A criação de uma consulta é a primeira etapa na criação de um relatório personalizado.
Há três maneiras de tratar a criação de uma consulta:
Para criar uma consulta:
Em Tipo, selecione um dos seguintes tipos:
Consulta de Parâmetro
Uma consulta do tipo Consulta de Parâmetro é usada para apresentar uma lista de opções que você pode especificar para o valor desse parâmetro. Consulta de Parâmetro permite a apresentação de uma lista de opções usadas ao preencher o valor de um parâmetro para uma Consulta de Relatório, onde a lista de opções não é um atributo simples já definido, mas uma consulta complexa que você precisa definir.
Consulte Adição de uma Consulta de Parâmetro a Relatórios para obter um exemplo sobre a seleção de uma consulta de parâmetro a um relatório.
Consulta de Relatório
Selecione os registros a serem incluídos no relatório. Se o relatório que você está criando contiver parâmetros, será possível criar o relatório para exibir nenhum registro ou todos os registros.
Para Conformidade da Reconciliação, é possível aplicar um filtro de segurança, para que os usuários vejam somente os dados que estão autorizados a ver com base em suas funções e nas reconciliações que estão atribuídas. Para aplicar um Filtro de Segurança a uma consulta de relatório, adicione a seguinte sintaxe ao final da instrução WHERE CLAUSE da consulta:
Conformidade da Reconciliação: $ARM_SECURITY_CLAUSE$
WHERE $ARM_SECURITY_CLAUSE$ AND ReconciliationEO
Ao usar $ARM_SECURITY_CLAUSE$
na consulta, ARM_RECONCILIATIONS
deve estar em um alias com ReconciliationEO
.
Nota:
Como muitas das consultas predefinidas incluídas com o Account Reconciliation utilizam o Filtro de Segurança aplicado, você poderá usá-las como exemplos ao criar as suas próprias consultas.
Consulte Exemplos de Conformidade da Reconciliação para obter exemplos de consulta.
Clique em Gerar Consulta para gerar a consulta de relatório. Consulte Geração de uma Consulta para obter mais detalhes.
Depois de fornecer os detalhes necessários e fechar a caixa de diálogo Gerar Consulta, a consulta de relatório gerada é exibida em Consulta.
Nota:
Se você precisar de parâmetros em seu relatório, adicione os parâmetros ao SQL de consulta de relatório. O nome do parâmetro pode ser qualquer nome, mas precisa ser delimitado por sinais de til (~). Veja os exemplos nas seções abaixo.Execute uma das seguintes ações:
Clique em Validar para testar se há erros na consulta.
Clique em Validar e Explicar o Plano para testar se há erros na consulta e gerar o plano que será usado para executar essa consulta. O plano gerado é armazenado em um arquivo .txt
que usa o mesmo nome da consulta. Você pode exibir ou baixar o plano gerado.
O plano gerado contém o conjunto de etapas usadas para executar a consulta. Use o plano para identificar problemas que podem causar desempenho de consulta abaixo do ideal. Posteriormente, você pode ajustar a consulta para melhorar seu desempenho.
Nota:
Por padrão, a geração de planos de execução está disponível apenas para ambientes OCI (Gen 2). Para habilitá-lo para ambientes Classic, entre em contato com a Oracle usando uma solicitação de serviço.Para gerar um arquivo XML de amostra com base na Consulta a ser usada como modelo com BI Publisher, clique em Gerar XML de Amostra.
Nota:
Você pode facilmente excluir ou duplicar uma consulta usando o menu Ação.