Configurar o Google Mail (OAuth) para a Importação de Correio Eletrónico

Pode configurar o processador de importações para utilizar o Google Mail OAuth para importar ficheiros anexados a mensagens de correio eletrónico de entrada juntamente com elementos da mensagem, como assunto e texto do corpo, no Content Capture. Cada mensagem de correio eletrónico importada torna-se num batch com elementos de correio eletrónico como anexos, o corpo da mensagem ou a mensagem integral criados como documentos separados dentro do batch.

Obter o URL de Redirecionamento para Criar uma Aplicação Google Mail

Para poder configurar uma aplicação Google Mail, necessita do nome do host do Content Capture e dos detalhes do URL de autorização da instância do Oracle Content Management à qual pretende ligar.

Para obter o URL de redirecionamento:

  1. Entre em sessão no Oracle Content Management como um administrador e vá para o Content Capture.
  2. Abra o procedimento e aceda ao separador Capturar.
  3. Na tabela Tarefas de Processador de Importações, clique em Acrescentar tarefa de processador de importações para criar uma nova tarefa.

  4. Na página Definições Gerais:
    1. Introduza um nome no campo Nome da Tarefa de Importação e um prefixo no campo Prefixo do Batch. Os batches importados são nomeados utilizando este prefixo, seguido de um número que aumenta com cada batch novo.
    2. No campo Origem da Importação, certifique-se de que seleciona Origem de Correio Eletrónico.
  5. Na página Definições de Origem da Importação, na secção Protocolo de Ligação, selecione Google Mail (OAuth).

    Um URL de Redirecionamento é apresentado. Copie este URL cujo formato é https://<nomedohost>.<nomedodominio>.com:<porta>/capture/admin/faces/completeAuthorization. O URL poderá ou não ter uma porta. Sem uma porta, o URL estaria neste formato: https://<nomedohost>.<nomedodominio>.com/capture/admin/faces/completeAuthorization

    Nota:

    Não submeta ainda as suas entradas de dados nem navegue para fora desta página. Necessita de regressar a esta página para configurar o Google Mail OAuth, após ter criado uma aplicação Google Mail e ter obtido a ID do Cliente e o Segredo do Cliente. Que serão introduzidos nos campos ID do Cliente e Segredo do Cliente.

Configurar a Aplicação Google Mail para a Importação de Correio Eletrónico

Para configurar uma aplicação Google Mail:

  1. Vá para a consola de APIs da Google noutra janela do browser.
  2. Na página Manage resources, verá uma lista dos seus projetos se já os tiver criado na Consola do Google Developers. Se ainda não o tiver feito, faça o seguinte:
    1. Clique em CREATE PROJECT.
    2. Introduza um nome do projeto em Project name.
    3. Para o auxiliar facilmente a identificar o seu projeto na consola, edite a Project ID clicando em EDIT e introduzindo uma ID significativa.
    4. É necessário selecionar uma localização se tiver definido quaisquer recursos organizacionais ou pastas. Caso contrário, aceite a definição por omissão e clique em CREATE.

      O seu projeto será criado e o utilizador redirecionado para a sua lista do projeto na consola.

  3. No canto superior esquerdo, clique em ícone de navegação do Google Developer, selecione APIs & Services e, em seguida, selecione Dashboard.

    Nota:

    Se não estiver a visualizar o dashboard do projeto criado recentemente, selecione o seu projeto a partir da lista pendente no canto superior esquerdo.
  4. Na barra lateral à esquerda, clique em Library, vá para a página API Library. Em seguida, procure a biblioteca Gmail API e ative-a.
  5. No canto superior esquerdo, clique em ícone de navegação do Google Developer, selecione APIs & Services e, em seguida, OAuth consent screen. Escolha os seus utilizadores alvo no ecrã de consentimento de OAuth e, em seguida, clique em CREATE.
  6. Na página de edição do registo da aplicação, no separador OAuth consent screen:
    • No campo App name, introduza o nome do seu produto, por exemplo, Gmail App.
    • Na lista pendente User support email, selecione o seu endereço de correio eletrónico para suporte de utilizador.
    • Desloque-se para baixo para a secção Developer contact information e no campo Email addresses, introduza o seu endereço de correio eletrónico.
    • Clique em SAVE AND CONTINUE.
  7. No separador Scopes:
    1. Clique em ADD OR REMOVE SCOPES.
    2. Na secção Update selected scopes, selecione as caixas de seleção para os seguintes âmbitos da API do Gmail ou introduza manualmente estes âmbitos na caixa Manually add scopes e clique em ADD TO TABLE. Em seguida, clique em UPDATE.
    3. Clique em SAVE AND CONTINUE.

      Os âmbitos userinfo.email e userinfo.profile são apresentados na secção Your non-sensitive scopes e o âmbito gmail.modify é apresentado na secção Your restricted scopes no separador Scopes.

  8. No separador Test users, clique em SAVE AND CONTINUE.
  9. No separador Summary, pode rever as suas definições e, em seguida, clicar em BACK TO DASHBOARD.
  10. Em Publishing Status, na secção Testing, clique em PUBLISH APP e, em seguida, na caixa de diálogo Push to production?, clique em CONFIRM para publicar a aplicação.
  11. Na barra lateral esquerda, clique em Credentials e, em seguida, faça o seguinte:
    1. Na página Credentials, clique em CREATE CREDENTIALS e, em seguida, selecione OAuth client ID.
    2. Na lista pendente Application type, selecione Web application.
    3. Nome do cliente, por exemplo, Gmail OAuth App Client.
    4. Em Authorized redirect URIs, clique em ADD URI e cole o URL de redirecionamento que copiou a partir do procedimento do Content Capture.
    5. Em Authorized JavaScript origins, clique em ADD URI e cole o URL de redirecionamento, mas retire tudo a seguir ao domínio ou à porta, se o seu URI incluir uma porta.
    6. Clique em CREATE.

      Os seus valores de ID de Cliente e de Segredo do Cliente são apresentados na caixa de diálogo OAuth client created. Tome nota destes valores e, em seguida, clique em OK.

      Agora, regresse ao Content Capture no Oracle Content Management e comece por onde parou. Ou seja, comece por introduzir a ID e o segredo do cliente para configurar o Google Mail OAuth.

Configurar o Google Mail OAuth para a Importação de Correio Eletrónico do Capture

Para configurar as definições da tarefa de processador de importações de correio eletrónico OAuth do Google Mail:

  1. Regresse ao seu procedimento do Capture e comece por onde parou.
  2. No separador Contas de Correio Eletrónico, selecionou o protocolo de ligação Google Mail (OAuth). Agora, introduza a ID e o segredo do cliente que copiou no momento da configuração da sua aplicação de correio da Google nos campos ID do Cliente e Segredo do Cliente.
  3. Na tabela Contas de Correio Eletrónico para Processar, clique em Acrescentar conta de correio eletrónico.

  4. Para fornecer à tarefa de processador de correio eletrónico um acesso à conta de correio eletrónico, na página de entrada em sessão do Google Mail, introduza o endereço de correio eletrónico e a senha da ID de correio eletrónico que irá utilizar.

  5. Confirme as suas escolhas clicando em Permitir.

    A ID de correio eletrónico é apresentada na tabela Contas de Correio Eletrónico para Processar na coluna Endereços de Correio Eletrónico. O respetivo estado deverá ser Verificado.

    Pode acrescentar mais IDs do Google Mail nesta tabela utilizando os passos que seguiu até agora. Para apagar uma ID de correio eletrónico, selecione a respetiva linha na tabela e, em seguida, clique em Apagar ID de correio eletrónico.

  6. No separador Filtros de Mensagens, especifique onde e como pesquisar por mensagens de correio eletrónico e/ou anexos.

    1. No campo Pastas para Processar, introduza uma ou mais pastas para pesquisar nas contas de correio eletrónico especificadas. O valor por omissão é a caixa de entradas do servidor. Para especificar múltiplas pastas, separe-as com ; (ponto e vírgula). Para especificar subpastas, inclua um delimitador de caminho aplicável para o servidor de correio, tal como uma / (barra oblíqua), como em pasta/subpasta.

    2. Por omissão, o Content Capture processa todas as mensagens de correio eletrónico na pasta especificada a menos que um filtro de mensagem seja aplicado à tarefa. Em alternativa, na tabela Filtros de Mensagens, selecione o campo Ativado para cada elemento de correio eletrónico para pesquisar, em seguida, introduza caracteres para encontrar no campo O Campo Contém.

      Por exemplo, para pesquisar mensagens de correio eletrónico, cujo assunto ou corpo da mensagem contém a palavra pagamento, deverá selecionar Ativado para ambos os campos de pesquisa, incluir payment em cada entrada Campo Contém e selecionar o operador de pesquisa Or.

    3. No campo Operador de Pesquisa, selecione o operador de pesquisa a utilizar para os filtros de mensagem especificados: And (valor por omissão) importa apenas se todos os critérios de pesquisa corresponderem, enquanto Or importa se qualquer critério de pesquisa corresponder.

  7. No separador Processamento, especifique de que forma devem ser processadas as mensagens de correio eletrónico e os respetivos anexos. Pode especificar as informações a incluir e a prioridade a atribuir a batches, com base na prioridade da mensagem de correio eletrónico.

    1. Em Opções de Mensagens de Correio Eletrónico, especifique se o ficheiro do corpo da mensagem deve ser importado. Especifique o respetivo formato de importação (texto ou EML) e se deve ser incluído quando não estão presentes anexos e se toda a mensagem de correio eletrónico (incluindo os anexos) deve ser importada como um ficheiro EML.

    2. No campo Incluir anexos correspondentes a esta(s) máscara(s), especifique os ficheiros de anexo com base nas respetivas máscaras de ficheiro. Pode introduzir várias máscaras de ficheiros separadas por uma vírgula ou por um ponto e vírgula. Por exemplo, pode incluir todos os ficheiros PDF (*.pdf).

    3. No campo Excluir anexos correspondentes a esta(s) máscara(s), especifique os ficheiros de anexo a excluir com base nas respetivas máscaras de ficheiros. Pode introduzir várias máscaras de ficheiros separadas por uma vírgula ou por um ponto e vírgula.

    4. Opcionalmente, selecione Efetuar sempre pós-processamento quando os anexos não correspondem à(s) máscara(s), Incluir anexos correspondentes a esta(s) máscara(s) e Excluir anexos correspondentes a esta(s) máscara(s). Se este campo estiver ativado e os anexos não corresponderem às máscaras especificadas, a importação de correio eletrónico é considerada sem êxito e pós-processada de acordo com as definições que especificar no campo Após Falha na Importação no separador Pós-Processamento.

      Nota:

      O campo Efetuar sempre pós-processamento quando os anexos não correspondem à(s) máscara(s) é desativado quando ambos os campos Importar ficheiro do corpo da mensagem e Incluir quando não existirem anexos são ativados em conjunto.
    5. Em Ordem do Documento, especifique a ordem pela qual os elementos (por exemplo, corpo da mensagem e anexos) de uma mensagem de correio eletrónico são ordenados como documentos em batches importados.

    6. Em Incluir em Nota do Batch, selecione elementos da mensagem (tais como, Data/Hora de Receção, Endereço de Origem, Endereço de Destino, Assunto e Corpo da Mensagem).

    7. Em Prioridade do Batch, pode optar por atribuir uma prioridade a cada novo batch com base na respetiva prioridade da mensagem de correio eletrónico (baixa, normal ou alta). Por exemplo, introduza o número 8 no campo Alta para atribuir a mensagens de correio eletrónico com prioridade alta uma prioridade de batch 8 no Content Capture. As mensagens de correio eletrónico sem prioridade atribuída são consideradas de prioridade normal.

  8. No separador Pós-Processamento, especifique o que acontece a mensagens de correio eletrónico após uma importação com êxito ou sem êxito. Pode apagar mensagens, deslocá-las para uma pasta especificada dentro da conta de correio eletrónico ou, em caso de falha na importação, impedir o apagamento de mensagens. Por exemplo, se a tarefa for executada regularmente, pode impedir a reimportação de mensagens de correio eletrónico importadas com êxito, deslocando-as para uma pasta especificada.

  9. Conclua outras páginas da tarefa do processador de importações, conforme descrito em Acrescentar ou Editar uma Tarefa do Processador de Importações.

Pode agora testar a tarefa de importação do correio eletrónico. O processador de importações verifica se existem nas contas de correio eletrónico configuradas mensagens e pastas de pesquisa de mensagens de correio eletrónico com correspondência. Se forem encontradas mensagens de correio eletrónico com correspondências, o processador de importações cria um batch do Content Capture e um documento para cada documento a ser importado a partir da mensagem de correio eletrónico. Em alternativa, o processador de importações preenche os campos de metadados com os metadados do correio eletrónico e apaga com êxito as mensagens importadas ou desloca-as para uma pasta.

Periodicamente, o Content Capture extrai mensagens de correio eletrónico a partir da conta de correio eletrónico que configurou no separador Contas de Correio Eletrónico. No entanto, se pretender acionar uma importação de correio eletrónico numa determinada altura, selecione uma tarefa de importação de correio eletrónico na tabela Tarefas do Processador de Importações e clique no ícone Verificar correio eletrónico. Este ícone estará desativado se a sua tarefa de importação de correio eletrónico estiver offline.