Mapeamento de Nós de Origem para Nós de Destino

Você pode mapear nós de uma ou mais dimensões em aplicativos de origem para nós em uma dimensão em um aplicativo de destino. Primeiro, você cria pelo menos um tipo de nó de origem para cada dimensão de origem. Depois cria uma associação de mapa que inclui os tipos de nós de origem e de destino e as chaves de mapeamento que definem as localizações de cada tipo de nó de origem. A criação de uma exibição de manutenção com os pontos de vista de origem, destino e mapeamento permitem que você mapeie nós de origem para nós de destino arrastando e soltando nós dos pontos de vista de origem e de destino para os pontos de vista de mapeamento. Ao terminar o mapeamento de nós, você poderá exportar o mapeamento.

Para mapear nós de origem para nós de destino:

  1. Crie tipos de nó de origem para a associação de mapa. Você deve criar pelo menos um tipo de nó de origem para cada dimensão de origem. Você pode criar vários tipos de nó de origem para uma dimensão de origem se necessário.

    1. Crie tipos de nós, usando a dimensão de destino, para manter os nós de origem no ponto de vista de mapeamento. Consulte Como Criar um Tipo de Nó.

      Nota:

      Você deve criar novos tipos de nós porque não é possível usar os tipos de nós de origem nos aplicativos de origem. Tipos de nós são específicos de dimensões e aplicativos.

    2. Crie conversores de tipo de nó para converter tipos de nó de cada aplicativo de origem para os tipos de nós que você criou na etapa 1a acima. Consulte Como Trabalhar com Conversores de Tipo de Nó.
    3. Como opção, adicione a propriedade Core.Change.Sign aos tipos de nó de origem se estiver mapeando nós que requerem uma alteração de sinal ao transferir dados numéricos entre aplicativos (por exemplo, se você estiver mapeando um ativo para um passivo).
  2. Crie a associação de mapa. Consulte Criação de uma Associação de Mapa.

    Uma associação de mapa permite que você mapeie tipos de nó entre si para diferentes sistemas de origem e destino.

    Nota:

    Ao adicionar tipos de nó à associação de mapa, adicione todos os tipos de nós de destino para os quais deseja mapear, bem como os tipos de nós de origem que você criou para o ponto de vista de mapeamento.

    Quando você cria uma associação de mapa, os seguintes objetos de cadeia de dados também são criados:

    • É criado um novo conjunto de hierarquias, e os tipos de nós de destino que você identificou quando criou a associação de mapa são adicionados ao conjunto de hierarquias.
    • Um novo conjunto de nós é criado e apontado para o novo conjunto de hierarquias.
    • Um novo ponto de vista de mapeamento é criado na exibição padrão do aplicativo de destino e é definido para usar o novo conjunto de nós.
  3. (Opcional) Configure o conjunto de hierarquias de mapeamento. Consulte Criação de Conjuntos de Hierarquias.

    O conjunto de hierarquias que é criado quando você cria a associação de mapa contém todos os tipos de nós de origem e de destino especificados quando a associação de mapa foi criada. Se necessário, você pode editar esse conjunto de hierarquias:

    • Se você tiver adicionado mais tipos de nós depois de criar a associação de mapa, adicione-os ao seu conjunto de hierarquias para que eles possam ser usados quando você definir as chaves de mapeamento.
    • Adicione regras de roll-up relevantes para os nós no conjunto de hierarquias. Por exemplo, o tipo de nó de destino pode ter nós de origem e ele mesmo como filhos, mas os tipos de nós de origem não podem ter filhos.
  4. Defina as chaves de mapeamento. Consulte Definição de Chaves de Mapeamento.

    As chaves de mapeamento permitem que você configure locais, que são combinações de tipos de nós de origem e de destino selecionados, para exportar os dados de mapeamento.

    Nota:

    Ao definir chaves de mapeamento, selecione o ponto de vista de mapeamento que foi criado quando você criou a associação de mapa.

  5. Crie uma exibição de manutenção que contenha os pontos de vista de origem, de destino e de mapeamento.

    Configure uma exibição de manutenção para conter os pontos de vista de origem e de destino e o ponto de vista de mapeamento que foi criado quando você criou a associação de mapa. Isso permitirá a você arrastar e soltar nós do ponto de vista de origem e do ponto de vista de destino no ponto de vista de mapeamento.

    1. Crie uma exibição. Consulte Criação de uma Exibição.
    2. Crie um ponto de vista contendo a dimensão de origem. Consulte Criação de um Ponto de Vista.
    3. Crie um ponto de vista contendo a dimensão de destino.
    4. Crie o ponto de vista de mapeamento usando o conjunto de nós que foi criado com a associação de mapa.
  6. Mapear nós de origem para nós de destino

    1. Abra a exibição de manutenção e clique no botão Lado a Lado botão lado a lado para trabalhar com os pontos de vista.
    2. Exiba o ponto de vista de mapeamento à direita e alterne entre os pontos de vista de origem e destino à esquerda.
    3. No ponto de vista de mapeamento:
      1. Crie um nó superior usando o tipo de nó do destino. Por exemplo, dê a ele o nome de Conta de Mapeamento, se estiver mapeando nós de conta. Consulte Como Fazer Alterações de Forma Interativa.

        Nota:

        Use esse nó superior para agrupar os nós de destino e origem mapeados. Isso permite que os mapeamentos sejam organizados e mantém o número de nós superiores em um mínimo.
      2. Arraste e solte um nó do aplicativo de destino. No ponto de vista de mapeamento, esse será um nó pai.
      3. Arraste e solte um nó do aplicativo de origem. No ponto de vista de mapeamento, esse será um nó filho.

        Nota:

        Você só pode mapear nós de origem do nível inferior para nós de destino do nível inferior.
    4. Opcional: se você estiver mapeando nós que requerem uma alteração de sinal ao transferir dados numéricos entre aplicativos, defina a propriedade Core.Change.Sign no tipo nó de origem como True, o que modificará o sinal do nó destino. Caso contrário, deixe a propriedade definida como Falsa.
    5. Repita esse procedimento para mapear quantos nós desejar.
    6. Para criar a chave de mapeamento e exportar os dados de mapeamento, você precisa de uma exibição que contenha o ponto de vista de mapeamento e um ponto de vista associado à dimensão de destino. Para definir essa configuração, você pode usar uma destas exibições:
      • Use a exibição padrão de aplicativo que tem um ponto de vista associado à dimensão de destino criada durante o registro do aplicativo. Adicione à exibição padrão o ponto de vista de mapeamento usando o conjunto de nós da hierarquia de mapeamento Agora a exibição padrão pode ser usada para exportar dados de mapeamento e dados de dimensão.
      • Use a exibição de manutenção e associe o ponto de vista de destino à dimensão de destino.

        Nota:

        Na exibição de manutenção, o ponto de vista de destino foi criado fora de um registro de aplicativo e, por padrão, não está associado à dimensão de destino. Para o associar um ponto de vista de destino, edite a associação existente na dimensão de destino e altere-a para apontar para o ponto de vista de destino. Consulte Identificação de Objetos Associados a Dimensões.

  7. Exporte os dados de mapeamento. Consulte Exportação de Dados de Mapeamento.

Opcionalmente, você pode importar os dados de mapeamento para o Planning ou o Financial Consolidation and Close usando o Data Management.

Dica:

Se você adicionar tipos de nós de origem depois de criar a associação de mapa, siga estas etapas para adicioná-los ao seu ponto de vista de mapeamento:

  1. Adicione os tipos de nós de origem ao conjunto de hierarquias que foi criado quando você criou a associação de mapa.
  2. Adicione regras de roll-up para os tipos de nós no conjunto de hierarquias.
  3. Adicione os novos tipos de nós de origem às suas chaves de mapeamento.