Noções Básicas sobre Parâmetros de Tipos de Dados de Propriedade

Quando cria ou edita uma propriedade, você pode configurar os parâmetros da propriedade. As configurações dependem da propriedade e de seu tipo de dados. Por exemplo, as propriedades de string permitem que você especifique os tamanhos mínimo e máximo dos valores de propriedade.

Muitos tipos de dados fornecem parâmetros para valores padrão, valores mínimo e máximo e a precisão decimal. Também indicam se valores maiúsculos ou minúsculos são permitidos etc. Além disso, alguns tipos de dados permitem que você configure uma propriedade para permitir somente os valores especificados.

Ao criar uma propriedade manualmente ou registrar um aplicativo Universal, selecione o modelo que corresponde ao tipo de dados da propriedade que você deseja criar (por exemplo, Custom.Integer).

Parâmetros para Todos os Tipos de Dados

O parâmetro abaixo pode ser definido para todos os tipos de dados de propriedade.

Configuração Descrição

Tipo Padrão

Observação: Este campo não está disponível quando você cria uma propriedade durante o registro de aplicativo Universal. Informe o valor especificado no Valor Padrão ou deixe-o em branco se nenhum valor padrão for usado.

Especifique se a propriedade tem ou não um valor padrão.

  • Nenhum: nenhum valor padrão é usado para a propriedade.
  • Especificado: é usado um valor padrão para a propriedade. Especifique o valor no Valor Padrão.
  • Derivado: o valor padrão da propriedade é calculado com base em uma expressão. Clique em Definir Expressão definir expressão para abrir o criador de expressão e criar uma expressão a fim de determinar o valor da propriedade. Consulte Utilização de Expressões para Definir uma Lógica de Negócios Personalizada.

    Nota:

    Essa opção só estará disponível durante a edição de parâmetros de propriedade.
  • Derivado e Armazenado: O valor padrão da propriedade é derivado de uma expressão durante uma solicitação, importação ou carregamento do ponto de vista e depois armazenado no nó. Clique em Definir Expressão definir expressão para abrir o criador de expressão e criar uma expressão a fim de determinar o valor da propriedade. Consulte Utilização de Expressões para Definir uma Lógica de Negócios Personalizada.

    Nota:

    Essa opção só estará disponível durante a edição de parâmetros de propriedade.
  • Calcular e Armazenar: Disponível só nas propriedades Core.Name e CoreStats.Parent. Quando itens de solicitação são criados, o nome do nó ou o valor do pai é calculado a partir de uma expressão e depois armazenado no nó (para Nome) ou no item de solicitação (para Pai).

    Clique em Definir Expressão definir expressão para abrir o criador de expressão e criar uma expressão a fim de determinar o valor da propriedade. Consulte Utilização de Expressões para Definir uma Lógica de Negócios Personalizada.

    Consulte Propriedades Calculadas e Armazenadas.

Valor Padrão

Se a propriedade utilizar uma lista Valores Permitidos, selecione um valor padrão nessa lista. Caso contrário, informe um valor padrão para a propriedade.

Renomear na Atualização

(Propriedade Core.Name quando o Tipo Padrão for Calcular e Armazenar)
Para os valores de nome Calculado e Armazenado, especifica que o nome do nó deverá ser recalculado e armazenado quando o nó for alterado diretamente por uma ação da solicitação. Consulte Cálculo e Armazenamento do Nome de um Nó.

Rederivar na Atualização

(Todas as propriedades que oferecem suporte ao Tipo Padrão de Derivado e Armazenado)
Para os valores de propriedade Derivado e Armazenado, especifica que o valor da propriedade deverá ser derivado novamente e armazenado quando o nó for alterado diretamente por uma ação da solicitação. Consulte Propriedades Derivadas e Armazenadas.

Nota:

Se a opção Bloqueio na Confirmação estiver habilitada, não será possível selecionar Rederivar na Atualização.

Editável

Observação: Este campo não está disponível quando você cria uma propriedade durante o registro de aplicativo Universal. Depois que a propriedade é criada pelo registro, você pode acessar esse campo nos parâmetros da propriedade.

Especifique se a propriedade pode ser editada ou não por usuários.

Bloquear ao Confirmar

Especifique se essa propriedade só pode ser atualizada em um nó recém-adicionado. Se essa opção estiver ativada, depois que a solicitação para adição de um nó for confirmada, o valor da propriedade será bloqueado e não poderá mais ser atualizado.

Nota:

Essa opção só estará disponível durante a edição de parâmetros de propriedade.

A opção Bloquear ao Confirmar só estará disponível para propriedades no nível do nó.

Se a opção Rederivar na Atualização estiver habilitada, não será possível selecionar Bloqueio na Confirmação.

Cuidado:

Tenha cuidado ao usar a opção Bloquear ao Confirmar para que, por engano, você não impeça usuários de atualizarem uma propriedade que deveria ser atualizada. Por exemplo, se você ativar Bloquear ao Confirmar emCore.Name, os usuários não conseguirão renomear o nó depois que ele for criado. Ou, se você ativar a opção Bloquear ao Confirmar em uma propriedade, mas não especificar um valor para ela, os usuários não serão capazes de atualizá-la com um valor depois da confirmação.

Herança

O tipo de herança que a propriedade usa. Consulte Herança de Propriedades.

  • Nenhum: os valores da propriedade não são herdados de outro nó.

  • Posicional: os valores da propriedade são herdados de um nó antecessor.

Nota:

Você pode substituir os parâmetros de herança somente no nível do aplicativo.

Nota:

Somente em propriedades do tipo de dados Nó, o Valor Padrão que você informar junto com os parâmetros Conjunto de Nós, Tipos de Nós Permitidos e Propriedade de Critérios de Seleção (consulte Parâmetros do Tipo de Dados Nó e Lista de Nós) será convertido em um valor de nó da seguinte forma:

  • Se for encontrado apenas um nó, ele será usado como valor da propriedade.
  • Se for encontrado mais de um nó, o primeiro nó na ordem de Tipos de Nós Permitidos será usado como o valor da propriedade.
  • Se for encontrado um nó, mas ele não for do tipo de nó permitido ou não atender aos critérios de seleção, a string propriamente dita será usada como o valor da propriedade. Você não conseguirá validar o ponto de vista com um valor de string em um campo Valores Padrão no tipo de dados do nó.
  • Se não for encontrado um nó que corresponda à string e a outros parâmetros, a string propriamente dita será usada como o valor da propriedade. Você não conseguirá validar o ponto de vista com um valor de string em um campo Valores Padrão no tipo de dados Nó.

Para obter mais informações sobre parâmetros de tipos de dados específicos, consulte: