3 Clonagem de Ambientes do EPM Cloud

O recurso Clonar Ambiente é um meio baseado em tela de clonar um ambiente (incluindo ambientes do Narrative Reporting) e, se desejado, artefatos (usuários e atribuições de função predefinidas) do domínio de identidade, bem como conteúdo da caixa de entrada, caixa de saída e instantâneos armazenados.

Além disso, para Account Reconciliation, Planning, Módulos do Planning, FreeForm, Financial Consolidation and Close, Profitability and Cost Management, Enterprise Profitability and Cost Management, Tax Reporting, Sales Planning e Strategic Workforce Planning, é possível clonar registros do Data Management.

Também é possível clonar os registros do Console de Jobs disponíveis nos ambientes do Planning, Módulos do Planning, Formato Livre, Financial Consolidation and Close, Enterprise Profitability and Cost Management e Tax Reporting, e os dados de auditoria de aplicativo disponíveis nos ambientes do Planning, Módulos do Planning, Formato Livre e Enterprise Profitability and Cost Management.

Esse comando é uma alternativa ao uso do comando cloneEnvironment do EPM Automate.

Cenários de Clonagem Permitidos

A clonagem de ambiente é útil em cenários de migração, incluindo:

  • Migrar do Oracle Cloud Clássico para o OCI (Gen 2) Oracle Enterprise Performance Management Cloud
  • Clonagem de produção para teste
  • Clonagem de teste para produção

Cenários de Clonagem Não Compatíveis

O Account Reconciliation, Oracle Enterprise Data Management Cloud e Narrative Reporting não oferecem suporte à clonagem de um ambiente para um ambiente que esteja em uma atualização mensal anterior.

A clonagem poderá falhar se o Planning contiver um membro de período pré-implantado renomeado que tiver sido suplantado por um membro de período personalizado. Por exemplo, você renomeou o membro YearTotal Period pré-implantado para unused_YearTotal e, em seguida, adicionou um membro de período do tipo alternativo com o nome do membro pré-implantado original (YearTotal, neste exemplo).

Qual Instantâneo Pode Ser Clonado?

Esse recurso usa o instantâneo atual, chamado Artifact Snapshot, criado pela última manutenção diária.

Se as alterações feitas no ambiente depois da última manutenção diária precisarem estar presentes no instantâneo que está sendo clonado, execute o comando runDailyMaintenance do EPM Automate para gerar o Artifact Snapshot novamente.

Nota:

Se você tentar clonar um ambiente que esteja no processo de gerar ou arquivar o instantâneo atual; por exemplo, durante a manutenção diária, o erro File not found será exibido.

Considerações Importantes

Quando você clona um ambiente, o EPM Cloud conclui automaticamente todas as ações necessárias para criar uma cópia exata do aplicativo atual em um ambiente de destino. Prepare o ambiente de destino antes de iniciar esse processo:

  • Crie e arquive o instantâneo de backup mais recente do ambiente de destino.

    A clonagem não exclui os instantâneos existentes, ou os arquivos na caixa de entrada e caixa de saída do ambiente de destino. Se Artifact Snapshot existir no ambiente de destino, a clonagem o renomeará como Artifact Snapshot_DATA_HORA; por exemplo, Artifact Snapshot_2021_04_30_17:06:06.Se

  • Inicie a clonagem após a manutenção diária agendada dos ambientes de origem e destino. O ambiente do clone será encerrado após 36 horas, se não tiver sido finalizado até então.

    A manutenção diária é ignorada para os ambientes de origem e destino durante o processo de clonagem. Ela retoma em seu próximo horário agendado após o fim da clonagem, ou de seu término após 36 horas. Por exemplo, vamos supor que a manutenção diária agendada do seu ambiente de destino seja às 3:00. Se você começar a clonar à 1:00 no dia 25 de agosto e a conclusão for às 6:00 no dia 25 de agosto, a manutenção diária agendada às 3:00 nesse dia 25 de agosto será ignorada. A próxima manutenção diária começa no dia seguinte (26 de agosto) às 3:00.

Sobre Configurações do Aplicativo Account Reconciliation

Depois da clonagem, os valores padrão das configurações do aplicativo Account Reconciliation serão restaurados. Se você quiser reter as configurações do aplicativo de destino, exporte-as do ambiente de origem usando o comando exportARApplicationProperties EPM Automate. Em seguida, depois da conclusão da clonagem, importe as propriedades do aplicativo para o ambiente de destino usando o comando importARApplicationProperties EPM Automate.

Manuseio da Versão do Essbase Durante a Clonagem

Se houver uma incompatibilidade entre a versão do Oracle Essbase no ambiente de origem e de destino, o processo de clonagem atualizará a versão do Essbase no ambiente de destino para que corresponda à versão do ambiente de origem. No entanto, não será feito downgrade da versão do Essbase no ambiente de destino para correspondência com a da origem. Por exemplo, se a origem for um ambiente do EPM Enterprise Cloud Service com o Essbase habilitado para Híbrido e o destino for um ambiente legado do EPM Cloud com o Essbase não híbrido, o processo de clonagem atualizará o ambiente de destino para usar o Essbase habilitado para Híbrido.

Se você estiver clonando ambientes legados, o processo de clonagem tratará a versão do Essbase conforme discutido nos seguintes cenários:

  • Cenário 1 - Você está clonando um ambiente legado de origem que usa uma versão do Essbase que não aceita cubos Híbridos em um ambiente legado de destino que usa uma versão do Essbase que aceita cubos Híbridos. Nesse cenário, é feito o downgrade do Essbase no ambiente de destino para que ele corresponda à versão do ambiente de origem.
  • Cenário 2: Você está clonando um ambiente legado de origem que usa uma versão do Essbase que aceita cubos Híbridos em um ambiente legado de destino que usa uma versão do Essbase que não aceita cubos Híbridos. Nesse cenário, é feito o upgrade do Essbase no ambiente de destino para que ele corresponda à versão do ambiente de origem.
  • Cenário 3: Você está clonando um ambiente legado de origem que usa uma versão do Essbase que não aceita cubos Híbridos em um ambiente de destino do EPM Standard Cloud Service ou EPM Enterprise Cloud Service, que, por padrão, usa uma versão do Essbase que aceita cubos Híbridos. Nesse cenário, não é feito o downgrade do Essbase no ambiente de destino para que ele corresponda à versão do ambiente de origem.

Consulte Caminhos de Migração para Instantâneos do EPM Standard Cloud Service e EPM Enterprise Cloud Service em Introdução ao Oracle Enterprise Performance Management Cloud para Administradores.

Solução de Problemas

Consulte Resolução de Problemas para Clonar Ambiente no Guia do Oracle Enterprise Performance Management Cloud Operations.