Sobre o Essbase no EPM Cloud

Versão do Essbase Compatível com Cubos Híbridos

As assinaturas do EPM Enterprise Cloud Service e do EPM Standard Cloud Service são implantadas com uma versão do Oracle Essbase compatível com cubos Block Storage Option (Opção de Armazenamento em Bloco - BSO). Os cubos híbridos podem ser usados por tipos de Aplicativo Financial Consolidation and Close, Planning, como Custom Planning, Strategic Workforce Planning e Sales Planning. Se você criar um aplicativo do FreeForm importando um instantâneo de uma implantação do Essbase que não ofereça suporte a cubos Híbridos, o aplicativo do FreeForm usará cubo BSO não híbrido.

Para tornar dinâmicos os membros pai da dimensão esparsa e densa, os cubos BSO híbridos aceitam alguns recursos de Armazenamento Agregado (ASO) além dos recursos de BSO. Por exemplo, todos os cubos podem ter agregações dinâmicas para cálculos. Os cubos híbridos proporcionam muitos benefícios, incluindo tamanhos menores de banco de dados e aplicativo, melhor desempenho de atualização do cubo, importação e exportação de dados mais rápidas, melhor desempenho das regras de negócios, além de manutenção diária mais rápida do processo de negócios. Para garantir o desempenho ideal, avisos e mensagens de erro são exibidos durante a atualização do cubo se o processo de negócios não estiver em conformidade com as práticas recomendadas para os seguintes parâmetros:

  • Tamanho do bloco
  • Número de blocos
  • Número de dimensões densas
  • Número máximo de membros filho sob qualquer pai dinâmico
  • Número máximo de membros filho sob qualquer pai de armazenamento
  • Pais com um membro filho de nível 1 e acima das dimensões
  • Nível 1 e acima não definidos para cálculo dinâmico e rótulo apenas em dimensões densas
  • Uso de referências cruzadas dinâmicas

Esses parâmetros dos módulos habilitados são aplicados para garantir que as práticas recomendadas sejam seguidas:

  • Número de novas regras que podem ser adicionadas a um módulo
  • Número de regras que podem ser modificadas
  • Número de novos formulários adicionados a um módulo
  • Número de formulários que podem ser modificados

Versão Essbase sem Suporte a Cubos Híbridos

Assinaturas legadas do Oracle Enterprise Performance Management Cloud ativadas antes da introdução do EPM Enterprise Cloud Service e do EPM Standard Cloud Service são implantadas com uma versão do Essbase que não dá suporte a cubos híbridos. Isso inclui os seguintes ambientes legados com exceção daqueles que já foram atualizados com base em solicitações de serviço específicas:

Nota:

Implantações legadas desses serviços talvez não sejam compatíveis com cubos Híbridos. No entanto, você pode usar um processo de autoatendimento para atualizar o Essbase a fim de torná-lo compatível com cubos BSO híbridos.

  • Oracle Enterprise Planning and Budgeting Cloud
  • Financial Consolidation and Close Cloud
  • Licença opcional do Planning and Budgeting Cloud Service Plus One

    Se comprou o EPM Cloud antes de 04 de junho de 2019, você pode ter uma licença (opção do Planning and Budgeting Cloud Service Plus One Business Process) que permita implantar processos de negócios do Enterprise Planning e do Budgeting Cloud (Financials, Strategic Modeling, Workforce, Projects ou Capital) em um ambiente do Planning and Budgeting Cloud Service.

  • Profitability and Cost Management Cloud
  • Tax Reporting Cloud

Posso fazer a atualização para o Essbase habilitado para cubos híbridos?

Se a sua assinatura legada dos itens a seguir não estiver implantada para usar o Essbase habilitado para cubos híbridos, você poderá atualizar sua implantação do Essbase.

  • Oracle Enterprise Planning and Budgeting Cloud
  • Financial Consolidation and Close Cloud
  • Licença opcional do Planning and Budgeting Cloud Service Plus One
  • Profitability and Cost Management Cloud
  • Tax Reporting Cloud
A atualização da versão do Essbase é uma operação de autoatendimento que usa o comando recreate do EPM Automate.

Quais são as implicações da atualização para o Essbase habilitado para cubos híbridos?

Você pode atualizar para o Essbase habilitado para Híbrido nos seguintes ambientes legados:
  • Gerenciamento de Custo e Lucratividade
  • Planning
  • Consolidação Financeira e Fechamento

    O Essbase habilitado para Híbrido será exigido somente se você precisar da opção Dimensionalidade Estendida, que aceita mais de duas dimensões personalizadas em seu aplicativo.

  • Tax Reporting

    O Essbase habilitado para Híbrido é recomendado como a opção pronta para o futuro.

É preciso considerar os fatores a seguir antes da atualização para o Essbase habilitado para cubos híbridos:

  • Você deve recriar manualmente o aplicativo ou importar um instantâneo do aplicativo após a atualização do ambiente, pois o processo de atualização exclui o aplicativo atual.
  • Atualizar seus ambientes para usar o Essbase habilitado para cubos híbridos não é indicativo de que seus aplicativos usarão cubos híbridos automaticamente.
  • Instantâneos de aplicativos que usam o Essbase habilitado para cubos híbridos, independentemente de o aplicativo ter sido habilitado para usar cubos híbridos, só podem ser migrados para outros ambientes do Essbase habilitados para cubos híbridos.

Atualização do Essbase Habilitado para Híbrido em seus Ambientes

Você deve implementar o Essbase habilitado para Híbrido primeiro em um ambiente de teste a fim de verificar se ele funciona corretamente antes de tentar converter seu ambiente de produção. Para atualizar para o Essbase habilitado para cubos híbridos:
  1. Usando a Migração, crie um instantâneo de backup completo do aplicativo no ambiente de Teste. Se não modificou dados e artefatos após a última manutenção do ambiente, você poderá usar o Instantâneo de Artefato como backup completo do ambiente.

    Como medida de precaução, faça download do backup em um computador local.

  2. Com o EPM Automate, atualize o ambiente para usar o Essbase habilitado para cubos híbridos.

    Consulte "Comandos do EPM Automate" em Como Trabalhar com o EPM Automate para Oracle Enterprise Performance Management Cloud.

    • Inicie uma sessão do EPM Automate e acesse um ambiente:

      epmautomate login serviceAdmin Example_pwd https://testexample.oraclecloud.com

    • Execute o comando recreate configurando o valor do parâmetro opcional EssbaseChange como Upgrade.

      epmautomate recreate -f EssbaseChange=Upgrade

  3. Opcional: Em geral, o instantâneo de backup que você criou na Etapa 1 fica disponível no ambiente. Se ele não estiver, usando o comando uploadFile do EPM Automate ou a Migração, carregue o instantâneo de backup (veja a Etapa 1) no ambiente.
  4. Crie o aplicativo importando o instantâneo.

    Consulte Importação de Artefatos e do Aplicativo de um Snapshot em Administração da Migração para o Oracle Enterprise Performance Management Cloud para obter instruções detalhadas.
  5. Habilitar o Híbrido em seus ambientes
    1. Consolidação Financeira e Fechamento
      1. Consulte Conversão das Dimensões de Período e Movimento em Dimensões Densas in Administração do Financial Consolidation and Close.
      2. Habilite a opção Dimensionalidade Estendida.
    2. Planning

      Consulte Habilitação do Essbase Habilitado para Híbrido em seus ambientes Planning

Habilitação do Essbase Habilitado para Híbrido em seus ambientes Planning

Se você tem uma assinatura legada do Oracle Enterprise Planning and Budgeting Cloud ou uma licença opcional do Planning and Budgeting Cloud Service Plus One, é possível converter seu aplicativo do Planning para usar cubos BSO híbridos.

  1. Converta o aplicativo do Planning no ambiente de teste para um aplicativo de Módulos do Planning.

    Consulte "Conversão de um Aplicativo Standard ou de Relatório em um Aplicativo Enterprise" em Administração dos Módulos do Planning.

  2. Atualize o banco de dados. Garanta a execução sem erros do processo. Consulte Criação e Atualização de Bancos de Dados de Aplicativos em Administração do Planning.
  3. Atualize o Essbase habilitado para Híbrido. Consulte Atualização do Essbase Habilitado para Híbrido em seus Ambientes.

    Aplicativos do Planning que usam Essbase habilitado para cubos híbridos não permitem o carregamento incremental de dados usando a Migração. Consequentemente, não é possível usar o instantâneo de manutenção diária para importação incremental de dados; é necessário importar o instantâneo completo para carregar os dados.

  4. Habilite o híbrido.
    1. Na página Inicial, selecione Aplicativo e Visão Geral.
    2. Em Ações, selecione Habilitar Modo Híbrido.

      O EPM Cloud valida seu aplicativo para garantir que ele atenda aos requisitos de aplicativos que usam cubos híbridos. Estas práticas recomendadas estão listadas no início desta seção.

    3. Modifique seu aplicativo com base nos erros e avisos de validação. Para haver uma atualização bem-sucedida do banco de dados, é preciso resolver os erros. Diante de um erro, o processo de atualização do banco de dados é interrompido e faz o aplicativo entrar em modo de manutenção. Os avisos devem ser analisados para identificar e corrigir possíveis problemas.
    4. Opcional: Recrie o design e simplifique seu aplicativo para aproveitar ao máximo os recursos do BSO híbrido. As etapas para otimizar seu aplicativo incluem dinamizar membros pai em algumas dimensões esparsas e remover rollups intermediários das regras, quando adequado. Além disso, pode ser necessário modificar a sintaxe da fórmula do membro existente para funcionar conforme o esperado com o Essbase habilitado para cubos híbridos. Teste o aplicativo para determinar a combinação correta de dimensões esparsas com membros pai dinâmicos que funcionam especificamente para o seu aplicativo.
  5. Teste o aplicativo para verificar se ele funciona conforme o planejado.
  6. Repita as etapas anteriores para converter o aplicativo no ambiente de produção.

Como saber se um aplicativo tem cubos BSO híbridos habilitados?

A guia de visão geral do aplicativo indica se ele está configurado para usar cubos híbridos. Abra esta guia na página inicial clicando em Aplicativo e Visão Geral.

Como regra geral, aplicativos do Financial Consolidation and Close, Planning Personalizado, Módulos do Planning e FreeForm criados no EPM Enterprise Cloud Service usam cubos BSO Híbridos. Além disso, os aplicativos do Financial Consolidation and Close e dos Módulos do Planning que você criou no EPM Standard Cloud Service usam cubos BSO híbridos por padrão. Alguns cubos nesses aplicativos podem até usar cubos ASO, conforme necessário ou como conteúdo entregue pela Oracle.
Visão geral do aplicativo indicando que os cubos híbridos estão habilitados