Importação de Documentos do Financial Reporting para o Excel

Nota:

Neste tópico, as referências ao Oracle Hyperion Financial Reporting se aplicam às versões Oracle Enterprise Performance Management Cloud e Oracle Hyperion Enterprise Performance Management Workspace do Financial Reporting.

Para importar documentos do Financial Reporting no Excel:

  1. Na faixa do Smart View, selecione Painel.
  2. No Painel do Smart View, conecte-se a um serviço do EPM Cloud ou a uma origem de dados do EPM Workspace.
  3. Navegue até o documento do Financial Reporting que você deseja importar.
  4. No Painel de Ações, clique em Abrir.

    O assistente Importar Documento do Espaço de Trabalho é exibido.

    Nota:

    Algumas telas do assistente não se aplicam a alguns documentos.

  5. Em Selecionar um Documento, expanda o repositório, selecione um documento de Financial Reporting e clique em OK.

    O documento é visualizado na janela Importar Documento do Espaço de Trabalho.

    Nota:

    Algumas opções podem não estar disponíveis para alguns documentos.

  6. Se a opção Visualizar Ponto de Vista do Usuário for exibida, visualize o PDV atual ou altere os membros do PDV.

    Nota:

    Para exibir essa tela, selecione Visualizar Ponto de Vista do Usuário nas preferências do EPM Workspace ou do seu serviço do EPM Cloud.

  7. Clique em Próximo.
  8. Opcional: Se quiser alterar o valor padrão, em Solicitações de Resposta, faça uma seleção de solicitações e clique em Próximo.

    Nota:

    Essa tela será exibida somente se o documento contiver avisos.

  9. Opcional: Em Visualizar no PDV de Grade, altere o PDV ao selecionar um PDV.
  10. Modifique a dimensão da página selecionando Página.
  11. Para importar todas as páginas do documento, selecione Todas as Páginas.
  12. Opcional: para atualizar o documento do Financial Reporting usando o serviço do EPM Cloud ou um Ponto de Vista do EPM Workspace, selecione Atualizar Usando Ponto de Vista do Workspace.
  13. Em Importar Documento Como, selecione uma opção:
    • Totalmente Formatado — exibe relatórios em um HTML totalmente formatado.

    • Pronto para Consulta—permite que você execute uma análise ad hoc em relatórios quando conectado com origens de dados do Oracle Hyperion Financial Management e do Oracle Essbase.

      Nota:

      Execute uma Atualização em um relatório importado antes de começar a trabalhar nele no modo pronto para consulta, a fim de garantir que o relatório e o PDV estejam em sincronia.

    • Grade de Função—um formato de grade dinâmico, permite que você selecione uma opção de relatório, conforme descrito na etapa18.

  14. Para exibir cada página em uma planilha separada do Excel, selecione Dividir páginas nas planilhas.

    Nota:

    Esta opção estará disponível se você tiver selecionado Totalmente Formatado na etapa 13.

  15. Clique em Concluir.

    As suas próximas etapas dependerão da opção selecionada na etapa 13:

    Se você tiver selecionado:

    • Totalmente Formatado — o documento é importado na aplicativo do Office, e você só pode visualizar o documento do Reporting and Analysis.

    • Pronto para Consulta — o documento é importado no aplicativo do Office, e agora você pode se conectar com uma origem de dados do Financial Management ou do Essbase, onde poderá executar uma análise ad hoc, como recuperar, ampliar/reduzir ou deslocar dados.

    • Grade de Função—continue com a etapa 16.

  16. Clique em Botão Atualizar Conteúdo para atualizar o painel Conteúdo do Documento.
  17. Selecione o objeto de grade de função em Conteúdo do Documento, clique no botão direito do mouse e selecione Inserir Novo Objeto/Controle de Relatório.
  18. Na caixa de diálogo Inserir Novo Objeto/Controle de Relatório, selecione um destes tipos de relatório para posicionar na grade:
    • Grade de Função — um formato de grade dinâmico

      Ao atualizar uma grade de função, as células de dados são atualizadas; os membros não são. Para atualizar os dados e os membros, é necessário reinserir a grade de função na planilha. Por esse motivo, as grades de função são mais úteis para os relatórios nos quais os membros permanecem razoavelmente estáticos. Para relatórios cujos membros podem ser alterados com mais frequência, as tabelas e os gráficos são tipos de relatórios mais adequados. Embora possa haver vários relatórios em uma planilha, você pode ter somente uma grade de função.

      Você pode usar fórmulas do Excel, por exemplo SOMA, com grades de função. Para reter fórmulas como essas como parte da grade de função, é necessário deixar pelo menos uma linha vazia entre a grade e a célula que contém a fórmula e incluir a linha vazia no intervalo de células selecionadas para a definição de fórmulas. Essa ação permite a retenção da fórmula ao atualizar os resultados de dados em um número de linhas de diferente na grade.

      Para formatar uma grade de função, use os recursos de formatação do Excel.

    • Tabela

      Os relatórios das tabelas exibem resultados em um formato de grade que é posicionado sobre o documento e pode ser movido e redimensionado. Quando você atualiza uma tabela, os membros e os dados são atualizados. As tabelas são úteis para exibir grades grandes em um espaço menor; as barras de rolagem permitem o acesso rápido a linhas e colunas.

      É possível ampliar e reduzir o relatório de uma tabela, mas você não pode desempenhar outras operações ad hoc ou usar o formato livre.

    • Gráfico

      Os gráficos do relatório exibem resultados em um formato de gráfico que flutua no documento e pode ser movido e redimensionado. Quando você atualizar um gráfico, os membros e dados serão atualizados.

  19. Opcional: Para mover ou redimensionar uma tabela ou gráfico, em Conteúdo do Documento, clique na seta para baixo ao lado de botão Atualizar Conteúdo com seta para baixo e, no menu, selecione Alternar Modo de Design.

    Agora você pode mover objetos dentro da planilha, slide ou página.

    Quando estiver pronto para sair do modo de design, selecione Alternar Modo de Design novamente.

  20. Atualizar.
  21. Opcional: para criar um relatório separado para um ou todos os membros de uma dimensão no relatório e organizar esses relatórios em cascata separadamente nas planilhas de uma pasta de trabalho, consulte Exibição de Relatórios e Grades Ad Hoc em Cascata.

    Nota:

    Em relatórios que contenham um gráfico e uma tabela, a exibição em cascata pode fazer com que o gráfico e a tabela se sobreponham da próxima vez que você abrir a pasta de trabalho.

    Nota:

    No Office 2016, quando conectado com o Financial Reporting, o Microsoft Word tem seu funcionamento suspenso ou encerrado de forma inesperada após a inserção de diversos objetos de relatórios sucessivamente