Você pode definir uma expressão para calcular um nome de nó durante uma solicitação e depois armazenar esse valor quando a solicitação é concluída e fechada.
O nome calculado pode ser baseado nas propriedades do nó ou na posição do nó na hierarquia.
Exemplo de Casos de Uso
Tip:
Você também pode configurar expressões na propriedade de tipo de dados Nó para derivar seus valores, então se você adicionar um nome de nó 120-200-340, o valor de cada propriedade será derivado respectivamente como 120, 200 e 340. Consulte Propriedades Derivadas e Armazenadas.
Considerações
Note:
Quando o nome do nó for calculado com base em uma lista de irmãos (encontrando o último irmão e adicionando um 1 a ele, por exemplo), tenha em mente que o nome do nó poderá mudar se outros irmãos forem adicionados após ele e o nó original for atualizado.
Além disso, dependendo do contexto da solicitação, o uso do objeto node.previousSibling
em uma expressão para calcular nomes de nós pode ter resultados inesperados. Para obter resultados melhores, use o objeto node.siblings.max
.
<cn ####>
(em que ####
é um hash do timestamp de criação do item de solicitação) será exibida. Consulte Noções Básicas de Palavras-chave de Nome Calculado.<cn>
ou <cn ####>
na coluna de nome de um arquivo de carregamento de solicitação (que tem uma expressão configurada na propriedade Core.Name
) ou deixe a coluna de nome em branco para calcular o valor desse nome de nó. Consulte Processamento do Arquivo de Solicitação com Nomes Calculados.Definição de uma Propriedade Calculada e Armazenada
Core.Name
.Note:
O valor do nome só é recalculado quando a ação da solicitação é executada no próprio nó. Se a lógica do cálculo incluir elementos que estão fora do nó (como antecessores do nó) e esses elementos forem alterados, o nome não será recalculado automaticamente. Você deve executar uma ação de limpeza no nome para recalcular e armazenar o novo valor de nome.O valor de nome da propriedade também não será recalculado e armazenado se a opção Bloqueio na Confirmação estiver habilitada para a propriedade. Consulte Noções Básicas sobre Parâmetros de Tipos de Dados de Propriedade.
Noções Básicas sobre Locais Principais
Se você estiver adicionando um nó e depois inserindo esse mesmo nó em vários outros locais, o sistema definirá internamente o primeiro local na hierarquia em que o nó foi adicionado como o local principal e usará isso para calcular o nome do nó. Todos os locais subsequentes em que o nó foi inserido usarão o nome calculado do primeiro local.
Note:
Se o primeiro local em que o nó for adicionado estiver em uma lista, o local principal será definido a primeira vez que o nó for inserido em uma hierarquia.Suponha que você tenha uma expressão que calcule o nome do nó concatenando o nome do pai do nó e uma propriedade do nó (com o valor ABC neste exemplo). Quando você adiciona o nó abaixo do pai 111, o nome é calculado como 111-ABC. Se posteriormente você inserir o nó abaixo do pai 222, o nome continuará como 111-ABC, porque 111 é o local principal.
Há diversas formas de alterar o local principal de um nó:
Se você mover um nó na solicitação de seu local principal, o novo local se tornará o local principal e o nome será recalculado.
Se você remover o nó do local principal durante a solicitação, o próximo local em que o nó for inserido se tornará o local principal.
Se você tiver um nó em diversos locais e quiser alterar manualmente o local definido como local principal, use a ação Redefinir. Consulte Limpeza e Redefinição de um Valor Calculado.
Limpeza e Redefinição de um Valor Calculado
Use Limpar para limpar um nome definido manualmente e voltar ao nome calculado. A ação Limpar está disponível somente para nós que foram adicionados na solicitação com um tipo de padrão Calcular e Armazenar e que têm um nome inserido manualmente.
Use a opção Redefinir para definir o local principal do nome calculado como o local atual (consulte Noções Básicas sobre Locais Principais) e para recalcular o nome do nó com base no local atual. A ação Redefinir está disponível somente para nós que foram adicionados na solicitação com um tipo de padrão Calcular e Armazenar e não têm um nome inserido manualmente.
Você também poderá usar a opção Redefinir para recalcular um nome de nó caso tenha feito alguma ação fora do nó que afetou o nome do nó (por exemplo, você alterou uma propriedade Pai e quer recalcular o nome do nó com base na nova propriedade).
Validações e Nomes de Nó Calculados
Quando uma solicitação é validada, o nome atual na ação Adicionar é usado para novos nós que têm nomes calculados, com uma exceção: Se o nome atual for uma das palavras-chave (<cn>
ou <cn ####>
), as validações de tamanho mínimo e tamanho máximo serão ignoradas. Isso permite ao emissor enviar uma solicitação com uma das palavras-chave no nome para que um aprovador ou enriquecedor possa adicionar as informações necessárias a fim de calcular o nome.
As validações de tamanho mínimo e máximo são executadas quando as solicitações são aprovadas ou confirmadas.
Nomes Calculados e Assinaturas
Quando você configura uma assinatura usando um nome calculado, o nome é calculado no ponto de vista de origem e o nome resultante é transmitido nas solicitações de assinatura para os pontos de vista de destino. Se quiser que o nome do nó seja calculado no ponto de vista de destino, você deverá configurar uma transformação de propriedade no conversor de tipo de nó para a assinatura (consulte Como Trabalhar com Conversores de Tipo de Nó) a fim de transformar o nome em um valor em branco ou em uma das palavra-chave de nome calculado (<cn>
em Adições, ou <cn ####>
, em que #### é uma string de identificador exclusivo, em Adições com Inserções). Consulte Noções Básicas de Palavras-chave de Nome Calculado.
Note:
Se quiser usar um Nome Alternativo, quando disponível, transforme o nome em um valor em branco. Se quiser sempre usar o nome calculado no ponto de vista de destino, transforme o nome em uma das palavras-chave.