Você pode obter um snapshot de seu sistema a qualquer momento usando a Console.
Tópicos:
Nota:
Você também pode gerenciar snapshots usando a API REST. A página Snapshots na Console do Oracle Analytics Cloud lista os snapshots que você gera usando a Console. Os snapshots que você gera e registra usando a API REST não são exibidos na página Snapshots. Consulte Gerenciar Snapshots Usando APIs REST.
Os administradores podem obter um snapshot do sistema a qualquer momento.
O conteúdo mais recente é salva em um snapshot.
Se algo der errado, será fácil restaurar seu conteúdo para um estado de funcionamento anterior usando um snapshot. Você também restaura snapshots quando migra conteúdo entre ambientes.
Antes de começar, leia estas dicas sobre como restaurar snapshots.
Quando você começa a restaurar o snapshot, a sessão dos usuários atualmente conectados é encerrada.
Depois de restaurar de um snapshot, aguarde o conteúdo restaurado ser atualizado (por exemplo, aproximadamente 15 a 30 minutos para um snapshot grande).
As programações de entrega não são restauradas automaticamente nem ativadas quando você restaura conteúdo de catálogo de um snapshot. Isso acontece para que seja possível restaurar e ativar entregas no melhor momento para você. Consulte Restaurar e Ativar Programações de Entrega.
Você pode restaurar capturas de tela feitas na mesma versão (ou versão anterior) do ambiente de destino.
Você pode obter resultados inesperados se tentar restaurar de um snapshot obtido de uma atualização mais recente do Oracle Analytics.
Ao restaurar um snapshot obtido de um ambiente diferente, faça upload dos dados associados aos conjuntos de dados baseados em arquivo para o ambiente de destino.
Você pode gerar e restaurar snapshots usando a Console ou a API REST. A página Snapshots na Console lista os snapshots que você gera usando a Console. Os snapshots que você gera e registra usando a API REST não são exibidos na página Snapshots. Consulte Gerenciar Snapshots usando APIs REST.
Para restaurar um snapshot:
Você pode verificar o histórico de restauração para saber exatamente quando e qual conteúdo foi restaurado e verificar se houve erros durante o processo de restauração. Isso poderá ser útil se você tiver problemas durante ou após a restauração de um snapshot.
Você pode adicionar ou atualizar a descrição de qualquer snapshot.
Periodicamente, exclua os snapshots que não são necessários.
Faça snapshots regularmente, como parte do plano de continuidade de negócios da sua organização, para minimizar a perda de dados. Se algo der errado com o conteúdo ou serviço, será possível reverter para o conteúdo do usuário salvo recentemente em um snapshot. Por exemplo, conteúdo do usuário como relatórios, painéis de controle, pastas de trabalho de visualização de dados, relatórios de pixel perfeito, conjuntos de dados, fluxos de dados, modelos semânticos, atribuições de segurança, definições do sistema etc.
Fazer Back Up com Frequência
A Oracle recomenda fazer snapshots em pontos de verificação importantes, por exemplo, antes de uma alteração grande no conteúdo ou no ambiente. Além disso, a Oracle recomenda fazer snapshots regulares semanais ou na frequência definida por você mesmo, com base na taxa de alteração do seu ambiente e nos requisitos de rollback. Você pode manter até 40 snapshots on-line e exportar quantos quiser para o armazenamento off-line (ou seja, para seu sistema de arquivos local ou para seu próprio armazenamento no Oracle Cloud). Consulte Obter um Snapshot e Exportar Snapshots.
Armazenar Backups no Oracle Cloud
A Oracle recomenda que você adote uma prática regular de exportação de snapshots para armazenamento off-line. Se você exporta regularmente snapshots grandes (mais de 5 GB ou mais do que o limite de download do seu navegador), a Oracle recomenda que você configure um bucket de armazenamento no Oracle Cloud e salve seus snapshots no armazenamento em nuvem. Dessa forma, você pode evitar erros de exportação por causa de limitações de tamanho e timeouts que, às vezes, podem ocorrer ao exportar snapshots para seu sistema de arquivos local. Consulte Configurar um Bucket do Oracle Cloud Storage para Snapshots.
Automatizar Backups usando APIs REST
Use APIs REST para criar, restaurar e gerenciar seus snapshots de modo programático no armazenamento do Oracle Cloud. Por exemplo, você pode criar um script que faça backups regulares (snapshots). Consulte Gerenciar Snapshots Usando APIs REST.
Disaster Recovery
Se um desastre imprevisto acontecer, um plano bem arquitetado de continuidade dos negócios permitirá que você se recupere o mais rapidamente possível e continue a fornecer serviços aos usuários do Oracle Analytics Cloud. Fazer snapshots regulares é uma das formas de ajudar a minimizar a interrupção para os usuários.
Você também pode implantar um ambiente de backup passivo do Oracle Analytics Cloud em outra região para mitigar o risco de eventos em toda a região. Para obter mais informações e as melhores práticas, consulte Configuração do Disaster Recovery para o Oracle Analytics Cloud.