Use diários de Consolidação para especificar ajustes em saldos de conta e manter uma trilha de auditoria das alterações nos dados. Elas indicam quais usuários fizeram ajustes, bem como quais contas, entidades e períodos são afetados.
Para criar um diário, você precisa ter a função de aplicativo Diários de Consolidação – Criar. Se você também tiver a função predefinida Usuário, Usuário Avançado ou Administrador de Serviço, deverá ter acesso de gravação aos membros no diário.
Você cria diários ao inserir um rótulo e uma descrição de diário, um Ponto de Vista para os dados, quantias de ajuste e grupo de diários opcionais que podem ser usados para filtrar e classificar diários. É possível criar um diário a partir de um modelo existente. Ao usar um modelo, por padrão o rótulo do diário criado será o mesmo que o rótulo do modelo.
Durante a criação do aplicativo, o sistema cria o membro pré-implantado FCCS_Journal Input como descendente de nível 0 em FCCS_TotalInputAndAdjusted na dimensão DataSource. O Diário é automaticamente atribuído como atributo Tipo de Dados de Origem, e a Moeda da Entidade como atributo Moeda de Origem.
É possível criar diários usando a Moeda da Entidade da dimensão Moeda, bem como Moedas de Entrada para Entrada de Entidade e Entrada de Moeda Convertida.
Para criar diários que usam Moedas de Entrada, crie um membro personalizado da Origem de Dados. O membro deve ser descendente de nível 0 de FCCS_TotalInputAndAdjusted. Em seguida, especifique Diário como atributo Dados da Origem e selecione uma Moeda de Entrada para o Tipo de Moeda da Origem.
Nota:
Você deve configurar as moedas antes de poder criar um membro personalizado da Origem de Dados e atribuir um atributo de moeda. Depois de criar diários que usam o novo membro da Origem de Dados, você não poderá modificar a atribuição de moeda.
Para diários da Entrada de Entidade, podem ser usadas, ou Moeda da Entidade ou uma Moeda de Entrada. É preciso selecionar um membro da Origem de Dados correspondente que foi anteriormente definido ou como Moeda da Entidade, ou como uma das Moedas de Entrada. Se foi usada uma Moeda de Entrada, a inversão do sistema converterá a moeda na Moeda da Entidade e, em seguida, processará o diário durante o processo de consolidação e conversão.
Para diários da Entrada de Moeda Convertida, podem ser usadas somente Moedas de Entrada. Você deve selecionar o membro da Origem de Dados correspondente que foi definido anteriormente. Os dados inseridos são então copiados nos membros da Moeda de Relatório ou Moeda Pai relevantes e correspondentes depois que conversão/FX/CTA tiverem sido calculados.
Você pode selecionar o membro FCCS_Translated Currency Input quando cria diários, modelos de diário e relatórios de diário, e quando exporta e importa diários. Para usar o membro FCCS_Translation Currency Input, você deve habilitar a opção Entrada de Moeda Convertida durante a criação do aplicativo.
Você pode criar diários Periódicos ou Acumulados no Ano. Consulte Entradas de Diário de Consolidação Periódico, Acumulado no Ano e Diário Acumulado até a Data.
Após um diário ser criado, seu status estará definido como Em Andamento.
Assista aos seguintes vídeos sobre como criar diários:
Para criar um diário: