Que Passos Posso Utilizar para Organizar e Integrar os Meus Dados?

Utilize estes passos nos fluxos de dados para organizar, integrar e transformar os seus dados. Por exemplo, pode fundir origens de dados, agregar dados ou efetuar análises geoespaciais.

Os passos permitem-lhe transformar os seus dados visualmente sem necessitar de capacidades de codificação.

Utilize o editor de fluxos de dados para acrescentar passos aos seus fluxos de dados.
Segue-se a descrição de GUID-A3C23A5E-F96B-4EC3-9E7F-5917492D8368-default.png
.png

Acrescentar Colunas

Acrescente colunas customizadas ao seu conjunto de dados de destino. Por exemplo, poderá calcular o valor do seu stock multiplicando o número de unidades numa coluna UNITS pelo preço de venda numa coluna RETAIL_PRICE (ou seja, UNITS * RETAIL_PRICE).

Acrescentar Dados

Acrescente origens de dados ao seu fluxo de dados. Por exemplo, se estiver a fundir dois conjuntos de dados, acrescenta ambos os conjuntos de dados ao seu fluxo de dados. Consulte Suporte da Base de Dados para Fluxos de Dados.

Agregação

Crie totais de grupo ao aplicar funções de agregação. Por exemplo, contagem, soma e média.

Analisar Sentimento

Detete sentimentos para uma determinada coluna de texto. Por exemplo, poderá analisar o feedback do cliente para determinar se é positivo ou negativo. A análise de sentimentos avalia texto com base em palavras e frases que indicam uma emoção positiva, neutra ou negativa. Com base no resultado da análise, uma nova coluna contém Positivo, Neutro ou Negativo.

Aplicar Modelo de IA

Analise dados utilizando um modelo de inteligência artificial. Por exemplo, pode efetuar a deteção de objetos, a classificação de imagens ou a deteção de texto utilizando um modelo criado no serviço OCI Vision. Consulte Utilizar Modelos do OCI Vision no Oracle Analytics. Também pode efetuar análises de língua, como a análise de sentimentos e a deteção da língua, utilizando modelos criados no Serviço OCI Language.

Aplicar Modelo

Analise dados aplicando um modelo de aprendizagem automática do Oracle Machine Learning ou do OCI Data Science. Por exemplo, poderá ter criado um modelo de classificação para prever se as mensagens de email são spam ou não. Consulte Aplicar um Modelo de Previsão ou de Aprendizagem Automática Oracle Registado a um Conjunto de Dados.

Aplicar Script de Customização

Transforme os seus dados utilizando uma função, como a definida no Oracle Cloud Infrastructure (OCI). Por exemplo, poderá utilizar uma função para converter texto inglês em texto espanhol ou alemão. O administrador do Oracle Analytics regista estas funções para as disponibilizar ao utilizador.

AutoML

Utilize a capacidade de AutoML do Oracle Autonomous Data Warehouse para recomendar e treinar um modelo de previsão. O passo AutoML analisa os seus dados, calcula o melhor algoritmo a utilizar e regista um modelo de previsão no Oracle Analytics. As análises são calculadas na base de dados, não no Oracle Analytics. Este passo está disponível no seletor de passos quando está ligado a um conjunto de dados baseado no Oracle Autonomous Data Warehouse.

Consulte Treinar um Modelo de Previsão Utilizando AutoML no Oracle Autonomous Data Warehouse.

ícone Guia Prático Guia Prático

Agrupamento

Atribua valores de dados a categorias, tal como máximo, mínimo ou médio. Por exemplo, poderá categorizar valores para RISK em três agrupamentos para mínimo, médio e máximo.

Ramo

Cria várias saídas de dados de um fluxo de dados. Por exemplo, se tiver dados de transações de vendas baseados no país, pode gravar os dados dos Estados Unidos no primeiro ramo e os dados do Canadá no segundo ramo.

Criar Cubo do Essbase

Crie um cubo do Essbase a partir de uma folha de cálculo ou de uma base de dados.

Valor Cumulativo

Calcule totais cumulativos, tais como a agregação móvel ou a agregação cumulativa.

Análise da Base de Dados

Efetue análises avançadas e análises de data mining. Por exemplo, pode detetar anomalias, colocar dados no cluster, efetuar uma amostragem de dados e efetuar uma análise de afinidade. Este passo está disponível no seletor de passos quando está ligado a um conjunto de dados baseado na base de dados Oracle ou no Oracle Autonomous Data Warehouse. As análises são calculadas na base de dados, não no Oracle Analytics. Consulte Funções da Análise da Base de Dados.

Filtro

Selecione apenas os dados em que está interessado. Por exemplo, poderá criar um filtro para limitar os dados de receitas de vendas aos anos de 2020 a 2022.

Análise de Grafos

Efetue uma análise geoespacial, como o cálculo da distância ou o número de saltos entre dois vértices. Este passo está disponível no seletor de passos quando está ligado a um conjunto de dados baseado na base de dados Oracle ou no Oracle Autonomous Data Warehouse. As análises são calculadas na base de dados, não no Oracle Analytics. Consulte Funções da Análise de Grafos.

Grupo

Categorize dados não numéricos em grupos definidos por si. Por exemplo, poderá colocar as encomendas para as linhas de negócio Communication e Digital num grupo denominado Technology e as encomendas para Games e Stream num grupo denominado Entertainment.

Junção

Combine dados de várias origens de dados utilizando uma junção da base de dados com base numa coluna comum. Por exemplo, poderá fazer a junção de um conjunto de dados Orders com um conjunto de dados Customer_orders utilizando um campo de ID do cliente.

Fundir

Combine várias colunas numa única coluna. Por exemplo, poderá fundir as colunas de endereço, nome da rua, distrito e código postal numa coluna.

Renomear Colunas

Altere o nome de uma coluna para algo com mais significado. Por exemplo, poderá alterar CELL para Número de Telemóvel de Contacto.

Reordenar Colunas

Altere a ordenação das colunas no conjunto de dados de saída. Por exemplo, poderá querer ordenar as colunas alfabeticamente com base no nome da coluna ou ordenar as colunas com base no tipo de dados (carácter, número inteiro, etc.).

Gravar Dados

Especifique onde pretende gravar os dados gerados pelo fluxo de dados. Pode gravar os dados num conjunto de dados no Oracle Analytics ou numa base de dados. Também pode especificar parâmetros de runtime ou alterar o nome do conjunto de dados por omissão. Consulte Suporte da Base de Dados para Fluxos de Dados.

Selecionar Colunas

Especifique quais as colunas a incluir ou excluir no seu fluxo de dados (o valor por omissão é incluir todas as colunas de dados).

Dividir Colunas

Extraia dados das colunas. Por exemplo, se uma coluna contiver 001011Black, poderá dividir estes dados em duas colunas separadas, 001011 e Black.

Previsão de Série de Tempo

Calcule os valores previstos com base nos dados históricos. Uma previsão assume uma coluna de tempo e uma coluna de destino de um determinado conjunto de dados e calcula valores previstos para a coluna de destino.

Treinar <tipo de modelo>

Treine modelos de aprendizagem automática utilizando algoritmos para previsão numérica, classificação múltipla, classificação binária e clustering. Consulte Passos do Fluxo de Dados para Treinar Modelos de Aprendizagem Automática.

Quando tiver treinado um modelo de aprendizagem automática, aplique-o aos seus dados utilizando o passo Aplicar Modelo.

Transformar Coluna

Altere o formato, a estrutura ou os valores dos dados. Por exemplo, poderá converter texto para maiúsculas, ajustar os espaços à esquerda e à direita dos dados ou calcular um aumento percentual no valor.

União de Linhas

Funda as linhas de duas origens de dados (conhecido como um comando UNION na terminologia de SQL). Pode corresponder as colunas pela ordem ou nome.