Propriedades Derivadas e Armazenadas

Propriedades Derivadas e Armazenadas são propriedades cujo valor padrão é calculado durante uma solicitação com base em uma expressão que você define e depois armazena no nó quando uma solicitação é concluída.

Valores de propriedade padrão Derivados e Armazenados são indexados para que possam ser referenciados ao consultar pontos de vista. Consulte Consulta de um Ponto de Vista. Você também pode usá-lo para derivar um valor para uma propriedade em um ponto de vista de hierarquia e depois acessar esse valor armazenado para a propriedade em um ponto de vista da lista.

Note:

Propriedades com o tipo padrão Derivado e Armazenado podem ser consultadas apenas após um valor ser definido ou derivado e depois armazenado para essa propriedade em um nó. Isso é válido mesmo se você juntar o filtro de consulta Derivado e Armazenado com um filtro de consulta de propriedade derivada usando uma instrução AND. Consulte Consulta de um Ponto de Vista.

Considerações

  • Você pode derivar e armazenar valores padrão apenas para propriedades de nível de nó.
  • Você pode derivar e armazenar valores para a propriedade Core.Description, mas não para qualquer outra propriedade nos namespaces Core ou CoreStats.
  • Não é possível derivar e armazenar valores para propriedades com o tipo de dados Sequência.
  • Você pode definir o tipo padrão Derivado e Armazenado nos níveis de tipo de nó e aplicativo no inspetor de propriedades. Consulte Edição de Parâmetros de Propriedade.
  • Valores de propriedade padrão Derivados e Armazenados são processados durante uma solicitação, uma importação, ou ao carregar um ponto de vista.

    Note:

    A alteração do tipo padrão de uma propriedade para Derivado e Armazenado não preenche automaticamente os nós existentes com o valor armazenado. Siga estas etapas para preencher os nós existentes com valores derivados e armazenados:
    1. Altere o tipo padrão da propriedade para Derivado e Armazenado.
    2. Faça download de um ponto de vista que contenha todas as informações necessárias para derivar o valor da propriedade (por exemplo, se a expressão de valor derivado tiver informações posicionais, faça download de um ponto de vista de hierarquia). Consulte Como Fazer o Download de um Ponto de Vista.
    3. Recomendado: Remova do arquivo baixado as colunas que não estiver atualizando.
    4. Execute um carregamento de ponto de vista no modo Substituir usando o arquivo baixado (consulte Como Trabalhar com Carregamentos de Pontos de Vista).
  • Você pode limpar o valor atual de um valor padrão derivado e armazenado para derivar e armazenar o valor novamente:
    • Em solicitações interativas, na propriedade que deseja limpar e derivar novamente, clique em Ações Botão Açõese selecione Limpar.
    • Em um upload de arquivo de solicitação, use a palavra-chave <clear>. Consulte Formato do Arquivo de Carregamento da Solicitação.

Definição de uma Propriedade Derivada e Armazenada

  1. Inspecione uma definição de propriedade que use um tipo de dados Booliano, Data, Flutuante, Inteiro, Lista, Nó, String Numérica ou String. Consulte Inspeção de Propriedades.

  2. Selecione um aplicativo ou um tipo de nó e clique em Editar.

  3. Em Tipo Padrão, selecione Derivado e Armazenado.

  4. Clique no ícone Expressão na caixa de texto Valor Padrão.

  5. Defina uma expressão a ser usada para calcular a propriedade e clique em Aplicar. Para obter informações sobre como definir expressões, consulte Utilização de Expressões para Definir uma Lógica de Negócios Personalizada.

    Note:

    Se você alterar o Tipo Padrão de Derivado para Derivado e Armazenado (ou o contrário), você não precisará inserir novamente a expressão para calcular o valor da propriedade.
  6. (Opcional) Selecione Rederivar na Atualização para especificar que o valor da propriedade deve ser recalculado e armazenado sempre que uma ação de solicitação for executada diretamente no nó em uma solicitação. O valor recalculado é armazenado depois que a solicitação é concluída e fechada.

    Note:

    O valor da propriedade só é recalculado quando a ação da solicitação é executada no próprio nó. Se a lógica do cálculo incluir elementos que estão fora do nó (como antecessores do nó) e esses elementos forem alterados, o valor do nó não será recalculado automaticamente. Você deve executar uma ação de limpeza no nó para recalcular e armazenar o novo valor.

    O valor da propriedade também não será recalculado e armazenado se a opção Bloqueio na Confirmação estiver habilitada para a propriedade. Consulte Noções Básicas sobre Parâmetros de Tipos de Dados de Propriedade.

  7. Clique em Salvar.