Go to main content

Novidades no Oracle® Solaris 11.3

Sair da Exibição de Impressão

Atualizado: Novembro de 2016
 
 

Recursos de Gerenciamento do Sistema

Esta seção descreve os recursos de gerenciamento do sistema desta versão. Esses novos recursos permitem que você configure serviços com o gerenciamento da configuração sem interrupções, automatize a aplicação das configurações nos sistemas e também forneça acesso administrativo remoto seguro.

Resource Capping Daemon

O resource capping daemon oferece uma configuração simplificada, um melhor desempenho do comando rcapd e a aplicação mais eficiente dos limites de recursos. As opções do comando foram simplificadas, e a interface do utilitário administrativo do rcapd rcapadm(1M) foi atualizada. Um método mais eficiente de seleção das páginas de memória disponíveis para uso nas operações de rcapd foi introduzido para melhorar o desempenho do sistema.

Agora dois parâmetros do rcapadm, sample e mode, permitem que os administradores controlem todas as operações de rcapd. Além disso, agora há uma funcionalidade disponível para tratar dos limites de memória não aplicados. Se for detectado que um conjunto de processos ultrapassou seu limite de memória por um período prolongado de tempo, o rcapd determinará se limites de memória devem continuar a ser aplicados a esse conjunto. Se um limite de memória não for mais aplicado, o daemon rcapd registrará uma mensagem de erro detalhada reportando a causa.

Para obter mais informações, consulte Administering Resource Management in Oracle Solaris 11.3. Você também pode consultar as páginas man rcapd(1M) e rcapadm(1M).

Interfaces Administrativas Baseadas em REST com RAD

O Oracle Solaris 11.3 inclui um novo conjunto de módulos RAD (Remote Administration Daemon) que oferece suporte à administração de ZFS, IPS, gerenciamento de fluxos e datlinks, e servidores AI. Com o RAD, os administradores têm acesso programático à configuração do sistema por meio de um conjunto de interfaces, como C, Java e Python.

O Oracle Solaris 11.3 acrescenta o suporte preliminar para o desenvolvimento de APIs baseadas em REST (REpresentational State Transfer) usando RAD. Agora, além das interfaces padrão, como C, Python e Java, os desenvolvedores podem usar interfaces REST ao desenvolverem módulos RAD para vários componentes do sistema.

Para obter mais informações, consulte a página man rad(1M).

Gerenciamento Aprimorado de Dispositivos

Você pode usar o comando diskinfo para exibir informações sobre diferentes tipos de dispositivos e sua topologia em um sistema com um caminho /dev/chassis comum. Esse comando foi aprimorado para incluir dispositivos NVMe (NVM Express) e Sun Flash Accelerator PCIe.

Por exemplo, a saída a seguir enumera dispositivos de armazenamento interno SAS, NVMe e USB:

# diskinfo -A SYS -o Rcs
R:receptacle-name   c:occupant-compdev     s:occupant-serial           
------------------  ---------------------  ----------------------------
/SYS/HDD0           c0t5000C5000EBC7FAFd0  083997JTVE--------3NM7JTVE  
/SYS/HDD1           c0t5000C5000EBDF45Fd0  083897MAEJ--------3NM7MAEJ  
/SYS/HDD2           c0t5000CCA012CFADFCd0  001143PP6R1B--------PPKP6R1B
/SYS/HDD3           c0t5000C5003AFFB6E3d0  001122P147CD--------6XR147CD
/SYS/HDD4           -                      -                           
/SYS/HDD5           -                      -                           
/SYS/HDD6           c0t5001E82002653B00d0  40188672                    
/SYS/HDD7           -                      -                           
/SYS/MB/PCIE3/NVME  c16t1d0                CVMD416600591P6DGN          
/SYS/MB/USB0        c2t0d0                 2BF0022700021243            
/SYS/MB/USB1        -                      -                        

Serviços Periódicos e Agendados

O SMF permite definir e configurar serviços a serem executados em uma programação específica, além de possibilitar a execução dos serviços periodicamente. Esse recurso fornece funcionalidade semelhante a uma entrada cron, mas com vantagens SMF adicionais, tais como gerenciamento incorporado de dependências e gerenciamento simplificado de ciclo de vida. Agora um serviço agendado pode ser entregue em um pacote IPS, configurado, ativado e removido da lista de agendamento com todos os componentes do serviço, tornando sua implantação muito fácil.

Para obter mais informações, consulte Managing System Services in Oracle Solaris 11.3.

MCB (Multi-CPU Binding) para Projetos do Oracle Solaris

O MCB (Multi-CPU Binding) para projetos permite que você controle o MCB de um projeto do Oracle Solaris usando os utilitários de controle existentes projmod(1M) e project(4). Para outros recursos controlados por um projeto, você pode modificar o MCB de um projeto como um atributo do projeto.

Para obter mais informações, consulte Administering Resource Management in Oracle Solaris 11.3. Você também pode consultar as páginas man projadd(1M), projdel(1M), projmod(1M), setproject(3PROJECT), project(4) e resource-controls(5).

Hiera

Hiera é uma ferramenta de pesquisa para exibição de dados de configuração. Quando usado junto com o Puppet, o Hiera mantém os dados específicos do site fora dos manifestos Puppet, permitindo o uso de manifestos mais genéricos para vários sistemas. As classes do Puppet solicitam todos os dados de que necessitam, e os dados do Hiera funcionam como um arquivo de configuração de todo o site. Os dados de configuração podem estar nos formatos YAML ou JSON no Hiera. O Oracle Solaris 11.3 foi atualizado para incluir o Puppet 3.6.2.

FMA USB

O Oracle Solaris 11.3 inclui o recurso FMA USB avançado que permite o gerenciamento de falhas pelos drivers de cliente USB. Novas falhas de hardware e software foram definidas para o FMA USB, permitindo que mais erros de hardware e software sejam capturados, diagnosticados e documentados.

Para obter mais informações, consulte a página man usb_fm_error_log(9F).