Ao separar a apresentação do site do conteúdo do site, o utilizador certifica-se de que qualquer site criado mantém os padrões e a marca da sua organização, libertando desta forma os criadores de conteúdo e permitindo-lhes focarem-se no conteúdo, tornando o desenvolvimento e a criação do site mais eficiente e eficaz.
Eis um exemplo de um simples modelo que um criador de conteúdo pode utilizar ao acrescentar conteúdo a um site. Considere os repositórios de valores genéricos apresentados na página:
Eis um exemplo do aspeto que um site criado com um modelo simples pode ter ao ser pré-visualizado depois de ser acrescentado conteúdo. Tenha em consideração a forma como o repositório de valores foi customizado com conteúdo e elementos de navegação específicos:
Além disso, os programadores de sites criam e mantêm folhas de estilos, criam sites através da interface web ou utilizando o OCE Toolkit, e configuram integrações entre o Oracle Content Management e outros serviços. E, tal como com qualquer outro colaborador, estes também colaboram com outros ao partilhar conteúdo, ao iniciar ou participar em conversações ou ao utilizar o ambiente de trabalho ou aplicações para dispositivo móvel.
Deve ser atribuído o perfil de grupo de utilizador standard ou utilizador empresarial para poder utilizar o Oracle Content Management. Os programadores com o perfil de grupo de utilizador standard podem criar componentes, temas e modelos standard. Os programadores com o perfil de grupo de utilizador empresarial também podem criar disposições e gravar um site como um modelo standard ou empresarial.
Adicionalmente ao desenvolvimento de sites, o Oracle Content Management também pode ser utilizado num ambiente sem interface do utilizador como um sistema de gestão de conteúdos (CMS) de backend robusto e flexível na cloud.