Como Carregar uma Descrição do Processo de Metadados

Em um nível alto, é assim que você carrega metadados de um arquivo para um aplicativo do Planning:
  1. Gere um arquivo de carregamento de metadados para cada dimensão a ser carregada.

    Um carregamento de metadados só está disponível para aplicativos criados na plataforma do Planning.

    Para obter informações sobre como criar um arquivo de dados de metadados, consulte Considerações sobre o Arquivo de Carregamento de Metadados.

  2. No Aplicativo de Destino, registre um aplicativo de destino para a classe de dimensão ou o tipo de dimensão.

    O Data Management cria automaticamente aplicativos com seis dimensões: Conta, Entidade, Personalizada, Cenário, Versão e Smartlist.

    Para obter mais informações sobre como adicionar uma classe ou um tipo de dimensão como um aplicativo de destino, consulte Registro de um Aplicativo de Destino para a Classe de Dimensão ou Tipo de Dimensão.

    Para obter mais informações sobre aplicativos de destino, consulte Registro de Aplicativos de Destino.

  3. Em Detalhes da Dimensão, o sistema cria um registro de cada propriedade da dimensão. Só os campos de pai e nome do membro são obrigatórios.

    A imagem mostra a tela Aplicativo de Destino

    Para habilitar mais propriedades, adicione uma linha ao aplicativo de metadados da dimensão. O nome da linha é o nome da propriedade ou do atributo usado no aplicativo Planning.

  4. Opcional: Para adicionar uma dimensão personalizada (uma designada como Genérica no aplicativo Planning), no aplicativo de destino, selecione o nome da propriedade e habilite o campo Selecionar Propriedade . Em seguida, mapeie-o para um valor Nome da Coluna da Tabela de Dados. Em seguida, crie um formato de importação separado para cada dimensão genérica. Depois, na regra de dados da dimensão, especifique o nome da dimensão (por exemplo, Produto, Movimento) no nome da Dimensão das opções de destino da regra de dados.
  5. No Formato de Importação, mapeie os dados do arquivo de carregamento de metadados para as propriedades das dimensões no aplicativo EPM. Isso permite que os usuários importem membros da dimensão de qualquer formato de arquivo. (O arquivo deve ser do tipo "todos os tipos de dados - delimitados".)

    A imagem mostra a página Formato de Importação

    Para obter mais informações, consulte Como Definir Formatos de Importação para Mapeamentos Baseados em Arquivo.

  6. Defina o local para especificar onde deseja carregar os dados.

    Para obter mais informações, consulte Definição de locais.

  7. No mapeamento de carregamento de dados, mapeie, transforme ou atribua valores a propriedades de uma dimensão para as propriedades correspondentes do membro da dimensão do aplicativo de destino.

    As propriedades são adicionadas como "dimensões" de um aplicativo de dimensão. Por exemplo, a propriedade Cálculo em Dois Passos de Entidade é adicionada como uma dimensão, e o arquivo simples adiciona a propriedade "sim" ou "não" no carregamento.

    Nota:

    As dimensões carregadas são aquelas que estão marcadas na dimensão "aplicativo". Se você não mapeá-las, o carregamento falhará. Não existirá um padrão se um mapeamento estiver faltando. Para evitar o carregamento de um campo como um alias, desmarque a caixa de seleção no aplicativo de destino. Para fornecer um único valor a todas as linhas carregadas, especifique o valor no campo Expressão e mapeie *to* para essa dimensão.

    Para obter mais informações, consulte Criação de Mapeamentos de Membros.

  8. Defina uma regra de carregamento de dados para carregar os metadados.

    A regra de dados determina os dados importados do sistema de origem.

    Para obter mais informações, consulte Como Definir Detalhes da Regra de Carregamento de Dados para um Sistema de Origem Baseado em Arquivo.

    Marque a caixa "Importar da Origem" para ver os dados e os resultados mapeados no workbench antes de carregar os dados do sistema de origem. Depois que tudo estiver confirmado, importações de dados adicionais poderão ser carregadas para o workbench e exportadas para o aplicativo Oracle Enterprise Performance Management Cloud na mesma etapa.

  9. Execute a regra de carregamento de dados para definir as opções de execução da regra de carregamento de dados.

    Você pode executar a regra de carregamento de dados para um ou mais períodos. Em seguida, você verifica se os dados foram importados e transformados corretamente e depois exporta-os para o aplicativo de destino.

    Consulte os seguintes tópicos sobre a regra de carregamento de dados:

  10. Você também pode criar um lote para um aplicativo de metadados e incluir regras de qualquer um dos aplicativos de metadados no mesmo lote. Desta maneira, você pode carregar todas as dimensões de um único lote e executá-la em uma etapa.

    Para obter mais informações, consulte Como Trabalhar com Definições de Lote de Metadados.