Criação de uma Consulta

A criação de uma consulta é a primeira etapa na criação de um relatório personalizado. Há três maneiras de tratar a criação de uma consulta:

  • Use um relatório predefinido como ponto de partida e duplique a consulta, informe um novo nome, use o SQL e modifique-o, se necessário
  • Use a opção Gerar Consulta e selecione os atributos a serem consultados e/ou filtrados; usando as informações do Guia de Tabelas e Exibições do Oracle Enterprise Performance Management Cloud para o Account Reconciliation, selecione mais colunas para adicionar e/ou modificar as condições de filtro. Consulte Visão Geral de Tabelas e Exibições
  • Se você já conhecer as informações da tabela, crie por si só a consulta SQL. Consulte Visão Geral de Tabelas e Exibições

Para criar uma consulta:

  1. Em Início, selecione Aplicativo e, em seguida, Configuração do Relatório.
  2. Selecione Consultas, Ações e Novo.
  3. Em Nova Consulta, insira Nome e Descrição.
  4. Em Tipo, selecione um dos seguintes tipos:

    • Consulta de Parâmetro

      Uma consulta do tipo Consulta de Parâmetro é usada para apresentar uma lista de opções que você pode especificar para o valor desse parâmetro. Consulta de Parâmetro permite a apresentação de uma lista de opções usadas ao preencher o valor de um parâmetro para uma Consulta de Relatório, onde a lista de opções não é um atributo simples já definido, mas uma consulta complexa que você precisa definir.

      Consulte Adição de uma Consulta de Parâmetro a Relatórios para obter um exemplo sobre a seleção de uma consulta de parâmetro a um relatório.

    • Consulta de Relatório

      Selecione os registros a serem incluídos no relatório. Se o relatório que você está criando contiver parâmetros, será possível criar o relatório para exibir nenhum registro ou todos os registros.

      Para Conformidade da Reconciliação, é possível aplicar um filtro de segurança, para que os usuários vejam somente os dados que estão autorizados a ver com base em suas funções e nas reconciliações que estão atribuídas. Para aplicar um Filtro de Segurança a uma consulta de relatório, adicione a seguinte sintaxe ao final da instrução WHERE CLAUSE da consulta:

      Conformidade da Reconciliação: $ARM_SECURITY_CLAUSE$

      WHERE $ARM_SECURITY_CLAUSE$ AND ReconciliationEO

      Ao usar $ARM_SECURITY_CLAUSE$ na consulta, ARM_RECONCILIATIONS deve estar em um alias com ReconciliationEO.

      Nota:

      Como muitas das consultas predefinidas incluídas com o Account Reconciliation utilizam o Filtro de Segurança aplicado, você poderá usá-las como exemplos ao criar as suas próprias consultas.

      Consulte Exemplos de Conformidade da Reconciliação para obter exemplos de consulta.

  5. Clique em Gerar Consulta para gerar a consulta de relatório. Consulte Geração de uma Consulta abaixo para mais detalhes.

    Depois de fornecer os detalhes necessários e fechar a caixa de diálogo Gerar Consulta, a consulta de relatório gerada é exibida em Consulta.


    Captura de tela da consulta Tipo de Reconciliação com consulta gerada.

    Nota:

    Se você precisar de parâmetros em seu relatório, adicione os parâmetros ao SQL de consulta de relatório. O nome do parâmetro pode ser qualquer nome, mas precisa ser delimitado por sinais de til (~). Veja os exemplos nas seções abaixo.
  6. Execute uma das seguintes ações:

    • Clique em Validar para testar se há erros na consulta.

    • Clique em Validar e Explicar o Plano para testar se há erros na consulta e gerar o plano que será usado para executar essa consulta. O plano gerado é armazenado em um arquivo .txt que usa o mesmo nome da consulta. Você pode exibir ou baixar o plano gerado.

      O plano gerado contém o conjunto de etapas usadas para executar a consulta. Use o plano para identificar problemas que podem causar desempenho de consulta abaixo do ideal. Posteriormente, você pode ajustar a consulta para melhorar seu desempenho.

    Nota:

    Por padrão, a geração de planos de execução está disponível apenas para ambientes OCI (Gen 2). Para habilitá-lo para ambientes Classic, entre em contato com a Oracle usando uma solicitação de serviço.
  7. Você pode Salvar ou Salvar e Fechar esta consulta.
  8. Para gerar um arquivo XML de amostra com base na Consulta a ser usada como modelo com BI Publisher, clique em Gerar XML de Amostra.

Nota:

Você pode facilmente excluir ou duplicar uma consulta usando o menu Ação.

Geração de uma Consulta

A caixa de diálogo Gerar Consulta auxilia você na criação de uma consulta em relação ao banco de dados, permitindo que você selecione qualquer atributo existente no produto a ser consultado e/ou filtrado. Em seguida, a caixa de diálogo gera o SQL para corresponder aos atributos e filtros especificados, momento em que é possível modificá-lo e aprimorá-lo.

Para gerar a consulta de relatório:

  1. Em Módulo, selecione Gerenciador de Reconciliação ou Correspondência de Transações.

  2. Em Consulta, selecione o tipo de consulta.

    • Se você selecionou Gerenciador de Reconciliação no Módulo, selecione uma das seguintes opções: Reconciliações, Perfis ou Transações.

    • Se você selecionou Correspondência de Transações no Módulo, selecione uma consulta dentre as listadas na lista suspensa.

  3. Selecione Aplicar Segurança para aplicar um filtro de segurança para que os usuários vejam apenas os dados que estão autorizados a ver com base em suas funções e nas reconciliações às quais estão atribuídos.

    Nota:

    A opção Aplicar Segurança não é exibida quando você seleciona Tipos de Correspondência em Consulta
  4. Clique em Próximo.
  5. Selecione as colunas que deseja incluir na sua consulta e clique em Próximo.
    captura de tela das colunas gerar consulta para selecionar relatório Tipo de Reconciliação

    Nota:

    Correspondência de Transações suporta a geração automática da consulta para transações.

    Nota:

    Para Correspondência de Transação, a coluna ID da Conta é incluída na consulta gerada mesmo que não esteja selecionada na lista de Colunas Disponíveis. Para excluir a coluna ID da Conta do relatório, remova a coluna ID da Conta da lista SELECT da consulta gerada.
  6. Selecione os filtros desejados e clique em OK.

Adição de uma Consulta de Parâmetro a Relatórios

Para adicionar uma consulta de parâmetro a um relatório:

  1. Em Início, selecione Aplicativo e, em seguida, Configuração do Relatório.
  2. Selecione Consultas e Tipo de Consulta de Parâmetro (por exemplo, CurrencyList).


    SelectParameterQuery
  3. Na caixa de diálogo Editar Consulta, verifique e/ou edite a consulta de parâmetro e clique em Salvar e Fechar.

    Você retornará à tela Configuração do Relatório.

  4. Selecione Relatórios e o relatório desejado (por exemplo, Saldo por Reconciliação).


    SelectBalbyRec
  5. Na caixa de diálogo Editar Relatório, selecione Parâmetros.


    EditReport
  6. Para o Código de Parâmetro desejado, selecione Tipo de Parâmetro como Consulta e Atributo/Consulta como CurrencyList nas listas suspensas.


    QueryType

    A lista suspensa Valor do Parâmetro apresenta a lista de moedas.


    ParameterValueList

    Nota:

    A lista suspensa Atributo/Consulta exibirá a lista de consultas de parâmetro somente se você selecionar Consulta na lista suspensa Tipo de Parâmetro.

    Nota:

    A lista suspensa Tipo de Parâmetro permite selecionar um atributo Módulo (Reconciliation Manager ou Correspondência de Transações) para cada um desses módulos. Se um atributo de módulo for escolhido para o Tipo de Parâmetro, a lista suspensa Atributo/Consulta exibirá uma lista dos atributos desse módulo.
  7. Clique em Salvar e Fechar.

Exemplos de Conformidade da Reconciliação

Esses exemplos de Conformidade da Reconciliação supõem que você queira executar um relatório que exiba a lista de períodos que contenham a frequência "Mensalmente".

Se o relatório que você está criando contiver parâmetros, será possível criar o relatório para exibir nenhum registro ou todos os registros.

  • Consulta de Parâmetro: Selecione frequency_id, frequency_name e arm_frequencies

  • Consulta de Relatório, Opção 1: (Não retornará períodos se o usuário não fornecer um valor de frequência):

    Select p.period_name from arm_periods p, arm_period_frequencies pf where p.period_id = pf.period_id and pf.frequency_id = ~FREQUENCY~

  • Consulta de Relatório Opção 2: (Retornará todos os períodos se o usuário não fornecer um valor de frequência):

    Select p.period_name from arm_periods p, arm_period_frequencies pf where p.period_id = pf.period_id and pf.frequency_id = coalesce(~FREQUENCY~,pf.frequency_id)

    Nota:

    O nome do parâmetro pode ser qualquer nome delimitado por sinais de til (~).

    Na segunda opção, a função coalesce() retorna o primeiro valor não nulo na lista; portanto, se FREQUENCY fosse nula ela retornaria pf.frequency_id e, nesse caso, essa condição também seria verdadeira (pf.frequency_id = pf.frequency_id), fazendo com que todos os registros fossem retornados.

Exemplos de Correspondência de Transações

Esses exemplos supõem que você queira ver a lista de reconciliações para qualquer tipo determinado de reconciliação.

  • Consulta de Parâmetro: SELECT TM_RECON_TYPE.TEXT_ID AS RECONCILIATION_TYPE_ID , (TM_RECON_TYPE.NAME || ' (' || TM_RECON_TYPE.TEXT_ID || ')') AS RECONCILIATION_TYPE_NAME FROM TM_RECON_TYPE TM_RECON_TYPE

  • Consulta do Relatório, Opção 1: (Não retornará reconciliações se o usuário não tiver selecionado um tipo de reconciliação):

    SELECT TM_RECON.TEXT_ID AS RECONCILIATION_ID,TM_RECON.NAME AS RECONCILIATION_NAME, TM_RECON_TYPE.TEXT_ID AS RECONCILIATION_TYPE_ID, TM_RECON_TYPE.NAME AS RECONCILIATION_TYPE_NAME, NVL ((SELECT P_FCM_USERS.USER_NAME FROM FCM_USERS_V P_FCM_USERS WHERE TM_RECON.PREPARER = P_FCM_USERS.USER_ID ), TM_RECON.PREPARER ) AS PREPARER, TM_RECON.DESCRIPTION DESCRIPTION FROM TM_RECON TM_RECON, TM_RECON_TYPE TM_RECON_TYPE WHERE TM_RECON.RECON_TYPE_ID = TM_RECON_TYPE.RECON_TYPE_ID AND (TM_RECON_TYPE.TEXT_ID = '~RECONCILIATION_TYPE_ID~')

  • Consulta do Relatório, Opção 2: (Retornará todas as reconciliações se o usuário não tiver selecionado algum tipo de reconciliação):

    SELECT TM_RECON.TEXT_ID AS RECONCILIATION_ID,TM_RECON.NAME AS RECONCILIATION_NAME, TM_RECON_TYPE.TEXT_ID AS RECONCILIATION_TYPE_ID, TM_RECON_TYPE.NAME AS RECONCILIATION_TYPE_NAME, NVL ((SELECT P_FCM_USERS.USER_NAME FROM FCM_USERS_V P_FCM_USERS WHERE TM_RECON.PREPARER = P_FCM_USERS.USER_ID ), TM_RECON.PREPARER ) AS PREPARER, TM_RECON.DESCRIPTION DESCRIPTION FROM TM_RECON TM_RECON, TM_RECON_TYPE TM_RECON_TYPE WHERE TM_RECON.RECON_TYPE_ID = TM_RECON_TYPE.RECON_TYPE_ID AND COALESCE('~RECONCILIATION_TYPE_ID~',TM_RECON_TYPE.TEXT_ID)

    Nota:

    O nome do parâmetro pode ser qualquer nome delimitado por sinais de til (~).

    Na segunda opção, a função coalesce() retorna o primeiro valor não nulo na lista; portanto, se RECONCILIATION_TYPE_ID fosse nula, ela retornaria TM_RECON_TYPE.TEXT_ID e, nesse caso, essa condição sempre seria verdadeira ((TM_RECON_TYPE.TEXT_ID = TM_RECON_TYPE.TEXT_ID), fazendo com que todos os registros fossem retornados.

  • Consulta do Relatório, Opção 3 (Retorna todas as reconciliações caso o usuário tenha acesso): SELECT TM_RECON.TEXT_ID AS RECONCILIATION_ID, TM_RECON.NAME AS RECONCILIATION_NAME, TM_RECON_TYPE.TEXT_ID AS RECONCILIATION_TYPE_ID, TM_RECON_TYPE.NAME AS RECONCILIATION_TYPE_NAME, TM_RECON.DESCRIPTION DESCRIPTION FROM TM_RECON TM_RECON, TM_RECON_TYPE TM_RECON_TYPE, ARM_RECONCILIATIONS ProfileEO WHERE TM_RECON.RECON_TYPE_ID = TM_RECON_TYPE.RECON_TYPE_ID AND TM_RECON.TEXT_ID = ProfileEO.RECONCILIATION_ACCOUNT_ID AND $ARM_SECURITY_CLAUSE$ AND ProfileEO.PERIOD_ID = -2