As seções a seguir descrevem as configurações disponíveis de segurança do sistema.
O serviço Phone Home é usado para gerenciar o registro do Oracle ZFS Storage Appliance, bem como o serviço de suporte remoto Phone Home. Nenhum dado ou metadado do usuário é transmitido nessas mensagens.
O registro conecta o Oracle ZFS Storage Appliance ao portal de inventário da Oracle, por meio do qual você poderá gerenciar seu equipamento Oracle. O registro é um pré-requisito para usar o serviço Phone Home.
Esse serviço se comunica com o Oracle Support para fornecer:
Relatório de Falhas - O sistema reporta problemas ativos à Oracle para obter uma resposta automatizada do serviço. Dependendo da natureza da falha, um caso de suporte poderá ser aberto.
Pulsações (Heartbeats) - Mensagens diárias de pulsação são enviadas à Oracle para indicar que o sistema está funcionando plenamente. O Oracle Support poderá notificar o contato técnico de uma conta quando um dos sistemas ativados não enviar uma mensagem de pulsação durante muito tempo.
Configuração do Sistema - Mensagens periódicas são enviadas à Oracle descrevendo a configuração e as versões atuais de software e hardware, bem como a configuração de armazenamento.
Este recurso é usado para facilitar o suporte e o inventário de produtos, permitindo que os seguintes tipos de dados sejam consultados no Oracle ZFS Storage Appliance:
Número de série do sistema
Tipo do sistema
Números de versão do software
Você poderá registrar as tags de serviço no Oracle Support, o que tornará mais fácil manter o controle de seu equipamento Oracle, bem como agilizará as chamadas de serviço. As tags de serviço estão ativadas por padrão.
O SMTP envia todos os e-mails gerados pelo Oracle ZFS Storage Appliance, geralmente em resposta a alertas configurados. O SMTP não aceita e-mails externos; ele envia somente os e-mails gerados automaticamente pelo próprio appliance.
Por padrão, o serviço SMTP usa o DNS (registros MX) a fim de determinar para onde os e-mails devem ser enviados. Se o DNS não estiver configurado para o domínio do appliance ou se o domínio de destino dos e-mails de saída não contiver registros MX do DNS configurados de forma adequada, o appliance poderá ser configurado para encaminhar todos os e-mails por meio de um servidor de e-mail de saída.
O SNMP apresenta duas funções no Oracle ZFS Storage Appliance: informações de status do appliance podem ser fornecidas pelo SNMP e podem ser configurados alertas para enviar traps do SNMP. As versões v1, v2c, e v3 do SNMP estão disponíveis quando este serviço está ativado. O appliance suporta um máximo de 128 interfaces de rede físicas e lógicas.
Uma mensagem Syslog é uma pequena mensagem de evento transmitida do Oracle ZFS Storage Appliance para um ou mais sistemas remotos. O Syslog apresenta duas funções no appliance:
Podem ser configurados alertas para enviar mensagens Syslog para um ou mais sistemas remotos.
Os serviços habilitados para Syslog no appliance podem ter suas mensagens Syslog encaminhadas para sistemas remotos.
O Syslog pode ser configurado para usar o formato de saída clássico descrito na RFC 3164 ou o formato de saída mais recente controlado por versão descrito na RFC 5424. As mensagens Syslog são transmitidas como datagramas UDP. Portanto, elas estão sujeitas a serem descartadas pela rede ou simplesmente poderão não ser enviadas caso o sistema de envio tenha memória insuficiente ou se a rede estiver muito congestionada. Portanto, os administradores devem considerar que, em cenários complexos de falha na rede, é possível que algumas mensagens estejam ausentes e tenham sido descartadas.
A mensagem contém os seguintes elementos:
Um recurso descrevendo o tipo de componente do sistema que emitiu a mensagem
A severidade da condição associada à mensagem
Um carimbo de data/hora descrevendo o horário do evento associado no UTC
Um nome de host descrevendo o nome canônico do appliance
Uma tag descrevendo o nome do componente do sistema que emitiu a mensagem
Uma mensagem descrevendo o próprio evento
Este serviço fornece a configuração do nome e do local do sistema. Talvez seja necessário alterar essas informações caso o Oracle ZFS Storage Appliance seja movido para outro local da rede ou seja redefinido.
Este serviço deve ser executado regularmente para que o Oracle ZFS Storage Appliance possa detectar e corrigir os dados danificados no disco. Este é um processo em segundo plano que lê os discos durante os períodos ociosos para detectar erros de leitura irremediáveis em setores que não são acessados com frequência. A detecção desses erros latentes nos setores em tempo hábil é importante para reduzir a perda de dados.
Quando este recurso está ativado, o compartilhamento ou o projeto não pode ser destruído. Isso inclui a destruição de um compartilhamento por meio de clones dependentes, a destruição de um compartilhamento em um projeto ou a destruição de um pacote de replicação. Entretanto, ele não afeta os compartilhamentos destruídos por atualizações de replicação. Se um compartilhamento for destruído em um Oracle ZFS Storage Appliance que seja a origem da replicação, o compartilhamento correspondente no destino será destruído, mesmo que essa propriedade esteja definida.
Para destruir o compartilhamento, será necessário primeiro desativar a propriedade explicitamente como uma etapa separada. Essa propriedade está desativada por padrão.