributários segundo o Ato COTEPE 70, de 2006

As opções de processamento permitem que o usuário especifique valores predeterminados para processamento.

6.5.1 Processo

Cabeçalhos da Listagem

Insira 1 para imprimir os cabeçalhos da listagem no início do relatório. Deixe essa opção de processamento em branco para imprimir os cabeçalhos da listagem no início de cada listagem.

6.6 Configuração de Opções de Processamento para o Programa de Processamento Inicial dos Livros Fiscais (R76B0570) para Geração Eletrônica de Relatórios Tributários Segundo o Ato COTEPE 70, de 2006.

As opções de processamento permitem que o usuário especifique valores predeterminados para processamento.

6.6.1 Processo

Cabeçalhos da Listagem

Insira 1 para imprimir os cabeçalhos da listagem no início do relatório. Deixe essa opção de processamento em branco para imprimir os cabeçalhos da listagem no início de cada listagem.

6.7 Configuração de Opções de Processamento para Geração Eletrônica de Relatórios - Retorno/Envio de Industrialização (R76B0583) para Geração Eletrônica de Relatórios Tributários Segundo o Ato COTEPE 70, de 2006.

As opções de processamento permitem que o usuário especifique valores predeterminados para processamento.

6.7.1 Opções

1. Código de Natureza da Operação para Identificar a Industrialização RETURN

Insira até cinco valores que identificam os códigos da natureza da operação para mercadorias devolvidas.

2. Código de Natureza da Operação para Identificar a Industrialização SEND

Insira até cinco valores que identificam os códigos da natureza da operação para mercadorias enviadas.