Calcular Movimentos (da Entrada do Saldo de Fechamento)

A regra Calcular Movimentos é opcional e se baseia nas configurações das dimensões Movimento e Conta.

Os membros da dimensão Movimento de Nível 0 podem ser configurados para uso como o membro de movimento calculado para uma ou mais contas. As contas poderão, então, ser configuradas para calcular o movimento do período atual com base no valor de uma Entrada do Saldo de Fechamento. O valor do movimento calculado é publicado no movimento selecionado dessa conta. É possível aplicar um movimento padrão sempre que uma conta individual de nível 0 não tiver sido atribuída a um membro de movimento calculado.

A regra calcula a diferença entre o valor da Entrada do Saldo de Fechamento e a soma do Saldo de Abertura do período atual, mais quaisquer outros dados de movimento já publicados para a conta. O diferença calculada é publicada no membro de movimento designado para a conta. Note que os dados publicados pela regra do sistema são tratados como se tivessem sido inseridos por um usuário. Se uma entrada de dados subsequente preencher outros membros de movimento, o membro calculado não será redefinido ou recalculado até que essa regra seja executado novamente. Se o movimento designado de uma conta tiver sido alterado durante a manutenção de metadados depois que a regra for executada uma vez, o valor calculado originalmente não será apagado quando a regra for executada de novo, mas preservará seu valor, como se um usuário tivesse inserido os dados.

A regra do sistema Calcular Movimentos pode ser habilitada ou desabilitada a qualquer momento na guia Moeda Local da tela Consolidação: Processo. A habilitação ou a desabilitação da regra só é editável na guia Moeda Local. Se a regra for habilitada em Moeda Local, ela também será habilitada para Entrada Pai na guia Convertida e na Entrada de Contribuição na guia Consolidada. Se for desabilitada na guia Moeda Local, ela será desabilitada para todos os membros de Entrada em todas as guias.

A regra Calcular Movimentos é exibida apenas na guia Convertida se a Entrada Pai tiver sido habilitada em Criação do Aplicativo ou Habilitar Recursos. Ela será exibida na guia Consolidada somente se Entrada de Contribuição tiver sido habilitada.

Para habilitar a regra do sistema Calcular Movimentos:

  1. Na página Inicial, clique em Aplicativo e em Consolidação.
  2. Selecione a guia Consolidação: Processo, se ainda não estiver selecionada.
  3. Para calcular movimentos na Entrada do Saldo de Fechamento:
    1. Selecione a guia Moeda Local.
    2. Selecione a regra Calcular Movimentos.
    3. No painel direito, altere Habilitado para Sim.

Você pode usar uma variável de substituição para controlar a sequência da regra do sistema Calcular Movimentos. Se você adicionar a variável de substituição CalcMvmtsPostFCCS10 e definir o valor como Verdadeiro, a regra Calcular Movimentos será executada depois da regra FCCS_10. Se essa variável de substituição não existir ou existir, mas não estiver definida como True, a regra do sistema Calcular Movimentos será executada antes da regra FCCS_10.

Para obter detalhes sobre como definir as configurações de metadados de Movimento e Conta, consulte Definição de Propriedades da Conta e Definição de Valores do Atributo da Conta.

Nota:

Se você optar por cancelar a contabilização de um diário contabilizado na Entrada do Saldo de Fechamento/Periódico de uma conta, ele não recalculará automaticamente seu cálculo de movimentação padrão nesse momento.

Se ele for o único diário que afeta o membro Entrada do Saldo de Fechamento no mesmo Ponto de Vista (Conta, Origem de Dados, Intercompanhia, Entidade, Personalizado, Consolidação), você precisará de um diário fixo para limpar os dados na movimentação padrão do mesmo PDV criado. Para fazer isso:

  1. Crie um diário fixo com o valor reverso que está na movimentação padrão usando débitos e créditos apropriados para os tipos de conta correspondentes.
  2. Contabilize o diário que tem a correção. Agora os dados serão agora apagados para o membro Movimento padrão.

Assista ao seguinte vídeo para saber mais sobre a regra Calcular Movimentos:

Ícone de vídeoCálculo de Movimentos da Entrada do Saldo de Fechamento