Migração Gerenciada pela Oracle

A Oracle migrará todos os ambientes Clássicos do Oracle Fusion Cloud Enterprise Performance Management e EDM Cloud do Governo dos EUA para a OCI na Onda 10. A Oracle migrará os ambientes Clássicos de maneira direta em um agendamento predefinido. A Oracle já enviou uma notificação aos Administradores de Serviço desses ambientes com as seguintes informações:

  • Uma lista dos URLs de Serviço dos ambientes Clássicos atuais.
  • Os nomes das Contas Cloud dos novos ambientes na OCI (na maioria dos casos, os nomes de domínio atuais são usados).
  • Localização das regiões da OCI onde os ambientes serão criados.
  • O endereço de e-mail padrão do Administrador do Domínio e do Administrador de Serviço registrado na Oracle. Ele será usado como o Administrador do Domínio e o Administrador de Serviço para os novos ambientes OCI.

A notificação fornece informações sobre quando seus ambientes OCI estarão disponíveis e quando a migração de dados ocorrerá.

A partir de 27 de fevereiro de 2025, a Oracle começou a fornecer ambientes OCI equivalentes ao número atual de seus ambientes Clássicos. Esses ambientes OCI usam os nomes da Conta Cloud e as regiões da OCI fornecidas anteriormente no e-mail de notificação e não têm qualquer aplicativo ou usuário neles. O Administrador de Domínio padrão (ou solicitado) e o Administrador de Serviço especificados no e-mail de notificação receberão o e-mail Ativar a Conta.

Note:

Como os ambientes do OCI podem ser provisionados em momentos diferentes, talvez você não receba e-mails de notificação para todos os ambientes simultaneamente.

Ao receber os ambientes OCI, conclua estas atividades opcionais antes da data especificada no e-mail de notificação.

  • Configurar o Logon Único (SSO) com seu Provedor de Identidades se você utilizar SSO nos ambientes Clássicos
  • Configurar as Listas de Permissões de IP para os Ambientes OCI se você usar listas de permissões com os ambientes Clássicos
  • Se você quiser realizar testes em ambientes OCI:

    Note:

    Você não precisa clonar nem testar todos os ambientes Clássicos. Por exemplo, se você tiver o mesmo aplicativo em um ambiente de teste e produção, teste-o apenas em um dos ambientes. Além disso, não é necessário clonar ambientes que você não pretende testar.
    • Clone os aplicativos de ambientes Clássicos para os ambientes OCI correspondentes usando estas fontes de informações:
    • Conclua os testes que deseja executar. Os testes são opcionais. Durante esse período de teste, as atualizações de produção e alterações devem ser realizadas nos ambientes Clássicos.

      Note:

      Se você tentar criar uma solicitação de serviço nesse estágio, o Suporte da Oracle só mostrará as contas do OCI e os ambientes correspondentes às contas e aos ambientes Clássicos no processo de migração. Nesse cenário, para criar uma solicitação de serviço para um ambiente Clássico no processo de migração:
      • Selecione um ambiente do OCI no Oracle Support
      • No Resumo e na Descrição da solicitação de serviço, especifique o URL do ambiente Clássico para o qual você está criando a solicitação de serviço.
      • Inclua o número de referência Fornecer Feedback do ambiente Clássico.

Como parte da atualização mensal de abril (25.04), ao aplicar a atualização mensal durante a manutenção diária, a Oracle clonará automaticamente seus ambientes OCI dos ambientes Clássicos (isso substituirá quaisquer aplicativos de teste que você já tenha nos ambientes OCI) e alterará a configuração de DNS para que os URLs do serviço Clássico existentes sejam roteados para os ambientes OCI. A clonagem dos ambientes de teste será feita em 4 de abril de 2025 e a clonagem dos ambientes de produção será feita em 18 de abril de 2025. A Oracle encerrará seus ambientes Clássicos logo após a conclusão da clonagem dos ambientes de produção.

Manutenção Diária no Dia da Migração de Dados

A duração de manutenção diária no dia da migração de dados vai ser muito maior do que a duração de manutenção diária em outros dias. Use as diretrizes gerais a seguir para se planejar para a manutenção diária no dia da migração de dados

  • Se o tamanho total de dados no ambiente Clássico for de 100 GB ou menos, a manutenção diária vai durar até seis horas.
  • Se o tamanho total de dados no ambiente Clássico for maior que 100 GB, a manutenção diária vai durar até 12 horas.
O tamanho total de dados no ambiente é identificado no Relatório de Atividades do ambiente Clássico como Dados do Cliente no Disco em GB na tabela Tamanho do Aplicativo.

Note:

  1. A migração do ambiente Clássico para a OCI ocorrerá na data agendada, mesmo que você tenha solicitado ignorar a atualização mensal correspondente (usando o comando skipUpdate do EPM Automate ou gerando uma solicitação de serviço). Nesse cenário, o ambiente OCI terá a mesma atualização mensal que o ambiente Clássico correspondente, e a opção de ignorar atualização para a mesma atualização mensal estará ativa no ambiente OCI.
  2. Se o seu ambiente Clássico estiver em um patch one-off que não será mesclado de volta na atualização mensal quando a migração de dados for realizada, a migração do ambiente Clássico para a OCI ainda ocorrerá na data agendada. Nesse cenário, o ambiente OCI terá o mesmo patch one-off que o ambiente Clássico correspondente.
  3. Se você solicitou que a Oracle aplique a atualização mensal quando a migração de dados ocorrer no seu ambiente de produção Clássico antes da terceira sexta-feira do mês correspondente, a migração ocorrerá durante a manutenção diária quando seu ambiente de produção Clássico for atualizado com a atualização mensal (antes da terceira sexta-feira do mês).
  4. Se o seu ambiente Clássico estiver passando por uma manutenção agendada ou não agendada no momento da manutenção diária em que sua migração estiver agendada, como a manutenção diária agendada foi ignorada, a migração ocorrerá durante a manutenção diária do dia seguinte.

Essa migração é direta; a Oracle migrará os dados de aplicativo, usuários, limites de administrador personalizados e outros artefatos para os novos ambientes OCI. A partir desse ponto, os URLs da OCI que você tem usado nos testes não funcionarão. Em vez disso, os URLs atuais dos ambientes Clássicos serão roteados para os ambientes OCI. No entanto, você continuará usando os URLs novos para acessar o portal Meus Serviços.

Considerações Importantes

  • Os usuários migrados dos ambientes Clássicos para a OCI receberão e-mails de redefinição de senha solicitando que eles entrem nos ambientes OCI. Este é o mesmo e-mail Ativar a Conta indicado anteriormente. Se as senhas Clássicas estiverem em conformidade com a política de senha do Identity Cloud Services, que pode ser personalizada por um Administrador do Domínio de Identidades, os usuários poderão definir suas senhas do OCI para serem iguais às senhas Clássicas.

    Se usuários com função predefinida de Administrador do Serviço alterarem as respectivas senhas do OCI, atualize as senhas usadas nas áreas, inclusive:

    • Scripts do EPM Automate
    • Scripts baseados na API REST
    • Configuração do EPM Agent
    • Configuração do Fluxo de Navegação. Para atualizar Fluxos de Navegação, conclua tarefas usando estes recursos:
      • "Edição de um Fluxo de Navegação" no guia Administração do processo de negócios para usar as telas Fluxos de Navegação
      • Atualizar uma Conexão no guia APIs REST
  • A atribuição de função Administrador do Domínio de Identidades não é clonada. Os usuários apenas com a atribuição de função Administrador do Domínio de Identidades não são clonados para o ambiente OCI.

    Os usuários atribuídos a uma combinação da função Administrador do Domínio de Identidades e das funções predefinidas no ambiente Clássico são clonados, mas só são atribuídos às funções predefinidas respectivas no ambiente OCI. Esses usuários não terão a função Administrador do Domínio de Identidades no ambiente OCI.

  • Os ambientes OCI são sempre criados no domínio Padrão do Identity Cloud Services. No entanto, se seus ambientes Clássicos de produção e teste não estiverem no mesmo domínio de identidades porque você realocou um deles para um domínio diferente, seu ambiente de produção OCI será criado no domínio Padrão, enquanto o ambiente de teste será criado no domínio OracleIdentityCloudService_suffix (em que suffix é uma sequência alfanumérica aleatória, por exemplo, a12bxxx) na mesma Conta Cloud. Ainda é possível gerenciá-los separadamente como antes. Além disso, por causa da alteração feita na configuração de DNS, os URLs dos ambientes de produção e teste permanecerão iguais aos que eram para ambientes Clássicos.
  • Os nomes de domínio dos ambientes Clássicos existentes são preservados como nomes de Conta Cloud, a menos que contenham caracteres não permitidos pela OCI. Na OCI, os nomes da Conta Cloud devem:

    • Contém somente letras minúsculas e números
    • Iniciar com uma letra
    • Não exceder 32 caracteres

    Se o nome de domínio Clássico contiver um hífen, o nome da Conta Cloud na OCI será atualizado para removê-lo. Por exemplo, o nome de domínio Clássico acme-test é alterado para o nome da Conta Cloud acmetest. No entanto, o nome de domínio no URL continua igual.

  • Depois da migração ser concluída, a Oracle vai alterar a configuração DNS a fim de reencaminhar tráfego a URLs do ambiente Clássico para os ambientes OCI correspondentes. Se esses ambientes OCI forem excluídos por qualquer motivo (por exemplo, para alterar o nome de serviço ou migrar para uma região diferente), o roteamento de URLs Clássicos falhará porque a configuração DNS continuará roteando para os ambientes OCI originais que foram excluídos.

    Como os ambientes recentemente recriados usarão URLs diferentes daqueles dos ambientes OCI migrados, você deverá atualizar os URLs usados em scripts do EPM Automate e da API REST, configurações do Fluxo de Navegação, bookmarks, conexões compartilhadas e privadas no Oracle Smart View for Office, e assim por diante, com os novos URLs do OCI de acordo com a necessidade. Também é preciso anunciar os novos URLs para todos os usuários que precisam acessar os ambientes recriados.

  • Se você estiver usando o endereço IP do ambiente do Cloud EPM de origem em qualquer lugar (por exemplo, na configuração de proxy como um endereço IP de saída permitido), encontre o novo endereço IP do ambiente usando nslookup ou ping depois da migração e atualize a configuração com o novo endereço IP.

    De modo semelhante, se tiver adicionado o endereço IP de saída do data center Clássico na lista de permissões de qualquer outro ambiente (por exemplo, em um ambiente Fusion ERP), altere-o para o endereço IP de saída da nova região do OCI. Consulte Endereços IP de Saída de dos Data Centers e Regiões do Cloud EPM para identificar o endereço IP de saída da região do OCI do seu ambiente.

  • Se você adicionou anteriormente os domínios epm.us8.oraclecloud.com e epm.us9.oraclecloud.com à lista de permissões do firewall, os novos nomes canônicos da OCI também deverão ser adicionados à lista de permissões. Para identificar os nomes canônicos, use nslookup.

    Por exemplo, se o URL do ambiente Clássico for https://epm2-mydomain.epm.us8.oraclecloud.com/epmcloud, executar um nslook para epm2-mydomain.epm.us8.oraclecloud.com retornará o nome canônico epm2-mydomain.epm.us-luke-1.ocs.oraclegovcloud.com. Adicione o domínio (epm.us-luke-1.ocs.oraclegovcloud.com) do nome canônico à lista de permissões do firewall.

    Para garantir que todos os nomes canônicos necessários sejam cobertos, adicione estes domínios à lista de permissões do firewall:

    • epm.us-luke-1.ocs.oraclegovcloud.com
    • epm.us-langley-1.ocs.oraclegovcloud.com
  • Se você usar o EPM Agent para se comunicar com o Cloud EPM, verifique se está usando a versão 22.07 ou superior. Se o EPM Agent for anterior à versão 22.07, você poderá receber um erro de certificado enquanto estiver se conectando ao Cloud EPM depois que a migração de dados da OCI estiver concluída.