Gerir o Modo Como o Conteúdo é Indexado e Pesquisado

Os administradores podem configurar o modo como as origens de dados e o conteúdo do catálogo são indexados e sondados, de modo a que os utilizadores encontrem o conteúdo mais recente quando pesquisam ou criam visualizações a partir da barra de pesquisa na Página Principal.

Configurar Indexação da Pesquisa

O catálogo e os modelos semânticos são sondados e indexados para que os utilizadores possam encontrar rapidamente o conteúdo quando pesquisam ou visualizam dados a partir da barra de pesquisa na Página Principal.

O painel Modelo de Dados na página Índice de Pesquisa controla as áreas de atividade que são indexadas. A indexação de um conjunto de dados baseado em ficheiros carregado é controlada na respetiva caixa de diálogo Inspecionar. Consulte Indexar Conjuntos de Dados Baseados em Ficheiros.
  1. Na Página Principal do Oracle Analytics, clique no Navegador e, em seguida, clique em Consola.
  2. Clique em Índice de Pesquisa.
  3. Para garantir que os utilizadores encontram as informações mais recentes quando pesquisam colunas da área de atividade, no painel Modelo de Dados, selecione Ativar Sondagem do Modelo de Dados e utilize as colunas Selecionar Modelos de Dados para o Índice e Estado da Sondagem para percorrer e especificar as áreas de atividade e dimensões que pretende indexar. Selecione apenas os itens necessários para criar resultados da pesquisa úteis. Indexar todos os itens produz demasiados resultados da pesquisa semelhantes.
    • Escolha Indexar Metadados Apenas para indexar apenas os nomes da dimensão e da medida. Esta é a definição por omissão.
    • Escolha Indexar para indexar os nomes da dimensão, os nomes da medida e os valores. Indexar os valores fornece uma funcionalidade adicional para os utilizadores que visualizam valores de dados a partir da barra de pesquisa na Página Principal. Tenha em consideração que selecionar esta opção pode ser dispendioso, tendo em conta que indexa valores para todas as colunas em todas as áreas de atividade do modelo semântico.
  4. Para garantir que os utilizadores encontram as informações mais recentes quando utilizam a Página Principal para pesquisar o conteúdo do catálogo (livros, análises, dashboards e relatórios), no painel Catálogo, especifique o que pretende indexar. Na maior parte dos casos, não terá de modificar as definições neste separador.
    • Confirme que o campo Indexar Pastas do Utilizador está selecionado. A Oracle recomenda que não anule a seleção desta opção. Se não estiver selecionada, nenhuma pasta no catálogo será indexada e a pesquisa na Página Principal devolverá resultados muito limitados ou nenhuns resultados.
    • Utilize a lista Objeto do Catálogo (Pastas Partilhadas) para percorrer e especificar as pastas, as subpastas e os itens que pretende indexar ou não indexar. Selecione apenas os itens necessários para criar resultados da pesquisa úteis. Indexar todos os itens produz demasiados resultados da pesquisa semelhantes.
    • A Oracle recomenda que não defina o campo Estado da Sondagem como Não Indexar como forma de ocultar um item para os utilizadores. Os utilizadores não irão ver o item nos resultados da pesquisa ou na Página Principal, mas conseguem na mesma aceder ao item. Em vez disso, utilize permissões para aplicar a segurança adequada ao item.

Agendar Sondagens de Conteúdo Regulares

O administrador seleciona quais as pastas que devem ser sondadas e agenda quando e com que frequência o conteúdo deve ser sondado.

  1. Na Página Principal do Oracle Analytics, clique no Navegador e, em seguida, clique em Consola.
  2. Clique em Índice de Pesquisa.
  3. Selecione Modelo de Dados ou Catálogo.
  4. Utilize as opções de Agendar para especificar quando e com que frequência a sondagem deve ser executada.
    O índice é atualizado automaticamente à medida que os utilizadores acrescentam ou modificam o conteúdo no catálogo.
    • Frequência da sondagem do catálogo: Por omissão, uma sondagem do catálogo é executada uma vez por mês. O número mínimo de dias que pode especificar entre sondagens do catálogo é de 7 dias.
    • Frequência da sondagem do modelo de dados: Por omissão, uma sondagem do modelo de dados (ou seja, modelo semântico) é executada uma vez por dia.

    Normalmente, não é necessário alterar os valores por omissão. Em alguns casos, porém, poderá querer agendar uma sondagem quando for necessário (por exemplo, após importar um ficheiro BAR ou caso a indexação automática não tenha sido executada).

  5. Para Línguas, selecione todas as línguas em que pretende criar índices.
    Os resultados da sondagem são acrescentados ao índice nas línguas que especifica. Por exemplo, se a sede da empresa for nos Estados Unidos e tiver escritórios em Itália, pode escolher inglês e italiano para criar índices tanto em inglês como em italiano.
  6. Clique no ícone Gravar para gravar as alterações.

Monitorizar Tarefas de Sondagem de Pesquisa

Os administradores podem verificar a última vez em que o conteúdo foi indexado e monitorizar o estados tas tarefas de sondagem. Pode parar qualquer tarefa de sondagem que esteja em execução, cancelar a sondagem agendada seguinte antes de ser iniciada ou reexecutar uma sondagem falhada.

Se os utilizadores comunicarem problemas de pesquisa, verifique o estado das sondagens para garantir que são atuais. Após a conclusão de uma sondagem, os utilizadores poderão ter de aguardar alguns minutos antes de conseguirem localizar o conteúdo mais recente.
  1. Na Página Principal do Oracle Analytics, clique no Navegador e, em seguida, clique em Consola.
  2. Clique em Índice de Pesquisa.
  3. Clique em Monitorizar Sondagens.
    A página Estado da Tarefa de Sondagem mostra informações sobre a sondagem anterior, atual e a agendada seguinte. Na coluna Progresso, XSA indica um conjunto de dados.
  4. Consulte a coluna Estado para saber quando o conteúdo foi sondado pela última vez e quando a sondagem seguinte vence.
  5. Clique em Cancelar para parar a tarefa de sondagem que está Em Execução ou Agendada.
  6. Para reexecutar uma sondagem com o estado Terminada ou que apresenta totais de progresso zero:
    1. Clique na ligação Configurar Sondagens.
    2. No separador Modelo de Dados, anule a seleção e, em seguida, volte a selecionar a caixa de seleção Ativar Sondagem do Modelo de Dados.
    3. Clique em Gravar.
    4. Clique na ligação Monitorizar Sondagens e localize a tarefa agendada. A sondagem revista é executada numa questão de minutos.

Certificar um Conjunto de Dados para Permitir que os Utilizadores o Pesquisem a partir da Página Principal

Certifique um conjunto de dados carregado por um utilizador para que os outros utilizadores possam pesquisá-lo a partir da página principal utilizando a barra de pesquisa.

Enquanto administrador, deve utilizar a certificação para controlar quanto tempo de computação é consumido ao indexar conjuntos de dados, o que pode afetar o desempenho do sistema.

  1. A partir da Página Principal, clique em Navegador, clique em Dados e, em seguida, clique em Conjuntos de Dados.
  2. Coloque o cursor sobre o conjunto de dados que pretende certificar, clique em Opções Elipse com três pontos verticaise, em seguida, em Inspecionar.
    Se não conseguir visualizar o campo Opções, expanda o tamanho do seu browser ou desloque-se para o lado direito do seu ecrã do dispositivo.
  3. No separador Geral, clique em Certificar.
  4. No separador Pesquisar, clique em Indexar Conjunto de Dados para Pesquisa e selecione o nível de indexação.
  5. Utilize as outras opções no separador Pesquisar para especificar a língua e a frequência de indexação.