Resolução de Problemas de Logon

Esta seção lista problemas comuns relacionados à conexão ao Oracle Enterprise Performance Management Cloud usando uma Rede Virtual Privada (VPN), URLs intuitivos e com o Oracle Smart View para Office.

Resolução de problemas de conexão

Se você conseguir se conectar a sites fora da rede da sua organização, mas não conseguir se conectar ao EPM Cloud:

  • Verifique se o URL de conexão e as credenciais que você está usando são válidos.

    Se seus ambientes estão configurados para SSO, mas você não configurou o uso de credenciais do domínio de identidade, certifique-se de que esteja usando suas credenciais de SSO.

  • Verifique se você pode se conectar ao serviço em outra rede (uma rede sem fio ou fora da rede da sua organização).
  • Verifique se o navegador está configurado para o EPM Cloud. Consulte esses tópicos em Introdução ao Oracle Enterprise Performance Management Cloud para Administradores :
  • Verifique se o EPM Cloud e os domínios da Oracle (cloud.oracle.com e oraclecloud.com) não estão nas listas de bloqueios.
  • Se você estiver usando uma VPN, conecte-se ao EPM Cloud sem usá-la. Se a conexão for bem-sucedida, o problema pode estar relacionado à configuração da VPN ou às configurações de proxy da Internet. Entre em contato com o administrador da rede para obter ajuda.

Resolução de Falhas de Logon ao se Conectar com o EPM Cloud por meio da VPN

Conecte-se ao EPM Cloud sem usar a VPN para garantir que o URL e as credenciais do EPM Cloud são válidos. Se você puder acessar o serviço, o problema de conectividade pode estar nos itens a seguir, o que exigirá a ajuda do administrador da rede:

  • Configuração de proxy da Internet no computador
  • Configuração da VPN da organização

Como Decidir a Opção de Entrada a Ser Usada quando Duas Opções Estão Disponíveis

Nos ambientes ativados para SSO, uma tela de entrada similar à seguinte é exibida para os usuários que têm permissão para manter as credenciais do domínio de identidade; geralmente, os Administradores de Domínio de Identidade e os Administradores de Serviço que precisam usar clientes como o EPM Automate.


Um exemplo de tela de entrada se o SSO estiver ativado para um serviço
Você pode entrar usando a opção Entrada Corporativa para acessar o ambiente usando suas credenciais de SSO. Como alternativa, é possível usar as credenciais de domínio de identidade para acessar os ambientes do EPM Cloud.

Configuração de senhas que não expiram

O EPM Cloud não permite senhas sem data de validade. Todas as senhas do EPM Cloud gerenciadas no domínio de identidade devem ser alteradas periodicamente.

Em ambientes habilitados para SSO, como você tem controle das políticas de senha, é possível criar contas de provedor de identidades com senhas que não expiram.

Resolução de Falhas de Login na Configuração SSO do EPM Cloud com Aplicativos Fusion

Em cenários em que o SSO está habilitado entre o EPM Cloud e o Oracle Fusion Applications, o EPM Cloud não conseguirá autenticar os usuários caso o ambiente do Fusion Applications fique inativo. Nesse caso, pode ser que você receba uma notificação de falha para Fusion Applications; você não receberá uma notificação de falha para seu ambiente do EPM Cloud.

Como Usar URLs Intuitivos para Redirecionar para o EPM Cloud

Você pode usar URLs personalizados para acessar ambientes EPM Cloud usando um navegador da Web, o Smart View e o EPM Automate. Você usa um encurtador de link de terceiros, por exemplo, T.ly, Bitly, Rebrandly, TinyUrl, is.gd, etc., ou uma solução de código aberto, por exemplo, YOURLS, para configurar URLs personalizados para cada ambiente. Para obter informações detalhadas sobre como criar URLs intuitivos, consulte a documentação do encurtador de link de terceiros de sua escolha.

Nota:

Os URLs intuitivos não funcionam com conexões entre ambientes (EPM Connect) e ferramentas do EPM Cloud, como o Agente do EPM.

Os URLs intuitivos funcionam apenas para a versão 20.200 e superior do Smart View.

Restauração de Acesso se a Mensagem O Aplicativo está no Modo Admin: Não são Permitidos Novos Logins for Exibida

A mensagem Application is in Admin Mode: No New Logins allowed será exibida se o aplicativo tiver sido colocado no modo de administração, que só permite acesso a Administradores de Serviço. O aplicativo foi colocado no modo de administração devido às seguintes condições:

  • Falha no job de atualização do banco de dados.

    O acesso ao aplicativo será restrito a Administradores de Serviço se um job de atualização de banco de dados falhar. Nesses casos, um Administrador de Serviço deverá executar estas etapas para tornar o aplicativo acessível a todos os usuários:

    • Corrija o problema que causou a falha na atualização do banco de dados. Por exemplo, se a falha foi causada por uma personalização incompleta, remova-a ou conclua-a.
    • Repita a atualização do job do banco de dados novamente e assegure que ela seja executada com êxito.
  • Manutenção feita por um Administrador de Serviço em que o acesso do usuário final ao aplicativo não é desejável.

    Para permitir que todos os usuários acessem o aplicativo, mude as configurações do aplicativo executando o comando applicationAdminMode do EPM Automate da seguinte maneira:

    epmautomate applicationAdminMode false

    Você também pode usar esse procedimento:

    • Entre no ambiente como um Administrador do Serviço.
    • No cartão Aplicativo da página inicial, selecione Configurações.
    • Selecione Todos os Usuários como o valor para a configuração Habilitar uso do Aplicativo para.
    • Clique em Salvar.

Como Obter Ajuda

Se as soluções anteriores não resolverem os problemas de logon, procure ajuda da Oracle. Consulte Como Obter Ajuda da Oracle. Faça o seguinte:

  • Gere um arquivo de rastreamento do Fiddler da sua sessão de entrada, se for possível. Consulte Como Usar o Fiddler para Capturar Informações de Diagnóstico.

    Se não for possível gerar um arquivo de rastreamento do Fiddler da sua sessão, consulte os tópicos a seguir para obter informações sobre como coletar rastreamento de rede usando um navegador.

  • Se você conseguir fazer logon, crie um envio para Fornecer Feedback. Consulte Criação de um Envio para Fornecer Feedback
  • Crie uma solicitação de serviço técnico. Ao criar a solicitação de serviço, certifique-se de selecionar Cloud Hosting Services (Outage,P2T/T2T,Enable SSO,Resize,CloudPortal,MyServices,User/Password,Network,Schedule Maintenance) como o Tipo do Problema.
    Seleção do tipo de problema ao criar uma solicitação de serviço técnico para problemas de login

    Consulte Envio de uma Solicitação de Serviço Técnico. A solicitação de serviço deve conter as seguintes informações:

    • Número de referência do envio para fornecer Feedback que você criou na etapa anterior.
    • Arquivo HAR ou de rastreamento do Fiddler, se possível.
    • Captura de tela do erro.
    • Data, hora e fuso horário de quando o erro ocorreu.
    • URL do ambiente.
    • Especifique se o erro ocorreu para um usuário específico ou para todos os usuários
    • Especifique se o erro ocorreu em um ou em todos os locais.
    • Especifique se está na fase de produção (em oposição à fase de implementação ou de teste).
    • Especifique se esse problema está paralisando a execução das suas operações de negócios essenciais; por exemplo, se está impedindo você de fechar um ciclo financeiro atual ou de criar relatórios de gerenciamento urgentes.