Configurações de Pressupostos de Driver de Fluxo de Saída de Caixa para o Planejamento Baseado em Driver

Configure os pressupostos dos drivers de fluxo de saída de caixa para o planejamento baseado em driver.

Os drivers de fluxo de saída de caixa e os cálculos associados, bem como os itens de linha de amostra, são incluídos no aplicativo dependendo de como o administrador habilitou o aplicativo. As previsões de caixa de cada item de linha são calculadas com base nos pressupostos definidos aplicados à entrada do driver.

Note:

Essas etapas presumem que os dados de Entrada do Driver de caixa já foram carregados, mas você pode inserir ou ajustar os valores do período ou de Pressupostos.
  1. Na página inicial, clique em Previsão de Caixa Diário, depois clique na guia Drivers – Fluxo de Saída de Caixa.

    Se estiver fazendo previsões no nível periódico, na página inicial, clique em Previsão de Caixa Periódico.

  2. Em cada categoria de fluxo de saída de caixa descrita nas etapas a seguir, selecione os membros apropriados no PDV e insira os pressupostos do driver. Salve o formulário depois de inserir os pressupostos, que determinam os cálculos de cada categoria de driver e calculam o fluxo de saída de caixa.
  3. Para Pagamentos de Despesa — Clique no formulário Pagamentos de Despesa.
    1. Analise, ajuste ou insira manualmente os pagamentos de despesas (a Entrada do Driver).
    2. Configure os pressupostos de condição de pagamento de despesa por entidade, item de linha e outras dimensões personalizadas: Clique com o botão direito do mouse em uma linha e selecione Termos de Pagamento de Despesa para abrir o formulário de pressupostos do driver. Você também pode abrir o formulário Termos de Pagamento de Despesa diretamente clicando na guia vertical Pressupostos de Driver – Fluxo de Saída.

    3. Em cada item de linha, insira até cinco Condições de Pagamento, bem como a Porcentagem e o Período de Vencimento de cada condição.

    O fluxo de saída de caixa é calculado aplicando a porcentagem da condição de pagamento na entrada do driver e lançando o fluxo de saída de caixa nos períodos com base na data de vencimento.

  4. Para pagamentos de Ativo Fixo — Clique no formulário Pagamentos de Ativo Fixo.
    1. Analise, ajuste ou insira manualmente os pagamentos de ativos fixos (a Entrada do Driver).

    2. Configure os pressupostos de condição de pagamento de ativo fixo por entidade, item de linha e outras dimensões personalizadas: Clique com o botão direito do mouse em uma linha e selecione Termos de Pagamento de Ativo Fixo para abrir o formulário de pressupostos do driver. Você também pode abrir o formulário Termos de Pagamento de Ativo Fixo diretamente clicando na guia vertical Pressupostos de Driver – Fluxo de Saída.

    3. Em cada item de linha, insira até cinco Condições de Pagamento, bem como a Porcentagem e o Período de Vencimento de cada condição.

    O fluxo de saída de caixa é calculado aplicando a porcentagem da condição de pagamento na entrada do driver e lançando o fluxo de saída de caixa nos períodos com base na data de vencimento.

  5. Para pagamentos Recorrentes — Clique no formulário Pagamentos Recorrentes.
    1. Analise, ajuste ou insira manualmente os pagamentos recorrentes (a Entrada do Driver).

    2. Na coluna Pressupostos, analise, ajuste ou insira o valor total do pagamento recorrente nos Drivers de Caixa de cada item de linha.
    3. Configure os pressupostos de condição de pagamento do pagamento recorrente por entidade, item de linha e outras dimensões personalizadas: Clique com o botão direito do mouse em uma linha e selecione Termos de Pagamento Recorrente para abrir o formulário de pressupostos do driver. Você também pode abrir o formulário Termos de Pagamento Recorrente diretamente clicando na guia vertical Pressupostos de Driver – Fluxo de Saída.

    4. Em cada item de linha, insira a Base de Pagamento (Anual, Mensalmente ou Semanalmente), o Período de Pagamento (o período a partir do qual os pagamentos recorrentes devem iniciar), a Frequência da Recorrência (a frequência da recorrência, por exemplo, a cada 2 anos, meses ou semanas, de acordo com a Base de Pagamento) e o Número de Ocorrências (o número de pagamentos recorrentes a serem lançados).

    O fluxo de saída de caixa é calculado com base na programação recorrente, que é definida por uma combinação de base de pagamento, período de pagamento (período inicial), frequência da recorrência e número de ocorrências, aplicando o valor definido na coluna Pressuposto. O valor calculado é lançado até o final do intervalo de previsão.

  6. Para pagamentos de Salário — Clique no formulário Pagamentos de Salário.
    1. Analise, ajuste ou insira manualmente os pagamentos de salários (a Entrada do Driver).

    2. Como opção, na coluna Pressupostos, analise, insira ou ajuste o valor total do pagamento de salário (por exemplo, anual). Esse valor será dividido pelo número de períodos e lançado nos períodos apropriados.

      Os valores inseridos nos períodos serão somados ao valor especificado em Pressupostos.

    3. Configure os pressupostos de condição de pagamento de salário por entidade, item de linha e outras dimensões personalizadas: Clique com o botão direito do mouse em uma linha e selecione Termos de Pagamento de Salário para abrir o formulário de pressupostos do driver. Você também pode abrir o formulário Termos de Pagamento de Salário diretamente clicando na guia vertical Pressupostos de Driver – Fluxo de Saída.

    4. Em cada item de linha, selecione a Base Salarial (Anual ou Mensalmente) e a Incidência Salarial (quando o salário é lançado e o fluxo de caixa ocorre: Período Inicial, Período Final, Duas Vezes por Mês ou Quinzenalmente). Insira a Data de Vencimento do Pagamento Anual (só para itens de linha em que a Base Salarial é Anual, a data de vencimento do salário) e, opcionalmente, até cinco condições de pagamento, bem como a Porcentagem e o Período de Vencimento de cada condição.

    O fluxo de saída de caixa é calculado de acordo com a base salarial e lançado nos respectivos períodos com base na incidência salarial, na data de vencimento e nas condições de pagamento.

  7. Para pagamentos de Projeto — Clique no formulário Pagamentos de Projeto.
    1. Analise, ajuste ou insira manualmente os pagamentos de projeto (a Entrada do Driver).

    2. Como opção, na coluna Pressupostos, analise, insira ou ajuste o valor total do pagamento de projeto. Esse valor é dividido pelo número de períodos e lançado nos períodos apropriados.
    3. Configure os pressupostos de condição de pagamento de projeto por entidade, item de linha e outras dimensões personalizadas: Clique com o botão direito do mouse em uma linha e selecione Termos de Pagamento de Projeto para abrir o formulário de pressupostos do driver. Você também pode abrir o formulário Termos de Pagamento de Projeto diretamente clicando na guia vertical Pressupostos de Driver – Fluxo de Saída.

    4. Em cada item de linha, insira a Porcentagem e a Data de Vencimento para até três marcos do projeto (todos os projetos ou um projeto específico), bem como a Porcentagem e o Período de Vencimento para até cinco Condições de Pagamento.

    O fluxo de caixa é calculado aplicando a condição de pagamento ao valor do marco do projeto. Os valores de marco são derivados da porcentagem de marco de cada projeto. Os drivers são capturados por projeto, e o fluxo de caixa é calculado no projeto.

  8. Para pagamentos de Imposto Direto — Clique no formulário Pagamentos de Imposto Direto.
    1. Analise, ajuste ou insira manualmente os pagamentos de imposto direto (a Entrada do Driver).

    2. Configure os pressupostos de condição de pagamento de imposto direto por entidade, item de linha e outras dimensões personalizadas: Clique com o botão direito do mouse em uma linha e selecione Termos de Pagamento de Imposto Direto para abrir o formulário de pressupostos do driver. Você também pode abrir o formulário Termos de Pagamento de Imposto Direto diretamente clicando na guia vertical Pressupostos de Driver – Fluxo de Saída.

    3. Em cada item de linha, insira a Porcentagem e o Período de Vencimento para até quatro parcelas de imposto.

    O fluxo de saída de caixa é calculado com base no passivo de impostos anual, nas datas de vencimento e na porcentagem da parcela. O imposto anual é cumulativo. Qualquer alteração no valor do imposto anual é ajustada para considerar o valor incremental/reduzido lançado nas parcelas futuras.

  9. Para pagamentos de Imposto Indireto — Clique no formulário Pagamentos de Imposto Indireto.
    1. Analise, ajuste ou insira manualmente os pagamentos de imposto indireto (a Entrada do Driver).

    2. Como opção, na coluna Pressupostos, insira um valor geral de imposto indireto.

      Observe que quando a base fiscal é mensal, os Pressupostos não são relevantes. Nesse caso, forneça valores para os períodos específicos.

    3. Configure os pressupostos de condição de pagamento de imposto indireto por entidade, item de linha e outras dimensões personalizadas: Clique com o botão direito do mouse em uma linha e selecione Termos de Pagamento de Imposto Indireto para abrir o formulário de pressupostos do driver. Você também pode abrir o formulário Termos de Pagamento de Imposto Indireto diretamente clicando na guia vertical Pressupostos de Driver – Fluxo de Saída.

    4. Em cada item de linha:
      • Selecione a Base FiscalAnual ou Mensalmente.
      • Em Data de Vencimento de Impostos Indiretos, insira a data; campo geralmente usado para impostos anuais

      • Insira a Porcentagem e o Período de Vencimento para até cinco condições de pagamento.

    O fluxo de saída de caixa é calculado com base no passivo de impostos anual, nas datas de vencimento e na porcentagem da parcela. O imposto anual é cumulativo. Qualquer alteração no valor do imposto anual é ajustada para considerar o valor incremental/reduzido lançado nas parcelas futuras.

  10. Para pagamentos de DPO — Clique no formulário Pagamentos de DPO.
    1. Analise, ajuste ou insira manualmente os pagamentos de DSO (a Entrada do Driver).
    2. Na coluna Pressupostos, analise, ajuste ou insira a Média de DPO. Ou insira um valor de DPO para cada dia.

      (O valor em Pressupostos é sempre dias, mesmo em um plano semanal ou mensal.)

    O fluxo de caixa é calculado aplicando a média de DPO do período na despesa do período ou aplicando a média de DPO no ano, se o DPO por período não existir.

  11. Salve o formulário depois de inserir os pressupostos, que determinam os cálculos de cada categoria de driver e calculam o fluxo de saída de caixa.

    As previsões de caixa de cada item de linha são calculadas com base nos pressupostos definidos aplicados à entrada do driver. Você pode ver todas as previsões de fluxo de saída de caixa atualizadas no formulário Previsões Contínuas. Consulte Execução de Previsões de Caixa Diárias e Periódicas.